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Especialistas alertam: guerra de preços dos carros elétricos vai piorar em 2024

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Dani Silva says:

    Excelentes notícias para os consumidores!!

  2. livreseforsopamim says:

    Mercedes Benz Group AG has a Value Score of 97, which is considered to be undervalued. Mercedes Benz Group AG’s price-earnings ratio is 4.6 compared to the industry median at 12.4. This means that it has a lower price relative to its earnings compared to its peers.
    The 20 analysts offering 12-month price forecasts for Mercedes Benz Group AG have a median target of 92.78, with a high estimate of 126.52 and a low estimate of 52.72. The median estimate represents a +57.07% increase from the last price of 59.07.
    E nunca se esuqeçam da tesla, que com estas ultimas quedas ja vai com cerca de 35% down dos maximos anuais, logo pontos de entrada cada vez mais interessantes.
    Sim, nao se deve comprar uma stock em queda, é como dar murro em ponta de faca, enquanto ela nao demonstrar força de novo; mas…mas…td depende tb da estrategia de investimento e risco e dos ativos. Como diz o SR BUFFETT, no medo, aparecem as melhores compras (qdo se sabe o que se esta a fazer).
    ps: NIO, tb ta em down move, olhem pa ela que no tempo pode valer bem a pena (como ja valeu este ano tb), mesmo sendo chinesa e havendo a atual guerra states/china.
    ps: isto nao sao conselhos de investimento, ate pq ninguem descobriu o santo graal dos mecados, na realidade anda tudo…à pesca, quer admitam ou nao; cada um saba de si e decide cfm lhe aprouver. Melhor investimento de todos e SEMPRE NR 1…façam um fundo emergencia. Algo entre 6 a 12 meses do valor necessario e suficiente, para manterem o vosso atual nivel de vida e sanidade financeira, durante esse periodo.

  3. Choque says:

    guerra piorar para os fabricantes e melhorar para os consumidores.

  4. Jota says:

    Podem dizer que é vermelho, azul ou verde, que é quente ou frio, que é bonito ou feito, que é por causa dos componentes ou dos pneus, mas o desfecho da “guerra de preços” só é uma: A Tesla a continuar a crescer e muitas das marcas “tradicionais” a falirem como um dominó! Claro, tudo por causa dos preços completamente “pornográficos” que as ditas marcas “tradicionais” praticam! A Tesla ao menos ainda tem tido a decência de perceber isso e tem baixado, aos poucos, os preços dos seus automóveis!

    • Chuck Norris says:

      Realmente tens razão. A tesla só baixou porque perceber que vai perder com a entrada das marcas tradicionais e marcas chinesas. Até agora andou a ter lucros pornográficos e a vender carros para ricos.
      Carros para a classe média ou baixa nem ver… Neste momento a tesla tornou.se numa apple. STATUS puro e duro… Venham as marcas tradicionais e as marcas chinesas para matar a tesla. 🙂

      • JL says:

        A tesla baixou porque tem margem para isso, tanto que é a marca que tem mais lucro por carro.

        LOL ou quando a tesla lançar um carro segmento B vamos assistir a uma “carnificina” de europeias e chinesas. Já não têm hipótese, acordaram tarde demais.

        • Antonio Vasco says:

          De europeias, acredito, de chinesas já não, eles controlam 70% do litio mundial, enquanto não houver uma tecnologia de baterias diferente , eles impõem o preço, mesmo á Tesla

          • JL says:

            A tesla já tem outras fontes de litio, os americanos têm uma das maiores reservas, quando começarem a explorar, coitados dos chineses.

          • Antonio Vasco says:

            Não é só o litio que está em causa, as terras raras também.
            E a tal montanha de lítio dos EU ainda está para confirmar, sabe que às vezes há jogadas para os investidores entrarem com o cash

        • Nuno says:

          Quando… Se… Etc…
          A qualidade da Tesla para mim é um fator eliminatório… Nem preciso de avaliar preço nem especificações. Um carro que range por todo o lado não é para mim…

    • Nuno says:

      A Tesla baixou por isso ou por estar em queda há mais de 3 meses com perdas superiores a 30%?
      Ou será por estar em queda há 2 anos com perdas de mais de 50%?

  5. Togas Pacho says:

    Eu não quero e penso que nunca irei ter um carro de marca chinesa, mas espero que venham para agitar o mercado….
    Uma pessoa quer comprar uma marca decente, alemã ou japonesa para ser mais específico e não encontra nada de jeito abaixo dos 40k, e mesmo sem ser eléctricos ou híbridos. Carros semelhantes há 10 anos nem aos 30k chegavam. Dou um exemplo que é a marca que uso: Auris e Corolla , ou os Yaris.
    Valha-nos o IUC.

