Idade média dos carros elétricos é de 3,6 anos. Sim, são boas notícias
Um estudo publicado pela empresa S&P Global sobre a idade do parque automóvel nos EUA revela uma estatística que tem de ser entendida para não levar a interpretações erradas. Segundo os dados apresentados, os carros elétricos duram em média 3,6 anos, ao passo que os térmicos ligeiros duram 13,6 anos. Mas então os elétricos avariam mais cedo? Não é assim que se colocam as coisas, vamos perceber.
Os estudos têm essa função, permitir que se conheçam cenários para podermos ter uma ideia mais clara da realidade. Contudo, uma má interpretação dos números pode levar a interpretações erradas. No estudo da S&P Global, as conclusões referem que a idade média dos veículos elétricos a bateria (em inglês BEV) é mais de três vezes inferior à dos ligeiros a combustíveis fósseis.
Quer isto dizer que avariam mais cedo, que são menos fiáveis e que têm de ser substituídos mais rapidamente? Não, a questão não se pode colocar desta forma.
Carros elétricos: a idade aqui não é um posto
Os números são soberanos. O parque dos elétricos está longe, muito longe, de atingir a idade média de todos os outros veículos. O último relatório da S&P Global Mobility sobre o assunto conclui que a idade média dos automóveis e camiões ligeiros nos Estados Unidos é de 12,5 anos.
Se nos centrarmos exclusivamente nos veículos de passageiros, a idade média dos veículos de passageiros é ainda mais elevada, com 13,6 anos. Em comparação, os veículos elétricos a bateria (BEV) têm uma idade média, pelo menos nos EUA, de apenas 3,6 anos.
Average age of light vehicles in the US hits record high 12.5 years. Vehicle parc aging trend continues as new vehicle sales remain under pressure. Number of passenger cars to hit the lowest point since 1978; aftermarket repair opportunities to surge.https://t.co/RR7NUyZUxD pic.twitter.com/M6SPbVlCsd
— S&P Global Mobility (@SPGMobility) May 15, 2023
Enquanto os automóveis e os camiões ligeiros, em geral, envelheceram, a frota de elétricos BEV tornou-se mais jovem. Isto é, os térmicos viram a sua idade média aumentar três meses em relação a 2022, enquanto os segundos, os elétricos, a reduziram em cerca de um mês: se em 2022 a idade média dos BEV dos EUA era de 3,7 anos, agora é de 3,6.
O motivo por trás deste rejuvenescimento é fácil de perceber, o interesse aumentou e o números de unidades também. Segundo os dados estatísticos apresentados na Statista, em 2016 apenas foram vendidos 80.000 veículos elétricos a bateria nos EUA, muito longe dos 790.000 registados em 2022. De facto, a plataforma prevê que esta tendência se mantenha nos próximos anos, com o fluxo de vendas a atingir 2,1 milhões de BEV em 2028.
A S&P Global explica que, à medida que os novos veículos elétricos chegam às garagens e às estradas, vão reduzindo a idade média da frota nacional, que desde 2017 tem oscilado entre os três e os quatro anos. As estimativas da empresa norte-americana mostram que os registos de novos BEV têm vindo a aumentar 58% ano após ano, atingindo 758.000 unidades em 2022, de acordo com os seus próprios cálculos.
Como está o parque automóvel no geral?
Se alargarmos o foco para incluir os mais de 284 milhões de veículos em circulação nas estradas dos EUA, incluindo, obviamente, a grande frota de automóveis com motores de combustão interna, o panorama é diferente. Aqui, a idade média da frota aumentou consecutivamente nos últimos seis anos e os dados refletem-se agora - impulsionados, pelo menos, pela diversificação das vendas - com o aumento mais acentuado da idade desde a recessão de 2008 - 2009.
Em 2022, a idade média sofreu uma pressão ascendente devido às restrições de oferta decorrentes dos baixos níveis de inventário de veículos novos e, claro, ao abrandamento da procura, uma vez que as taxas de juro e a inflação atenuaram a procura dos consumidores no segundo semestre do ano.
Afirma o relatório, que regista um declínio de 8% nas vendas a retalho e nas frotas de veículos ligeiros.
