Euro 7 dita o fim dos carros pequenos e baratos… e das caixas de velocidades manuais
O fim dos carros 100% a combustão está em cima da mesa da Europa, com vista a um futuro mais sustentável e a uma redução significativa das emissões de gases poluentes. Mas a indústria automóvel e os consumidores poderão vir a enfrentar dificuldades. Os carros irão ficar mais caros e as soluções acessíveis que hoje conhecemos poderão simplesmente desaparecer. Além disso, poderá ser o fim das caixas de velocidades manuais.
Adeus aos carros baratos
As grandes empresas automóvel da Europa não param de alertar para os problemas que as regras que estão a ser escritas pelo Euro 7 poderão trazer para a indústria e para o consumidor. Atualmente, existe já um grupo de países unido formalmente contra a norma Euro 7, que prevê novos limites de emissões para 2035.
Segundo a ACEA, Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, apenas 10% da frota total de veículos nas estradas europeias cumprirá o Euro 7. Asseguram ainda que o esforço de desenvolvimento não vale a pena pelo impacto na qualidade do ar será marginal.
Além disso, alerta-se para o facto de o panorama geral da frota das marcas vir a mudar completamente. Veículos pequenos, por exemplo, correm o risco de desaparecer. Os "clássicos" Ford Fiesta ou Volkswagen Polo poderão mesmo ter um fim à vista.
Estes carros são já os que têm a margem de lucro mais apertada. O seu público potencial pede preços baixos e eletrificá-los significa um forte aumento de custos, uma redução das receitas económicas e, em última análise, é uma estratégia que colide frontalmente com a de muitos fabricantes europeus: vender menos, mas mais caro. E aqui, a China poderá ter uma palavra a dizer no que respeita à oferta.
Relativamente às mudanças manuais, ainda há poucos dias demos a conhecer os planos da Toyota de colocar uma manete de mudanças falsa nos seus carros elétricos, para atrair os consumidores entusiastas deste elemento dos carros. E quem sabe se não será esta a única forma de no futuro haver uma manete de mudanças nos carros.
Euro 7 ditará o fim dos carros com caixas de velocidades manuais
A transição exigida poderá ditar mesmo o fim das caixas de velocidade manuais. A Volkswagen já veio referir que o seu modelo Volkswagen Golf, sob as regras do Euro 7 vai perder este elemento, sendo que há mesmo planos para que toda a frota de carros venha a prescindir de mudanças manuais. Isto para os carros desportivos mais populares poderá vir a ser um grande problema, face às expectativas dos consumidores.
No caso do atual Volkswagen Golf GTI, os alemães economizam dois gramas de CO2/km por cada veículo com caixa de velocidades automática vendido, ao invés do manual. Com metas tão exigentes, dois gramas podem fazer a diferença de receber multas enormes.
Mas, além disso, há que ter em conta que os híbridos serão uma tendência com homologação Euro 7. O atual Honda Civic Type R, por exemplo, já sabemos que é o último a ter versões de combustão pura e não deverá ser o único a seguir este caminho.
Com o carro elétrico, a caixa de velocidades automática vai continuar a ganhar terreno. É mais eficiente, menos poluente e implica menos esforço técnico dos fabricantes quando os motores elétricos e de combustão têm de trabalhar em conjunto. Atualmente, as mudanças manuais começam a ser visto como algo exclusivo pelo qual se paga (e muito) entre os desportivos mais conceituados.
Este artigo tem mais de um ano
Trotinetes para todos os que não conseguirem comprar um carro, grande potente e elétrico.
Dentro de Lisboa e Porto o homem mais rápido em pista é o da trotinete e da bici eléctrica.
Nop, por acaso é o gajo da mota.
Compra um Citroen AMI
Para que raio vou gastar 10 mil nessa pandeireta, quando posso andar em Lisboa ou Porto de bici eléctrica por menos de mil?
há pessoas que já não têm idade para isso, nem carta, e até podem ter outros tipos de necessidades onde estes veículos se encaixam que nem uma luva.
Haverá, mas é um nicho mínimo.
