Falta de semicondutores: Autoeuropa obrigada a parar uma semana
Os efeitos da COVID-19 não são apenas ao nível da saúde! Pelo mundo a quebra de produção de componentes é uma realidade e há algumas empresas portuguesas já afetadas. Uma das notícias mais recentes vem da gigante Autoeuropa que vai ter de ser obrigada a parar uma semana.
A suspensão da produção vai acontecer de 22 a 28 de março.
Autoeuropa deixará de produzir 5.700 automóveis
A fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, vai suspender a produção de 22 a 28 de março devido à “escassez de semicondutores”, que se traduz na “perda de 5.700 automóveis”, anunciou hoje a empresa do grupo Volkswagen, revela a Lusa.
De acordo com o comunicado publicado, a AutoEuropa refere que a...
distribuição condicionada de semicondutores na indústria automóvel, que não tinha até ao momento provocado qualquer interrupção na atividade da fábrica de Palmela, obriga agora a cancelar todos os turnos de produção entre os dias 22 e 28 de março
A fábrica de Palmela recorda que o Grupo Volkswagen criou uma `task force´ no último trimestre de 2020, precisamente com o objetivo de minimizar o impacto da escassez global de semicondutores nas suas fábricas.
No comunicado, a Volkswagen Autoeuropa refere ainda que iniciou este ano de 2021 a operar na sua máxima capacidade, tendo apenas ajustado os turnos de produção durante duas semanas em função do anúncio do encerramento dos estabelecimentos de ensino.
A empresa prevê retomar a produção no turno da noite, às 00:00 horas do dia 29 de março.
A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, uma das unidades de produção que a Volkswagen tem em 14 países, é o maior investimento estrangeiro em Portugal, sendo uma fábrica de automóveis multiproduto e multimarca — são aqui produzidos os modelos T-Roc, Sharan e SEAT Alhambra. Esta fábrica de Palmela concluiu o ano de 2018 com 5800 colaboradores e 223 200 unidades produzidas. Em 2019 representou 1,6% do PIB e 75% de toda a produção automóvel em Portugal, chegando às 254 600 unidades.
Este artigo tem mais de um ano
Todos os anos por volta do natal ou na Páscoa, temos sempre a semana da praxe por falta de componentes… o azar é uma coisa com timing impecável…
Estás a dizer que é como o Neymar que se lesiona por volta da semana do Carnaval?
Que informação dramática
Eu realmente pergunto-me porque é que algumas pessoas comentam só para fazer figura de parvas
O café do Tone tb teve de encerrar , mas por falta de fornecimento de cerveja e favaios
Só é pena é o café do Tone não representar 1,4% do PIB.
Algo que se resolvia ou pelo menos minimizava se fosse produzido na Europa chip’s
O que tem a ver onde os chips são produzidos com a falta deles? Isto não é um problema de distribuição mas sim de procura.
As empresas de semi-condutores estão a trabalhar na sua capacidade máxima. O problema é que as empresas do ramo automóvel cancelaram parte das suas quotas de produção por causa da pandemia. Agora voltaram para o fundo da fila porque empresas em outros setores tomaram o seu lugar.
A construção de novas fábricas não é uma solução visto demorar entre 2 a 4 anos para construir e equipar uma fábrica para produzir semi-condutores. Por isso agora a única solução é esperar.
No meu caso só espero que as minhas ações da TSMC valorizem mais um pouco nos próximos meses.