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Governo pode acabar com os apoios nos combustíveis

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Anung says:

    Porque é que o combustível em Espanha e mais barato?

  2. B@rão Vermelho says:

    ouve eleições ontem em Portugal?
    Já somos outra vez governados pela esquerda?
    Então mas a direita não são aqueles que não cobram nem aumentão impostos?
    Ou o conteúdo do balde é sempre o mesmo e o que muda é a cor do balde e as moscas »a volta?

    • Ricardo says:

      Quem está a governar é o PS2, não a verdadeira direita.

      • Zé Fonseca A. says:

        quem está a governar é o chega e o PS, por isso por vezes é preciso medidas drásticas para balancear o rombo que esses dois pseudo partidos aprovaram que não faziam parte das contas

    • Anung says:

      PSD de direita? Lol

      PS “D”ois….

    • gFan says:

      Sim PSD não é de direita, PSD é de esquerda.

      PS Dois!

    • 36.71Hz says:

      “Então mas a direita não são aqueles que não cobram nem aumentão impostos? Talvez se o vosso medina não tivesse os cofres do estado tão maus, não seria preciso aumentar agora 😉 Ou não sabes que ele antes das eleições andou a cobrar e pedir emprestado para o valor dos cofres “subir”? Ou é fake news?

      Este apoio sempre foi temporário e já veio do vosso governo, querias o quê que agora por o PSD ser de direita mete-se o IVA 0 e apoio aos combustíveis para sempre? Opah se a esquerda parar de tirar aos tugas para dar aos de fora, talvez um dia seja possível não haver aumentos de impostos 😉

      Vocês socialistas que são uns ditadores de primeira que querem tudo controlado pelo estado deviam era ter vergonha de abrir a boca! Com o passado que têm já tinha entrego o testemunho ao BE ou PCP, pelo menos eles assumem o que são!

      Não há governação perfeita e nunca irá haver, existe bases e ideologias nos partidos e é isso que tens que ou não que te identificar. Vires apontar o dedo a medidas do teu partido é só para rir xDD

      • rui says:

        Dizer que o PSD é de direita é puxado, só a IL é que se pode dizer de direita e mesmo assim é muito moderada.
        Mas de igual forma acho piada que o PS e Chega conseguem com um estalar de dedos aumentar a despesa do estado de forma absurda e ficam admirados quando o PSD é obrigado a ir buscar os €€€ a outros lados…

        • B@rão Vermelho says:

          Agora é tudo de esquerda, então nem vale a pena votar, se é tudo de esquerda sempre poupamos uns milhares em eleições.
          O que me custa a acreditar é que ainda não repararam, é só a cor do balde e as moscas em volta, o resto é tudo igual.
          O estado não produz riqueza, o estado distribui riqueza, e para distribuir vai ter de a ir buscar a algum lado, adivinhem a onde.

          • 36.71Hz says:

            mais vale distribuir pouco pelo povo do que ficar tudo no estado como a esquerda faz!

          • Diogo says:

            Nem mais!
            Tem que se parar de ver o lucro como inimigo.

          • Aves says:

            Isso não é assim. O estado produz bens e serviços. Quando se calcula o PIB (a riqueza anualmente produzida por um país) estima-se o valor produzido pelo o Estado. Se não fosse assim, por exemplo, por que é que um tratamento hospitalar ia ser considerado no cálculo do PIB se fosse num hospital privado e não era considerado se fosse num hospital público? Ou o ensino escolar?
            Como o que estado produz geralmente não é vendido a um valor de mercado geralmente considera-se o que o Estado produz em bens e serviços igual ao consumo (custo) para a sua produção.
            Questão diferente é como são financiados os serviços públicos, visto que não são vendidos a preços de mercado/custo. Aí sim, com exceções como as pensões da segurança social do regime contributivo, não há qualquer dúvida que o dinheiro vem dos impostos (ou da dívida pública que acabará por ser paga por impostos).

        • Bruno M. says:

          A IL é só de direita na economia, nem se pode dizer que na parte social é liberal, no fundo é de esquerda. Maioritariamente de esquerda ao lado do PSDois!

          A IL está para o Bloco, como o PSD está para o PSD (E vice versa)!

        • IMF says:

          Aves o problema é a balança económica essa não há como enganar…
          Ainda que dê para fazer ginástica financeira.