Boa sorte no Porto de bicicleta de Outubro a Maio…
Ou de Maio a Outubro. Qual é a diferença?
Eu pessoalmente gosto de colocar mudanças, mas, não me choca em nada os carros passarem todos para caixa automática, apenas tenho pena que assim seja.
Choca-me mais acabar com os carros “baratos”, lá vai a classe média e classe baixa perder mais uma “regalia”, ou pior vamos perlongar ainda mais a vida de carros que são pouco amigos do ambiente.
E mais uma vez lá ficam de fora os passeios em barcos cruzeiro e viagens em aviões privados , isto não deve de poluir nada só o carrito do Zé das Iscas é que mata o planeta.
Podem dizer que não fazia assim tanta a diferença acabar com os voos privados e os cruzeiros, ok, mas é o principio, assim até parece que querem mesmo acentuar as diferenças entre classes ainda mais.
O ódio á vida dos outros. O desejo de tornar os outros infelizes.
É o que está por detrás desta falta de empatia?
As outras pessoas não têm vontade, gostos?
Posso dar alternativas igualmente odiosas:
Que tal acabarmos com o futebol internacional e por exemplo clubes só jogam entre eles se a distância não for mais de 100km
Acabarmos com o cinema e com ecrans de mais de 14 polegadas?
Isto para o cientismo em vigor no qual cada tempestade do século X seria considerada hoje Mudança Climatica provocada pelos Humanos o que mostra bem a qualidade da ciência e dos “cientistas”.
E os aviões comerciais, esses poluem e não é pouco. O lobby desses não fala!
Poluem, mas por norma vão cheios, é diferente de ir só com um carcamanho lá dentro , se achas que é igual, e justificável, é contigo, para mim, não é, e estas a falar com alguém que adora viajar
Mesmo cheios são sempre mais de 3,5 litros/100 por passageiro, o que corresponde a mais de 14 litros para um carro com 4 lugares ocupados. É muitíssimo.
A média de ocupação dos carros é de 1.2 pessoas por carro.
Está longe de ser uma regalia, é uma forma de sobrevivência para quem vive longe dos centros urbanos e onde conseguiu habitação para o seu orçamento.
Não concordo com esta medida pois os carros pequenos e baratos são mais essenciais que qualquer veículo elétrico de grande tamanho.
Seria preferível que todos os veículos acima de 60kW (80cv) de potência fossem obrigados a ter caixa automática ou outro tipo de impedimento do que isto.
É só de mim ou estamos a regredir por causa das fantasias da sustentabilidade?
Portanto o mundo ser maus sustentavel é regredir ahah
Claro vamos acabar com os carros de classe baixa em prol dos carros mais caros, isto esta bom para quem esta cheio dele, a classe media e pobre que se lixe em prol do ambiente
Não é regredir, é progredir.
A humanidade tem vindo a gastar muito acima do que o mundo pode dar … a saída é a extinção ou adaptação ao que está disponível (de forma sustentável).
que génio
Adapta então o meu ordenado à subida dos preços
O seu ordenado é você que escolhe.
Se for mais sustentável para uns à custa dos restantes, sim, é regredir. É segregar a sociedade entre os que tem acesso a automovel e/ou TPs e os outros. É segregar quem vive no centro urbano e quem vive no espaço rural. Se o mundo for mais sustentável apenas para uns deixando os restantes morrer de fome não valerá a pena.
Não tem nada a ver com a sustentabilidade, muito gostam de usar os argumentos errados para culpar outros factos.
Basta ler o texto, para redução de emissões.
É só de ti.
Porque desde os anos 80/90 têm se vindo a requerer cada vez mais características de segurança e também de menor impacto ambiental e isso tem feito os veículos cada vez mais caros, maiores e mais pesados.
Por exemplo um Renault 5 de 1996 nunca poderia ser vendido em 2004 porque não possui, por exemplo, travagem ABS que passou a ser obrigatório para todos os veículos de passageiros novos que fossem vendidos na UE.
Aliás, são as sucessivas introduções de requerimentos que muitas vezes ditam o fim de modelos automóveis que até têm sucesso pois a plataforma em que foram construidos já não aguenta adicionar novas modificações, forçando as marcas a ditar o fim do modelo (ou a fazer grandes alterações).