    • fsfeetvgbg says:

      Ha 10 anos os Auris e Corolla , ou os Yaris, vulgo carros da marca toyota eram todos fabricados com motores renault, logo tinhas um carro europeu com inspiração nipónica.
      Em relacao a isso todos sabemos os problemas dos carros electricos da renault, e em relação a toyota ainda pior, porque sao a negação da mobilidade electica, tentando desviar as atenções para hidrogénio, o que a meu ver nunca acontecera (e ainda bem).

      • Rodrigo says:

        Não sabia disso, podes colocar a fonte onde aparece isso do Corolla ser motor Renault?

      • Joaquim Rodrigues says:

        Completamente enganado!
        Toyota até teve motores PSA, Renault não.
        Elétrico é o fabricante que lançou o primeiro híbrido Prius.
        Vá ver melhor as suas fontes

        • JL says:

          Por acaso o primeiro hibrido a ser lançado foi o do Ferdinand Porsche.

          Mas foi sim a toyota que dez nascer o hibrido do nosso tempo, se bem que adormeceu, a tecnologia da toyota já está mais que ultrapassada e pouco eficiente, apesar de alguns dizerem o contrário.

          Falando do novo prius, um carro com uma bateria tão grande e fazer tão pouco.

      • Robin7 says:

        Ainda bem ?
        está um bocado parado no tempo é que temos fabricantes a desviar agulhas no carro electrico. Já começam a perceber o falhanço e as marcas em risco , nos USA as vendas estão a cair fortemente.

    • Sempre a mesma coisa says:

      So uma coisinha… pega no teu iphone, sim eu aposto que tens um iphone, e volta-o e diz-me onde foi feito…

      • Togas Pacho says:

        Eu escrevo de novo para leres novamente.
        “Eu não quero e penso que nunca irei ter um carro de marca chinesa, mas espero que venham para agitar o mercado….” Marca chinesa e diferente de ser produzido na China… tá?
        deste um excelente exemplo com o iphone (tenho android)
        E mesmo assim comparar um carro com um telemóvel, vai lá vai….

      • Mike says:

        Voltei o meu e não diz lá nada…apenas vi a maçã com uma dentada…

  6. Togas Pacho says:

    fsfeetvgbg, A grande parceria era com a BMW, os 1600 cc. com a PSA de facto tiveram uma parceria pontual nos diesel, algo que a toyota até abandonou, por isso a tua comparação cai por terra.
    E o motor da toyota até era superior a esse da bmw.
    Não vem aqui ao caso, mas se queres falares de problemas não é na toyota que os vais ter e o exemplo que dei é mesmo em motores Toyota.

    Mas isto foi só um exemplo, nas outras marcas a subida de preço é também enorme.

  7. Há Cada Gajo says:

    É uma outra forma de colocar a questão quando se sabe que o mercado dos eléctricos afinal não é a galinha dos ovos de ouro do setor automóvel.

    • Antonio Vasco says:

      Depende de que sector automóvel fala, o europeu está com grandes problemas porque se atrasou e andou anos a ensinar os chineses a fazer bons carros, agora teem nos á perna, com uma grande vantagem: enquanto que a China praticamente não tinha petróleo, na maioria dos produtos das baterias ela domina o mercado mundial, e vai impor o preço das matérias primas de forma a proteger a sua indústria automóvel eléctrica, os produtores europeus, entalados entre chineses e americanos, não teem hipotese, vai ter que ser aliar aos chineses, a Stelantis já o fez, a BMW também, a Toyota acaba de o fazer (debe ter sido comer mil sapos vivos aos orgulhosos dos japoneses) , mas todos vão ficar em inferioridade em relação á China.
      E desenganem se os defensores dos combustão, é só andar com um eléctrico 1 semana para perceber que o futuro é dos eléctricos

      • Nuno says:

        Pode saber-se o que acontece nessa semana que inviabiliza os ICEs?
        É que já andei uma semana de EV como carro de substituição e sinceramente não me convenceu nadinha…

        • Antonio Vasco says:

          E qual foi o carro? Um ZOE?

          • Nuno says:

            Um zoe para mim nem sequer preenche os requisitos mínimos para se considerar um carro…

          • Antonio Vasco says:

            Mas afinal qual o miseravel Electrico que lhe calhou?

