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Importação de carros: Portugal com “subida exponencial”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. fernando chaves says:

    infelizmente, neste país há quem prefira dar 20 k€ por um audi com 10 anos e 250000 km do que 10 k€ por um sandero completamente novo…

    • Chatgptuga says:

      Pelo mesmo preço, eu prefiro um usado de gama alta do que um novo de gama baixa.

    • jorgeribeiro says:

      Porque o audi com 10 anos é 5 vezes mais carro do que o sandero acabado de sair da fabrica.

      • PAULO SILVA says:

        E a manutenção também é muito mais cara, mas nisso ninguém pensa. Além de que um carro novo tem tudo novo, um carro com 200k, já tem uma lista de material para ser substituído enorme, fora a diferença de preço….

    • jorgeribeiro says:

      Digo mais um A3 com 20 anos é mais carro que um sadero novo

    • NjsS says:

      É normal e em alguns casos fazem bem. Em termos de qualidade e segurança são dois mundos completamente diferentes.
      (e a qualidade nas marcas premium é melhor em carros com 10 anos que nos mesmos modelos atuais)
      Exemplo utilizando as marcas que mencionaste:
      https://www.euroncap.com/en/results/audi/q3/10957, Audi Q3 2011, 5 estrelas euroncap
      https://www.euroncap.com/en/results/audi/a3/10912, Audi A3 2012, 5 estrelas euroncap
      https://www.euroncap.com/en/results/dacia/sandero+stepway/42506, Dacia Sandero Stepway 2021, 2 estrelas euroncap.

      • GM says:

        Só falta mencionar que as 5* de 2011 são diferentes das 5* de 2021/2023. O nível de exigência evolui. Eventualmente, esse A3/Q3 actualmente não passariam das 3* ou 4*. Um bom exemplo disso é o Renault Zoe, com boa classificação em 2011 e sofrível nos últimos testes.

        • NjsS says:

          isso não é trivial de comparar uma vez que as classificações só são revalidadas enquanto o modelo está em produção.
          Isso pode ser visto na secção de rating validity.
          Tanto o A3 como o Q3 em questão foram revalidados pela ultima vez em 2016(estando valida até sair o novo modelo, 2018/19) ambos com 5 estrelas, que podem ser comparados ao Dacia Duster de 2017, que é o modelo ainda a ser comercializado hoje em dia e tem uma classificação de 3 estrelas(acho que vai ser substituído este ano).

          Para quem acha as comparações assim tão subjectivas, fica o desafio, comparem os equipamentos de segurança disponiveis no novo Duster 2023 com os do A3 de 2012 e tirem as vossas conclusões 🙂

    • Awake says:

      Entendo o ponto de vista, e até concordo com o mesmo, mas um Audi com 10 anos lá fora fica mais barato que um Sandero novo em Portugal, dai o nivel de importação continuar elevado.

      A diferença de valor automóvel em Portugal (novo ou usado) é demasiado elevada com o parque automóvel estrangeiro..infelizmente.

    • Ifm says:

      Errado, agora a nova moda são carros elétricos.

      E não levam a importo ( roubo) que a combustão levam.
      Logo importar sai em conta.

      Também lá fora um carro desvaloriza, cá em Portugal é que um polo com 16anos vale 6k.

      Aliás em Portugal é que compras um carro e passado 4 anos só desvaloriza meia dúzia de trocos

    • _RJCA_ says:

      Se for o Stepway também quero ou o Spring…

    • TugAzeiteiro says:

      E esses 250000 km’s já vieram de marcha-atrás quando chegam a Portugal, porque nos países de origem têm 400000km’s…. e depois o Zé lá manda vir que a marca X ou Y não presta para nada….

    • Cesar II says:

      Infelizmente em Portugal existe quem goste de ser roubado e ainda aceitar pagar 2 carros e levar apenas 1.

    • Black Russian says:

      ou Duster , ainda por cima com versões a GPL…novos por 23.000€…..importar ferro velho com sal é que é…….mas o tuga é assim……..bm , argolas e estrelas com 10 anos com 50.000km por roda , fora os que desaparecem misteriosamente……….continuem a importar sucata e a pagá-los na Cofidis a 120 meses………..

  2. Aiaiai says:

    Normal…
    Com os valores loucos que estão a pedir pelos usados ‘antigos’ e os valores ainda mais loucos (muito perto do valor de carros novos) por carros com 50.000/100.000km e 2/3/5 anos de vida… Parece-me normal que as pessoas prefiram comprar carros importados: por norma muito melhor equipados que os nacionais e a valores semelhantes e por vezes inferiores ao que pedem pelos ‘despidos’ carros portugueses

  3. Orelhas says:

    Problema do mercado automóvel é o mesmo que Portugal tem no geral, desde habitação, etc.
    Carga fiscal ridiculamente alta, trabalhamos para pagar impostos, taxas e taxinhas.
    Obvio que para conseguirmos levar a vida para a frente temos que escavacar onde as coisas são mais baratas!

  4. Simão says:

    Os carros estão ridiculamente caros, desde os usados até aos novos. A desculpa das taxas e taxinhas também ja não cola.
    Recentemente fiz um estudo que era uma comparação entre os carros novos em Espanha e Portugal.
    A conclusão foi a seguinte sem impostos os carros em Espanha são em média 5% mais baratos e mais equipados do que em Portugal.
    Depois somados os impostos conseguimos ter diferenças de 15K entre os mesmos carros. Carros que aqui custam 46K lá custam 31k, dependendo das marcas e modelos.

    • Orelhas says:

      Ou seja, acabas de corroborar que o principal problema são impostos, taxas e taxinhas….

    • Ifm says:

      O Simão trabalha para o estado….
      Faz um estudo que claramente mostra que o problema são as taxas e taxinhas.
      Mas concluí que não tem nada haver.

      Facepalm

    • PorcoDoPunjab says:

      Simão, tiro-lhe o chapéu.
      A sua lógica é brilhante.
      Mas não se preocupe, é quase tudo assim…
      Só um aparte, faz parte de alguma comissão de inquérito?
      É que se não faz deveria fazer porque reúne todas as condições.

  5. Santos says:

    Alguém sabe como consigo calcular os custos de importar um carro elétrico? Como mencionaram que os elétricos não pagam os mesmos impostos, fiquei curioso por quanto se consegue importar um.

  6. 50cents says:

    As 2 razões mais importantes para o aumento das importações:
    – O tuga tradicional gosta de colecionar argolas ou ter uma estrela à frente para fazer de mira e/ou para fazer inveja ao vizinho;
    – com o “desconto” do preço de um importado, já sobra €€€ para encher os recintos de todos os festivais de música e beber umas jolas.

    • Grunho says:

      o argolas é conhecido como o carro dos artolas. Uma espécie de vw (que já é mau que chegue) para pior, cheio de mariquices já feitas de propósito para avariar e esfolar ainda mais o incauto. Deutsche Autos? Nein, danke.

  7. João says:

    Pela lógica do nosso governo, deviam obrigar os proprietários a vender ou por em TVDE os carros que tem parados, de forma a baixar o preço dos carros novos.

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