Fisker Pear: Um elétrico com autonomia de 500 km a 28 mil euros
Falamos desta marca em 2019 e em 2020, mais concretamente do SUV, o Fisker Ocean, que promete mais de 700 km de autonomia. Contudo, o trunfo parece estar no Pear. Um elétrico mais simples, com um preço a rondar os 28 mil euros e uma autonomia generosa para o valor a pagar!
É comum as pessoas ainda dizerem que os elétricos são caros, que ainda não são uma solução económica. Contudo, dentro de poucos meses poderemos ver algumas ofertas deste segmento que mudarão completamente essa ideia. Para termos uma base de comparação, o Fisker Pear custará metade do preço de um Tesla Model Y Performance. E a marca diz que estará no mercado dentro de poucos meses!
Fisker Pear: o elétrico recebeu já mais de 5 mil encomendas
A marca californiana referiu que até ao dia 25 de fevereiro de 2023 contava 5600 unidades deste crossover. O carro foi concebido com "um novo conjunto de especificações automobilísticas", sem perder a identidade, mas abaixo dos 30 mil dólares, segundo o CEO da empresa, Henrik Fisker.
O VE terá uma "arquitetura E/E (electrical/electronic architecture) verdadeiramente revolucionária" que usa menos unidades centrais de computador em comparação com os modelos rivais. A Fisker chama ao seu sistema de Blade Computer. Isso, juntamente com uma forma aerodinâmica que já foi testada no túnel de vento, deve permitir um alcance máximo de cerca de 500 km para a versão superior, de acordo com Fisker.
O Pear, que é um acrónimo para Personal Electric Automotive Revolution, terá um comprimento de aproximadamente 4,5 metros, tornando-o menor que o Tesla Model Y em cerca de 25 cm. As reservas (que exigem um depósito de 250 dólares) estão abertas no site.
O Fisker Pear será construído pela gigante da tecnologia Foxconn numa instalação em Ohio anteriormente pertencente à General Motors. A marca ainda não deu grandes especificações sobre a parte técnica do carro. Pouco se sabe, a não ser que poderá vir equipados com um painel solar a cobrir o tejadilho.
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Muito baratinhos, tudo muito giro. Mas pergunto, como é que se carrega um carro numa cidade como Lisboa ou Porto, sem garagem? Será através extensões elétricas pelas janelas?
E é só em cidades como Lisboa e no Porto que não há garagens ?? UI,nem me diga nada. 🙂
Carrega-se em postos de carga rápida ou ultra rápida. Falta só dizer que nesses postos o carregamento sai ao preço da gasolina para a mesma distância.
A prio acabou de baixar €0.2 ao kW para o carregamento ultra rápido no horário fora de vazio…
O que quer dizer que colocar 75kW (+/- 400km) fica-lhe a €39 (iva incluído excluindo custos do posto de carregamento, mas some mais €10 para isso). Onde é que faz 400km com €50?
Com GPL faço 520km com cerca de 45€
Corsa D 2007 45€ 450km.
Em postos de carga, garagens (quando há) supermercados, empresas, estações de serviço.
Olhem,eu vou ser sincero.Se não é agora que tenho condições económicas para ter um carro novo ou usado em boas condições(o meu carro já é de 1998,tem agora 25 anos e dei por ele 500 euros há já um bom tempo),não será daqui para a frente que terei um carro destes,um carro eléctrico.De maneira alguma.Com estes preços ?? Nem morto. 😐
Igual a mim, tenho dois Volvos, um de 1985 por 750€ e um V70 ll de 2000 por 3700€
Faço semanalmente 80km(trabalho-casa vice versa)100+-(quando tenho que fazer um desvio.
Um carro elétrico só comprarei quando arranjar algum com autonomia para aí de 200km(para manter a bateria entre os 20 e 80%) que dê pelo menos 90km/h e não só 45 e no máximo dos máximos, na loucura dou 4000€. visto ser elétrico, não comprarei nada com bateria com mais de 5 anos. Carrego durante o fim de semana em casa, carregamento ULTRA LENTO…tenho mais de 6 carros em casa, para andar…
Na loucura,…… também para fazer 80 kms por semana, até uma bicicleta serve.