Como pano de fundo, há vários fatores-chave a considerar. O primeiro é a evolução do próprio mercado dos veículos de combustão interna, que, segundo a Bloomberg New Energy Finance, atingiu o seu pico em 2017 e enfrenta agora um "declínio estrutural".
O segundo é o peso discreto que os veículos elétricos ainda têm nas vendas. De acordo com o Argonne National Laboratory (ANL), em abril de 2023 foram vendidos 105.438 veículos plug-in (PEV), a soma dos BEV e dos híbridos plug-in: é mais 49,7% do que no mesmo mês de 2022, mas, na prática, significa que os PEV representaram 7,83% do total de vendas de veículos ligeiros.
E na Europa?
O estudo da S&P Global é interessante porque nos permite comparar a idade dos BEVs e do parque automóvel como um todo, mas não é o único que fornece dados interessantes. Outro relevante e complementar vem da ACEA, a associação europeia de fabricantes de automóveis, que em maio publicou um relatório precisamente sobre a idade média dos automóveis de passageiros, carrinhas, camiões e autocarros com dados atualizados até 2021.
A conclusão é que os automóveis na UE têm, em média, 12 anos. Na Grécia e na Estónia, a idade média dos veículos é de 17 anos. No polo oposto está o Luxemburgo, onde os veículos de passageiros têm cerca de 7,6 anos.
Em Portugal, a média de idade alinha-se pelos números dos EUA, isto é, situa-se nos 13,5 anos, assim como o parque automóvel vizinho espanhol.
Números sobre o parque automóvel na Europa:
- Os automóveis da UE têm atualmente, em média, 12 anos de idade.
- A Grécia e a Estónia têm as frotas de automóveis mais antigas, com veículos com quase 17 anos.
- Os automóveis de passageiros mais recentes encontram-se no Luxemburgo (7,6 anos).
- A idade média dos veículos comerciais ligeiros na UE é de 12 anos. Dos quatro principais mercados da UE, a Itália tem a frota de furgões mais antiga (14 anos), seguida de perto pela Espanha (13,6 anos).
- Os camiões têm, em média, 14,2 anos na União Europeia. Com uma idade média de 22,7 anos, a Grécia tem a frota de camiões mais antiga, enquanto as mais recentes se encontram na Áustria (6,6 anos) e na Dinamarca (7,5 anos).
- Os autocarros que circulam nas estradas da UE têm, em média, 12,7 anos. Com mais de 20 anos, os autocarros romenos são os mais velhos da região.
- Apenas oito países da União Europeia têm uma frota de autocarros com menos de 10 anos.
Portanto, apesar de, em termos de durabilidade, as pessoas olharem para o tempo máximo que os carros duram. Na verdade, o parque fica velho, traz mais problemas, poluição e insegurança. Ao passo que a chegada dos elétricos, com uma vida útil média na ordem dos 3 anos, permite modernidade, mais segurança, evolução tecnológica e eventualmente menos poluição.
Este artigo tem mais de um ano
Não se se lá é como cá, mas as empresas só “podem” deduzir nas contas das empresas durante 4 anos, mesmo o carro ter apenas 3km não faz sentido a empresa continuar com o carro “velho”, e como há um aumento de compra de VE por parte de empresas pode passar uma impressão falsa, que os VE duram menos.
Nada a ver, pensa num infantário:
Se tiveres uma sala com 10 crianças com 2 anos a idade a média da sala é 2.
Mas se entrarem para a sala mais 10 com 1 anos, a idade média baixa para 1,5…
É o que se passa aqui:
Então a entrar cada vez mais carros novos elétricos no mercado e é por isso a média de idade está a reduzir.
Deve ser mesmo isso!!!
Diz no texto do artigo:
“O motivo por trás deste rejuvenescimento é fácil de perceber (…) Em 2016 apenas foram vendidos 80.000 veículos elétricos a bateria nos EUA, muito longe dos 790.000 registados em 2022.”
Estão a entrar cada vez mais carros novos, logo a média de idades baixa…
É fácil de entender.
