França vai dar 4 mil euros a cada cidadão que troque o seu carro por uma bicicleta elétrica
A eletrificação dos transportes tem ganho diferentes facetas em vários países, com muitos casos de sucesso ao longo dos últimos anos. Ainda não existe uma fórmula de sucesso, mas França parece agora apostar numa nova vertente.
Este país vai apostar nas bicicletas elétricas e vai premiar os cidadãos que decidam por este transporte. Tem 4 mil euros para dar a quem decidir trocar o seu carro por esta alternativa, acelerando o processo de mudança que será necessário.
Este pode não parecer um negócio real, mas a verdade é que o governo francês parece apostado em acelerar o processo de eletrificação dos transportes no país. Tem um incentivo especial para dar aos cidadãos que decidam dar esse passo e optem por alternativas mais limpas e ecológicas.
Do que foi revelado pelo governo francês, o país vai dar 4 mil euros a cada cidadão que decida abandonar o seu carro e opte por uma bicicleta elétrica. Esta medida não se limita a uma pessoa por família, mas poderá ser aproveitado por qualquer um dos elementos de um agregado.
Este é, na verdade, o valor máximo deste incentivo, que será atribuído a famílias de rendimentos mais baixos e que morem em zonas urbanas de baixa emissão. Os restantes cidadãos têm acesso a estes incentivos, mas em valores mais reduzidos.
Curiosamente, os apoios não se limitam apenas às bicicletas elétricas e podem ser gastos noutras propostas mais tradicionais. Assim, na verdade, qualquer bicicleta que não tenha presente um motor de combustão auxiliar pode ser adquirida com estas verbas de França.
Este subsídio foi introduzido pela primeira vez no ano passado em França e foi recentemente aumentado após as autoridades perceberem o que eram necessárias mais medidas para aumentar os números de veículos elétricos no país. O governo francês quer que 9% do país mude para bicicletas até 2024, em comparação com os 3% atuais.
O governo de Emmanuel Macron também disse que investiria 250 milhões de euros para tornar a cidade de Paris totalmente acessível por bicicletas. E a presidente da câmara da cidade, Anne Hidalgo, ganhou a reeleição no ano passado com a promessa de adicionar mais 130 quilómetros de ciclovias seguras nos próximos cinco anos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Times
não consigo deixar de questionar estas medidas… isto traz quase sempre água no bico.
a maior parte das pessoas não “dá” nada a ninguém; muito menos os estados!
Não compares o governo francês com o português. Pelo que sei o índice de corrupção em França é muito menos que o índice de corrupção em Portugal.
Descobriu alguma mina de ouro ou diamantes? O Governo, mesmo o francês, não dá nada. Simplesmente transfere de um lado para o outro. Para ficar bem na fotografia, vai cravar a uma, não interessa agora a quem, para dar a outros, neste caso depreendo que ao cidadão comum .
Em cidades grandes como Paris, só tem carro quem é doido.
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Ou quem não gosta de transportes, vivi em Paris 6 meses e andava sempre de taxi, não tinha carro porque não justificava o valor.
Trocar carro por bicicleta? Só quem for mesmo muito burro.
Realmente o pessoal dos países do centro da Europa é tudo uma cambada de burros…
o ZÉ Tuga é que tem razão, não compra uma bicicleta, mas tem um carro para o trabalho, um carro para o sábado e outro para o domingo, só para mostrar a fachada…
Isso é conversa de invejoso. Eu nunca iria vender um carro para o estado dar-me 4mil euros para comprar uma bicicleta
Depende, quem vive em grandes cidades e faz vida cosmopolita, prefere transportes publicos e uber para se deslocar ao fim-de-semana e alugar quando saem da cidade.
