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Governos estão a errar por apostarem tudo nos carros elétricos, diz Toyota

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Realista says:

    Mirai Mirai os vossos erros!

  2. Rodrigo says:

    A Toyota já meteu a andar o antigo CEO por apostar na tecnologia errada o Hidrogênio, mas pelos vistos ainda anda a tentar perceber como é 2 empresas aparecem do nada (Tesla / BYD) e vendem milhões de carros…

    A BYD já vai em mais de 2 milhões em Portugal apareceu a dias e já vai em mais de 400 unidades vendidas.

  3. Rui says:

    Não são os governos que inventam as tecnologias os governos apostam no que há, apareçam aí com um carro a funcionar a água salgada que vão ter o apoio de muitos governos até lá a melhor solução é a eletrificação comprovado com marcas como a tesla e a BYD que já vendem milhões. A Toyota já errou uma vez no hidrogênio e parece que estão com vontade de ser a próxima Nokia.

  4. JL says:

    Mas qual é mesmo a solução mais barata que a toyota tem quando apresenta um Prius a partir de 42 mil euros ?

    E quando se sabe que os plugin até fazem pior que os a combustão sem nada.

  5. Stanley says:

    A Tesla apostou em baterias. A BYD em baterias. A Toyota pegou outro caminho.

  6. Luis henriques says:

    O futuro e eletrico e quem não tem eletrico tem de ser proibido de circular nas cidades. Em autoestradas ainda va agora nas cidades não pode haver pivete a gasolina, e preciso acabar com a poluicao

    • toder says:

      Olha outro 😀 Tenho pena de viver num mundo com pessoas como tu…..

      • Fusion says:

        Eu é o contrario, gostava de viver no mundo desta gente…. Ou é tipico lisboeta que não tem ideia que existem mais cidades sem ser a capital, ou então é só um puto woke que não sabe ainda o que é a vida.

    • Pois, Pois says:

      Espero que sejas proibido de entrar num avião, ou se fores coerente, tu próprio tomas a iniciativa de não utilizares…

    • Carlos says:

      Tu devias ser banido do mundo cibernético e proibido de comentar seja o que for tal é a quantidade de disparates que consegues escrever numa frase.

    • Júlio Martins says:

      quem viver na cidade que utilize os transportes públicos que assim já não tem “pivete a gasolina” 🙂

    • Gerbazio says:

      Comentário de Merda…

      Para que saibas, foram os mais velhos que construíram a “cidade” onde tu vives e que supostamente deverão ainda ter carros a combustão e que pagam os impostos como tu devias pagar (sim se tens carro elétrico não pagas iuc – Não circulas nas estadas como os outros veículos que poluem?).

      Agora vir dizer que deviam essas pessoas serem proibidas de circular nas cidades com os carros a combustão? Pode ser que brevemente o governo te venha a tirar a água que precisas de beber para viver… Assim já davas valor às coisas e não comentavas coisas sem nexo.

      E sim acredito que possivelmente os elétricos possam a ser uma alternativa viável no futuro, mas cada coisa a seu temp.

      Queres acabar com a poluição como? Achas que passar toda a frota automóvel para elétrico que vais diminuir a poluição? Nos somos um país pequeno, se todos os veículos fossem elétricos onde achas que iam procurar energia para sustentar o país inteiro? Energia limpa?

      • JL says:

        A cidade de Lisboa existe muito antes de haver carros, portanto não foram os carros a combustão que construíram a cidade.

        Pode não diminuir toda a polução, mas diminui uma grande parte.

        Curioso porque até a toyota defende soluções que gastam muito mais energia, não existe por ai uma confusão qualquer ?

      • Realista says:

        Em primeiro lugar, os carros elétricos pagam IUC e está previsto pagarem IUC. O que acontece é que neste momento estão isentos que é uma coisa diferente de dizer que não pagam. Mas que tire o cavalo da chuva quem pensar que isso vai ser sempre assim… a isenção não vai durar para sempre.