Mais:
As normas EURO foram criadas em 1992 para regular as emissões dos motores a combustão precisamente por causa do problema dos combustíveis com chumbo.
É que a introdução do chumbo nos combustíveis foi um dos piores desastres ambientais de sempre e foi largamente utilizada durante décadas e só deixou de ser utilizado no mundo em 2021.
https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/era-da-gasolina-com-chumbo-chega-ao-fim-eliminando
Todas as normas seguintes Euro 2, 3, 4, 5, 6 e agora 7 foram criadas com vista à redução das emissões.
E se continuas a achar que estamos a regredir é não ter conhecimento do que se passa.
A questão é suprimir por decreto uma tecnologia por outra com o dobro do preço e esperar que todos se adaptem alegremente de um momento para o outro. A questão é suprimir 20% dos empregos na europa e esperar que esses desempregados fiquem sorridentes com o meio ambiente. Porque os eléctricos serão maioritáriamente produzidos na china e aí não existe lugar para empregados europeus! A questão é manter sucatas em circulação “ad eternum” porque não existe dinheiro para comprar eléctricos , que por sua vez serão apenas para os ricos, e esperar que essas sucatas beneficiem o meio ambiente!
Em 96 já não havia R5 (novos). Já estávamos na fase do Clio, e nessa altura já de injecção.
Precisamente… Achas que as normas aparecem de um dia para o outro? 😉
Quem é o fantasista aqui ?
Talvez aqueles que veem falar de tecnologias que não conhecem em detrimento de outras que também não conhecem.
Alguem está a decidir tudo por ti. A dcidir como vai ser a economia nos próxximos anos. A evolução que é no sentido de acabar com a mobilidade individual. Onde atacar? Onde é mais fácil. quem quiser carro vai ter pagar.( vamos ver como controlam os chineses). O Staline e o Mao fizeram o mesmo. O Estado decide o que é preciso produzir e que as pessoas devem consumir. O problema é que ninguém consegue controlar todos os factores de produção ou consumo. Trata-se portanto de uma experiencia social. No passado, á esquerda e á direita, as experiencias sociais resutaram em desgraças. Vão ter de meter travão ao que anunciam. A euro 7 já está a cair. è ver as posições da Alemanha, Itália, etc
A Alemanha já tem o que queria, e Itália também, o único país está contra é a Polónia.
Na china, desde 1998 que 80 cidades não deixam entrar com carros com motor igual ou inferior a 1000cc…
Já somos 2 com a mesma opinião
+1000
Tinha a ideia que as caixas automáticas gastavam um pouco mais de combustível que as manuais. Tenho de ver isso…
E caixas manuais nos eléctricos para mim não faz muito sentido. Das coisas que mais gosto ao conduzir um eléctrico é o arranque sem mudanças. O carro parece uma flecha, e estou a falar de um simples e208. Muito fluido, silencioso, e sem pausas na marcha. Nunca mais vi os carros a combustão da mesma maneira depois disso e continuo a conduzi-los.
Nos eléctricos não há variações de transmissão. É tudo single speed.
Certo, com excepção do porsche taycan.
elétrico não é hibrido..
Referia-me há caixa de velocidades.
O problema das caixas automáricas é a manutenção e respectivos custos (pelo menos em algumas marcas), Num classe A, a diferença na revisão dos 50/60K são uma adição de 250€, para substituição dos oleos e afis + MO, etc.
Acabam os carrro baratos e os que se vendem serão ainda mais caros..
Anda uma frase por aí qu eé mais ou menos isto “You’ll own nothing and you’ll be happy”
Cada vez mais as classes baixas terão oportunidade de melhorar, evoluir e possuir algo, novos tempos….
Cada vez mais as classes baixas NÂO terão oportunidade de melhorar, evoluir e possuir algo, novos tempos….
Até perceberem que os partidos ditos do centro não as representam e que têm mesmo que pegar em votos ou em armas para mudar as coisas. A bem ou a mal.