E depois nas férias como levam as malas? E nos dias de fortes chuvas? E nos dias de fortes calores? 🙂
Nas férias e com o dinheiro que poupaste em gasolina podes alugar um carro. Nos dias de chuva e ou chuva forte, usam as mesmas proteções que usam o pessoal que anda de mota. Nos dias de calor aguentam o calor como agentam todas as pessoas que nesses dias nao se encontram dentro de carros. 🙂
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Deves ser jovem e viver sozinho. Caso contrário não terias esses argumentos. Se haverão situações muito particulares e quase isoladas que a bicicleta resolve, já a esmagadora maioria, não. Numa saída de carro posso levar um dos filhos á escola, de seguida ir fazer um trabalho ( sou profissional liberal), no regresso passo pelo supermercado, aproveitando a deslocação, e resolver mais uns assuntos domésticos. De bicicleta, nem nada do que disse.
Portanto para a maioria das pessoas dá.
Por cá é tudo muito rico, todos levam as crianças à escola, em paises pobres como França, são recolhidos por carrinhas das escolas,
Vem para cidades a 100km de Lisboa, em que parte dos alunos vivem em aldeias e têm um autocarro de manhã e outro á tarde, e logo dizes se a bicicleta é solução.
Os que são de fora, os da cidade não.
Mas quem disse que era para todos, nem sequer o incentivo abrange toda a gente.
Mas, essas pessoas fora das cidades são menos cidadãs que as residentes nas cidades, pequenas ou grandes?
Quem disse isso ?
Eu uso muito mais a minha bicicleta do que o carro, não para lazer, mas para o dia a dia. Tenho 51 anos, 4 filhos e moro no centro de Lisboa.
Venho a abdicar progressivamente do carro, pois simplesmente não há maneira de circular e estacionar o carro em Lisboa e porque a bicicleta me traz uma paz, liberdade e exercício físico muito naturais.
Tenho vindo também a notar um crescente civismo por parte d@s condutor@s, o que é – a meu ver – um motivo de orgulho para tod@s @s cidad@s.
Penso que estas medidas são fundamentais para as exigências produtivas de quem vive na cidade e com claros benefícios ecológicos, com vista a uma sustentabilidade possivel.
A escolha pelo automóvel simplesmente já não é possível. As cidades não têm capacidade de albergar o funcionamento automóvel de tod@ @s cidad@s ativ@s e esta opção sim, tende a ser cada vez mais pontual.
A mudança parece difícil, mas já está a acontecer e é inevitável. É tão inevitável, que continuamos aqui nestes comentários a centrar-nos no tema bicicleta, quando as opções de mobilidade alternativa são hoje em dia tão diversificadas.
É pena não ter mudado do carro para transportes públicos e mudou de um transporte individual para outro transporte individual. Tem vindo a notar cada vez um maior civismo dos condutores. É uma pena não podermos dizer o mesmo dos ciclistas.
Agora adiciona isso e levar garotos às escolas e afins, é a tua tralha e a deles..
Não me entendas mal, eu concordo com esta medida a 100% quem dera que cá fosse assim (so que houvessem ciclovias proprias como é na Alemanha já estava bem)
Mas é preciso avaliar isto
Em França também levam os miúdos para a escola ?
Só em algumas localidades, e só se a residência do aluno não tiver transportes públicos acessíveis (perto).
Pois, por cá é tudo rico, nem nessa condição.
um carro dá jeito para a maior parte das famílias. Contudo a maior parte tem mais de um carro.. A maior parte das famílias poderia ter apenas um carro e utilizar depois outros métodos de transporte como transportes públicos, bicicletas elétricas, TVDE, etc.
Isto na tuga era o pessoal a por carros velhos em nome dos filhos para depois venderem e comprarem um Mercedes ou BMW para eles com o valor dos subsídios.
Hahaha boa piada. Só que não.
Isso é um jogo de Yo-yo comercial, criando toneladas de lixo para mudar o mercado e acentuar o consumo.
Eu já tenho 2 bicicletas enferrujada, uma outra foi para o lixo uma quarta foi dada, tenho também uma elétrica que pouco uso pois roubaram a bateria, uma trotinete elétrica que comprei nova com uma câmara de ar furada que arranjei eu mesmo para ver a dificuldade de todo o processo de reparação.
Viajamos ao sol, à chuva e de forma frágil (convém usar óculos contra mosquitos)
Quando saímos de casa não sabemos onde deixar a bicicleta para ir a uma loja, a um café, ou tratar um assunto nas finanças.
