Espanha: Adeus triângulo de sinalização… o que vem aí?
Com a quantidade de tecnologias que estão hoje disponíveis para a sociedade, há equipamentos que já estão "obsoletos". Falámos do triângulo de sinalização de emergência que, em Espanha, poderá vir a ser substituído por outro dispositivo, designado de V-16.
A partir de 2026, todos os veículos devem ser geolocalizados pela Direção-Geral de Tráfego (Espanha) e o triângulo de sinalização dará lugar a outro equipamento.
Sistema de geolocalização do dispositivo enviará a localização dos veículos
Em Espanha, os condutores que necessitarem de sinalizar uma emergência devem usar um dispositivo de luz com sistema de conectividade incluído. Mas calma! Tudo está previsto apenas para 2026, data em que os tradicionais triângulos de sinalização deixarão de ser necessários.
O Conselho de Ministros já aprovou o decreto e a lei entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026.
Na prática, será obrigatório em todos os veículos em 2026, um sistema de geolocalização do dispositivo que enviará a localização do nosso veículo parado para a cloud DGT 3.0 a cada 100 segundos, para que essa informação chegue rapidamente aos demais veículos conectados na estrada.
Entre as vantagens da utilização destes dispositivos (V-16), destaca-se o facto de não ser necessário sair do carro para colocar o triângulo, ficará visível a 1 km de distância, enviará as suas coordenadas para a DGT que as partilhará com APPs e veículos conectados.
Ao contrário do triângulo de pré-sinalização, este dispositivo pode ser guardado no porta luvas ou nas zonas de arrumação laterais do interior do veículo. Este equipamento não precisa de ser colocado na via de circulação, devendo ser colocado em cima do veículo (em contacto com a chapa), no caso de ser um carro, ou no depósito de uma moto.
Relativamente ao custo, sabe-se também que a conectividade do dispositivo será paga pelo período de 12 anos.
Este artigo tem mais de um ano
Agora la vão aparecer os tolinhos a dizer que é mais uma forma de controle dos governos, e são esses mesmos que guardam toda a sua vida pessoal no local mais seguro do mundo as redes sociais.
A questão da privacidade é sempre uma questao valida que pode e deve ser levantada. No entanto não estou a ver ganhos práticos no que toca à real funçao do triangulo que é sinalizar de forma clara uma irregularidade na via de circulaçao.
Como é que na pratica isto ira ser substituido, por uma notificaçao num ecra? E essa informaçao vai ser tao precisa quanto o posicionamento de um triangulo, que de uma vez só nos indica que existe uma irregularidade e, se o mesmo estiver bem colocado, quanto da via é que está obstruida.
E nos casos em que o transmissor ficar danificado / passarem 12 anos?
Nem considerei a hipotese de confiar somente nos paineis de aviso na estrada. Simplesmente nao sao uma medida pratica sem investimentos (e um valente desperdicio de material) fora de série para que sejam minimamento viáveis – um a cada km? a cada 5km?
Num ecra na auto estrada e nos restantes locais, que basicamente devem representar mais de 85 – 90% das estradas em qualquer país? Onde não há panéis, onde muitas vezes não há internet ou rede móvel, onde não há luz pública ….. que lindo que irá ser ….
Epa mas vcs leram a noticia??? “…Entre as vantagens da utilização destes dispositivos (V-16), destaca-se o facto de não ser necessário sair do carro para colocar o triângulo, ficará visível a 1 km de distância, enviará as suas coordenadas para a DGT que as partilhará com APPs e veículos conectados.,,,”, Ser sp do contra. so pq sim, mm que por estultez. Ora vejamos…”…destaca-se o facto de não ser necessário sair do carro para colocar o triângulo, ficará visível a 1 km de distância…”, bastaria isto, o resto sera uma mais valia apenas e qdo for possivel. Ou é melhor, ter de andar na via e colocar um triangulo, que mal se ve e muitas qdo se ve, ja estamos em cima do acidentado??? Ou qdo passam p cima dele e o esmagam. Enfim…
Antes um triangulo esmagado a 50m do veiculo do que um embate no proprio veiculo porque o condutor já se “esqueceu” do aviso que viu no painel há 5 km’s atrás e que apesar de indicar um sinistro não o informou que o veiculo na berma iria estar logo após “aquela curva”.
Pois.
Se calhar um sistema complementar, triangulo + este sistema seria uma boa ideia. Nestes casos a tecnologia serve para nos ajudar e proteger, não para ser usada como desculpa para canalizar fundos financeiros – que não sei se efetivamente é o caso, mas que parece, parece.
A vantagem de não ter de sair do carro parece-me altamente circunstancial. Como é óbvio existem vias onde sair do carro é perigoso, mas normalmente nessas vias ficar dentro de um carro parado é também um risco (embora nem todas, claro).