        Em segundo lugar, já existem proibições e elas vão quase fazer uma década que estão em uso. Por exemplo em Lisboa já é proibido de circular veículos de construção inferior a 2005.

        O tempo é agora.

      • Toni da Adega says:

        Exactamente Marques de pombal quando desenhou a baixa foi com o objetivo de utilizar o seu carro a combustão mais facilmente.

    • Luis Santos says:

      È preciso é acabar com comentários idiotas como seu . Esta transição deveria de ser feita em 60/70 anos , e não em 10 como querem fazer .Já agora , de onde acha que vem a eletricidade para produzir um eléctrico ,as suas baterias e depois carregá-las ? para nem falar na extração de minério para essas baterias.A pegada ecológica de um carro eléctrico , não é assim tão pequena como querem fazer passar

      • Rui says:

        Sabes quantos anos demorou a transição de carroças para carros incluindo tambem as milhares de bombas de combustível que apareceram e tu para os eletricos queres 60 anos ahahah. De onde vem a eletrecidade ? de muitos sitios amigo até podes meter um macaco a rodar uma manivela mas garanto-te uma coisa vem de sitios de muito mais fácil acesso do que furar km e km no meio do oceano para encontrar petroleo acho sempre piada a esta pergunta “de onde vem a eletricidade ahah” vocês realmente nunca devem ter investigado “de onde vem o petróleo” garanto-te que de onde a eletrecidade vem não é um problema ahah

    • AJ says:

      acabar com a poluição , começando por esses comentários .

    • Infinity says:

      Compras-me um carro entao? até lá vou andar com diesel

    • Tromp says:

      Os carros têm de ser proibidos de entrar nas cidades.
      Ponto.
      Usem transportes publicos, bicicletas e trotinetes.
      Assim evita-se os cheiros, desde a gasolina até à borracha dos pneus, e dos plásticos ao sol.

    • Darksantacruz says:

      Felizmente estamos numa democracia!

  7. Marte says:

    Até concordo com o senhor que não se deve apostar numa tecnologia só, mas não o vejo a apresentar alternativas. E hidrogénio, a não ser que desenvolvam uma forma mais eficiente de o produzir, só faz sentido em determinados nichos.

  8. FilipeP says:

    “… Para si, em nome da Toyota, esta abordagem será mais eficiente do que fornecer a alguns clientes alguns veículos puramente elétricos “muito caros”….” É nesta frase que está a ilusão da Toyota. Não é difícil de encontrar esta informação e maior parte de nós tem essa noção: os carros a combustão estão cada vez mais caros e com motores mais complexos (muito para cumprirem normas antipoluição) e os carros elétricos estão cada vez mais baratos. Esta é uma tendência irreversível que deita por terra qualquer análise da Toyota. Claro que cabe ao consumidor escolher e certamente haverá muita gente para quem o hibrido faz mais sentido. É tudo uma questão contas e avaliação do estilo de vida.

  9. Herlander says:

    A China apostou nos carros eletricos simplesmente por uma questão de mercado e de brand, não por preocupações ambientais. 1º. Porque a China produz 30% da poluição Mundial e está cada vez mais a apostar no carvão e em fábricas pouco amigas do ambiente, para satisfazer a demanda de encomendas da UE. 2º. O principal fator foi a burrice da UE em apostar tudo cegamente na eletrificação dando assim a oportunidade que a China procurava para concorrer com muita superioridade com as marcas de carros europeias (Renault, Citroen, Opel, Seat, Volvo, Mercedes, BMW, VW, Audi, etc), a UE vai pagar caro por esta falta de estratégia quer economica quer ambiental. Pergunto de que serve a UE reduzir as suas emissões se depois o mercado da UE vai abastecer-se no mercado Chinés e Indiano? China, USA e India são responsaveis por 50% da poluição de gazes poluentes e a China e a India já indicaram que vão apostar no carvão. A UE está perdida.