          Mas é bem mais plausível que o PIB de um país.

          Ex: se aumentassem os ordenados mínimo para 50mil€ mês o PIB ia explodir 50mil %.

          Mas era durante 2 segundos.

          Já a balança económica é onde se vê, se o país está em bons ou maus lençóis.

          Se vendes 10€ e importas 100€….

          Não me parece que vás aguentar muito tempo.

          Tal como uma pessoa singular, se ganha 1000€ por mês e gasta 3000€ por mês.
          Vai falir com certeza.

          Em países não é bem assim, mas… Não foge muito.

          A América que é a América, que tem uma dívida brutal.
          Só sobrevive a custar das guerras, e do poder que tem em tudo ser cotado em dólares.
          E a custa de países pobres que a moeda deles vale 0, e usam o dólar como moeda de troca.

          No dia que isso deixe de ser uma realidade ( nunca vai acontecer nos próximos anos), a América caía economicamente.

          Bastava todos os países devolvessem o dólar e comprassem bens.

          Imaginem uma China, Rússia, Venezuela, etc injectar os dólares todos no mercado.
          O dólar valia papel higiénico.

          Claro que por tabela prediam biliões e biliões, daí estar tudo na mesma.

    • tempo volta para trás says:

      Barão, já é o segundo post que leio teu, e que cometes erros de palmatória. Aprende a escrever que isto não é só debitar tanga na internet.

      É houve com “h” porque é do verbo haver, existir. Ouve sem “h” é de ouvido, de ouvir (o que não estás a escrever, felizmente)

      • B@rão Vermelho says:

        Obrigado pela correção, é verdade que dou erros de Português, mas que eu saiba ainda assim posso partilhar a minha opinião, não espero que concordes apenas que respeites.

      • 36.71Hz says:

        atacar a ortografia de uma pessoa é só triste, e vê-se msm que não tens mais nada de interessante para dizer. o Barão erra como todos erram mas aposto que nem chegas aos calcanhares da intelectualidade ou cultura dele…. Só têm que virar mais para a direita

  3. jAr says:

    Agora uma redução de impostos que afecta todos é considerada apoio? Apoio era se estivessem a manter o preço abaixo do preço de mercado pagando o estado a diferença.

  4. JR says:

    Até parece que nesta UE o governo risca alguma coisa 🙂 UE manda e os insignificantes 3.º mundistas obedecem 🙂 Peçam ao Costa que na sua cadeira dourada meta uma Cunha como é usual nestes maios 🙂 🙂 🙂

  5. Aristides Barros says:

    afinal foi encontrada a forma de compensar financeiramente as medidas que os socialistas deixaram ou impuseram … o povo é que paga 🙁

  6. Anung says:

    Atual
    Brent: 77,59
    Gasolina : 1,94
    Diesel: 1,62

    Outubro 2018
    Brent: 80
    Gasolina 98: 1,69
    Diesel: 1,43

    • MLopes says:

      para quem já cá anda há uns anos ainda se lembra de essa relação ser aquela que era utilizada pelos governos e veículada pelos mass media como sendo a razão na subida do preço dos combustíveis.
      entretanto como a coisa já não dava jeito porque os preços tinham que continuar a subir mas o petróleo estava a descer, criaram politicamente outro indexante para a coisa acertar sempre no sentido pretendido.
      e quando esporádicamente não acerta já reparaste que o discurso político e os media passam imediatamente a utilizar ainda o antigo, esse que referes, se por acaso servir(?)
      na realidade é tudo política e o objetivo é sempre o mesmo: extorquir a maioria para alimentar a boa vida de uma minoria. viva o neo-liberalismo, a iliteracia económica e política da generalidade da população e a endoutrinação.
      esta última foi levada ao ponto de os que mais precisam e mais afetados defenderem sempre quem os está a extorquir e atacarem furiosamente qualquer apoio social por mais parco que seja

      • Aves says:

        O preço de referência dos combustíveis é calculado pela ENSE segundo uma fórmula publicada no Diário da República. Ao preço de referência cada marca acrescenta uma margem e obtém-se o preço de venda. Não há mistério nenhum.

    • Hacker Kar Alinho says:

      Onde é que vista a gasolina, hoje, a 1,94€??