A oportunidade é com melhores empregos, que paguem melhor. É obterem competências que lhes permitam aceder a empregos com melhor remuneração que por sua vez vai permitir adquirir um carro melhor.
Não há melhores empregos a pagar melhor sem sindicatos para todos e enquanto os capitalistas beneficiarem do exército industrial de reserva. Com isso eles até podem exigir competências de doutoramento e pagar salário mínimo.
Sindicatos ? que é isso ?
Eu nem sequer tenho contratos com empresas e até acho que tenho um rendimento justo.
A partir do momento em que falam em empregos já estão a cometer um erro, no máximo chamem trabalho, ocupação, os empregos deviam ser extintos.
Sindicatos? Vá sonhando com isso, eles agradecem a quota sindical mensal…
Um sindicato por definição é um cartel de trabalhadores criado e organizado para vergar capitalistas. Do lado do trabalho não pode haver concorrência, tem de haver cartel, senão é a miséria de todos. Que é o que está a acontecer em Portugal. Salário justo é coisa que ninguém recebe há muito tempo.
E esse é um ciclo vicioso…
https://www.megacurioso.com.br/saude-bem-estar/122058-a-ciencia-garante-a-falta-de-dinheiro-afeta-a-nossa-inteligencia.htm
O problema está identificado, é da banda larga. Lool
está se a esquecer que um automático não tem embreagem, menos esse custo de substituição.
Pois amigo, acho que tem de pensar melhor, uma caixa automática avaria espetam-lhe 5000€ de orçamento para reparar, face a uma manual que a reparação fica em cerca de 5x menos no pior senário, pense nisso…
Não tem? Muitos têm embreagem dupla ou tripla, por não carregares nela não significa que ela não esteja la
Normalmente quem tem um Classe A tem esses 250€ a mais para pagar pela revisão…
Um Classe A é um carro de gama média ao nível de um golf, 308, etc, embora existam estes a mais de 60K, não é o meu caso, simples 180d. Que eu saibe qualquer valor a mais é mesmo isso, a mais, custa, pelo menos amim. Isso de catalogar as pessoas……
Vendo cavalos movidos a palha. Alguém interessado?
é daqueles todo cinzento ou é dos castanhos com focinho branco =)
Quais os extras que traz o cavalo, como bom Português quero os extras todos 🙂
Se fosse muito utilizado a norma Euro8 ia com certeza ter que obrigar a enfiar um catalisador pelo rabo do cavalo por causa das emissões de metano…
hahaha
Xiu! Os répteis não querem que se saiba…
Um dia a cavalo são 30 a 50 kms, e a palha também não está barata. Um dia de bicicleta são 100.
Olhe que a palha está cara, com a seca que está aí, um fardo de palha está pela hora da morte.
Pelo menos sempre dá pa acelerar mais um pouco
Paga Zé Povinho!
Isto será uma não questão, quando se chegar a 2035 já ninguém compra carros a combustão a alguns anos, será possível ter elétricos citadinos provavelmente por 15 mil euros ou mesmo menos é segmento c estará pouco acima dos 20/25 mil.
Exato, com a massificação, a concorrência, o aumento de produção, vai haver veículos a preço mais baixo.
Trabalho meus meninos… muito trabalho… E muito investimento inicial! Estes senhores querem enganar quem? Os carros pequenos vão desaparecer? Fantasias para enganar os consumidores. Está na hora de apertar com eles… Não há eléctricos super pequenos a circular? Até existe uma empresa portuguesa a trabalhar nesse tipo de veículos. Os problemas são mais fundamentais… O que fazer com as baterias? O que fazer com a quantidade plástico de uso único cada vez maior nos carros? As pessoas estão se nas tintas se os carros são grandes ou pequenos, se têm mudanças automáticas ou não, se não existirem condições ambientais para se sobreviver. A industria precisa de reinventar-se rapidamente… E precisa de um puxão grande, queixarem-se menos e trabalhar mais! Os líderes e os acionistas precisão de justificar os rendimentos por eles aferidos ao longo dos anos, com atitudes concretas e responsáveis… O dinheiro que investem a nível comercial para criar a necessidade nas pessoas de ter um SUV ou um outro qualquer “tanque”, tem que ser canalizado para a criação de outro tipo de necessidade.
agora é que disseste tudo, o dinheiro que não gastaram para incutirem a necessidade do suv nas mentes fracas
Supostamente o plástico utilizado nos automóveis pode ser reaproveitado nem que seja para fazer baldes e vasos de plástico.