    • Jose says:

      Ora nem mais! E como chegam aqui esses automóveis? Por aparição? Certamente que não, vêm em navio de transporte altamente prejudiciais à vida marinha e que polui mais do que milhares de automóveis! Há muitas mentiras nesta narrativa toda que nos impingem quase pela força, pretensamente em defesa do “ambiente”, mas que serve apenas para beneficiar una economia que paga muito bem às suas marionetas no Ocidente! A China é um dos países mais irresponsáveis do mundo, como não têm contestação alguma devido ao governo comunista, vão passando, pelis pingos da chuva.

    • vffdsop says:

      o problema nao e da UE. a UE e uma organização que se lembra de lançar normas a frente do possível e imediatamente atingível e depois da no que da.
      O problema esta nos construtores europeus habituados a arrogância do quero posso e mando. Para comprares um carro chegas a estar meses ou anos a espera e vendem to pelo preço que querem quando e como querem.
      Para agravar a situação transferiram a produção e tecnologia para a china e india com a desculpa da mao de obra barata. Ora o que eles nao sao e burros logo copiaram tudo e vendem a tecnologia doas grandes marcas como sendo deles. Afinal ja fabricam para a grandes marcas. Isto nao e novo!!!
      Logo as grandes marcas europeias (e outras incluindo a negacionista toyota) vao passar por um mau bocado, sim isso e mais que certo, assim como a economia e a população europeia.

    • JL says:

      Que outra solução esses apresentam para reduzir as emissões ? e até mesmo a toyota ?

  10. Tiago says:

    Claro que sim. Neste Verão devido ao calor, a rede eléctrica em França esteve no limite máximo devido ao uso do AC. Agora imaginem colocar a grande maioria das viaturas eléctricas. Será que temos capacidade para isso?

    • JL says:

      Curioso, porque a toyota apresenta as mesmas soluções e até soluções que consomem muito mais energia elétrica, portanto o comentário deste senhor da Toyota não faz o menor sentido, não ser que esteja a tentar vender os seus híbridos puros que em nada reduzem as emissões, como já foi provado e com isso terem acabado com os seus benefícios, deve ser por isso que ele está chateado.

    • Filipe Pires says:

      Tiago, pelo que pesquisei, uma refinaria de petróleo consome algo como 100 a 150GWh de energia… A França tem 12. Imagina quantos carros dá para carregar. E a isso ainda podemos juntar todos os gastos energéticos de transportar o crude até ás ditas refinarias. A mudança para a mobilidade elétrica inclui mudanças de consumo energético que nem sempre são percetíveis, como o transporte da energia.

      • Yamahia says:

        As refinarias não usam electricidade da rede.

        • JL says:

          Usam sim e não é pouca.

          • Yamahia says:

            Só de for nos escritórios.

          • JL says:

            Usam em todo o processo, o que pode dizer é que tem cogeracao para compensar o gasto, mas isso não é norma nem chega para tudo, visto que o processo não é nem perto de 100% de eficiência.

            Já não se queima crude para aquecer o produto. As colunas de destilação.

            Mas não precisa de continuar a ter preconceitos, porque até para escrever aqui usa electricidade.

          • Yamahia says:

            A Galp em Sines, numa escala de 200, apenas 1 vem da rede. O restante é produção própria com recurso a desperdícios do refino do petróleo.

          • JL says:

            Errado, são 3.9 % que compra fora, ainda assim são 443.6 GWh. que é mais de 1.5 % de toda a energia produzida em Portugal, no total produzem e gastam cerca de 11 362 GWh que é 1/4 do que se produz em todo Portugal.

            Grandes gastadores para terem um rendimento fraquito.

