Exame de Código: jovem detido por ter câmara oculta
Os esquemas para se conseguir a carta de condução não são novos. Desde sempre se ouviu falar em "estratégias" ilegais para se obter o título de condução e até há sites online que vendem este tipo de documento. Recentemente um jovem de 23 anos foi detido por fazer exame de código com uma câmara oculta.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez saber que deteve um jovem que tentava fazer o exame de código da estrada com uma câmara oculta. Tudo aconteceu no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
Segundo a GNR...
No âmbito de uma investigação por fraude, os militares da Guarda realizaram diligências que permitiram a identificação do suspeito, que se predispôs a fazer o exame de código, em centro de ensino de condução automóvel, utilizando para o efeito uma câmara oculta e micro auricular, apurando-se que atuava em coautoria com outros suspeitos que lhe transmitiam as respostas do teste, à distância, o que motivou a sua detenção
Exame de Código: material que foi apreendido...
Segundo o comunicado da GNR, foram ainda apreendidos:
- Dois telemóveis;
- Um micro auricular;
- Um router de internet móvel;
- Documentação diversa relativa ao exame de código.
O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de ilícito criminal, foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Porto e Mós.
kééé?
Como é possível haver tanta gente com falta de cérebro para conseguir fazer um simples exame de código da estrada? Fico estupefacto!
Não conseguem entender ( melhor do que memorizar ) as regras e sinais de trânsito, etc ?
É mais complicado engendrar o plano para fazer o exame…
Exactamente.
O mais caricato é que segundo o CM este indivíduo já tinha tentado passar no exame…
Hum …
Os testes têm 30 perguntas de escolha múltipla, com entre 2 a 4 respostas possíveis. Para passar, só se pode ter no máximo 3 respostas erradas.
O que não falta são sites com 30 perguntas, que conferem as respostas e indicam se se passou ou reprovou. O IMTT também disponibiliza testes de condução. Faz lá um teste e vais ver que está cheio de armadilhas e que de fácil nada tem.
Sabes esta: A luz que ilumina a chapa de matricula deve tornar legível os seus dígitos a uma distância de: 20 m; 30 m; 40 m?
Durante a COVID em período de confinamento, repassei a carta de condução, porque a minha aqui em França era estrangeira e por causa do confinamento não poderia trocar por francesa. Não havia agendamentos, e estava tudo parado. Não havia hipótese e necessitava da carta para trabalhar.
Resultado, como não havia impedimento para ir às escolas de condução, e como havia uma escola a 50 metros de casa, optei por tirar outra carta ( agora salvo erro já não se pode ter duas cartas de condução de dois países membros da união europeia) e passei no exame há primeira e na condução á primeira.
Ressalvo que, a primeira vez que tinha ido a exame quando tirei a carta quando tinha 18 anos, foi há quase 30 anos atrás… tenho 47 anos actualmente.
E não tive qualquer aula novamente. Não há obrigatoriedade cá. Até os correios fazem cartas de condução aqui em França.
Paga-se 30 euros ( era esse o custo durante o COVID ) e faz-se o exame no dia em que haja disponibilidade.
https://www.laposte.fr/conseils-pratiques/passer-le-code-de-la-route
Com luz ou sem luz conseguir ver a 30m uma placa na perfeição… tens uma visão em super estado… imagina 40m
E a resposta correta é?
Portaria 851/94, de 22 de Setembro (Regulamenta as características das luzes dos veículos)
13.° O número de matrícula inscrito à retaguarda dos veículos automóveis ou reboques deve ser iluminado por uma luz com as seguintes características:
a) Deve permitir a fácil leitura do número de matrícula a uma distância de, pelo menos, 20 m;
“Ah, mas não perguntam isso …, só perguntam o que vem no Código da Estada”.
Ai é? Como vem no preâmbulo dessa Portaria:
“O n.º 2 do artigo 80.º do Código da Estrada, (…) determina que, por regulamento, se definirão as características das luzes.
É o que se faz por intermédio da presente portaria”.
E por isso o teste pode fazer perguntas sobre as características das luzes, que vêm na Portaria.
O problema é que em – vez de ensinar a conduzir – as escolas de condução passam a maior parte do tempo a treinar os futuros condutores para, tentar, passar no exame de código.
Pois ..e muitas vezes as respostas consideradas certas , estão erradas…..como veio no Expresso há uns anos atrás um aluno que reprovou no exame de código para motas e afinal tinha passado , porque uma das respostas que deu estava certa , mas foi considerada errada ….ele não desistiu e protestou , segundo me lembro demorou até aceitarem que ele tinha razão e passarem-no , mas todos os que tinham passado , mas na realidade tinham chumbado por causa daquela resposta continuaram com a carta. Viva Portugal Republica das Bananas.
Qual é a velocidade máxima permitida a que um veículo pode circular em autoestrada? 😀 (sem especificar tipo, e se a memória não me falha, será 80 km/h do pesado de mercadorias com reboque, mas acredito que haveria gente a deixar passar esta eheh)
Nem consigo sequer perceber como a malta hoje em dia não quer estudar um pouco, vai sempre pela mais facil e depois corre mal…
Mais um que pensava que se safava… É triste estas coisas…
Que grande novidade , bastou-me ver quando fiz o exame de código a quantidade de pessoas que do lado de fora folheavam o código da estrada enquanto falavam ao telemóvel , para perceber a realidade ….
Estes jovens estão cada vez pior. Excesso de TikTok está-lhes a diminuir a capacidade cerebral.
+1
Os chamados de “aceleras”
Carregar no acelerador é fácil…
Não percebo o porquê de utilizar câmara escondida no exame de condução. Ainda se fosse no exame de código faria mais sentido para filmar o exame em vez da estrada enquanto conduz.
Nem tu nem quem escreveu o artigo pois a própria declaração da GNR menciona exame de código.
Enfim…
O exame é de condução e tem duas provas, uma teórica (o exame de código) e uma prática. E no artigo refere que é o exame de código, assim como a citação da GNR refere. Têm é de ler 😉 o
Tenho conhecimento de escolas de construção que fazem estes esquemas para o pessoal passar. Nem imaginam a realidade no norte!
E os chineses cujo tradutor são sempre os mesmos devido à escassez? Ainda ninguém nos centros percebeu que os tradutores é que fazem os exames?
Por cada 1 apanhado, há 20 que não o são. É como as baratas.
Eu continuo sem perceber é a necessidade de levar o hotspoot para a Internet. Todos o q são apanhados levam o belo do hotspot
Tanto trabalho para fazer um exame de Código.