Realmente só podem não ter lido!
É difícil perceber a lógica que defende que o triângulo é mais visível que uma lanterna visível até 1km de distância. Como diz, vontade de ser do contra… enfim!
Entao a parte do “…onde não há luz pública ..”. Sim pq nesse caso vais ver melhor um misero triangulo, que um enorme pirilampo a 1 km. AHAHAHHA
O aparelho só vai transmitir a posição quando estiver a ser utilizado, ou seja, a sinalizar perigo.
Numa autoestrada a noite este aparelho é bem mais visível que um triângulo, talvez até mesmo de dia seja mais visível.
A informação no écran é só para quem está a mais de 1Km.
A precisão é esperar para ver, mas o GPS consegue ter precisão de poucos cm.
Se ficar danificado ou passar 12 anos aí só mesmo esperar para ver. Mas talvez seja comprar outro, ou não.
Todas as tecnologias e avanços devem ser questionados e levados a sério, só assim se garantem os nossos direitos e a correcta evolução das tecnologias.
De qualquer forma estamos a avançar rápido de mais, em 100 anos criamos tanta coisa à volta da tecnologia que não há que ter medo em parar, analisar, corrigir e avançar.
Eu pessoalmente não pensei nisso, mas é realmente uma questão válida. De qualquer forma, se tivesse opção, não queria isso, já que é redundante com o telemóvel e sistema SOS do carro
Mais um esquema para aumentar a entropia e custos numa sociedade. Nada como conseguir tornar todos os Sir Humphreys fascinados pela tecnologia para assim conseguir lucrativos contratos.
Quem diria que o capitalismo ficaria tão amigo do socialismo. E vice versa.
Gosto da ideia desde que apenas esteja a enviar os dados quando ativo
Mas penso que seja o objetivo, não faria sentido se não fosse por questões de RGPD
Não vai funcionar. Nem todos têm smartphone e nem todos têm carros com conexão a este dispositivo.
“dispositivo de luz …… ficará visível a 1 km de distância”
Se o sinistro/avaria for logo a seguir a uma curva como vai ser isso possível?
Experimenta comprar um carro novo em 2026 que não tenha conexão a este dispositivo. E quanto a “nem todos terem smartphone”… arranjem um, ou não andem de carro simples.
E como comunicam quando não houver rede móvel ou internet?
Sabes que na Espanha (e Portugal) também andam carros antigos como VW Golf de 2003 que não têm conexão e sabes que existem pessoas que não têm dinheiro ou não sabem utilizar um smartphone. Mas estando tu fechado no teu mundo pequeno onde todos têm dinheiro para tudo, não conheces a realidade 🙁
cada vez estás pior, analisa bem o que escreves… sai do teu quarto
Primeiro – esta medida é em Espanha e não em Portugal.
Segundo – ninguem vai obrigar ninguem a comprar carro novo, não vão deixar de se vender carros antigos em 2ª mão.
Terceiro – Deixem de ser medrosos, atualizem-se.
O verdadeiro guerreiro de teclado..
Ainda deves ser novo, vais ver que essa do actualizem vai e volta
Devem pensar que não há carros antigos a circular em Espanha… Outra coisa os carros usados e antigos são os mais vendidos em Espanha (alguns têm mais de 10 anos). Parece que precisa de se atualizar és tu 😛
“ficará visível a 1 km de distância”
E no caso em que um carro avaria ao sair de uma curva, de uma estrada nacional, sem paineis informativos?
Lá se vai a vantagem da visibilidade a 1 Km.
Vai com toda a certeza acabar com a traseira do carro avariado a “ficar metida para dentro” !
Não me parece que funcione em todas as situações.
Aguardemos …
Pedia confirmação, um carro a 119 km/h recebe uma atualização a cada 3,3 km?! Obrigado.
Envia
Se tiver um acidente na curva, tenho de colocar o triangulo/aviso antes da curva.
Só com um pirilampo colado na capô o que adiante?
Mais um Lobby…
A pagar por 12 anos porquê? Partem do pressuposto que um bem que custa dezenas de milhares de euros o automóvel, dure cada vez menos? Comigo não terão sorte. É mais um custo idiota para onerar os cidadãos! Qualquer dia, até cada vez que respiramos será cobrado por uma empresa qualquer que “garantirá” disponibilidade de ar! O triângulo dura a vida toda é a opção mais lógica, paga-se uma vez e custa meia dúzia de euros, sem maus controlo por parte de entidades estranhas.
Claro que terão sorte, ou andarás ilegal e a multa será bem mais cara que o contrato, caso te apanhem.
De qualquer forma, fala-se em Espanha e não em Portugal.