          • Yamahia says:

            Portanto a GALP gasta da rede 0,7% do consumo total de electricidade.
            Tanta volta que vc dá para chegar ao mesmo sítio! Dass…
            E não se esqueça que apenas a terça parte disso representa combustíveis rodoviários.
            O petróleo está em muitas coisas que vc usa e muitas delas são exportadas, a Petrogal é o maior exportador de Portugal
            http s://www.e-konomista.pt/maiores-empresas-exportadoras-portuguesas/
            Tb quer acabar com isso?
            Não cuspa na mão de quem lhe dá de comer!

          • JL says:

            0.7 não, 0.9 %.

            Não, mas se fosse só para isso não era preciso ser a instalação mais poluente do pais, que tem aquela poluição que você nunca faz conta.

            Eu não cuspo, faça o favor de não cuspir, pelo menos quando diz alguns disparates.

  11. Luis Santos says:

    È preciso é acabar com comentários idiotas como seu . Esta transição deveria de ser feita em 60/70 anos , e não em 10 como querem fazer .Já agora , de onde acha que vem a eletricidade para produzir um eléctrico ,as suas baterias e depois carregá-las ? para nem falar na extração de minério para essas baterias.A pegada ecológica de um carro eléctrico , não é assim tão pequena como querem fazer passar

  12. Luis Santos says:

    È preciso é acabar com comentários idiotas como seu . Esta transição deveria de ser feita em 60/70 anos , e não em 10 como querem fazer .Já agora , de onde acha que vem a eletricidade para produzir um eléctrico ,as suas baterias e depois carregá-las ? para nem falar na extração de minério para essas baterias.A pegada ecológica de um carro eléctrico , não é assim tão pequena como querem fazer passar

  13. NN says:

    Quando tens o Elon Musk a dizer que desenvolveram veiculos movidos a agua, e foram “proibidos” de mexer nisso até ordem superior…. tens aqui uma ideia de como são feitas as “evoluções” tecnologicas.
    Em suma: Os governos só apostam onde gera ganhos. Hidrogénio pode nao ser a solução perfeita, mas é mais viavél até certo ponto.
    Se a energia é um lobby global, os governos nao querem perder a faturação a curto-médio prazo.

    • JL says:

      Quando e onde é que o Elon Musk disse isso ?

      Mais viável para quem ? para as petrolíferas ?

      Talvez seja esse lobby que defende o hidrogénio, já que é um produto que depende de muita energia.

  14. Simão says:

    A unica verdade que eu sei sobre os carros elétricos actualmente, é a minha realidade e aquela que eu estou inserido. E a verdade é que todas as pessoas que eu conheço e foram para os elétricos (por capricho ou moda), ja deram o passo atrás e voltaram para um hibrido pelo menos. Não estou a dizer que o elétrico não seja vantajoso para vários tipos de consumidor, mas quem compra elétricos só por causa dos beneficios fiscais ou porque é moda, precisa de perceber que 1) tem de ter sitio em casa para carregar o carro; 2) carregar na maioria dos postos pagos (fora de casa) já não compensa assim tanto; 3) É preciso planear bem as viagens; 4) Moras numa casa sem garagem, esquece. 5) Poucos postos públicos( por exemplo na minha cidade (30 000 pessoas) existe 1 posto). 6) O que pagas a mais pelo carro (mesmo segmento e dependendo dos kms anuais) dá para pagar gasolina a vida toda nem que esteja 5 euros o litro entre outros.
    Na opinião a Toyota está correcta, para cada tipo de consumidor existe uma tecnologia que se adapta melhor, para muitos o elétrico será vida, para outros o hibrido e para quem mora no interior e longe de grandes centros a gasolina, gasoleo e gpl será sempre a melhor opção, e se eu morasse num grande centro como Lisboa ou Porto nem carro tinha.

    Agora cada um deve ser livre de escolher a tecnologia que mais se adequa. Gostava de ver o pessoal que mora numa cidade de interior como a minha, num apartamento 5º piso sem garagem e faz todos os dias 100 km para trabalhar numa zona industrial no meio do nada andar de elétricos. Isso gostava eu e muito de ter condições para isso.