    • says:

      Não querendo defender o governo (este e os outros que nunca realmente baixaram o ISP) o preço dos combustíveis não é só indexado ao preço do petróleo. De 2018 até agora, o preço da energia subiu bastante, os salários também, entre outros custos. Concordo que os preços estão altos, mas há que ter em conta todos os fatores.

  7. Ka says:

    Não gosto de receber esmolas e por isso concordo que acabem com apoio. Mas também não gosto que me roubem, por isso acabem com os impostos no combustível também.

    • 36.71Hz says:

      E o teu planeta que se lixe certo? Ou vais dizer que é tudo farsa e que não é por causa do planeta e que é só para o estado encher os bolsos?

      • Anung says:

        Sim, sem qualquer dúvida. Tenho (e quem dois dedos de testa e uma idade para ver como a banda toca) 200% de certezas que é tudo por causa dos bolsos, bolsos e tachos.

        O resto é desculpas bonitas como as crianças fazem quando fazem asneiras.

        • 36.71Hz says:

          Então o aquecimento global é tudo teorias da conspiração?

          • Anung says:

            Não, mas ninguém quer saber disso, apenas querem “resolver” tudo com impostos.
            Adaptem-se, é assim há milhares de anos e cada vez somos mais.

        • 36.71Hz says:

          e a escassez de recursos também é tudo fake news?

          • Anung says:

            Não, mas ninguém quer saber. È fácil poupar recursos, e não é com impostos.

            Ninguém faz nada em relação, nem mesmo tu.

            Recursos, alterações climáticas, etc… são temas de gente que vive relaxafa demais.

            Eu estou-me lixando para isso e tenho-me safado bem. Quem gosta que coma.

            Se não há bacalhau comam carapau. FIM

          • Anung says:

            Parecem os chatos das touradas a que ninguém liga verdadeiramente.

            Eu não gosto de touradas, nunca as vi. Fim. De resto estou-me lixando, gosto de bastante de uma bela costeleta.
            Já as doenças preocupam-me, por isso faço contrubuições regulares para instituições contra o cancro.

          • Realista says:

            Alguns até ficaram relaxados demais, uns palmos abaixo da terra, devido ao chumbo no combustível nos anos 80…

          • Anung says:

            Tu também para lá vais, é só esperares, o cancro e AVC aguardam.
            Pena as crianças das minas não terem de esperar muito.

          • Realista says:

            Uns mais cedo…

          • Mário says:

            @Realista, e os campos eletromagnéticos, não provocam doenças nem nada… até porque carregar um carro a 800V 300Kw nem tem grande amperagem.

          • Realista says:

            A minha rede elétrica de casa é de 230v… e a tua também, e a do teu vizinho.

      • Mário says:

        Claro que é tudo farsa para receber mais impostos… ou achas que os nossos e todos os governantes acordam a pensar no ambiente? Acordam é a pensar na carteira deles…
        Estou mm a imaginar o Costa ou o Montenegro… ah vou subir o imposto para termos melhor ambiente… sim sim.

  8. Anung says:

    Resultado do nosso panorama político onde na oposição (tirando a IL) temos 5 partidos comunistas.
    Ainda há quem chame ao Chega de extrema-direita…quando a única coisa de jeito que têm é falarem do problema da imigração descontrolada e chamarem os bandidos/parasitas pelo nome.

  9. Joma says:

    Comprem elétricos de Luxo. Não pagam impostos nenhum e não há mais stress com os combustíveis!

    • Rui says:

      Foi o que eu fiz não comprei foi de luxo comprei um básico para o dia a dia foi uma maravilha antes gastava 150 em gasolina agora gasto 30 em electricidade a carregar em casa claro foi a melhor coisa que fiz

      • Realista says:

        x2

        E para além das poupanças é muito mais fácil viver com um carro elétrico porque não é preciso perder tempo a abastecer, perder dias no mecânico, esperar que o turbo arrefeça, regenerar o filtro de partículas, esperar que o carro aqueça nos dias frios… etc etc.

        Melhor coisa que fiz.

        • Mário says:

          Mas tem que esperar quase 24 horas que o Tesla carregue a 3 kW em casa.
          Perde dias a carregar…
          O carro elétrico não tem manutenção? Muito me diz…
          Chega a casa com 20 % e tem que fazer uma viagem de urgência numa distância de 60km e o tempo é inimigo, o que faz?

