Importação de carros: Portugal com “subida exponencial”
O mercado de compra e venda de carros continua com algumas falhas por causa dos atrasos na entrega de chips. De acordo com dados recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), dois terços das novas matrículas de 2022 são de carros usados comprados lá fora.
Carros: importação de ligeiros de passageiros usados representou 67,1%
Portugal registou uma subida acentuada na importação e registo de carros em segunda mão. Analisando possíveis problemas, os analistas apontam a falta de chips, que ajudou a "esvaziar" o mercado nacional de carros usados.
Segundo dados apresentados pela ACAP, a importação de ligeiros de passageiros usados representou 67,1% do total de matrículas em Portugal em 2022. No ano passado foram matriculados 104.908 ligeiros de passageiros que “já tiveram uma matrícula noutro Estado", referiu o secretário-geral da ACAP, Helder Pedro.
Em 2019, antes da pandemia, os carros usados importados representavam 35,5% das matrículas. Foram 79.459 ligeiros de passageiros que já tinham sido registados noutro país. Em 2020, este valor caiu para 58.106, mas com a pandemia o mercado de usados chegou a aumentar 4,5 pontos percentuais.
Em 2021, Portugal comprou 72.586 carros usados no estrangeiro, que representaram quase metade dos matriculados (49,5%).
De relembrar que o Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda carros a gasolina e gasóleo a partir de 2035. O Texto foi aprovado com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções. Esta é certamente uma decisão que vai criar mudanças profundas no setor automóvel.
Este artigo tem mais de um ano
infelizmente, neste país há quem prefira dar 20 k€ por um audi com 10 anos e 250000 km do que 10 k€ por um sandero completamente novo…
Pelo mesmo preço, eu prefiro um usado de gama alta do que um novo de gama baixa.
Porque o audi com 10 anos é 5 vezes mais carro do que o sandero acabado de sair da fabrica.
E a manutenção também é muito mais cara, mas nisso ninguém pensa. Além de que um carro novo tem tudo novo, um carro com 200k, já tem uma lista de material para ser substituído enorme, fora a diferença de preço….
Digo mais um A3 com 20 anos é mais carro que um sadero novo
É normal e em alguns casos fazem bem. Em termos de qualidade e segurança são dois mundos completamente diferentes.
(e a qualidade nas marcas premium é melhor em carros com 10 anos que nos mesmos modelos atuais)
Exemplo utilizando as marcas que mencionaste:
https://www.euroncap.com/en/results/audi/q3/10957, Audi Q3 2011, 5 estrelas euroncap
https://www.euroncap.com/en/results/audi/a3/10912, Audi A3 2012, 5 estrelas euroncap
https://www.euroncap.com/en/results/dacia/sandero+stepway/42506, Dacia Sandero Stepway 2021, 2 estrelas euroncap.
Só falta mencionar que as 5* de 2011 são diferentes das 5* de 2021/2023. O nível de exigência evolui. Eventualmente, esse A3/Q3 actualmente não passariam das 3* ou 4*. Um bom exemplo disso é o Renault Zoe, com boa classificação em 2011 e sofrível nos últimos testes.
isso não é trivial de comparar uma vez que as classificações só são revalidadas enquanto o modelo está em produção.
Isso pode ser visto na secção de rating validity.
Tanto o A3 como o Q3 em questão foram revalidados pela ultima vez em 2016(estando valida até sair o novo modelo, 2018/19) ambos com 5 estrelas, que podem ser comparados ao Dacia Duster de 2017, que é o modelo ainda a ser comercializado hoje em dia e tem uma classificação de 3 estrelas(acho que vai ser substituído este ano).
Para quem acha as comparações assim tão subjectivas, fica o desafio, comparem os equipamentos de segurança disponiveis no novo Duster 2023 com os do A3 de 2012 e tirem as vossas conclusões 🙂
Entendo o ponto de vista, e até concordo com o mesmo, mas um Audi com 10 anos lá fora fica mais barato que um Sandero novo em Portugal, dai o nivel de importação continuar elevado.
A diferença de valor automóvel em Portugal (novo ou usado) é demasiado elevada com o parque automóvel estrangeiro..infelizmente.
Errado, agora a nova moda são carros elétricos.