    • JL says:

      Todas ? e quantas foram ?

      Mas que soluções a toyota tem ? além das mesmas ?

      E que tecnologia a toyota tem, de baixas emissões que dá para esse seu caso ?

    • PJA says:

      Excelente comentário, disse tudo e acertado.

    • Filipe Pires says:

      Simão… e que espetáculo que era se a sua empresa criasse uns postos de abastecimento para favorecer o pessoal de longe. Eu sei que não é uma realidade comum, mas com os devidos incentivos do estado poderia acontecer. Ainda assim concordo com a maneira como expõe a situação: no final cabe ao consumidor fazer as suas contas e o seu estilo de vida e comprar em concordância, sabendo que é inevitável que os carros a combustão vão ficando cada vez mais caros e os elétricos cada vez mais baratos.

    • Antonio Vasco says:

      Fora o problema de carregar o carro quem mora num apartamento, que é uma dificuldade bem real, quem faz 200km /dia tem a melhor das razões para ter um electrico, ao fim dos 8anos de garantia das baterias , o carro está a custo 0, é só fazer as contas. Sao cerca de 500€/mes de diferença, calculo por baixo

      • Yamahia says:

        O problema @Antonio Vasco, é que com esses kms diários , ao fim de pouco mais de 2 anos, já não tens garantia da bateria pq excedeste os kms garantidos.
        Vai enganar outro .

        • JL says:

          A fazer 200 kms por dia faz 50000 por ano, onde é que a garantia é de 50 mil ?

          Bem pior é ter um a combustão que tem garantia se 2 anos, que faz depois ? Deita fora ?

          • Yamahia says:

            200 kms/dia para chegar aos 160000 kms leva 800 dias.
            800 dias são pouco mais de 2 anos como disse no post. Qual é mesmo a dúvida?
            Vc calado era um poeta!

          • JL says:

            Ninguém trabalha todos os dias. No máximo 260 dias + viagens férias e lazer, que pouco contam.

            Qual é a duvida ?

            E você a inventar é um grande poeta.

          • Yamahia says:

            Atão e nas férias e fds andam a pé?. Por acaso eu qd não estou a trabalhar é que lhes dou valentes coças. E que coças!!!
            Se fizer férias/fds com o carro qq pessoas ainda faz mais kms que nos dias de trabalho.

          • JL says:

            Quem faz 200 KMS por diaz o que faz ao fim de semana ? Faz 400 KMS. Loooooooool

            Até parece que não fui já um dos que fazia 40 a 45 mim por ano.

          • Yamahia says:

            Basta ir até á Comporta e tem os 200kms feitos. A não ser que goste de apanhar secas no ferry.

          • JL says:

            Ena, quem me dera ter essa vida, ir à comporta todos os fins de semana. Garanto lhe que continuava a ter o carro que tenho, ou até mais novo.

            Então mas ia à comporta.so para.beber um café ? Isso também não, afinal fazia KMS por algo que tenho ao pé de casa. Comprava um avião.

          • Yamahia says:

            Já lhe disse. Basta ir molhar o pezinho à Comporta e voltar. São logo 200 kms.

            Para os 400 é questão de ir comer um leitãozinho à Mealhada. Tb se faz bem!

            Nos dias de trabalho é que não dá mesmo para fazer estas escapadinhas.

          • JL says:

            Quem me dera fazer isso todos os fins de semana.

            Para o deixar descansado, esta semana que estou de férias já lhe meti mais de 1000 kms. E sabe quanto gastei ?

            ZERO.