          • Nuno says:

            Miserável? O modelo prodígio da marca sensação da atualidade é miserável?
            Sim, a consola central range só de lhe encostar a perna. Tal como a pega da porta se a abanar com a porta fechada mas daí a chamar-lhe miserável vai uma distância apesar de custar 40.000€…

          • Antonio Vasco says:

            Bom, foi um model 3? Se foi, e não percebo porque é que não e taxativo na sua declaração, não posso pronunciar me, não tenho nenhum e nunca conduzi um.
            Mas tem uma taxa de aprovação enorme a nivel mundial

          • Nuno says:

            Sim, foi um model 3. E é óbvio que tem uma enorme aprovação… Não foi à toa que disse que não era miserável. Em portugal nos últimos 2 anos o carro mais vendido foi o 2008 e não é propriamente um topo de gama.
            Mas para mim, um carro que range a consola central ao encostar-lhe a perna ou que a maçaneta da porta faz barulho no uso normal é meio estranho.
            Se bem que continuo na minha, o preço é o ponto critico para mim.
            E sair de uma arteon sw de 39.000€ para um model 3 de 45.000€ (preço na altura da compra da arteon) é uma queda ao nível da qualidade que não se compreende. E a suspensão, a comparar com a da Arteon é muito má. Quem tenha possibilidade de comparar as 2 perde o argumento do “conforto” de conduzir um EV só pela má suspensão. Quando digo má falo apenas de ser demasiado rija.
            Mas continuo sem saber o que inviabiliza os ICEs depois de usar um EV durante uma semana.

          • Antonio Vasco says:

            Eu tenho o Y, já há 1 ano, vindo de 1 BMW serie6, e digo lhe o q gosto e desgosto:
            – o barulho da suspensão! É me difícil aceitar que nas lombas este carro faça tanto barulho, desde novo. Mas se calhar é problema meu, já reparei que quem anda ao lado não acha que faz barulho.
            – a falta dos sensores atrás; a câmara não é a mesma coisa. Mas por 150e meti Meta e está resolvido.
            O que gosto:
            Tudo o resto.
            O arranque instantaneo, a seguranca em alta velocidade, o conforto da viagem , o tamanho de carga, a facilidade de condução e … Os 300 a 350€ que poupo todos os meses.
            O meu Y não range

        • JL says:

          Não compre. Talvez uma semana seja pouco para avaliar.

  8. fm says:

    produz-se mais eletricos, as vendas começam a não subir, stocks acumulam, preço baixa para escoar stock, e todos pagamos os subsidios para ajudar a vender o que de outra forma venderia muito menos…

  9. José says:

    As cúnicas coisas que me interessam num carro elétrico é o tipo de bateria, autonomia, sistema operativo e rede de carregadores rápidos baratos e eficientes.. nem vale a pena dizer a marca…

  10. Victor von Frankenstein says:

    Os cabeças de petróleo podem berrar uivar chorar não adianta combustão tem os dias contados!

  11. SANDOKAN 1513 says:

    Eu para mim tanto me faz. Nunca irei ter um. Para mim como para muitos. Ai vocês pensam que chegando a hora de mudar para os carros elétricos que vão todos logo comprar um, nem que seja em 2° ou 3° mão, a bem dizer ?? Tá quieto !! Era bom, era. Nem daqui a 20 anos.

  12. PorcoDoPunjab says:

    Adoro dar umas gazadas no meu 2.0 140 HP logo pela manhã.
    Como faço isso num fogão com rodas?

  13. João says:

    Há uma pergunta muito pertinente que podia colocar a estes idealistas precoces, e isto embora eu se pudesse , já tinha mudado para um elétrico há muitos anos : como pensam fazer para pessoas como eu, em que a potência máxima disponível na zona anda nos 7kwH ? Nestes sítios uma wall charger tem de se ficar pelos 3kwh , o que como podem imaginar seria um pesadelo para carregar um carro em casa … Já para não falar nas pessoas que moram em predios sem garagem em areas densamente povoadas.

    • Antonio Vasco says:

      Eu posso esclarecer, em casa carrega perfeitamente um Tesla standard a 28,A, ou seja, a 6kw, como nunca carrega a partir do zero, em princípio, demora 7h-8h a carregar 100%. Se não quiser correr riscos do disjuntor disparar, há boxes de carga que variam a carga segundo a potencia disponível, assim, chega a casa, digamos, 20,h, estão a cozinhar electrico, só tem 5A disponíveis, o carregador só usa esses 5A, depois conforme vai ficando disponível mais energia, ele vai aumentando.

    • JL says:

      Eu tenho apenas 3.45, e carrego o carro sem qualquer problema, e até 200 kms de autonomia por dia.

      A 7kw consegue carregar cerca de 350 kms durante a noite, chega ?