E não levam a importo ( roubo) que a combustão levam.
Logo importar sai em conta.
Também lá fora um carro desvaloriza, cá em Portugal é que um polo com 16anos vale 6k.
Aliás em Portugal é que compras um carro e passado 4 anos só desvaloriza meia dúzia de trocos
Se for o Stepway também quero ou o Spring…
E esses 250000 km’s já vieram de marcha-atrás quando chegam a Portugal, porque nos países de origem têm 400000km’s…. e depois o Zé lá manda vir que a marca X ou Y não presta para nada….
Infelizmente em Portugal existe quem goste de ser roubado e ainda aceitar pagar 2 carros e levar apenas 1.
ou Duster , ainda por cima com versões a GPL…novos por 23.000€…..importar ferro velho com sal é que é…….mas o tuga é assim……..bm , argolas e estrelas com 10 anos com 50.000km por roda , fora os que desaparecem misteriosamente……….continuem a importar sucata e a pagá-los na Cofidis a 120 meses………..
Normal…
Com os valores loucos que estão a pedir pelos usados ‘antigos’ e os valores ainda mais loucos (muito perto do valor de carros novos) por carros com 50.000/100.000km e 2/3/5 anos de vida… Parece-me normal que as pessoas prefiram comprar carros importados: por norma muito melhor equipados que os nacionais e a valores semelhantes e por vezes inferiores ao que pedem pelos ‘despidos’ carros portugueses
Problema do mercado automóvel é o mesmo que Portugal tem no geral, desde habitação, etc.
Carga fiscal ridiculamente alta, trabalhamos para pagar impostos, taxas e taxinhas.
Obvio que para conseguirmos levar a vida para a frente temos que escavacar onde as coisas são mais baratas!
Os carros estão ridiculamente caros, desde os usados até aos novos. A desculpa das taxas e taxinhas também ja não cola.
Recentemente fiz um estudo que era uma comparação entre os carros novos em Espanha e Portugal.
A conclusão foi a seguinte sem impostos os carros em Espanha são em média 5% mais baratos e mais equipados do que em Portugal.
Depois somados os impostos conseguimos ter diferenças de 15K entre os mesmos carros. Carros que aqui custam 46K lá custam 31k, dependendo das marcas e modelos.
Ou seja, acabas de corroborar que o principal problema são impostos, taxas e taxinhas….
O Simão trabalha para o estado….
Faz um estudo que claramente mostra que o problema são as taxas e taxinhas.
Mas concluí que não tem nada haver.
Facepalm
Simão, tiro-lhe o chapéu.
A sua lógica é brilhante.
Mas não se preocupe, é quase tudo assim…
Só um aparte, faz parte de alguma comissão de inquérito?
É que se não faz deveria fazer porque reúne todas as condições.
Alguém sabe como consigo calcular os custos de importar um carro elétrico? Como mencionaram que os elétricos não pagam os mesmos impostos, fiquei curioso por quanto se consegue importar um.
Tem simuladores, é só pesquisar.
Lembra-te que se correr mal e tiveres de meter pilhas novas ……. lá se vai o barato.
Tenho um Kia e-Niro de 2020 à dois anos, comprei importado, fez agora 40000km, e continua 5* não quero outra coisa. A revisão dos 25000km custou 50€, nao pago IUC e custa-me 0.10€ cada kw/h a carregar em casa. em média gasto 13,5kw/h/100km (1,35€ cada 100km). Comprei por 32k€… cá em PT queriam pelo mesmo carro 45k€ usado… lol
https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv/
As 2 razões mais importantes para o aumento das importações:
– O tuga tradicional gosta de colecionar argolas ou ter uma estrela à frente para fazer de mira e/ou para fazer inveja ao vizinho;
– com o “desconto” do preço de um importado, já sobra €€€ para encher os recintos de todos os festivais de música e beber umas jolas.
o argolas é conhecido como o carro dos artolas. Uma espécie de vw (que já é mau que chegue) para pior, cheio de mariquices já feitas de propósito para avariar e esfolar ainda mais o incauto. Deutsche Autos? Nein, danke.
Pela lógica do nosso governo, deviam obrigar os proprietários a vender ou por em TVDE os carros que tem parados, de forma a baixar o preço dos carros novos.