          • Yamahia says:

            Eu às x’s tb gasto ZERO mas só dá para 250 kms de cada vez. Bom, já chega para ir molhar pézinho à Comporta à borla, loolloolooolool

          • JL says:

            Nop, teve de gastar nas compras, o que poupou num lado gasta noutro…

        • Antonio Vasco says:

          A combustão a garantia é de 100,000 km , e tenho grande probabilidade de ter problemas de motor até aos 180,000km, no minimo 1,000 euritos se não houver azar, no eléctrico está garantido até aos 180,000km , muito dificilmente terá que pagar alguma manutenção, e não faltam teslas com 300,000km e a mesma bateria, até mesmo 600,000km . Veja no YouTube

          • Yamahia says:

            E o que é que o c* tem a ver com as calças?
            Tu é que vieste práqui tentar enganar o pessoal ao afirmar que com 200 kms por dia trocam-te a bateria se ela der problemas até aos 8 anos da garantia. E que entretanto já ganhaste para um carro novo.

            Devias ter dito que se fizer 200 kms/dia é a forma de rentabilizar um elektro apenas e só se puder carregá-lo em casa. Mas atenção que adianta agora agora 50 mil para andar de elektro mas ao fim de 2 anos 2 meses e 8 dias terá que avançar com mais 50000 para continuar a andar de elektro. Até pq ng dá nada por elektros usados.
            Até a Sixt já viu isso (manutenção cara e depreciação enorme. ) e vai acabar com Teslas na frota. Só dão prejuízo!
            -“SIXT abandona los coches Tesla… citando los abismales costes de depreciación y reparación”
            -“A Sixt expulsa a Tesla da frota de aluguer”
            https://aussiedlerbote.de/pt/a-sixt-expulsa-a-tesla-da-frota-de-aluguer/

          • JL says:

            Desde quando as baterias avariam assim que a garantia acaba ?

            Já agora, segundo ele disse tem um LR, que tem 192 mil kms de garantia.

            Ninguém dá nada ? eu até dei por um avariado, e olhe que não foi barato nem dado, as coisas que você inventa, então arranje aí um que não valha nada ?

          • Yamahia says:

            Qt ao valer ou não valer. Leia os artigos e aprenda e mesmo a preços mais baixos não se vendem. A Fleet já falava deste fenómeno há mais de 1 ano.
            Quanto aos kms, LR significa que precisa menos ciclos para completar determinada meta de kms. Não me chocam esses 192000 kms e assim como tb não custa apenas 50000. Está td calculado na devida proporção.
            Os 160 mil são um valor médio da industria. Baterias menores que a do SR tendem a ter garantia para menor nr de kms.

          • JL says:

            Não se vendem, ou levam mais tempo a vender ? Porque como é óbvio e pelos valores que andam, a malta dá mais qualquer coisa e compra um Tesla novo. Essa é a razão, e a mesma razão para terem aumentado no stock, existe muita informação sobre isso, a última era, carro a combustão leva 48 dias para vender, eléctrico leva 52. Loooooooool

            Mas fico a aguardar por esses que que não valem nada.

          • Luís Viriato says:

            Exatamente… Os motores elétricos não teem o desgaste de explosões internas… Duram uma vida se tiverem uma utilização moderada assim como as baterias… Não esquecendo que muitos EV1 feitos em 1995 pela GM ainda se encontram no Reino Unido a funcionar de origem pois os Ingleses não os quiseram entregar ao “Lobie”

          • Yamahia says:

            Ainda agora foi notícia um super-fiável ModelS que levou 8 (OITO) motores e 4 baterias!
            Comé que duram uma vida?!

          • JL says:

            Tendo em conta que a vida normal de um carro nem chega 10 % do que esse fez até agora, duram uma vida.

            Não foram 4 baterias, foram 3. e motores também não foram 8, por acaso está a chega aos 2 milhões e já leva 14 intervenções de motor.

            Mas esteja descansado, já foi resolvido esse problema nos motores, e já há muita solução aftermarked.