As empresas não são pessoas. São coutada e feudo dos capitalistas que as detém. Os “carros das empresas” são os carros que os capitalistas usam para se transportarem ao casino, ao iate ou ao campo de golfe. E deduzem fiscalmente, quando ao cidadão comum não é permitido sequer deduzir uma migalha pelo utilitário de gama baixa que o leva para o trabalho.
As empresas são pessoas e isso está no nome: “Pessoas” Coletivas.
Meu rico Mercedes w124, a bombar desde 1988………..! : )
O que gastaste nele desde 1988 já dava para pagar dois dos novos.
Claro que sim. Tu é que sabes.
Eu é que não sei.
AHAH ainda há gente a questionar a fiabilidade do w124 😀
https://c2.peakpx.com/wallpaper/321/245/283/fire-brand-fire-fighting-fire-delete-wallpaper-preview.jpg
Como assim? O meu carro já tem mais de 25 anos e o que gastei nele não dava nem para pagar 1 carro novo. Mania de escrever à balda só para ser rebelde.
Se tiver gasto €40 por mês de combustível (valor excessivamente baixo) são €12.000 em 25 anos.
Agora se atualizar os valores à inflação desde 1998 e corrigir os valores mínimos para mais realistas (porque aliás em 2001 o preço da gasolina 95 já era €0.91) e acrescentar o valor das manutenções periódicas, isto excede à vontade os €40.000.
🙂
O carregamento do carro elétrico é de graça?
Nalguns casos é, tenho um carro que vai carregar para sempre de graça em postos da marca.
Em casa no fim de rentabilizar o investimento dos paineis, que acontece dentro de 2.5 a 3 anos, também vai ser de graça, pelo menos no fim de semana, a factura do mês passado foi de 5.95 euros.
A menos de €15 por cada 1000km está perto disso…
Lixo, é só poluição. deviam obrigar a colocar os escapes dentro da viatura.
Então os elétricos são mais poluentes que os a combustível?
As pessoas têm dinheiro para mudar tantas vezes de carro?
Onde dizem isso ?
Se entraram no mercado há 11 anos, e cada vez se vendem mais, esta idade até vai diminuir.
Tornar o carro num gadget tem destas coisas…
Por um lado a UE preocupa-se com as maquinas de lavar que vão para o lixo demasiado cedo, por outro quer caros gadget, só há uma explicação…
Vão para lixo cedo ? Então onde dizem isso
?
Aproveitou para inventar também.
Claro que sim, todos os portugueses tem no mínimo 15k na sua poupança.
É pobre? não conduz, problema resolvido…
Os tugas é que tem a mania que os carros tem de durar 10-12 anos, e depois tem de gastar 15k de 10 em 10 anos, por um carro já usado com 3-5 anos.
Vender o carro mais cedo, não perdem tanto dinheiro e em 10 anos gastam metade desse valor. Mas, deixem-se estar, que assim é que estão bem.
Para mim este tipo de informação vale zero. Estes relatórios para mim só têm valor se indicarem todos o ciclo de vida das viaturas. Quais poluem mais para produzir? Quais poluem mais durante a utilização? (a electricidade não se gera com emissões zero) Quais são mais difíceis de reciclar após abate?
Isso já está farto de ser dito, para quê insistir ?
A minha visão é a seguinte:
Quem compra elétricos é malta rica e que tem poder de compra, e esses pelo facto de terem $$ podem dar-se ao luxo de ir trocando de carro com frequência, fazem isso com os elétricos, mas antes dos EV essas mesmas pessoas já o faziam com carros a combustão.
Mas o comum português não tem dinheiro para andar a trocar de carro, somos um país pobre, temos segurança e essas coisas todas, mas infelizmente o comum cidadão não tem poder de compra.
Já o disse em outros posts, mas acho que a malta dos EV deveria ser mais humildes, parece que têm que compensar alguma coisa que lhes falta na vida e usam os elétricos para “acharem” que são superiores aos outros.
Se os elétricos são o futuro? Possivelmente sim, mas percebam que nem todos podem ou conseguem ter um, não é por serem contra é mesmo porque não existem condições ou dinheiro.
E por favor que não falem dos transportes públicos, Portugal não é só Lisboa ou Porto.
Matemática, não?
???
As pessoas compram carros elétricos porque lhes compensa financeiramente… é matemática.