      • Pedro says:

        Depende do tamanho da noite 🙂
        Ainda há dias fiz 200 km e demorei 12 horas a repor a carga inicial, a 13A/2.9kW (Model 3).
        Mais do que o aceitável, para mim – até porque 200 kms num dia é a exceção, não a regra.

        • Antonio Vasco says:

          Mas é assim tão complicado ter um contador de 45A? Só custa mais 2€ por mês

          • Pedro says:

            Como disse, é muito (muito!) raro fazer mais de 200 km por dia e, mesmo que numa determinada noite não carregue até o nível habitual, tem autonomia mais do que suficiente para o dia seguinte (e temos um supercharger perto, para alguma emergência).

            A minha instalação está limitada a 6.9 kVA mas, mesmo que não estivesse, já não é fácil ter os 30A sem a tensão cair demasiado, quando mais 45…

  14. VTPC213 says:

    É desta que a Tesla vai à falência. A concorrência está a apertar fortemente.

  15. TM says:

    Sinceramente opiniões de pessoas que nunca tiveram um automovel electrico servem de nada para constatar o que de facto se passa no mercado. A tesla começou com preços absurdos sem dúvida, mas utilizou esse excesso para criar processos altamente eficientes de produção e agora estão a vender o model 3 a 39900€ que é fenomenal. E os tempos de espera? neste momento 1 a 3 semanas para fabrico/entrega… acho que isto fala por si…Espero sinceramente que o pessoal dos a combustão continuem com eles porque eu quero adquirir uma reliquia e ainda ter combustivel a menos de 2 euros para poder dar umas voltas ao fim de semana porque sem dúvida, após ter tido 1 electrico, vou voltar a comprar em janeiro outro porque nada bate fazer 7700km apenas com 270 euros(sim já fiz portugal inteiro em electrico parando 30 minutos para carregar enquanto lanchava/jantava/almoçava)

  16. nero says:

    A maioria dos “comentadores” deste show vivem deslocados da realidade…num mundo de ilusão que nasceu da exagerada exposição a cenários utópicos de uma realidade alternativa, da qual a esmagadora maioria da população é alheia e se situa a parsecs de distância.
    Estes “comentadores”, não percebem nem querem perceber a luta que é uma vida de uma família com menos de 2300 (limpos) euros por mês. Esta é a realidade da maioria dos portugueses.
    Estes “comentadores”, não percebem nem querem perceber as consequências estrondosas, catastróficas e extremamente complexas que as decisões autistas que se têm estado a tomar vão ter nas vidas da maioria da população, bem como na vida destes “sonhadores” de meia tigela de visão limitada ao seu gordo umbigo…
    Só porque há um punhado de pseudo-iluminados que diz “Os cabeças de petróleo podem berrar uivar chorar não adianta combustão tem os dias contados!”, não constitui verdade absoluta nem o melhor caminho a seguir… é apenas um caminho, talvez o pior de todos.
    A transição não pode nem deve ser feita em tão pouco tempo…tem de ser pensada e compensada.
    Este autismo presente nas mentes destes egoístas, materialistas e descompensados sociais vai trazer, a manter-se o rumo, muita surpresa desagradável na própria vida destes…vai ser engraçado de ser ver!

    • JL says:

      Para vermos se é um comentador que sabe do que fala, ficam 2 perguntas

      – se fiz que a transição não é para fazer em tampouco tempo, qual é o tempo que está estipulado para a fazer ?

      – foi mal pensada ? Como assim ?

      – não entendo a parte dos 2300 limpos, então ganham pouco e querem continuar desde modo ? A enviar sempre o seu dinheiro para os que já não sabem o que fazer com tanto ?

      Curioso, porque todos os outros caminhos são bem mais caros.

      • Nuno says:

        Podia jurar que o teclado onde escreveste este texto te dava acesso a uma calculadora para fazeres contas e peceberes que um EV dificilmente compensa para quem tem pouco dinheiro…

        • JL says:

          Então mostre lá essas contas.

        • JL says:

          Então e um a combustão,compensa em relação a quê? Bicicleta ?

        • Nuno says:

          Ou estou a falar com burros ou não percebem como se fazem as contas…
          Mas quem tem pouco dinheiro não gasta num carro a combustão e respetivo combustível o que custa um EV no dia da compra em menos de 10 a 15 anos…
          O EV paga-se a si próprio?

          • JL says:

            Depende se faz KMS com ele ou não, mas isso até na comparação entre gasóleo e gasolina.

          • JL says:

            O meu último pagou, paguei 29 mil por ele, fiz 200 mil com ele e ainda o vendi por mais de metade do valor que custou.