A bicicleta é um objecto de lazer, em países pobres também é um objeto útil pois ninguém rala com as bicicletas espalhadas na rua, ninguém rala com 3 indivíduos na mesma bicicleta ou aquele que transporta um frigorífico na cabeça em cima de uma bicicleta.
Onde há limitações há interesses, no mundo moderno de consumo o grande interesse é criar grandes mudanças para motivar o consumo.
Os preços das bicicletas têm preços absurdamente caros, mas como se véhicula uma moda acentuada de uma obrigação os aproveitadores financeiros.. Aproveitam. São ele que mais ganham no negócio e todos esses subsídios caiem direntinho no bolso deles diretamente ou indirectamente.
Tenham juízo e vejam o que fazem com o que é vosso, quando der e puder usarei carro elétrico. Quando der e puder usarei bicicleta é quando der e puder viajarei em véhiculo voador.
Só mais uma coisa à intenção desses governos pseudo-ecológicos. A câmara de Cascais fornece transporte gratuito para os seus residentes, trabalhadores e estudantes do concelho = carro en casa e bicicleta na loja.
Opinião bastante ponderada. Parabéns. Também concordo que estes incentivos só servem para criar mais lixo e fomentar de forma artificial uma nova economia. Lbrem se que os carros velhos têm que ir para algum lado. Não desaparecem na natureza de forma “ecologica’….
Bom texto mas a Camara de Cascais não oferece transporte gratuito. Os Contribuintes pagam.
Tal e qual nas áreas metropolitanas. Para que esses passageiros possam usufruir de passes sociais socialistas, a restante população do país, nomeadamente as regiões não servidas por transportes públicos com elevada frequência, contribuem para essas mordomias. Na cidade onde resido, tos transporte urbano, 4 linhas, de segunda a sábado até às 13h. A frequência nas melhores horas é de 30 em 30min. Nas piores, de hora em hora. E os títulos não são subsidiados, tanto quanto sei. Aliás, o sistema tem alguma contribuição da câmara municipal, mas só.
E quem não souber andar de bicicleta?
aprende…
A estragar as bicicletas e sujeito a partir uma perna
Esperem la eu mesmo vou andar de bicicleta forçar me feito cão em subidas consideráveis enquanto tenho um carro que me leva a qualquer lado
E está aqui um vídeo muito breve, com o Primeiro Ministro de um dos países mais desenvolvidos do mundo apanhado por acidente a caminho do trabalho, em cima da sua bicicleta
https://youtube.com/shorts/u4haKovQX6c?feature=share
Mais palavras para quê?
Não digas isso porque vão dizer que é tudo populismo.
Concordo que a bicicleta não será viável em todos os contextos nem para todas as pessoas mas acredito que num futuro próximo, em quase todas as maiores cidades europeias, haverá cada vez mais ciclovias e menos trânsito automóvel. Isso à custa de um maior consumo de bicicletas (eléctricas ou não) e trotinetes, e ainda, de uma melhor rede de transportes públicos e TVDE.
Essa mentalidade já está bem implementada nos países do centro e do norte da Europa e por cá também acontecerá…
Essa cidade é quase igual a Lisboa. Igualmente plana como a nossa capital.
Sinto-me triste a ler os comentários que aqui foram feitos. Mas vocês vivem em que mundo?
Onde eu vivo existe um problema ambiental enorme e os governos finalmente começaram a ser forçados a compreender que é preciso mudanças enormes na forma com vivemos. A meu ver, essas mudanças têm obviamente que passar pelo nosso quotidiano, com alterações na forma como nos transportamos, como nos alimentamos, como consumimos bens matérias, etc. etc.
É certo que a responsabilidade não estará toda no dia a dia do cidadão comum e que haverá muita coisa a fazer em negociações governamentais e no sector privado. No entanto, não vejo como é que algo deste género poderá ser mau.
Pela noticia que li, o governo Francês não está a obrigar ninguém a participar no programa, sendo este apenas um incentivos a fazer a troca. Até porque se tens um bom carro, provavelmente mesmo querendo passar totalmente para um uso de bicicleta, mas te vale vender e comprar com esse dinheiro, uma bicicleta elétrica e ainda sobra.
