Há mudanças na carta de condução! Saiba o que mudou…
A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. O IMT é a entidade competente para a emissão das cartas de condução. Conheça as mudanças recentes deste documento.
Foi aprovado o decreto-lei que cria um regime extraordinário de revalidação da carta de condução. Desta forma, será possível aos titulares de título de condução caducado por via legal proceder à sua revalidação sem submissão a exame especial.
O regime previsto aplica-se aos títulos de condução emitidos antes de 1 de janeiro de 2008, cujos prazos de validade constantes dos respetivos documentos físicos não correspondem ao prazo legalmente previsto e em vigor, e que habilitem à condução de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B, BE e de veículos agrícolas.
Em Portugal há cerca de 6 477 245 condutores com título de condução válido e registam-se anualmente uma média de 700 000 revalidações por ano. A carta de condução deve ser revalidada de acordo com as idades indicadas aqui e aqui, para as diferentes categorias de veículos, independentemente da validade averbada no documento e pode ser requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título.
Revalidação da Carta de Condução 6 meses antes
A revalidação deve ser requisitada nos 6 meses anteriores à caducidade, para não se incorrer nas seguintes situações:
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Se deixar passar o prazo e conduzir com a carta de condução caducada está a cometer uma infração rodoviária;
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Se deixar passar mais do que 2 anos (e até um limite de 5 anos) sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática;
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Se deixar passar mais do que 5 anos (até um limite de 10 anos) sem renovar a carta, terá de completar com aproveitamento um curso específico de formação e realizar um exame especial, composto por prova prática.
Os condutores podem consultar a validade de cada categoria da carta de condução, que corresponde às datas de revalidação, na plataforma IMTonline na área de condutores.
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Infelizmente, com esta nova carta de condução só é valida para os países dos espaço Schengen, se necessitarem de viajar para fora do mesmo é necessário a carta de condução internacional que custa 30€ e tem validade de um ano, a antiga aquela que se dobrava era carta internacional
Irlanda aceita carta de conducao portuguesa e nao faz parte do espaco Schengen, penso que voce queria dizer valida para os paises da UE e do espaco Schengen.
@TagusPark, faltou os UE na frase, com a nova carta perdemos a carta internacional, eu tenho carta à muito tempo, mas como tenho carta de veículos pesados tenho de renovar de 5 em 5 anos, já pensei em não renovar, não faço qualquer uso dela no memento, mas nunca se sabe o dia de amanhã
Tudo para aumentar a burocracia e as receitas do governo.
Como estava antes faria sentido, pois era para reavaliar a condição física e cognitiva do condutor.
Não faz grande sentido é os condutores B, só poderem conduzir ate 125cc quando grande parte das fabricantes neste segmento apresentam 150cc.
quanto ao 125cc acho que isso vai mudar para mais cilindrade, bem como a tara máxima da categoria B passar dos 3500kg para 4000kg, acho que foi numa noticia aqui do pplware há uns tempos atrás, posso ter visto noutro lado, já não tenho a certeza.
deve ser pressão dos fabicantes de automóveis e carrinhas comerciais, os veihiculos estão cada vez mais pesados, e a tara fica mais reduzida, normas e leis da UE, isto penso eu
Viva o GLORIOSO, rumo ao 39 🙂
Na Europa, as motas são por norma 124CC, se repararem nos livretes vão ver o que digo.
@pedro, que bela frase “Viva o GLORIOSO, rumo ao 39 “, uma estatua tua em cada praça de país vamos a caminho do 39, não contra os outros mas por nós, carrega BENFICAAAAAAAAAAAA 🙂 🙂
@B@rão Vermelho, uma estátua com nós dois, um de cada lado a levantar a taça do 39…CARREGA BENFICA, por nós até ao FIM
E eu até acho mal poder-se conduzir uma mota, seja ela qual for, sem qualquer exame ou aula prévia..
Pelo menos umas aulinhas teóricas deviam ser obrigatórias. Aquilo não é uma bicicleta…
É com cada um a ultrapassar pela berma, ou a conduzir de calção e chinelo. Claramente nunca sentiram o alcatrão no pelo.
É mesmo. Cada Tibúrcio que até assusta!
Então e as motas nunca mais vão à inspeção (obrigatória)?
Agora está para Janeiro de 2024, mas não acredito, já andamos nisto há anos, devem andar a dormir com o patrão…