          • Sandra says:

            200mil km e vendeu por mais de metade? Fez 200mil km em 4 ano ou menos, certo?
            Portanto 50.000km ao ano, ou 136Km diários. Vamos mesmo acreditar que carregou o carro de borla???

          • JL says:

            Sim, ainda bem que já tinha lido.

            Carreguei i sim, tenho sistema solar com bateria. Além de que a maior parte das cargas eram na empresa.

            De qualquer modo, 200 mil kms eléctrico a pagar energia em casa nem aos 2500 euros chegava.

          • Sandra says:

            Ah, a bela da empresa. No meu caso então o carro a combustão compensa mais ainda. Não só é a empresa que paga o gasóleo como é a empresa que paga o carro e as portagens. Só não posso é mentir e dizer que vendi o carro por mais de metade do que custou mas ainda poupo milhares de euros no carro, nos painéis solares e nas baterias.
            De resto, e como se dizia por aqui, para quem tem pouco dinheiro não compensa nunca e o sr. provou exatamente isso. Não só teve de investir milhares de euros em painéis solares e em baterias como teve de investir mais no carro. Só acho piada dizer que o carro se pagou a si próprio… Se não o vendesse ficava a ganhar dinheiro com ele, é isso? Maravilha!

          • JL says:

            Pois, mas o carro não é seu.

            Eu não menti.

            O custo dos painéis já foi compensado com aquilo que deixei de gastar, qual a dúvida disso ? Em vez de o entregar à Galp investi. E foi um investimento acertado.

            Errado, pagou se a ele próprio porque desci o dinheiro que investi.

          • Sandra says:

            O carro não é meu como o seu também não é quando o vende.
            Contas feitas fico a ganhar.
            Quanto a falar da galp para o facto dos painéis compensarem revela que precisa de ir para a empresa com a eletricidade mais cara do país para ter razão quando o preço médio no indexado anda a 1/3 disso.
            E continua a esquecer-se que quem tem pouco dinheiro que não chega para um EV também não vai ter dinheiro para painéis solares, baterias e ainda por cima a pagar 66% a mais pela eletricidade à galp…
            E quando diz que não está a mentir… É mais uma…

          • JL says:

            Não é seu, também não faz o que quiser com ele, nem pode vender nem escolher o que quer.

            Engraçado, vêm sempre com o argumento que os eléctricos não para todos, e carros fornecidos pelas empresas são ?

            E quem lhe disse que vou para o preço mais caro ? eu nem sequer mudei de fornecer durante esses anos, mudei no mês passado. As minhas contas são simples, gastava x e passei a gastar x, subtraí e vi quando anos dava.

            Quem tem pouco dinheiro e tem carro de empresa, sim, também não me preocupava muito com isso. Mas não era o meu caso, nem tenho de cortar no rendimento só para ter carro, já que muitas vezes pensam que têm carro mas andam é a paga-lo à empresa.

            Claro que não têm dinheiro entregam-o todo sempre aos mesmos, e continuam a defender o mesmo, custe o que custar. Até antes de ter carta já tinha visto que isso era um erro, e tinha razão.

            Se estou a mentir, prove, está bom assim ?

          • Sandra says:

            Eu já provei que para quem tem pouco dinheiro o EV só agrava a situação. As pessoas esquecem-se que o preço de aquisição engloba os juros.
            Claro que alguém que paga 1 carro de 30000€ em 4 anos não sabe do que se fala por aqui…

          • JL says:

            Já provou onde ?

            Então mas quem tem pouco dinheiro não recebe um carro da empresa ?

            Juros, é verdade, mas se continuam a dar o dinheiro àqueles que já não sabem o que fazer com ele, duvido que algum dia resolvam os seus problemas.

            Então e um carro novo a combustão, não tem juros ?

          • Nuno says:

            O carro da Sandra pode é pago por ela mas com trabalho e não com dinheiro que leva com juros.
            Um ev custa muito mais que um a combustão e se contabilizarmos os juros só da diferença do valor ficam mais caros que o combustível! Só aí upa upa… E o valor adicional sem contar com os juros já faz mais de uma centena de milhar de kms…

          • JL says:

            Concordo que um ev custa mais, mas nem sempre, depende da gama.

            Em gamas baixas, sim, ainda custa mais, é uma questão de tempo até a situação se inverter.

            Centena de milhar de euro ? então mas agora já querem um carro no valor de 70 a 90 mil euros ?