Como experiencia pessoal, posso-vos dizer que eu há já alguns anos que vou diariamente trabalhar de bicicleta e acho que primeiro estranha-se e depois entranha-se. No inicio tinha vários problemas, desde furos semana sim, semana sim, problemas onde e como deixar a bicicleta, etc. Hoje em dia, a experiência, reduziu esse tipo de problemas em mais de 90%.
Resumindo, só tenho inveja do nosso governo não fazer o mesmo e invista mais em iniciativas como esta de micro mobilidade sustentável.
“sustentável”
Vai se ver daqui a 30 ou 40 anos.
Mas uma pessoa que troca de carro de 5 em 5 anos é ecológico. É “green” como gostam de lhe chamar.
Posso ir ao McDrive de ginga?
Estas medidas são diretamente para habitantes de grandes cidades. Ninguêm da provincia deixa o carro, nem sequer uber tem.
E se andarem a pé dão 100.000€.
Isto cá na Tugalandia ia ser giro.
Era tudo a irr às sucatas comprar chassos velhos por 500 euros e depois dizer ao estado, olhe façabor, são 4000 euros para o je
Obrigado e até para a semana que vem, à mesma hora…
Fico a aguardar que o Macron dê o exemplo e ande de bicicleta.
Ai espera , gente fina é outra coisa
só mesmo quem não sabe nada é que faz comentários como os que aqui aparecem. portugal não é lisboa, onde são consumidos recursos infinitos. a maior parte da população ptecisa mesmo de carro proprio.
E França não é só Paris, mas quem disse que tem de ser para todo o país ? É um incentivo para os que podem e querem.
Eu moro na aldeia é grande parte das deslocações sao feitas de bicicleta.
Óbvio que aqui não posso simplesmente abdicar do carro, se vivesse numa cidade com transportes, não tinha carro, se precisasse para férias alugava.
Os que podem, e querem, não precisam de incentivo. Pagam do bolso deles. Já os que querem, precisam, mas não podem por insuficiência económica, esses sim , precisam do incentivo, leia-se subsídio.
Incentivo é diferente de subsídio, como a palavra indica, serve para incentivar a mudança , se fosse subsídio pagavam apenas a bicicleta, a grande maioria delas não custa 4 mil euros.
Até se pode chamar de assobio. Não deixa de ser o que é.
É um incentivo, e não um subsídio. É que nem um se enquadra no outro.
O retrocesso da inteligência natural é evidente na classe politica actual.
Ou não, isto sim é ser inteligente.
Esteve disponível um subsidio semelhante em Portugal, o apoio era semelhante na aquisição de bicicletas elétricas. Não foi publicitado, mas vi um artigo sobre o assunto.
Falamos também aqui desses apoios
https://pplware.sapo.pt/motores/ha-mais-incentivos-para-compra-de-bicicletas-saiba-o-que-mudou/
https://pplware.sapo.pt/motores/portugal-estado-vai-dar-ate-250e-para-compra-de-bicicleta-eletrica/
Esqueceram-se de pôr em conjunto nesta noticia que França vai matricular as bicicletas todas, coisas que já foi aqui anunciado .. Vou adorar
o mais engraçado é que de forma natural sem tendências opinativas minhas, há pessoas que só podem andar de carro, dada a sua mobilidade!
Em Tóquio só tem carro quem tiver garagem e quem quiser andar tem de nadar em Keycars durante o dia e à noite a história muda;
Tudo pela mesma tabela nunca deu resultado e opções nunca interessa pô-las, como é costume e em Portugal os tipos das trotinetes até foram apanhados no meio da ponte sobre o Tejo pela polícia e os carros todos parados por causa deles;
Abusos dum lado, abusos do outro..
Abusos à lei não tem nada a ver com a questão, também andam por aí muito de carro, sem carta e sem seguro, e não deviam andar.