E mesmo para Lisboa ou Porto a palavra de ordem da direita para os transportes públicos é “se queres ser transportado com conforto e dignidade, enriqueces e compras carro, transportes públicos é para gentinha de classe baixa e para esses qualquer coisa serve”. Além disso, é o utilizador deles que tem de suportar a totalidade dos custos, nem pensar em usar o dinheiro dos contribuintes.
Então eu sou rico ? obrigado. LOOOL
Se os carros eléctricos entraram no mercado há 11 anos e cada vez se vendem mais, esta idade ainda vai reduzir mais.
Eu gostava era de saber quanto custa efetivamente fabricar um bateria, tipo, quantos litros de combustível ou que quantidade de energia consumida foram necessárias, desde a sua extração, transporte, processamento e por aí fora… Será que contas feitas poderemos continuar a afirmar que conduzir um eléctrico não polui?
Tens de fazer contas para a extração do petróleo, transporte, refinação em combustível, transporte. Nessa parte, estão os dois se calhar +/- ao mesmo nível. A diferença é que o carro a combustão continua a poluir durante a sua vida útil, e o elétrico deixa de poluir ou polui muito, muito, muito menos.
Isso já está quantificado há muito. Segundo uma agência francesa chamada ADEME, a energia aplicada na fabricação de um EV médio (a chamada “energia cinzenta”) são 34.000 kwh, contra 22.000 kwh para o ICE equivalente. Portanto, sabendo-se que o equivalente energético de um litro de gasóleo são 11 kwh, estamos a falar de 1.100 litros de gasóleo a mais que o EV queimou à saída da linha de montagem.
Essas contas já há muito que são feitas, tanto pela T&E como pela ICTT.
Eu quero lá saber da poluição.
Basicamente ando a poupar cerca de €150 por mês só em combustível e a este ritmo em 5 anos pouparei no mínimo €9.000 só em combustível (isto se os preços da gasolina se mantiverem este nível, pois se voltarem a subir mais rápido recupero o investimento) e a garantia da bateria são 8 anos ou 160.000km (a este ritmo terei 150.000km)
Para além disso a bateria é modular, isto é, basta substituir os modulo avariados em vez da bateria toda o que sai mais barato….
Realmente, ótimas notícias! Ao fim de 3 anos ainda não consegui pagar nem metade do carro, isto se o conseguir comprar e como eu deve haver muitos portugueses. E então aí fim de 3 ou 4 anos no máximo avaria e vai para a sucata mas isso não causa ainda mais poluição!!?
Onde dizem isso ? Não sabe o que é uma média ?
Numa sala com 10 crianças, 5 têm 6 anos, e 5 têm 2 anos, qual a idade média ?
Já agora, se avariar nesse tempo, leve-o à marca, está ainda em garantia.
Por acaso até fiquei admirado ser tao “velha” já que a o crescimento tem sido exponencial, logo há muitos mais carros novos que mais antigos.
Isto não é propriamente bom. Como se vai lidar coma quantidade de veículos que sai de circulação? Porque se a duração média reduz vamos ter muito mais carros a ser retirados de circulação.
E a nível de recursos para fabricar novos carros? Vai ser sustentável manter esse nível de renovação?
Não me parece
o meu carro tem 22 anos….á 13 anos na minha mão, alguém tem algo contra ? temos pena…leva me do ponto A ao ponto B , ta pago e não me chateia…acho que ainda tenho a liberdade de comprar o que quiser…
Nem mais. É sempre vai tê-la.
boas noticias, menos tempo de vida menos poluição??? Que ridicula propaganda. Um eletrico polui, essencialmente, durante a construção. As baterias são ultra toxicas e poluentes, e no caso dos tesla os aterros de abate atestam-no. Dezenas e dezenas apenas com meses de estrada para a sucata por impossibilidade de trocar a bateria. Usem os argumentos que quiserem, mas não venham dizer que menos tempo de vida é bom para o ambiente. Nos motores eléctricos não é certamente verdade.
Menos tempo de vida ? Onde dizem isso ?
Tóxicas ? Desde quando?
Secalhar era melhor ler o artigo até ao fim antes de dizer disparates.
