Ford Mustang: bomba rebelde faz 60 anos, mas o futuro é… elétrico
É um dos carros mais icónicos da história automóvel. O Ford Mustang nasceu há precisamente 60 anos e tornou-se um símbolo de liberdade e rebeldia na estrada. Mas como a evolução não perdoa, o futuro também passa pela eletrificação.
O Ford Mustang é, sem dúvida, um dos automóveis mais icónicos da história do setor automóvel. Desde o seu lançamento em 1964, o Mustang não só marcou a cultura automóvel dos Estados Unidos, como também conquistou uma legião de fãs em todo o mundo.
Com o seu design desportivo, preço acessível e performance impressionante, o Mustang tornou-se rapidamente num símbolo de liberdade e poder, perpetuando-se como um clássico intemporal ao longo das décadas.
A história do Ford Mustang começa nos anos 60, quando a Ford reconheceu a necessidade de um novo tipo de veículo para atrair um público mais jovem. O mercado automóvel norte-americano estava a mudar, e os consumidores queriam algo mais compacto e desportivo, mas ainda acessível.
Lee Iacocca, então vice-presidente da Ford, foi a força por trás do conceito original do Mustang. A ideia era criar um carro desportivo, de dois lugares, mas que tivesse espaço suficiente para quatro ocupantes, fosse acessível e personalizável com várias opções de motorização.
O protótipo foi apresentado ao público a 17 de abril de 1964, durante a Feira Mundial de Nova Iorque. O impacto foi imediato e estrondoso, com o Mustang a causar uma verdadeira sensação.
No primeiro dia de vendas, mais de 22.000 unidades foram encomendadas. Em menos de dois anos, mais de um milhão de Mustangs foram vendidos, provando que a Ford tinha atingido um ponto crucial na evolução dos automóveis.
O nascimento do "Pony Car"
O Ford Mustang foi pioneiro no que se veio a chamar de "Pony Car", um segmento de veículos compactos e desportivos que combinavam estilo e desempenho com um preço acessível. O nome "Pony Car" foi derivado diretamente do emblema do Mustang, o cavalo em movimento que se tornou o símbolo da marca.
Com um longo capô, uma parte traseira curta e uma aparência musculada, o Mustang definiu o padrão para este tipo de veículos, inspirando concorrentes como o Chevrolet Camaro, o Dodge Challenger e o Pontiac Firebird.
O primeiro Mustang tinha opções de motores que iam desde um modesto motor de seis cilindros em linha até a um potente motor V8 de 4,7 litros. Esta variedade de opções permitiu que o Mustang atraísse tanto os consumidores que procuravam um carro para o dia-a-dia, como aqueles que queriam um desempenho superior a um preço competitivo.
Evolução de um rebelde
Ao longo dos anos, o Mustang passou por várias gerações, cada uma com mudanças significativas, tanto no design quanto na mecânica. Durante os anos 70, com a crise do petróleo, a Ford foi forçada a criar versões mais eficientes em termos de consumo de combustível, resultando no Mustang II.
No entanto, esta versão mais pequena e menos potente foi amplamente criticada por fãs e especialistas, que sentiram que o Mustang tinha perdido o seu caráter original.
Nos anos 80 e 90, o Mustang voltou a focar-se no desempenho, com a Ford a introduzir motores mais potentes e a desenvolver versões especiais, como o Mustang GT e o Cobra, produzido pela equipa de alta performance da Ford, a SVT (Special Vehicle Team).
Rendido à eletrificação
A partir do ano 2000, a Ford começou a reintroduzir elementos de design retro nas novas gerações do Mustang, inspirando-se nos primeiros modelos dos anos 60. Este "retro-modernismo" foi bem recebido, e o Mustang ganhou nova popularidade, tanto nos EUA como no resto do mundo.
Atualmente, o Mustang continua a evoluir. A mais recente geração, e grande aposta da marca, inclui o Mustang Mach-E, uma versão totalmente elétrica do clássico, que reflete as tendências atuais da indústria automóvel em direção à eletrificação e sustentabilidade.
O Mach-E é um SUV desportivo que mistura o legado do Mustang com a tecnologia do futuro, abrindo um novo capítulo na história deste automóvel lendário.
Conheça as 7 gerações do Ford Mustang:
Ao longo da sua história, o Ford Mustang ganhou um lugar de destaque na cultura popular.
Um dos exemplos mais notáveis é a sua aparição no filme "Bullitt" (1968), onde Steve McQueen conduziu um Mustang GT verde-escuro numa das perseguições de carro mais famosas da história do cinema.
Desde o seu lançamento, tornou-se muito mais do que apenas um carro — é um símbolo de estilo, liberdade e potência. A sua capacidade de se reinventar e de continuar a apelar a diferentes gerações de condutores é uma prova da sua longevidade e sucesso contínuo.
Com a chegada de novas tecnologias e a mudança para veículos elétricos, o Mustang promete continuar a ser um nome relevante na indústria automóvel, mantendo o espírito rebelde e desportivo que o tornou famoso.
Não consigo gostar dos Ford actuais…
O Mustang e o Ranger, especialmente se for o Raptor são o unicos carros interesantes da Ford actual.
Eu tenho um Puma 1.6 (o original, não este novo arraçado de SUV) e continua fiavel e rapido.
Mustang e eletricidade é daquelas coisas que até parece “pecado” falar.
Mas é o que é não é?
Eu já nem pedia muita coisa, mas ao menos que coloquem umas colunas no lugar do escape e com ajuda de AI que simulem o roncar do motor, pelo menos só para não parecer tão estranho a primeira vista.
