Esta empresa quer equipar camiões com painéis solares para poupar combustível
Em mais uma alternativa de local para instalar painéis solares, a empresa holandesa IM Efficiency desenvolveu um sistema de energia concebido para frotas de camiões de transporte de mercadorias.
A especialista holandesa em sistemas fotovoltaicos integrados em veículos (em inglês, VIPV- Vehicle Integrated Photovoltaic), IM Efficiency, desenvolveu um sistema de energia concebido para frotas de camiões de transporte de mercadorias e reboques de transporte.
O sistema inclui painéis solares, uma bateria e um sistema de gestão de energia para alimentar sistemas elétricos de 24 V a bordo, tais como unidades de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
Segundo Martijn Ildiz, diretor-executivo da IM Efficiency, o interesse está a aumentar e já 100 veículos em toda a Europa estão equipados com a sua tecnologia.
Já temos clientes recorrentes e esperamos que alguns deles também se convertam. Apresentámo-nos pela segunda vez na IAA da Deutsche Messe, em Hanôver. E notámos que há uma enorme diferença no nível de interesse e na vontade de compromisso em relação a dois anos atrás.
Disse Ilidz, à PV Magazine, referindo-se à IAA Transportation, realizada na Alemanha.
Sistema de painéis solares cobre camiões para poupar combustível
A IM Efficiency comercializa o SolarOnTop na Europa como uma solução de poupança de combustível.
Num estudo de caso recente, analisou o impacto do SolarOnTop no consumo de combustível de um reboque de transporte operado pelo seu cliente Van Rijnsbergen, uma empresa de transportes holandesa.
Ao longo de 2256 horas, verificou que a solução solar podia cobrir 53% das necessidades do sistema elétrico de um camião, reduzindo efetivamente a necessidade de manter o motor em funcionamento para alimentar os sistemas quando está parado.
O consumo de combustível foi reduzido em 1672 litros por ano, o que se traduziu num valor de 2675 euros, de acordo com a empresa.
O SolarOnTop pode ser instalado posteriormente ou integrado em veículos novos. Destina-se às fabricantes do equipamento original, empresas dedicadas ao pós-venda e proprietários de frotas.
O sistema inclui painéis solares flexíveis de 430 W, que pesam 6 kg cada, emparelhados com uma bateria de lítio de 4 kWh, que pesa 35 kg. Está, também, incluído um sistema de gestão de energia, desenvolvido internamente para controlar e atribuir o fluxo de energia com base nas necessidades específicas de energia.
Integra uma fonte de alimentação de 24V, localização por satélite e comunicação móvel 4G. Pode alimentar frigoríficos de bordo, portas de elevação elétricas, porta-paletes elétricos, empilhadores, plataformas elevatórias, aquecimento, ventilação e ar condicionado, bem como pisos de carga móveis.
Os painéis solares SolarOnTop são fabricados com células monocristalinas de 22% de eficiência fornecidas por uma fabricante não revelada. Os painéis têm um acabamento mate e medem 2 m x 1 m x 3 mm. São alegadamente resistentes a riscos e podem suportar lavagens e arranhões frequentes.
A Holanda é um país top, só é pena ser um campo de testes para o que aí vem. Ditadura tecnocrática.
Só de olhar para a primeira imagem… com esses painéis, lá teria de passar a ser lavado e com bastante frequência precisamente o único sítio que nunca é lavado, o sítio em que por norma a única água que lá chega é mesmo só a da chuva!
Na Holanda o que não faltam é sítios para lavar o camião na totalidade. Nem precisam de ir a lavagens de camiões, quase todas as empresas com camiões têm plataformas que permitem puxar uma mangueira com pistola para lavar o camião por cima.
+1 ninguém lava camiões ou qualquer outro tipo de transporte
A eficiência energética de painéis planos num país geograficamente a norte deve ser brutal, sem contar que é um país que está nublado grande parte do ano… Sim há luz mas sol é pra esquecer.
Empresas de países ricos não sabem nada dessas coisas.
https://x.com/BBC/status/1168071249232375809?t=D61GvFT0Uk6QD-r0RCBfLg&s=19