Vejo que há aqui, nestes comentários uns defensores do carro electrico e outros dos carros a combustão. O dos carros electricos, são os puristas, não se ‘peidam’ de qualquer maneira, porque o co2 libertado vai para atmosfera e provoca mais danos às alterações climáticas.
O carro electrico p eles é o sonho de criança, são amiguinhos do ambiente, sem saberem como são produzidas as baterias e os ímans de neodímio dos seus popós, a exploração desmedida e descontrolada dos recursos naturais do planeta, em prol do purismo.
A divisão é perfeita: Sim é perfeita! Quem nos governa e vêm este tipo de divisão entre a população é o melhor que eles podem querer, afinal já vem de há muito tempo: Divide e reinarás, é algo assim.
Enquanto estão a discutir quem tem a melhor quinta, baseada em estudos sabe-se lá de que fonte, discutem, e discutem.
Uma coisa vos garanto, duvido que os Veículos electricos, tenham uma longevidade como os de combustão, não serão nunca ícones no mundo automóvel, como carros antigos o são e arrisco-me a afirmar: Serão no futuro.
O povo adormecido aceita tudo, até tomaram vacinas experimentais, sem saber se eram mesmo eficazes, o resultado disso está à vista.
O povo aceita as alterações climáticas, e nem se questiona quantos graus subiu a temperatura medida do planeta nos últimos 50 anos, uns miseráveis 0.004º.
Em breve vêm as cidades dos 15 minutos e ainda vão aplaudir, e não percebem que lhes estão a subtrair direitos e liberdades.
Ainda é vantajoso ter um carro electrico, o preço da energia está convidativo, mas quanto atingirem a cota pretendida de carros electricos, os preços irão disparar, tudo se faz progressivamente para que os ratinhos não se apercebam da mudança abrupta, gradualmente corre melhor… Senão vejam, 3 anos de confinamentos, liberdades suprimidas para apresentarem a fantástica solução!
O carro electrico tem MAC-ADRESS, logo é possivel controlar remotamente um simples ON/OFF, já pensaram no jeito que este botão irá dar no futuro, aquando das cidades dos 15 minutos?
Antes de nós pensarmos, alguém já premeditou tudo por nós
Tenham um bom dia.
Jarbas
Raciocinem, acham normal?
Acordem, em vez de discutir batatinhas, pesquisem informação que realmente é importante para nós enquanto humanos e cidadãos deste país!
O carro a combustão também têm MAC address.
Qual a diferença ?
Sobre o preço da energia ? Então qual a solução de futuro?
Quanto aos outros argumentos de lhe achar o rei com a barriga cheia, nem vou comentar.
A Toyota diz que é o Hidrogénio.
É uma alternativa, só que usa muito mais energia e recursos, em termos de custos é 3.5 vezes mais que um a gasolina. Fora as outras desvantagens, apenas uma vantagem, em condições especiais abastece mais depressa.
Já agora deixe ai provas dos 0.004 %.
Mac Address é um identificador do aparelho na rede WIFI, para o router saber se é o mesmo aparelho que se está ligar à rede para lhe atribuir o mesmo IP local para efeitos de facilitar a comunicação interna…
Por exemplo, eu tenho um servidor 24/7horas que tem o IP 192.168.1.150 (rede local). Se por qualquer motivo o router foi abaixo este vai-se lembrar que têm de atribuir ao Mac Address do meu servidor o IP 192.168.1.150 pois se atribuir outro qualquer eu depois não sei onde ele está.
“Raciocinem, acham normal?”
Se calhar o problema é o 5G e as vacinas anti-covid.
Tive um Peugeot 308sw 1.5BlueHDI (gasóleo) que tinha Wifi (ligava-se à minha rede de casa para se ligar à internet e atualizar as informações de transito e/ou locais por onde andou) e como é óbvio tinha um MAC Address…
Tenho uma VW Sharan (gasóleo) que se liga ao WI-FI de casa para atualizar o transito e enviar dados para a VW (como por exemplo os km percorridos para efeitos de manutenção) e como é óbvio possui Mac Address…
Tenho um Twizy e não se liga à internet, logo não têm Mac Address e é elétrico…
Amigo, acho que têm aí uns parafusos a menos.