Sim! se não tivesse que carregar todo o material que preciso(precisava de um reboque) e um belo par de pernas com muito “binário”, pois é a subir um monte, já descer, todos os santos ajudam…
Qual o problema da bateria ter 5 anos ?
A bici eléctrica transforma os Himalaias na Holanda. O esforço que exige para subir um monte é quase o mesmo que para estar num sofá, até um coxo a pedala. E a conta da energia são 0,75 kwh/100 kms. Uns 15 ou 20 cêntimos. Quanto a tralha, sempre pode levar uma caixa de ferramentas atrás, numa grade.
A Fisker já deu provas, no seu passado recente, da capacidade de aldrabar investidores; uma vez que estes já não caem na esparrela, entrou no mercado de retalho e aldrabam os consumidores.
Desta marca não sai mais nada que pseudo-prototipos.
“Em dificuldades há algum tempo, fabricante automóvel Fisker declara falência”
É uma segurança para mim(para quem compra carro usado) pode-se apanhar dentro da garantia e ainda tem pouco tempo de uso, se for 10 ou mais pode estar nos seus limites de usabilidade, o que acarreta custos, por norma elevado.
Não tem de ser propriamente 5, à garantias superiores…
Também compra um a combustão com mais de 200 mil kms ?
Sim, tenho um opel corsa b com motor Isuzu com mais de 500K de km, comprei com 4xx e tal. E um volvo v70 com 3xxK, sei que são motores que não dão problemas e aguentam muito mais que isto. Tal como sei que as baterias de lítio e seus ciclos de vida…
Por isso, SIM COMPRO!
Os ciclos de vida não contam para a sua vida util, além disso ele regista tanto o uso como a sua capacidade atual, que também pode ser testada em oficinas e centros de assistência, até a dekra já faz esses testes.
Saio agora um estudo que diz que os carros nos últimos 10 anos, apenas 1.5 % tiveram de substituir.
“Os ciclos de vida não contam para a sua vida util” no teu planeta…
“ele regista tanto o uso como a sua capacidade atual,” estás a falar deste modelo? É que eu falo geral, uns sim, outros não…
“que também pode ser testada em oficinas e centros de assistência, até a dekra já faz esses testes.” Novidades? Eu compro só a particulares e muitos não sei se deixam testar…(mas aí também não fazia uma compra cega.
“Saio agora um estudo que diz que os carros nos últimos 10 anos, apenas 1.5 % tiveram de substituir.” Não sei do estudo, mas acredito, porque as baterias destes modelos, já são por módulos e basta substituir os apenas, com defeito, em vez de substituir o pack inteiro. Substituir um pack de baterias saí um carro novo! Mas também, substituir um módulo de cada vez(com o custo do material + mão de obra) ainda saí um “penso” valente!
Nem no meu, nem em lado nenhum, tanto que os fabricantes já não usam essa característica.
Estou a falar de todos, não há nenhum que não registe, tudo acessível com uma simples aplicação no telemóvel e alguns até no ecrã do infotainment.
Não deixam testar, não vendem, simples.
Tem aqui o estudo: https://welectric.pt/2023/03/31/qual-a-percentagem-de-baterias-que-tiveram-que-ser-substituidas-nos-bev/?fbclid=IwAR1Wc3lT6wb6MHcVKDY_ddr7TXh_H1yH1dtK5fb4pN9RQ3Cqscypw-plYh8
As baterias novas custam 1/4 a 1/3 do custo do carro novo, e porque não comprar uma em segunda mão ? eu já comprei.
P.S:
O VOLVO comprei com 301000km +-
P.S ll Prefiro comprar um volvo dos anos 2000 para trás com 500.000km ou mais, que um “0”km com motor térmico hoje em dia, principalmente se for alemão…
Se for um volvo a gasolina ainda tem mais outros 500.000 kms para fazer. Haja dinheiro para pagar o combustível.
Os meus Volvos são todos a gasolina. O 340 a carburador e de injeção o V70, um 5 cilindros o famoso 4T5. A minha prioridade é a segurança, consomem + 13L/100 mas eu antes do o comprar (como fiz com qualquer carro, investigo). Analiso os prós e contras, e siga rusga…