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Honda quer mais botões físicos e menos ecrãs. Faz sentido? A segurança diz que sim

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. LA says:

    Quando se fala em botões, de acesso rápido. Claro que faz sentido. Ou então comandos, por voz.

    • André R says:

      Tem de ser algo que não falhe… os comando por voz podem ser mal interpretados, imagina se por algum motivo estiveres afónico…
      Nada como um click…

    • Danny says:

      Claro que quando se fala de botões, estão se acesso rápido ou melhor, acesso direto!
      Comandos de voz é outra distração e como diz o André R, ” os comando por voz podem ser mal interpretados”. Por exemplo, Eu tenho um Toyota que responde ao comando de voz ” Olá Toyota”. Em passeio com uma amiga, ela disse uma palavra (a qual já nao me lembro) e lá abriu o comando por voz. Pedi para dizer a mesma palavra e lá voltou o comando de voz a responder.

      • MLopes says:

        supostamente isso nunca deveria acontecer a menos que o padrão de voz dela tivesse sido registado.
        se o sistema não funciona com registo dos padrões de voz ou não estava registado e funcionou na mesma então ou o sistema está mal feito ou houve uma avaria

    • Mapril says:

      Os fabricantes vêm com conversas da treta de modernidade, mas só acabaram com controlos físicos um motivo: É que assim poupam dinheiro.

  2. Indigando says:

    Totalmente de Acordo, as interfaces gráficas nunca vão ser tão rápidas ou responsivas como um simples botão on/off.

  3. Ifm says:

    Deu asneira com o primeiro carro elétrico Honda E … Carro moderno demais para a geração onde nasceu

  4. A.A. Gumane says:

    Parabéns à Honda. Saiu da ‘onda’/praga de ecrãs tácteis concentrando quase todos os comandos. Ouvir designers de interiores de automóveis chamarem “clean”ao aspecto visual do veículo sem botões físicos, como os da JLR, até enoja. Os passageiros dos bancos traseiros que podem se distrair à vontade, esses sim, têm botões físicos para climatização, por exemplo à disposição. Patético. Copiar o que é bom, nada, já as coisas estúpidas sim. Percebo que qualquer primata ache os ecrãs tácteis a melhor coisa do mundo, já um ser humano, faz me imensa confusão.

  5. AlexS says:

    Para um écran táctil conseguir chegar aos botões físicos precisariam de ter vibrações diferentes dependendo de onde se tocasse e aumentar de intensidade ou diminuir.

  6. Yamahia says:

    “…indicando que os acidentes causados por falta de atenção, nomeadamente devido ao uso da tecnologia, como telemóveis e soluções multimédia dos automóveis, tinham aumentado quase 10% nesse ano…
    É a haver coragem para começar a multar forte e feio quem mexe em ecrãs tacteis da mesma forma multam quem mexe em telemóveis enquanto conduz. Aprendem num instante.

    • Danny says:

      Pois! Depois de sair milhoes e milhoes de carros com ecrãs tacteis, toca a multar (o que nao tem lógica alguma). Um smartphone e a multimedia de um carro, não tem nada a ver. O que acontece é que a distração deriva de um toque mal dado, o botão não responder, comandos de voz que interpretam mal algumas palavras, etc, etc

    • JL says:

      E não é isso que fazem ? As multa existe.

      A multa é a mesma, a lei não especifica se é telemóvel ou outra coisa qualquer

  7. Juninho says:

    Não poderia estar mais de acordo. O meu carro actual não tem botões fisicos, é so ecrãs, é bonito de se ver, mas muito pouco funcional. Um carro deveria ser focado na condução sem muitas distracçoes, e com os ecrãs táteis é muito facil um consdutor se distrair, falo por experiencia.

  8. Realista says:

    Botões que são de uso frequentemente, sim.

    Agora botões fisicos como o ESP não porque nem quem anda 1000km por dia para ir almoçar desliga isso.

  9. JL says:

    A Honda a dizer assim: “estes carros vão ficar bem mais caros”

    • Realista says:

      Honda, que no meu último civic tinha que meter a chave na ignição, rodar…

      …e depois carregar no botão de START para ligar o carro. Não haja dúvidas que a Honda entende de funcionalidade e botões.

  10. zaorapk says:

    Sim, faz sentido ter mais botões físicos.
    A praga dos elétricos da Tesla trouxeram maus hábitos para os condutores. Estão sempre distraídos a olhar para o ecrã e nem o Autopilot os safa.

  11. Anung says:

    Com botões fisicos consegueses operar por exemplo a climatização e som sem olhar.
    O ideal é fazer como a bmw, que no quesiti de praticabilidade é o melhor se dois muindos.

    Outra questão é se o infotainmet avaria num carro 100% digital. Ficamos sem conseguir operar nada.

  12. João says:

    Mas tem algum jeito não ter botões, então é perigoso atender uma chamada que tem a opção de carregar num botão que se aciona com a chamada, no entanto é permitido andar a dedilhar num tátil para ver operações ligadas à condução e ao conforto do habitáculo! Arf é mesmo estupido

    • JL says:

      O problema do telefone não é relacionado com as teclas, tem sim a ver com a atenção que se perde na condução para se dar atenção à chamada.

      • MLopes says:

        mas é legalmente permitido fazer a chamada a mantê-la quanto tempo se quiser desde que não se interaja com o equipamento (utilizando os assistentes virtuais como a siri, etc.
        assim sendo o que escreves não faz muito sentido…

  13. Manuel da Rocha says:

    A razão é bem mais simples: se o táctil tem 500000 opções, o condutor vai ter de apontar aquele ponto específico. Falha, tem de tirar os olhos da estrada, fixar no écran e carregar no sítio certo, ficando a ver se acertou. São 4 a 8 segundos, ao que se somam 1 a 3 segundos, que é o tempo dos olhos se adaptarem ao ambiente exterior. De noite pode ir até aos 5 segundos. Imaginem 16 segundos, em que olham para o écran e voltam à estrada. pelas 20h. Já existiram acidentes, sendo essa a causa, mesmo sem grandes monitores.

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