          • Yamahia says:

            10%?!
            Isso é a rodagem para um carro a combustão.
            De qq forma ali o amigo @Viriato é mais um iludido pelas tangas contadas pela revolução elektra Diz o amigo @Viriato:
            -“Os motores elétricos não teem o desgaste de explosões internas… Duram uma vida se tiverem uma utilização moderada”
            Uma vida é 200 mil kms, pelos vistos loooloolool. A pouco e pouco vão-se sabendo as verdades. Os gajos da Sixt lá concluíram que a manutenção dos Tesla é demasiado cara e descartaram-se deles. Sintomático, qd o povo anda convencido que é tudo qs à borla nas oficinas dos Teslas e alguns até acham que não é preciso manutenção . Só precisa, ao fim de 80 mil kms, mudar o filtro de polen em casa que compra no zé cigano por 25 patacas. Piada atrás de piada loooloooloooloool

          • JL says:

            Pelos vistos é, já que vão parar à sucata até com menos.

            Provavelmente esses gajos encontraram carros eléctricos com manutenção mais barata….

            Não os vi a dizer que ficava mais cara que um a combustão. Loooolol

        • Eheheheh says:

          Sobre o carro que levou x motores e y baterias….
          Á pessoas com 20 anos piores que algumas de 70…

    • SANDOKAN 1513 says:

      O melhor comentário aqui feito, mas de longe. É o seu, Simão.

    • Realista says:

      “6) O que pagas a mais pelo carro (mesmo segmento e dependendo dos kms anuais) dá para pagar gasolina a vida toda nem que esteja 5 euros o litro entre outros.”

      €5/L num carro com consumo de 3L/100km são €15 por cada 100km. Fazer 100.000km custaria €15.000 e estamos a falar de um carro que faça 3L/100km (que é nenhum). Normalmente um carro faz 5 a 6L/100km pelo que realisticamente atiraria os valores para €25.000 (sem falar nos custos de manutenção). Para valores mais realistas, de €1.7/L estamos a falar de cerca de €8.500 a €10.000 de diferença para cada 100.000km isto sem contar com manutenções.

    • Darksantacruz says:

      Excelente comentário!

  15. JL says:

    Melhor em quê?

    ” 6) O que pagas a mais pelo carro (mesmo segmento e dependendo dos kms anuais) dá para pagar gasolina a vida toda nem que esteja 5 euros o litro entre outros.”

    Vida toda do carro são calculados normalmente em 200 mil kms, assunto que o rapaz faz 100 kms todos os dias como ele diz, o carro dava para quase 8 anos.

    Portanto 5 x 5 = 25 euros por dia x 2000 dias = 50000 euros.

    Vamos assumir que se tiver eléctrico carrega todos os dias fora.

    6 euros x 2000 = 12 000 euros

    Portanto dizem que é melhor comentário quando afirma que um carro eléctrico custa na pior das hipóteses 38 000 euros a mais para fazer 100 KMS por dia, que qualquer Dacia spring faz.

  16. Warhammer says:

    Olá a todos. Cada caso é um caso.
    No meu plano pessoal um carro 100% elétrico faz todo o sentido… Tenho 20kwv de painéis monocristalinos que tornam os meus gastos com a energia nulos… A casa tem baterias LFP compradas aqui na Europa que armazenam o excedente… 1x por semana vou Do Porto a Lisboa directo ao escritório que tem uma tomada de 30A no exterior, o que em 8horitas reccarega a coisa que dá costa chegar a casa.. senão, paro em Fátima no Supercharger para tomar café uns 15 minutos… Para mim o mais importante é não pagar o patrocínio ao governo para eles andarem a esbanjar os impostos… Se eu estivesse noutro país que visse os impostos a serem bem aplicados continuava com o diesel e a morar em apartamento totalmente preso ao “sistema”… Mas aqui nunca mais

    • Darksantacruz says:

      Concordo cada caso é um caso. Para quem for vantajoso ter 1 elétrico força até aplaudo mas também para quem for vantajoso ter 1 carro a gasolina /gasóleo /gpl /híbrido /plug in híbrido também aplaudo agora não haver soluções diferentes para nichos diferentes no futuro é que já não concordo isto já me cheira a ditadura.

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