Isto é o típico comentário de redes sociais. Fala de uma série de assuntos que não domina, manda uns chavões para parecer entendido mas na verdade não acertou uma. Saudades dos tempos em que estes comentários não saiam do café da aldeia.
Mesmo…
Bom dia a todos, infelizmente não sei até que ponto estas notícias difamatórias sobre carros elétricos e como são feitos os estudos e testes sobre os mesmos são para ser levadas a sério.
Eu neste momento tenho dos carros eléctricos. Um com oito anos com 70 mil km e que me faz 100 km com uma carga completa e só perdeu 10% neste tempo todo. E outro com 5 anos com 120 mil km rodados e que só perdeu outros 10% de bateria. Curioso não é! Porque os construtores de baterias dão as especificações das mesmas e no primeiro casa anunciam que o tempo de vida das baterias não é pela idade mas sim pelo número de cargas que no primeiro caso do meu Peugeot ion é de 4000 ciclos completos. Portanto acho que ainda tenho carro para muiiiiito tempo. Sem gastar um tostão em manutenção. PS. Comprei usado com 40 mil km e 7 anos por 7 mil euros portanto não digam que é impossível comprar carro elétrico
Sim 3,6 anos é uma boa média.
Totalmente uma ideia viável a longo prazo e muito menos poluente que os carros a combustão
Inclui sarcasmo.
Por acaso é, e ainda vai descer muito mais, já que não existem como mais de 11 anos, e vendem-se muitos novos.
Eu estudei matemática.
Incluí sarcasmo.
“Segundo os dados apresentados os carros elétricos duram em média 3,6 anos”. Vocês dizem isto a achar que é mesmo o que diz o estudo ou é só para gerar discussão? A idade média do parque automóvel tem alguma coisa a ver com a durabilidade dos carros??? São conceitos bem diferentes. Era como dizer que a idade média em Portugal são 40 anos, logo a durabilidade dos portugueses também seria 40 anos.
Bom dia,
A conversa de café, afinal foi virtualizada e conseguiu ir mais longe que se fosse no café da aldeia.
Começando pelo carro elétrico, não tenho nada contra até porque tenho um que deu inicio ao futuro de hoje, se o tivesse que comprar, nunca o compraria, foi-me oferecido por ter avarias na bateria hibrida. Quanto a isto não me alongo, porque este carro não é referencia para o tema do tópico.
Muito honestamente duvido que a longevidade medida de um eléctrico não vá além dos 3,6 anos, actualmente a tecnologia está muito evoluída, há mais qualidade e preocupações por parte de quem fabrica as células, em assegurar mais fiabilidade. Se bem que, quem fabrica as células, (bateria é um conjunto de células, em serie) estipula 500 ciclos como o máximo de vida útil, começando essa gradualmente a perder capacidade indicada.
Já está praí um burburim! 500 ciclos apenas? Sim 500 ciclos de máximo absoluto, para a química polímeros de Lítio, num range de 2.5V a 4.2V, se fizéssemos isto 500 vezes.
Os fabricantes de baterias para automóveis, optam por não fazer como é óbvio, supondo então 2.9V de tensão de descarregada e 4.1V para totalmente carregado, cada fabricante adota o seu método, desta forma muitos fabricantes asseguram 10000 ciclos e acredito que consigam, mas para isso o utilizador terá que ser muito regrado!
Então, supondo que recarregou a bateria, saiu e voltou a casa e gastou apenas 10%, eu recarregaria a bateria.
No dia seguinte gastou 90% entre sair e regressar a casa, obrigatoriamente tem que recarregar a bateria, ora se no primeiro dia que gastou 10%, se não carregasse, teria completado 1 ciclo do fabricante com os 90% do dia seguinte… Isto é um exemplo básico, para melhor interpretação.
No meu ponto de vista e com bases para afirmar, evitar descargas profundas, é aumentar a longevidade da bateria do VE, seja ele carro ou até mesmo o telemóvel.
Trabalho com baterias de lítio, sei algumas coisas, pela experiencia e literatura, mas não mexo em baterias de automóveis, nem tenciono.
