Tem um elétrico? Há um novo Regulamento da Mobilidade Elétrica
Até novembro de 2018, os carregamentos nos pontos de carregamento da rede de mobilidade elétrica continuaram a não ter custos para os utilizadores. Somente após esta data se iniciou uma nova etapa do projeto piloto, com o pagamento dos custos de carregamento nos pontos de carregamento rápido.
O novo Regulamento da Mobilidade Elétrica introduz várias alterações. Saiba o que muda.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou na passada sexta-feira o novo Regulamento da Mobilidade Elétrica (RME). Este novo RME revoga o RME vigente que foi publicado em dezembro de 2015.
Novidades do Regulamento da Mobilidade Elétrica
Das várias novidades, este novo RME prevê contratos de adesão à rede entre comercializadores e utilizadores, para evitar múltiplos relacionamentos comerciais. Além disso, obriga a criação da figura de contrato de adesão à rede de mobilidade elétrica, tal como os contratos de luz, água ou gás com uma entidade comercializadora.
A partir de agora, o utilizador de veículo elétrico (UVE) tem de celebrar um contrato com um comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica, que, por sua vez, deve assegurar que o UVE tem possibilidade de utilizar qualquer ponto de carregamento.
Além das novidades já referidas, há ainda a destacar a:
- Previsão de tarifas de acesso às redes elétricas para pontos de carregamento ligados em média tensão;
- Simplificação da estrutura das tarifas a aplicar pela entidade gestora
- Densificação das regras de medição
- Leitura e disponibilização de dados e a clarificação
- Simplificação da figura de detentor de ponto de carregamento
Atualmente há quatro CEME a atuar nesta área: EDP Comercial, Galp Power, PRIO.E e GRCAPP. Os condutores têm acesso a um cartão de carregamento, sendo que os preços são definidos “livremente”, segundo a ERSE.
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Li e não percebi! Podem explicar-me como que se eu fosse muito burro?
Mais um cartel à vista liderada pelos donos disto tudo !
Mais vale o VE em casa sai muito mais barato.
sem dúvida, especialmente com tarifários bi-horários
O que raio é isto!?
Isto deve ser como abastecer nas bombas, para onde quero e faço o que me apetecer …
Existe um cartão/app universal e no momento de carregar escolho o que me der mais jeito e a empresa recebe a parte dela, se então quiserem fidelizar os clientes usam app própria – ou digitam nº cliente – com descontos e tal.
🙂 Da mesma maneira que eu não posso ter uma casa sem um contrato de eletricidade mesmo que seja auto-suficiente para assim pagar as taxas e taxinhas, os UVE vão também ser obrigados a ter um contrato para depois ao longo dos anos serem adicionadas as taxas e taxinhas …
Exato 🙂
A ser assim é contraproducente, esse esquema nao visa facilitar o livre carregamente dos VE mas sim obrigar à subscricao de contratos,taxas, fidelizacoes e mais encargos para o beneficio das comercializadoras e estado. Assim será mais difícil convencer os consumidores a mudarem dos ICE para os VE, pelo menos para mim…
Se calhar pensavas que isto ia ser esta balda como tem sido até agora?!?
LOL
Todos reclamam, mas na realidade esta medida é EXCELENTE, seja qual o fornecedor que se escolha, todos terão de garantir acesso à rede de carregamento, desta forma as empresas podem investir em novos postos de carregamento rápido, e os utilizadores de VE ao invés de carregarem os seus veículos maioritariamente em casa, já poderiam fazer viagens com carregamentos em pontos específicos entre 30 a 40 minutos. Postos de carregamento sem investimento não aparecem. é simples.
não é assim tão linear. se vires os preços praticados pelos operadores (mesmo quando não é aplicada a taxa de utilização do posto) são muito mais caros do que se carregares em casa, especialmente em tarifas bi-horárias.
em viagem a questão até poderia ser diferente mas devido aos preços um utilizador só carregará em postos dos operadores em caso de última necessidade. se não estiver num cenário de falta de autonomia para realizar a distância necessária, regressará a casa sem carregar e irá carregar em casa porque é muito, mas muito mais barato
Exceto que esses postos de carregamento foram tabelados com energia a um preço exorbitante que põe por terra a economia dum veículo elétrico.
Nada como ter um Tesla e usar os superchargers gratuitamente.
Gratuitamente é como quem diz. É como dizeres que o iOS é de borla.
Não serão por muito mais tempo.
Em Portugal são gratuitos até a Tesla ter licença para cobrar aos utilizadores. Depois veremos os preços, pois lá fora são bem puxadinhos
sim, é mesmo uma solução até porque há imensos espalhados por aí…
os tesla carregam em casa ou nas empresas e, quando precisam, nos postos públicos tal como todos os outros.
até no portos públicos gratuitos os vejo a carregar imensas vezes.
@Todos os que responderam.
Serao gratuitos para o resto da vida de ambos os meus Tesla 😉
Porque será que mesmo em tópicos sérios aparece sempre o típico fanático da Tesla com comentários infelizes?
O estado e principalmente o nacional não vai abdicar das receitas que a gasolina e diesel geram… e de alguma forma vai controlar a situação. Exemplo: taxa da RTP no contrato da luz. Ou seja, caso os VE venham a ter sucesso e canibalizem as receitas actuais o estado irá buscar na mesma o dinheiro via empresas fornecedoras de energia (os mesmos de sempre!). Pessoalmente sou totalmente contra energia gratuita para os VE. É que no fim alguém paga sempre! E esse alguém somos todos nós. Mesmo os que não têm dinheiro para ter carro.
@Rui,
Tens de passar pomada antes que isso piore.
Para não falar de táxis a carregar num posto público e grátis pago por todos nós, mas vai cobrar ao cliente a seguir! Para tal deveria prestar serviço público a seguir a um preço mais competitivo… enfim