E novidades ? Não é assim há 32 ou 33 anos ? Desde que foram implementadas estas normas ?
É guardar o Mustang de 1969 e meia duzia de peças, para a malta de 2035 ver como se deve fazer carros
Ou como não se deve fazer carros, já hoje chega.
Eu vejo muitas semelhanças no mercado automóvel com o mercado dos relógios mecânicos, que apesar de terem sido ultrapassados tecnologicamente pelos relógios de quartzo e mais tarde pelo silício, o seu mecanismo continua a impressiona qualquer amante de relógios.
No entanto objetos do passado não são nada práticos de utilizar no dia-a-dia e convém não serem usados porque a mão de obra especializada para os reparar vai começar a ser cada vez menor e consequentemente mais cara, pelo que esses equipamentos vão ficar guardados para serem só utilizados em ocasiões especiais e dessa forma manterem o valor.
Aliás, podes dizer o mesmo de um Rolex de 1963 que é “para a malta de 2023” ver como se fazem relógios. Mas o certo é que usar um Rolex Daytona de 1963 diariamente para além de lhe faltar funções não é nada pratico. Não estranhes por isso que a maior marca de relógios da atualidade e por uma grande margem seja a Apple…
Como é obvio estava a ser irónico, mas bem que gostava de ter o tal Mustang.
Percebo a analogia aos relógios, mas a Apple nem se quer faz relógios.. produz relógios inteligentes, são coisas bem diferentes.
É verdade que já vende em unidades mais que toda a industria suiça, mas se fores a um casamento ou cerimonio e tiveres o mínimo de noção, não vais com um apple watch.. vais buscar o rolex que compraste há 20 anos e que dava para 10 apple watchs
Venha daí os elétricos que fazem falta, mas com sustentação e sem extremismos .. porque as estradas para os carros circularem tambem nao se fizeram em pouco tempo.
Um relógio de sala é que um relógio, um relógio de pulso é qualquer dispositivo que te dê as horas e que esteja… no teu pulso.
Chamar smartwach é só uma distinção porque têm mais funções que um relógio tradicional da mesma forma que se refere que os relógios mecânicos possuem “x complicações” para se referir às funções extra que possuem (como calendário, etc).
Ou se quiseres outra analogia, podes usar os telemóveis. A função principal é de fazer chamadas e não é por ser um smartphone que deixa de ser um telemóvel… aliás se perder essa função passa a ser um PDA ou outro dispositivo qualquer.
Assim a Apple fabrica relógios da mesma forma que também a Casio ou a Swatch também fabricam relógios. Alias o relógio mais vendido do mundo de sempre são os Casio G-Shock ou vais dizer também que porque não é mecânico não é um relógio? Claro que não… um G-Shock é um relógio na mesma apesar de ser eletrónico.
E o exemplo que deste é exatamente o que referi:
Um casamento é uma ocasião especial e não é um evento do dia-a-dia 🙂
Assim os carros a combustão o mais provável é terem a sua utilização para este tipo de eventos – ou aqueles convívios/passeios de fim de semana.
O “verde” gera muito lobby. Desde que começaram a perceber isso que é tudo cada vez mais caro, em prol (supostamente) dos ursos polares. Sou a favor de um planeta mais limpo e tal, e acho isso tudo bem; Mas acho muito mau a tendência cada vez maior de tudo estar exponencialmente mais caro.
A mudança de paradigma só se irá dar quando o “verde” for mais barato, e nunca o contrário.
UE continua a cavar o fosso entre ricos e pobres.
Um futuro mais sustentável….para a China e para os EUA.
Não admira que os usados estejam cada vez mais caros!
Isso é porque há falta de novos… Há esperas grandes por novos, logo o mercado dos usados dinamiza.