          • Jorge says:

            Vou a pé!

          • Rui says:

            Perco dias ? ahah O tempo que perco são 10 segundos quando chego e 10 segundos quando saiu, tenho de fazer uma viagem de 60km provavelmente vai dar na mesma que eu ando sempre com margem se não der pego no velhote a GPL que de vez em quando também precisa de dar umas voltas.
            A manutenção é mínima não há filtros e filtrinhos não há mudanças de óleo a coisa mais maluca que fiz foi carregar o ac pastilhas ainda nem mudei que o carro praticamente nem usa os travões que também tem as suas desvantagens claro, estão sempre frios se tens de os usar de repente parece que estás a travar em cima de gelo

          • Realista says:

            Se tiveres uma urgência chama-se a ambulância. Mas 20% numa bateria de um carro com 300km de autonomia de um carro citadino é precisamente 60km. Repara, de um citadino!

            E em carros modernos com mais autonomia, os 20% começa a dar para fazeres o trajeto varias vezes. É ridículo esse argumento, aliás a 3.7kWh (16A) de numa tomada normal, durante 10 horas carregas (20:00 às 6:00) 35kWh. Sabes para quanto te dá 35kWh? Só não te serve caso faças mais de 200km por dia.

            Esses argumentos já começam a ser ridículos.

            E já agora que manutenção achas que um EV tem? Vai lá todos os anos ou de 30.000km para mudar o óleo? E se tiveres uma emergência enquanto o teu carro está parado na revisão? Como fazes?

          • Mário says:

            @Realista… se o meu carro tiver na revisão, a oficina empresta-me um para eu andar a custo zero.
            Não mudes o oleo dos travões do elétrico não…. depois diz-lhe que sim.

          • Realista says:

            Vou procurar oficinas que tenham rent-a-car!

            Hahahaha

          • Yamahia says:

            “Se tiveres uma urgência chama-se a ambulância. ”
            Qué delas?

          • Realista says:

            É mais fácil encontrar um mecânico com carros de cortesia do que ambulâncias…

            The More You Know.

          • Anung says:

            @Realista Faz o mesmo que fazes com um EV na revisão.

  10. Yamahia says:

    Eu nunca vi apoio nenhum. Cada vez que vou abastecer sinto que me roubam um presunto e me oferecem uma pequena fatia para comer uma bucha.

  11. Helio says:

    o governo “dá”
    “apoios”

  12. says:

    Isto já se sabia. A medida foi sempre temporária. Como aliás o foram muitas outras como o IVA zero e por aí fora. E tendo em conta que o mesmo partido que as tomou como temporárias tem vindo a “forçar” a aprovação de medidas com impacto orçamental (mas que não foi capaz de o fazer quando estava no governo) vamos a ver o dinheiro que irá sobrar (ou não) para outras coisas. Há coisas que não deixam de ser curiosas. Aposto que vão ser os primeiros a criticar. Também podiam criticar o governo onde estiveram que nunca baixou as portagens das SCUT, resolveu o caos do SNS entre tanta, tanta coisa. E continuavam a insistir que a culpa era da troika, mesmo ao fim de 10 anos. Agora que já são outros à frente do país, já dizem que este governo não acerta uma, mesmo só estando lá nem meio ano tem. Infelizmente, há é falta de Solanum lycopersicum nos nossos politicos.

  13. mike says:

    E eu a pensar que iam FINALMENTE acabar com os subsídios às petrolíferas… Andamos cá a descontar para dar subsídios às petrolíferas. Depois é notícias de centenas de milhões de lucros…

    Segundo o IMF: “Globally, fossil fuel subsidies were $7 trillion or 7.1 percent of GDP in 2022”

    Em Portugal é ‘só’ 1,3 mil milhões de euros… Dá para muita coisa.

    • Mário says:

      Se calhar é melhor pagar mais pela alimentação, porque os alimentos chegam… De camião a gasóleo.

      • mike says:

        *Talvez* esses alimentos devessem ser entregues de… Camião elétrico… ou de… Comboio… ou de barco a hidrogénio… ou de outra coisa qualquer que não fosse subsidiado.

        *Talvez* os alimentos até passassem a ser mais baratos se as empresas (quer na produção, quer no transporte) gastassem menos nas suas operações.

