Inspeções periódicas de motas. É a “machadada final”?
O tema das inspeções periódicas de motas não é propriamente novo. Em 2016, o Pplware já dava aqui algumas indicações sobre o tema, mas nada avançou... mas este assunto vem de 2012. Agora há novas propostas. Saiba o que está em cima da mesa.
PSD não quer inspeções e pretende uma classe específica para motas nas portagens
O grupo parlamentar do PSD apresentou recentemente três diplomas à Assembleia da República e que estão relacionados com motas e a segurança rodoviária.
De relembrar que durante o Governo PS foi publicado em Diário da República que a inspeção periódica obrigatória de motociclos, triciclos e quadriciclos com mais de 125 cm3, entraria em vigor a 1 de janeiro de 2024... mas tal não aconteceu.
Agora o PSD quer afastar de vez a possibilidade de obrigar os motociclos a uma inspeção periódica obrigatória como acontece nos automóveis, segundo revela o Publico.
A proposta de lei do PSD refere que esta possibilidade surge na sequência de uma diretiva europeia que “permite excluir da obrigatoriedade da inspeção periódica obrigatória de motociclos, triciclos e quadriciclos, caso os Estados-membros tenham instituído medidas alternativas eficazes de segurança rodoviária, tendo em conta estatísticas de segurança rodoviária relevantes referentes aos últimos cinco anos”.
O PSD propõe também uma classe específica para motas nas portagens. Neste caso, não se trata de uma proposta de lei, mas sim de uma recomendação do grupo parlamentar.
A estupidez da tal lei é excluir os motociclos de cilindrada inferior… Pra mim ou é para todos ou não é para ninguém! Vocês já viram algum motociclo de cilindradas elevadas em mau estado? Aquilo vai religiosamente às manutenções programadas. Agora, quantos de vocês já viram acelereretas e motorizadas de 50cm3, 125 cm3, todas podres, sem luz e carenagens partidas? Andem lá, não gozem com a malta!
Já vi muitas, aliás qualquer pessoa que passe num estacionamento grande só para motas pode verificar isso mesmo.
É como os carros bons. Enquanto são novos estão todos impecáveis, mas vão ficando velhos e mudando de dono e aí é que começam os problemas.
Já vi motos de alta cilindrada com escapes alterados, sem os plásticos estéticos (não sei o nome), com chapas de matrículas em ângulos duvidosos… queres que continue?
Também há carros que andam na estrada todos afinadinhos, sem pingar óleo , e mesmo assim têm de ir á inspeção…
Tenho de concordar consigo.
Nunca vi motos de elevada cilindrada a caírem de podres, como se vê em motorizadas ou furgões de transporte de contrabando e artigo roubado para as feiras.
Tenho moto e tenho sempre muito cuidado com a manutenção, tal como quem conheço que tem moto.
Tudo não passa de mais uma negociata para os centros de IPV.
Preocupa-me mais o barulho que não tem qualquer controlo
As inspeções às motas deveria avançar, bem como deveria ser obrigatório ter seguro contra terceiros para bcicletas e trotinetas.