Homem enganou-se, abriu um Tesla Model 3 que não era seu e seguiu viagem
A tecnologia falha, isso não é segredo, mas será que um dia podemos ter alguém que entra no nosso carro, por engano, liga-o e segue viagem? Parece que hoje já é possível. Isso foi o que aconteceu a Rajesh Randev. O homem conseguiu abrir o carro, ligar, conduzir, foi buscar os filhos à escola até que... "espera lá, este Tesla Model 3 não é o meu!".
Tesla Model 3 comunitário?
A história é contada pelo Global News. Segundo refere, Rajesh Randev, um canadiano de Vancouver, referiu que o Tesla de um estranho estava estacionado ao lado dele e era do mesmo modelo e cor. Completamente convencido que era o seu, usou a aplicação no smartphone para abrir o carro. Sentou-se, ligou-o e fez alguns quilómetros.
Passado algum tempo, o homem percebeu que o para-brisa do Tesla que conduzia tinha o vidro rachado. Ligou à esposa para perceber se ela tinha dado conta do problema no vidro, mas a mulher disse não ter conhecimento do problema do para-brisa. Foi então que algum tempo depois, Randev recebeu uma mensagem do verdadeiro dono do Tesla.
Ainda surpreso com a descoberta, Randev parou e inspecionou o carro que conduzia. Acabou então por descobrir que tinha rodas diferentes das dele. Curiosamente, já que estava a meio caminho, voltou para o carro e foi buscar os seus filhos antes de devolver o elétrico ao proprietário.
O dono do carro, o legítimo, conseguiu ver que dentro do Tesla de Rajesh Randev, o que ainda estava estacionado no local de partida, existia um pedaço de papel onde se conseguia ler o número de telefone de Randev. Resolvido o engano, restou para ambos uma história divertida e para contar aos amigos.
Apesar da polícia ter sido chamada, tudo ficou resolvido entre ambos.
Mas como isto foi possível?
Claro que neste caso não esteve em causa qualquer problema de roubo, mas não deixa de ser algo que pode ser explorado por hackers ou malfeitores de qualquer tipo. O facto de uma pessoa aleatória poder ir embora com um carro e andar pela cidade sem nenhum sinal de alerta no veículo, é só por si motivo de preocupação. Contactada, a Tesla também não deu qualquer explicação, conforme referem.
Randev ligou para a empresa e enviou evidências em vídeo. Recebeu os seus emails devolvidos. E nenhuma resposta por parte da empresa de Elon Musk. Segundo a notícias, a caixa de email da empresa parece estar cheia e não existem pessoas que consigam responder em tempo útil ou até dar seguimento a um problema desta natureza, reclama o visado.
Portanto, para já, saber o que se passou de fonte ligada à Tesla, não é possível.
Este artigo tem mais de um ano
O meu tio em 80 tinha um nissan sunny e na mesma terra conseguia abrir o dele e mais 2 e ainda mais caricato eram da mesma cor!
É uma história interessante, mas neste caso não se perde nada porque os tesla são lixo.
Se alguém roubar um até é um favor que faz ao dono.
A inveja é lixada.
Até o novo CEO da Toyota diz que o Model Y é uma obra de arte…. quem nunca andou num. eu não tenho, não sei se compraria, pois prefiro Plug-in, mas que como carro rléctrico é muito bom é de certeza.
Quem é pobre fala assim
Ahah
Querem carros a sério comprem alemães. Audi, VW, Mercedes…
No dia que todos os carros estiverem ligados por rede, isto é lot, os ataques vão ser usuais.
As marcas já podem remotamente bloquear carregamentos dos carros, logo, a segurança de quem circula está entregue à “ sorte “.
É uma questão de pouco tempo até os ataques digitais serem concentrados na mobilidade!
Exacto
Um amigo meu, que já não está entre nós, contava uma estória semelhante, com um Mini nos anos 70!!
Só não saiu a andar com o carro do colega, que era igual ao dele, porque quando entrou estranhou o facto de não caber entre o banco e o volante… como se já não bastasse ser um Mini, o meu amigo tinha 1,80 m e pesava 100 kg e o colega tinha 1,65 m para 60 kg de peso!
À época, as fechaduras eram pouco mais do que ferrolhos, havia desculpa.
Uma coisa era entrar no carro ou abrir a fechadura, outra era meter a chave no canhão da ignição e arrancar.
Abrir uma fechadura dos carros antigos qualquer vareta de óleo serve, depois por a trabalhar é outra história
Os Ford Fiesta dos anos 90 dava para entrar mas nao dava para ligar o carro.
Na década de 80, no nosso grupo havia um amigo que tinha um mini, e nós divertiamo-nos a abrir o carro com um corta-unhas e estacionavamos o carro uns 100 metros de distância do local original e depois esperávamos a chegada dele para ver a reação, era hilariante…
São dois Tesla brancos estacionados ao lado um do outro.
Um condutor pegou no carro de outro e andou. O outro condutor, com a sua chave eletrónica, conseguiu entrar no carro que ficou. Uma festa.
Se o suposto lesado não tivesse chamado as autoridades diria que estavam na tanga lool
A Tesla para além da profunda inestética das suas viaturas, sobretudo no que concerne a interiores, tem enormes problemas de software, desde a aceitar a chave de outros carros, andarem desgovernados e os donos só conseguirem parar os carros quando chocam, bloquearem a abertura das viaturas etc, etc…
??????????????
Para os mais desatentos, a “chave” de um Tesla pode (e normalmente é) um telemóvel que esteja devidamente registado no veículo.
Ora, se o tlm do proprietário (que tenha sido usado oara o abrir) ficar dentro do carro, o carro ficará destrancado e pronto a andar.
O Sr que levou o carro errado, efetivamente abiu o carro dele, mas como este eatava aberto e “ligado” foi só acelerar.
Não me parece que haja problemas. É um caso de esquecimento do TLM dentro do carro.
Pena é que a informação seja escrita de uma forma pejorativa, com vista a denegrir a imagem de uma marca de forma infantil ou com interesses comerciais adversos.
De noticia ou de devido esclarecimento público nada acrescenta.
Tenham mais cuidado quando escrevem e tiram conclusões do que não sabem, ou pior têm inveja de não ter.
Gisto de ser informado, não de ser enganado
Então não houve problema nenhum de segurança.
O tesla que foi levado estava aberto e pronto a andar. O sr destrancou o carro certo mas entrou no carro errado PORQUE ESTAVA ABERTO E ATIVADO. Foi isto certo?
Obviamente eu não conheço o caso, mas a minha resposta á sua pergunta é não, não houve nenhum problema de segurança.
Muito provavelmente o proprietário deixou a Chave (telemóvel ou cartão magnético) no carro e tal como qualquer carro, nestas condições pode ser conduzido por qualquer pessoa.
Se deixar a chave na ignição do seu carro pode acontecer-lhe o mesmo, custe 5 mil euros ou 500 mil euros.
Acho piada ele identificar o carro pelas rodas.
A matricula não serve para nada…
Realmente, grande sistema de segurança.
Aconteceu com o Fiat Uno do meu pai. O cara destrancou, ligou o carro e foi embora. Só se deu conta e voltou quando olhou pelo retrovisor e viu a cadeirinha de criança no banco de trás.
HAHA! Mas quem é que ainda compra um Model 3? Que trambolho desatualizado e inseguro!