          • Antonio Vasco says:

            A frase “EV paga se a si próprio” é minha, mas aplica se a mim e a uns quantos que precisam do carro para trabalhar e fazem pelo menos 30,000km/ano, e carrega maioritariamente em casa ou no trabalho.
            Eu faço 50Mkm e as contas são fáceis de fazer:
            O Tesla Y custou me 41M€, com o abatimento do IVA . Dei á troca um AUDI que me valorizou 15,500€. Portanto, o carro ficou por 25,500€.
            50Mkm ano são 5,770 em gasóleo ,em electricidade são 1080€ (a 12c, na realidade eu carrego á noite a 0,055c, menos de metade).
            Em 5 anos e 250Mkm são 23,500€, IUC são 1300€, manutenção são 2,500€, no minimo e se não houver azar.
            Como vê, para mim ao fim de 5 anos o carro está a custo 0, em comparação com o que gastaria com o AUDI,
            Isto para não falar que é um carro novo, muito mais seguro e agradável de guiar, e muito mais moderno.
            Aqui há dias bateram me no carro e fugiram, ficou paralizado. Para meu grande contento, o Tesla gravou tudinho, foi só dar o video á companhia e pronto, o arranjo demorou 3 semanas e custou cerca de 7,000€. Agora, se eu não tivesse a gravação, eram 500€ de franquia e 30% agravamento durante 2anos que eu tinha que gastar, pelo menos.
            Como vê,a minha decisão foi fácil e plenamente satisfeito, pelo menos para já.

          • Nuno says:

            JL, qual é a parte de “centena de milhar de kms” que está a confundir com “Centena de milhar de euro”?

            Antonio Vasco, o prefixo M significa milhão. Se quer falar de mil, é com o prefixo k. Não admira que as contas não batam certo.
            O separador decimal é a vírgula e o dos milhares é o ponto.
            Se deu um Audi à troca que lhe valorizou 15.500€, o tesla continuou a custar 41.000€ e tem de incluir esses 15.500€ no custo de aquisição. Isto deveria ser óbvio para quem tenha completado a pré-primária…
            0,055c não é metade de 12c. São 218x menos. Em que ficamos???
            Não é fácil confiar em quem tem de mentir e ignorar 15.500€ e trazer um acidente que nada tem a ver com o assunto para justificar o que quer que seja, e dizer que 0,055 é metade de 12!!!
            Mas de qualquer forma, se em 5 anos o carro lhe ficou a custo zero, aproveite que nos próximos 5 anos vai ganhar 41.000€ com ele. Pode usar esse dinheiro e acabar de pagar a casa… e depois, em 20 anos a usar EVs pode pegar nos 240.000€ que tem na conta bancária à conta deles e reformar-se…

          • JL says:

            Sim, li na diagonal

            Também não precisa de abusar, percebeu muito bem que o Antônio queria dizer 5,5 cêntimos ou 0.055 euros.

          • JL says:

            Deixar de gastar é o quê? Não é ganhar ? É dinheiro que ficou em caixa.

          • Nuno says:

            Então se eu vender o meu carro atual e comprar um Tesla posso dizer que ganhei um Tesla de borla e mais 7.000€???
            Não admira que Portugal esteja em último lugar no índice de literacia financeira…

          • JL says:

            Se vender o carro atual e comprar outro não recuperou dinheiro que tinha gasto antes ?

            Portanto o senhor numa venda considera uma compra ?

            Isso não faz sentido nenhum, se vendeu um carro abate o valor novo que comprou, já que foi dinheiro que recuperou.

            Não ganhou um tesla de borla, reduziu sim o custo do seu transporte.

          • Antonio Vasco says:

            O sr. Nuno tem a mania que é esperto, coitado dele.
            Se trocar o seu carro por um VE,neste caso o Tesla, e ficar com 7000€ a mais, daqui a 5 anos terá 7+25000€ que poupou em combustivel. E andou de borla…e tem um carro com 5 anos em vez do que tem , que não disse o que era… É o milagre da multiplicação dos pães, eheh

          • Nuno says:

            Aqui está a prova que somos burros a lidar com dinheiro…
            Compram um carro por 50.000€ que depois vendem por 30.000€ e compram outro com esses 30.000€…
            Contas finais: 50.000€ fora do bolso e no lugar do dinheiro tem um carro de 30.000€…
            Mas é vê-los a dizer que o carro foi de borla…

          • JL says:

            Então mas esse carro de 50 mil anda à borla ? ou isso não é um custo sempre a somar ?

          • Nuno says:

            É mesmo o milagre… Só é pena que todos sabemos que os milagres são o que são. 25000€ em 5 anos? Andava de trator?

            JL os custos de utilização são válidos em qualquer carro assim como os de aquisição.
            Se venderem um EV e comprarem um ICE também dizem que o carro a combustão ficou de borla? Ou é só quando dá jeito?

          • JL says:

            Só ficam de borla se for em relação a um camião que vá fazer o mesmo.