@JL não me caias em cima 😀
Mas isso já existe. O @JL não terá motivo para te cair em cima porque se calhar ele até terá activo o som de um Ferrari 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=pzILkPGUdr4
Aqui entende-se melhor:
https://www.tiktok.com/@ken.howard1/video/7368680855444720912
Falta uma coisa, um ambientador com o cheiro de gasolina, quem é fá sabe qual o sentimento…
o @JL pode saltar a vontade, está no seu direito, mas é heresia este carro eléctrico….
Pecado é ter um Mustang e ser obrigado a ver o lettring das malas dos outros carros elétricos…
Podem dizer o que quiserem, mas o electrico nao será o futuro. Poderá ser um passo intermedio, mas ser o futuro dos carros nao sera.
Mas ter um icone como este electrico, diria que é um pecado. Este e muitos outros irao deixar saudade pelo que foram e ainda sao.
Dito pelo presidente da Ford: “One thing I can promise…is that we will never make an all-electric Mustang,” he said. “I look at other users of pure-electric power such as Formula E, and even companies like Rimac, and I just don’t think that would be right for Mustang.”
Mustang Mach-EV não faz parte da família Mustang. E considerado um veiculo a parte pelo presidente da Ford.
“While that vehicle carries the Mustang name, Farley apparently does not consider it to be a part of the Mustang muscle car lineup”
https://www.motorauthority.com/news/1143207_ford-ceo-rules-out-electric-mustang-but-says-new-body-styles-possible
“Ford Mustang: bomba rebelde faz 60 anos, mas o futuro é… elétrico ”
O futuro pode ser electrico, mas o propio dono da Ford, Bill Ford disse recentemente
que o Mustang nunca será electrico e terá sempre um V8.
O Mustang Mach-E so aproveita o nome e alguns aspectos do Mustang como marketing mas não faz parte da familia Mustang segundo a propia Ford.
O presidente da Ford muda.
Sim, o presidente muda, mas o dono da Ford é Bill Ford e familia. E ele é que não quer que
o Mustang seja electrico.
A minha infância foi (também) dentro de Fords .. Taunus, Transit, Cortina, Capri, Escort Xr3
Nunca tive a felicidade de andar num desses Mustsang de primeira geração.
Como cada um tem a sua “panca”, no meu caso o meu interesse pela marca morreu no dia em que a Ford começou a (roubar) trazer o design da Aston Martin para os fiestas/mondeos/furgões ….
Escort Xr3?
Escort Xr3i, bela máquina.
V8, SEMPRE!
Já tive a sorte de estar ao lado de um Ford Torino Talladega com um V8 de 7.0 Litros numa esposição. Quando ligaram o motor foi uma coisa do outro mundo. Quem gosta de carros devia ter a oportunidade de esprimentar essa sensação de puro poder.
Isso é muito século passado até a NASCAR vai ter que se adaptar aos novos tempos ou sofrerá o despreso dos jovens futuros adeptos da modalidade.
Seculo passado ou não. não deixa de ser um hino a engenharia automovel. Uma verdadeira obra de arte mecanica
. A NASCAR infelizmente tende a acabar pois os jovens não tem muito intresse no desporto automovel e a NASCAR fez questão de afastar os outros adeptos com os preços dos bilhetes e os playoff. , NASCAR ja dexou de ser um verdadeiro desporto e esta cada vez mais e parecido do o WWE. Regras ridiculas e o sistema de pontuação não faz sentido
Ja viste o publico e as audiencias da NASCAR? A cair em pique. Até ja retiraram bancadas das pistas por não conseguirem vender bilhetes
Substimas o gosto por carros dos putos e tambem da geração de putos que viram os filmes CARS da pixar, foram doutrinados, de resto a NASCAR não precisa de ser hiper popular para sobreviver basta saber adaptar-se e encontrar o seu publico.
É eléctrico é.
O antigo tinha classe os novos parecem brutos em termos de design, talvez nas versões eléctrico fique mais sofisticado e civilizado.
É um carro bonito, e o nome é melhor ainda. Grande escolha.
(que bom entrar e não ver comentários idiotas de comunismo e guerra)
Quando os americanos ainda tinham cultura para design.
Depois vieram os tipos obcecados por números enquanto os progressistas destruíam as escolas de arte.
Não confundam o Mustang Mach E com o Mustang normal, não se iludam o futuro do Mustang não é eléctrico, a Ford já disse que enquanto a legislação americana o permitir o Mustang será um V8!
Seculo passado ou não. não deixa de ser um hino a engenharia automovel. Uma verdadeira obra de arte mecanica
. A NASCAR infelizmente tende a acabar pois os jovens não tem muito intresse no desporto automovel e a NASCAR fez questão de afastar os outros adeptos com os preços dos bilhetes e os playoff. , NASCAR ja dexou de ser um verdadeiro desporto e esta cada vez mais e parecido do o WWE. Regras ridiculas e o sistema de pontuação não faz sentido
Ja viste o publico e as audiencias da NASCAR? A cair em pique. Até ja retiraram bancadas das pistas por não conseguirem vender bilhetes
Boa Pinta. Já agora uns Pontiacs também ficava a matar 🙂
Tirando a estética é um mono. Curvar zero, motor de camião para produzir 4.3l para produzir uns miseros 166HP.. Porsche 911 da época fazia o mesmo com um modesto 2.0l.
Travões nas versões basicas de tambor. etc. É iconico devido ao design e cinema que também contribuiu para o mito. Não deixa de ser um barco que gosta (Como quase todos os carros Americanos) apenas de linhas rectas. A qualidade de construção também não era das melhores.