Os chineses riram-se com essa da sustentabilidade. Pesquisem sobre o que têm feito a muitos carros da marca BYD.
Quando começarem a “perder liberdades” por causa destas normas, talvez acordem
Só perdem se quiserem ou forem teimosos, há muitas alternativas.
Só perdem se quiserem, os pontos sociais na China não são um fator disso a sério…
Eu vivo em Portugal, esteja descansado.
Já agora essa informação da byd nao está correta, visto que muitos desses carros estão matriculados, sem clientes não há matrículas.
Pessoal as eleções europeias vêm aí, não votem não e depois queixem-se.
Vamos voltar ao tempo de um carro por família …
Não digas isso ao “verdes” que compram EVs luxuosos de 100k.
O fim dos carros de entrada de gama é papão da indústria. Está provado com Dácia Spring que dá para ter carros elétricos de baixo preço. Montem fábricas totalmente automatizadas a laborar 24/7/365 e verão como se baixam preços (ou sobem margens).
Uma trotinete ainda é melhor opção. Conheço malta que leva o filho para a escola nesse ótimo e seguríssimo veículo.
Em países com maior poder de compra até têm atrelados para levar os filhos, mas nós por cá somos muito finos.
É mais uma questão de QI que de poder de compra. E aí os holandeses e os dinamarqueses deixam-nos para trás a anos-luz.
Portanto, um futuro mais sustentável, acabar com o motor a combustão… Entretanto descobriu-se um cemitério de elétricos na China… Hipocrisia está em alta neste mundo
Até porque não existem a combustão. Looool
Pode começar pelos eua , vw.
Verdade, não referi os novos elétricos a irem para abate também, Loool
Não precisam de ir para abate, não há necessidade disso.
O cemitério da China deve-se a trafulhices naquele país.
Bora lá ajudar o ambiente, com carros grandes caros e eléctricos 😀
Verdade, o país que está a dominar o mercado de elétricos temos um bom futuro…
Também não disse que não precisam, mas estão a ir o que coloca a sustentabilidade em causa…
A sustentabilidade não se coloca em causa devido às más ações de uma ou de outra empresa, desde quando os maus exemplos isolados põem em causa todo um processo global ?
Acho que são essas mesmas empresas que têm um fator fundamental na sustentabilidade, assim como a indústria, se não esqueçamos toda a tecnologia de hoje e processos evolutivos e voltemos aos pré industriais. Não podemos dramatizar com casos isolados, isso concordo, contudo não devemos desvalorizar também quando um caso isolado poderá ser uma bolha a rebentar no futuro.
Por isso é necessário alertar, mas sem entrar em euforismos.
Os atrasadinhos mentais que andam a esvaziar os pneus de suvs estão desejosos que cheguem o Euro7 com tantos carros enormes para esvaziar os pneus!
Esses, qq dia, se são apanhados por algum mal disposto, levam uma berlaitada que nunca mais se endireitam!
https://www.youtube.com/watch?v=XV9ijKAubfU
Para os verdocas.
Fontes ?
Arial e Times New Roman.
Hehehe
“há mesmo planos para que toda a frota de carros venha a prescindir de mudanças manuais. Isto para os carros desportivos mais populares poderá vir a ser um grande problema, face às expectativas dos consumidores. ”
Não percebi minimamente este vosso comentário! Hoje em dia grande parte dos despotivos e menos hypercarros são de caixa automática!
Os carros a pilhas são mais sustentaveis em que aspecto?
Em nenhuns, mas são um pouco melhores que os a gasolina, perdem por muitos pontos para os BEV, por isso mesmo não se venderem cá, e no mundo poucas unidades se vendem, na Europa no ano de 2022, apenas 77.
RIP fun.
Chacolateiras EV SUVs em todo o lado. Que tristeza de mundo.
Euro 7 é para as chocolateiras a combustão senhor….
Está correcto. O tuga gosta dos carros alemães para fazer travessias durante as cheias, aqueles audis/bmws/Mercedes que possuem motores do “outro mundo” (que não franceses ou nipónicos) e resistem a tudo. Agora, carros de gama baixa para o tuga com baixos rendimentos mas com status quo? Não, obrigado!