        E *talvez* só vão mudar alguma coisa se forem forem forçadas indiretamente.

        • Anung says:

          Faz jejum intermitente, assim poupas na comida.

        • Mário says:

          Então e se um camião a gasóleo custar 100 000€ (suposição) e um elétrico custar 250 000€ ? Será que vale a pena?
          Imagina um camião elétrico dos ctt sair do Porto com correspondencia para Lisboa e ter que parar para carregar? Ah o pessoal espera pela correspondência é isso…
          Tal como um trator, passa nos campos do mondego e vê a extensões que t~em que percorrer… será que vamos ver os agricultores com geradores a gasóleo a carregar os tratores no meio do campo?

          • mike says:

            São todas questões válidas. Concordo com elas. Mas quem faz gestão de frotas sabe bem fazer todos esses cálculos.
            Desde esses cálculos superficiais, a tempo médio de vida do veículo, tempos de viagem das operações diárias, tempos obrigatórios de paragem, tempos parados para manutenções, tudo e mais alguma coisa.

            Se retirares TODAS as benesses que as empresas têm nos combustíveis, quer diretas e indiretas, esse valor diferencial na aquisição é quase irrisório.

            E não estou a falar só de empresas produtoras e de transportes de alimentos. Há empresas privadas de vários setores (a maior parte nem são essenciais) que têm estas benesses que andamos todos a pagar indiretamente.

            Talvez se deixássemos de andar a desperdiçar dinheiro aqui e acolá, era possível (eventualmente) baixar impostos diretos e o país andava para a frente. Digo eu.

          • Realista says:

            Um camião a gasóleo custa €100.000 mas dois cavalos numa carroça custa €20.000, no entanto não vês muitas empresas a usarem o cavalo para fazer entregas como antigamente, porque o camião não é só um cavalo mais rápido da mesma maneira que um carro elétrico não é só um carro mais eficiente.

            Para além disso a tendência a que temos assistir é cada vez mais a diminuição de custos entre as duas vertentes – com os preços das baterias a caírem cada vez mais (desceram 90% nos últimos 10 anos) e ganharam ainda mais densidade.

            Relativamente ao transporte dos CTT Porto-Lisboa não é assim que funciona. Normalmente as empresas possuem centros de logística nas capitais de distrito e existem rotas fixas e pré-determinadas onde sai um camião do Hub de Lisboa em direção ao do Porto e vice-versa. A correspondência no Hub do Porto é depois distribuído para secções dentro do concelho (Porto, Maia, Gaia, Matosinhos, Parades, Trofa, etc ) e depois distribuído pelas freguesias.

            Não é um tipo de Lisboa que pega no seu carro e vai entregar uma carta numa rua qualquer do Porto. Aliás se eu for agora à DHL e pedir pedir para entregar uma Bill of Landing amanhã em Xangai não vai um estafeta na sua mota entregar lá diretamente. Não é assim que funciona. 🙂

          • Mário says:

            @Realista, um camião a gasóleo de uma conhecida transportadora de combustíveis, só é rentável se andar 18 horas por dia e demora 15 minutos a abastecer… e um elétrico?

          • Yamahia says:

            O elektro é bom para distribuir pringles. Não pesam muito e as entregas são nas redondezas.

  14. PJA says:

    O governo não dá apoios aos combustíveis, recebe é menos imposto com o objectivo de ajudar a economia. Se voltar aos valores antigos como é óbvio vai-se refletir na vida das pessoas, simples.

  15. Joao Ptt says:

    Completamente favorável a acabarem com os apoios, e como o combustível é um bem essencial, a ponto de quando existem greves dos camiões de transporte de combustível meterem a GNR a distribuir, sugiro que acabem com todos os impostos menos talvez com o imposto sobre combustíveis e colocarem o mesmo a 6%.

    Assim acabam com o apoio, ao mesmo tempo que colocam o imposto do Estado a um nível razoável para a importância desse produto.

  16. Lu Motors says:

    É caso para dizer que as pessoas vão começar a ir a Espanha, mas o mal não acaba aí. Elas não vão lá, só para atestar o veículo, não! Vão aproveitar para fazer compras; viajar; etc…ou seja, deixar lá o dinheiro. O comércio cá vai sofrer mais do que já sofre.

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