Recomendo sempre que recorram à marca, mesmo fora de garantia. A bateria de um VE, não é como a bateria de uma bicicleta, scooter. É algo mais complexo, que exige, conhecimento, equipamento oficial de diagnóstico, etc.
Já pesquisaram, por minas exploração de lítio e cobalto, estes são apenas dois ingredientes para fabricar as células de lítio…
Já pesquisaram qual é o fim de vida das baterias de lítio, como são recicladas, este tópico não encontrei muita coisa, tenho que pagar para me livrar delas, mas sei que alguém vai lucrar.
Quanto ao mac-adress, é um ID único que só se refere a um dispositivo, como se fosse o nosso numero cartão cidadão. Imaginem, um dia muito próximo, termos uma divida para com o grande irmão ESTADO, e eles bloquearem o nosso carro, só o desbloquear quando pagarmos a divida… É só um pequeno exemplo.
Porque me insurgi no post anterior, em vários tópicos?
Porque tenho tempo para dedicar conhecimento, porque não engulo telejornais, ou qualquer meio de noticias mainstream, que estão manipulados desde 2020, por alguém que nos quer escravizar ainda mais, alguém que brinca com a saúde da população mundial, alguém infeliz que só querem destruir a felicidade de outrem.
Concerteza que já ouviram falar em, agenda 2030, ou nova ordem mundial? Mas com certeza que não foram pesquisar quem são, ou quais são os verdadeiros objectivos deles. Atenção que está tudo muito bem mascarado, para ser fofinha aceitação, usando a palavra sustentabilidade.
Todos ao longo de anos fomos conquistados pela confiança dos governos, como querendo sempre o nosso bem. Tudo tem um preço, o dinheiro compra tudo e todos os que se deixarem comprar.
Nós vivemos todos num alto frenesim, com a preocupação em trazer o pão para a boca dos nossos filhos, 11 meses a trabalhar duro, a levantar cedo, deitar tarde, que nem escravos, para ir 15 dias de férias, pagas a peso de ouro, com muito esforço familiar.
Entregamos os nossos filhos ao estado (escola, faculdade), acreditando sempre que o estado quer o bem para os nossos filhos, que querará criar valores assentes na família. Ensinando-os a reproduzirem-se e aumentar a população do nosso país. Quando estamos a ser “repovoados” por povos que em pouco se identificam com a nossa cultura.
Este mês de Julho, o mês do orgulho, em que levam bandeirinhas do arco-iris em tudo quanto é lado… Lavando o cérebro das crianças com termos doces, para subliminarmente começarem, a destruir a personalidade de cada um, e confundindo-os em relação à sua sexualidade.
Fico-me por aqui, tenho que trabalhar, sou freelancer, se não trabalho, não ganho… Mas antes de me mandarem apertar os parafusos, questionem-se e investiguem por vocês. Façam pesquisas no Google e no Duckduckgo e verão a diferença dos resultados… O Google faz parte da agenda, logo há informação que são omitidas!
Obrigado moderador por me deixares postar o que vejo e sinto.
Bem hajam e muita saúde!
Jarbas
Mais um que depois de tanto texto não acertou nem uma.
3.6 é idade média do parque e não da duração, quanto mais carros novos a entrar este valor vai baixar ainda mais.
500 ciclos? Looool quando não se pesca nada do assunto, inventam se números ao calhas.
Então encontre lá no Google um fabricante de baterias de carros a anunciar 500 ciclos.
Sobre as minas, devia usar o Google para fazer o mesmo com as alternativas, em vez de dizer disparates.
1. https://www.kronium.cz/uploads/SONY_US18650VTC6.pdf
2. https://www.molicel.com/inr21700-p45b/
3. https://www.batteryspace.com/prod-specs/11514.pdf
As baterias de automoveis são compostas por celulas, o valor referencia é identico, se é para bateria de carro / outro fim. Deveria saber disso, mas parece que só lê aquilo q o fabricante da bateria diz, e eu vejo o que o fabricante da celula diz, são realidades diferentes. Eu expliquei no texto atrás se não entendeu, é uma questão de compreensão, respeito-o, como espero que respeite os outros.
Uma vez que sabe muito de tudo, fico-me por aqui, não aprecio pessoas como o senhor.