          • Nuno says:

            Lolada…

      • nero says:

        Seja sério.
        Essa não a forma séria de iniciar uma conversa séria.
        Não é de um pedestal de sabedoria e de arrogância, como aquele em que se põe, que promove uma discussão honesta.
        Essa douta, mas camuflada e por isso pérfida estratégia de me tentar encurralar pode resultar com alguns, mas comigo não.
        Baixe o tom, seja mais humilde e pode ser que consiga aprender alguma coisa com os outros.
        Para já essa postura de falsa curiosidade serviu apenas para me dar razão.
        Você e pessoas como você não conseguem ver para além do seu umbigo. Para si a humildade é coisa para membros de rebanho e o rebanho é para alimentar a sua sôfrega vontade de comer.
        Não conhece a vida a não ser da sua própria experiência, que pelos visto é a de um privilegiado ou de alguém que, há muito, deixou de ter empatia para com aqueles não têm como sair de onde estão e que são a maioria da população.
        A vida não se limita a fazer perguntas simples e cheias de ignorância como “então ganham pouco e querem continuar desde modo ?”.
        Meus Deus…que arrogância, que ignorância, que falta de empatia…
        Pensa que é um iluminado…mas não sabe que foi tomado pelas trevas…dá-me pena e ao mesmo tempo faz-me sorrir…faz-me lembrar aqueles lobos que, com pele de cordeiro, se misturam com o rebanho para matar tudo de uma vez, comendo o que podem e vendo o resto a apodrecer. Depois comem ar e morrem eles também cheinhos de fome e cheios de perguntas “Se eu fizesse assado em vez de cozido…”, coitados…lol
        Tão esperto que foram os lobos…lol

        • JL says:

          Eu sou sério.

          Quem não foi humilde foi você, que veio colocar rótulos em todos, assumindo uma arrogância de todo o tamanho, “eu sou o maior, vocês são apenas comentadores”.

          Sim, não com esse pedestal onde se colocou que se começa uma conversa, foi por isso que coloquei essas questões que no final de tudo e tanto bla Bla Bla de coitadinho não soube responder.

          Enfim, só acabou por ser mais um comentador.

          O iluminado foi você que inventou argumentos e agora não os fundamenta.

          Exato, foi o você fez, tentou meter todos numa caixa, até usou o termo “comentadores”, só que* afinal nem um conseguiu lá colocar.

  17. Antonio Vasco says:

    Se calhar a sua calculadora é que não sabe fazer contas, mas elas são muito fáceis de fazer, um VE é o único carro que se paga a si próprio, todos os outros são dinheiro para queimar

    • nero says:

      Se foi para mim que falou digo-lhe desde já que partiu de uma falsa premissa. Em lado algum eu afirmei que os veículos a combustão são mais baratos.
      Essa sua falta de atenção ou resulta da intenção bacoca de provocar infantilmente uma reação menos própria da minha parte ou resulta de uma inconsciência atroz da sua capacidade de interpretação daquilo que os outros escrevem. Não creio que tenha sido inconsciente, pois caso contrário não tinha começado o discurso com uma tentativa vã e infantil de ofender a capacidade da minha calculadora.
      O erro persiste… a incapacidade que a esmagadora maioria dos “comentadores” que aqui vem, tem de ser empático com aquilo que a maioria da população sente e passa no dia a dia é sintomática de um estado de espirito completamente desfasado da realidade e mais apropriado com um estado de ilusão típico das tias de Cascais…
      Quando vocês souberem o que é viver em uma família e com menos de 2300€ por mês (condições em que a esmagadora maioria do portugueses vive) talvez mudem o tom do discurso e percebam a necessidade de adequar a transição.
      O que impressiona mais é a cegueira ilusória em que vivem…simplesmente impressionante a vossa falta de empatia.

  18. nero says:

    Se foi para mim que falou digo-lhe desde já que partiu de uma falsa premissa. Em lado algum eu afirmei que os veículos a combustão são mais baratos.
    Essa sua falta de atenção ou resulta da intenção de provocar infantilmente uma reação menos própria da minha parte ou resulta de uma inconsciência atroz da sua capacidade de interpretação daquilo que os outros escrevem. Não creio que tenha sido inconsciente, pois caso contrário não tinha começado o discurso com uma tentativa vã e desnecessária de ofender a capacidade da minha calculadora.
    O erro persiste… a incapacidade que a esmagadora maioria dos “comentadores” que aqui vem, tem de ser empático com aquilo que a maioria da população sente e passa no dia a dia é sintomática de um estado de espirito completamente desfasado da realidade e mais apropriado com um estado de ilusão típico das tias de Cascais…
    Quando vocês souberem o que é viver em uma família e com menos de 2300€ por mês (condições em que a esmagadora maioria do portugueses vive) talvez mudem o tom do discurso e percebam a necessidade de adequar a transição.
    O que impressiona mais é a cegueira ilusória em que vivem…simplesmente impressionante a vossa falta de empatia.