Já agora, pode deixar aí a notícia que em França vão matricular as bicicletas ?
a matrícula das bicicletad devia ser obrigatória, bem como o seguro. estou à vontade para falar, porque ando de bicicleta, é o meu hobby, e os pequenos acidentes podem acontecer e nem todos são conscientes e sérios. daí até ser meio de transporte vai uma grande distância, eu por exemplo trabalho a 50 kms de casa e não há qualquer transporte. a solução para a mobilidade passa pelo automóvel, pequeno, económico, e feito de forma reciclada. a bicicleta como transporte, tem de ter três rodas, para circular em segurança no inverno.
Ó PJ: Claro que a matricula da bicicleta deveria ser obrigatória, assim como o imposto de circulação e já agora as carroças e carros de bois terem matriculas e todos pagarem imposto de circulação e todos os que usam isqueiro terem de ter licença para o usarem e as pessoas terem de pagar o imposto para andarem na rua tal como se pagava no tempo de Salazar, mas no tempo de Salazar as licenças eram umas ninharias, tal como o era as contribuições prediais e a maior parte dos prédios estavam isentos, só os de luxo ou de um alto valor é que pagavam, mas hoje, hoje é tudo ao contrário – os pequenos pagam e os grandes que até podem ter torneiras de ouro, pagam uma mer++ ou nada. Já agora, escreva lá ao importante dono da França, se ele passa a andar de bicicleta com a segurança atrás dele e de bicicleta e se já tem chapéus de chuva especiais para quando chove etc.. Talvez este artista tenha cota em alguma fábrica de bicicletas! Sabe que estas coisas são sempre lançadas por grandes interesses económicos, porque ninguém vai ao mato sem corda. Olhe meu caro: Estes tipos lutam para ocupar estes cargos, não é para beneficiar o povo, o povo é considerado um animal abaixo de cão. Olhe, ainda agora morreu um presidente de um país tão rico e onde a miséria é tanta e na televisão vi a casita… onde ele vivia ( ! ), uma provocação, humilhação ao povo que o rodeava a viver em tanta miséria. Vi por aqui, ontem, uma foto de alguns ministros deste país onde noticiava a fortuna deles ! Escandaloso ! É caso para perguntar: Onde arranjaram tanto e em tão pouco tempo mesmo com os ordenados escandalosos que têm!!!! Olhe paro por aqui, porque creio que este meu reparo vai ser apagado, mas pelo menos disse aqui algo que me indigna.
estamos a confundir alhos com bogalhos…
Para 50 kms há veículos bem melhores que um carro.
O consumo médio de um carro elétrico para percorrer 100km é de 16kw,esses mesmos 16kw dão para suportar uma habitação por 31dias….
Agora escolham o que preferem…
Ter electricidade em casa ou ir de bicicleta ou carro elétrico atrás de falsas corruptas e destrutivas evoluções…
Que de verde só o nome..assim foi em 1950 quando chamaram de revolução verde há introdução de químicos na agricultura…e todos de uma maneira ou de outra estamos e vamos pagar por isso…
Ena, so paga 2 euros de electricidade por mês ?
Sim, apesar de serem melhores que os diesel verdes e azuis.
A malta vai começar a trocar os corsas por 4mil euros e uma bicicleta. Depois compram outro corsa. E ainda ganham guito.
E depois vem um camião a emitir 500g/km trazer-me a casa as compras do supermercado que entretanto tive que comprar online por não ter carro para as ir buscar!
Entao mas afinal tem um carro ou um camião para ir ao supermercado ?
@RC se aderisse ao plano de trocar o carro pela bicicleta como iria fazer as compras quizenais no supermercado?
Claro que tinha que contratar serviços para entrega em casa, certo?
Normalmente, pelo que observo, essas entregas sao feitas com um camião
Da mesma forma que fazia quando nao tinha carro, ou de bicicleta ou no mercado tradicional que foi morto à conta dos super que vendem caro.
Exacto mas de momento não me estou a ver a ir ás compras de bicicleta. Mesmo que esta seja electrica.(opção que condeno. As bici’s fizeram-se para dar ao pedal)
Simples, leve um atrelado.
Para pessoas complicadas, há soluções simples. Ehehehe