Fique bem
Jarbas
Qual é o carro que usa essas baterias ?
Não conheço nenhum.
Mas diga.
Claro que fica por aqui, não pode aguentar muito com os disparates que diz nem provar aquilo que afirma.
Fico há espera das especificações das baterias nca, ncm e lfp que são as únicas usadas nos carros.
JL: Eu dei um exemplo com celulas de polimeros de lítio, está lá descrito, que são as que eu uso e vendo em forma de packs, por serem cilíndricas e oferecerem confiança nos fins mais exigentes. Da mesma forma os testes são realizados, porém os ciclos são na ordem dos 2000 dependendo da química de marca para marca, mas já que é um entendido no assunto, explique-se lá!
Já agora diga-me quais são as melhores marcas em células prismáticas (LFP), porque estou interessado em adquirir para o meu solar da casa 🙂
Mas dou preferência às que não incham, não incendeiam, e são seguras?
https://youtube.com/shorts/TpnACr3_emo?feature=share
Durma bem, de preferência com o seu fantástico carrinho a pilhas, a carregar enquanto dorme, e de preferência, durma no piso superior para ser mais quentinho no inverno.
Mas porque usa o exemplo de células de polímeros de litio se não há nenhum ve a usar células de polímeros de lítio ?
Ainda mais quando vem com especificações de células que nem sequer existem no formato dessas células.
Podia ter usado um exemplo com baterias de chumbo, que têm cerca de 200 a 300 ciclos de carga/descarga, assim ficava com uns numeros ainda mais dramáticos.
E vende para carros eléctricos ? só se for de modelismo. LOL
Neste momento já não se usa essas especificações nestas baterias, e quando usam mostram numeros muito acima disso, há algumas que chegam aos 10 000 ciclos, o caso das LFP, as NMC fazem 3 a 5 mil, e as NCA entre 4 a 7 mil.
As melhores em LFP são as A123, que ainda tenho algumas, falam agora que já existem células que carregam em 3 e 5 minutos dos 0 aos 80%, em 2005 já eu as vendia num site, e testadas por mim faziam 0-80% em 6 minutos. Mas atenção, estas não são prismáticas, são cilíndricas e também existem no formato pouc, tipo as LiPO.
Esse incêndio não é da bateria, porque nenhuma bateria de VE está dentro do habitáculo, elas estão colocadas por baixo do carro dentro do seu compartimento, claramente ai o incendio começa dentro do carro, talvez algum equipamento eléctrónico ou uma bilha de gás.
Eu não tenho carrinho a pilhas, apesar de já ter testado um, para mim não serve, é caro demais, neste momento só a toyota tem. Nem sequer de carros entende. Mas enfim…
Tal como falei das conversas de café… aqui está mais uma demonstração. “Procurem informação noutros sítios”, “eu dei-me ao trabalho”, “penso pela minha cabeça”. E depois os modernos “nova ordem mundial”, “lavagem cerebral”, “ideologia de género”, “repovoamento”… acho que esses sites que lê é que lhe estão a fazer uma daquelas lavagens. Mas tudo bem, você lê isso e fica a pensar que aprendeu alguma coisa e está mais alerta. Quando na verdade foi manipulado sem dó nem piedade.
Mas voltando aos elétricos e suas baterias… epá, deixe isso para quem sabe em vez de dizer disparates.
Ah, já me esquecia… a usa conversa do MAC address é de ir às lágrimas. E olhe que eu não tive que ir a um site esquisito ver o que era e para que é usado, pois trabalho com isso diariamente.
Ele daqui a pouco vai dizer que terra nem sequer é uma bela é grande bola.
Covid, etc, enfim, todo o negacionismo do costume que estas pessoas comem e vomitam para cima dos outros.
Como é que isso são boas notícias para um país que os impostos sobre os carros os tornaram num objecto de luxo só para ricos. Não esquecer que temos quase dois milhões de carro com mais de 20 anos a circular…
Por isso mesmo são boas notícias, quer dizer que estão a vender cada vez mais novos, tal como foi boa notícia os a combustão terem baixo para uma idade medida de 13.2 anos.
Estes ainda vão baixar mais, já que estão a vender cada vez mais.