    • Antonio Vasco says:

      De facto é impossível ter empatia por essa verborreia sem nexo e sem fim prático, mais parece um exercicio de IA (será?) , sem um erro de português , mas que espremido, nada esclarece.
      Já agora, não sou um comentador, sou um possuidor de um VE que tenta transmitir os prós e os contras desta nova tecnologia, tal como eu ouvi outros antes quando pensava comprar um VE. E para minha sorte, não me enganaram

      • JL says:

        Muito bem, não vale a pena argumentar contra aqueles que só vêem a realidade deles e não conseguem ver nada fora dessa caixa.

      • nero says:

        Quando as capacidades são poucas, a limitação do entendimento é menor e é fácil seguir a tentação do caminho mais fácil.
        Esta é a via usada, normalmente, quanto, que nem virgens ofendidas, não conseguem aguentar a verdade.
        Típico de indivíduos que não conhecem o significado de empatia nem aguentam uma crítica indiretamente dirigida aos seus egos inflamados e inflacionados pela visão predatória que têm da sociedade.
        Como resposta chamam verborreia a tudo aquilo que põe em causa a sua triste existência e razão de viver…típico de meninos mimados e egoístas.
        Será assim tão difícil de entender o obstáculo que é o fraco poder económico da esmagadora maioria dos portugueses.
        É difícil sim para um certo tipo de pessoas. É difícil de entender para aqueles que não conseguem sentir empatia nem compreender como é que as coisas funcionam na esmagadora maioria dos lares nacionais.
        Esta postura orgulhosamente arrogante com que vêm o outro, roça os limites do autismo.

  19. Antonio Vasco says:

    Você faz me rir, o tempo que você perde com ninharias. Deve ser mesmo um falhado, a perder assim tempo para nenhum resultado. Você acha mesmo que me atinge com esses disparates?

  20. nero says:

    Uauuu…!!!
    Aí estão as verdadeiras cores destes senhores!
    Mostrou os dentes do egoísmo todinhos!
    Todos leram…chamou ninharias ao reconhecimento que fiz das dificuldades, sobretudo económicas e diárias sentidas pela maioria da população portuguesa.
    Para este individuo e, não se iludam, para outros que para aqui vêm vociferar e impor a transição energética, as dificuldades, os tormentos e sofrimentos que a maioria do bom povo português passa são ninharias.
    Falar mais para quê … este insensível, este moço mimado está-se nas tintas para a maioria dos portugueses.
    Deve ser como aquele que caiu da cadeira e que dizia que os portugueses deviam comer erva.
    Com esta exposição de sociopatia demonstramos a razão pela qual esta gente quer impor de forma drástica e radical a transição energética…um negociozeco à conta do Zé pagante e sofredor.
    Está exposto mais um … agora cada um deve avaliar e atuar de acordo com a sua consciência sem se deixar influenciar por este tipo de indivíduos que não quer saber dos outros para nada e que considera os problemas económicos dos outros uma ninharia.

    • JL says:

      Impor ? Alguém impôs alguma coisa a alguém ? Você veio aqui porque quis, fazer o mesmo que todos fazem, comentar, e ainda se julga a última bolacha do pacote.

      Quem está a ser egoísta é o senhor, que só vê a sua realidade e mais nenhuma.

      Está exposto mais um ? Mais um quê? Um que saiu do rebanho que você tanto quer manter ?

      Claro que cada um deve avaliar, e fazer o que lhe der na panca, até ver e no nosso país somos todos livres, lamento que não pense assim, não querem saber dos outros ? Então quer que eu venda o meu veículo eléctrico porque não acha bem ?

      Não será antes o senhor que é egoísta ?

      • nero says:

        Tenha calma e não desespere!
        Seja mais criativo nos seus argumentos…é por demais evidente que já não tem imaginação para manter uma conversa. Você foi logo o primeiro a expor-se.
        Aguente.

        • JL says:

          Quem está desesperado deve ser o senhor, até fala em imposições que não existem..

          Eu não preciso de ser criativo e de inventar, isso o que fez, por isso não conseguir responder às questões que lhe coloquei, é o que dá quando se inventa muito.

          Sim, já me expus aqui muita vez, alguém que saiu do rebanho e é livre.

          Sim, se não quer sair disso, tem de aguentar, remédio tem.

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