Contrato de 12 anos, os manelitos aprenderam depressa com a via verde Portuguesa …
Também tenho muitas dúvidas que funcione apesar de ser tecnologicamente interessante.
Como se garante que tenha cobertura nacional e disponível em todos os veículos e/ou estradas?
A função principal do triângulo é a indicação de que há um perigo próximo e é muito eficaz se for bem colocado. Sinceramente, não vejo vantagem em criar um sistema destes.
Parece promissor. Digo isto porque já passei por dezenas de acidentes e nunca, mas nunca vi um triângulo colocado nas distancias corretas e visibilidade indicadas pelo código.
E os que estão visíveis mas que alguém com vontade de fazer o “orçamento” passa por cima e nem repara, o que não falta pelas bermas nacionais são triângulos partidos 🙂
Se os carros antigos estão cada vez a valer mais nos usados, ainda mais vão passar a valer.
Mais uma tecnologia inútil.
Abram os olhos e vejam os triângulos. Custa assim tanto tirar os olhos do smartphone e conduzir?
Usado numa autoestrada a noite, talvez até mesmo de dia, é mais útil que um triângulo. Só os 100s de actualização é que me parecem demasiado tempo. Nas restantes estradas, se for como em Portugal, vai servir de pouco, mas esta notícia é de Espanha.
Mais um negociozinho!
Meus caros amigos, acho que não perceberam ou então sou eu que não percebo.
Pelo que li aqui e em outros locais o dispositivo só transmite quando ativado.
2 Quando ativado emite uma luz de alerta que faz o que faz o triângulo.
3 Em simultâneo transmite o sinal a uma cloud.
4 essa cloud baseada na localização informa as autoridades, os motoristas próximos e os painéis tipo os das autoestradas.
5 caso nada disto esteja disponível no país ou na via onde circulam os o aparelho funciona apenas localmente como o triângulo emitindo uma luz de advertência.
A notícia deveria trazer o nome do aparelho, preço,etc.
1. Como é que o sinalizador fica visível a mais de 1 km se o acidente/avaria for depois de uma curva?
2. Se é proibido manusear o telemóvel quando se conduz, como é que o condutor do automóvel que se aproxima do local vai saber antecipadamente que há o incidente?
1 – Pela notícia fiquei com a ideia de que se estavam apenas a basear em acidentes na auto estrada. Mas realmente é uma boa questão.
2 – Na notícia falam em carros conectados, portanto são daqueles em que o telemóvel se liga ao carro e vês toda a informação do telemóvel no sistema de infotainment do carro.
Se estiver sempre ligado …aí é que vai ser facturar com os excessos de velocidade 🙂
fico com algumas duvidas…
Colocar mais um sistema de geolocalização quando já todos os carros vêm com o eCall, não bastaria que este pode-se ser utilizado sem ser em caso de acidente grave? evitando assim a aquisição de mais um equipamento para toda a frota do pais, ou existem outros interesses?
O sistema provavelmente será a bateria, ou está sempre em carga ou provavelmente vamos esquecer de verificar a carga ocasionalmente
Então quer dizer que em 2026 para ir ou passar por Espanha temos que ter este dispositivo! 🙂 Tá lindo… Há uns anos atrás era obrigatorio ter 2 tri. de sinalização… E quem é que paga a ligação/conectividade… o Zé pois tá claro! É só mafiosos xupistas… fodx! 🙂
Isto podia ser substituído pelos piscas, médios e luzes de travão todas piscando e accionadas automaticamente caso um acelerómetro detectasse colisão porque o condutor pode estar inconsciente. Em caso de avaria do carro é que poderia ser iniciado manualmente. Os 100 segundos deviam ser reduzidos para 10 segundos. A ideia é boa, passados os 12 anos de oferta poderá ter um custo simbólico tipo 20 euros de anuidade e caso necessário usar, 50 cts a 1 euro por minuto.
Pagos durante 12 anos… ViaVerde 2.0
Alternativa que já existe e pode ser usada em todos oa carros: waze. Experimentem! E os politicos, deixem de inventar ou, no minimo, perguntem a quem sabe!
A Mauser já vende isso há uns anos por conta de uma notícia espanhola semelhante.
É preferível usar antes um sistema rede mesh, o carro acidentado enviava um sinal num raio de 1km. Com isto os outros automobilistas saberiam a hora, data, local do acidente.
Por exemplo, aqueles carros que caem das pontes ou matagais, seria útil este dispositivo informar para que as outras pessoas ajudassem.
Acidentes em cadeia, gelo na estrada, óleos e por aí fora.
Desta maneira acho que um equipamento assim seria mais útil, até daria para aplicar em carros antigos.
Simples devia existir os dois…o triângulo e a Luz com GPS de preferência uma luz laranja rotativa para alertar ao máximo e evitar mais problemas depois dakele já existente.
Resta saber qual é o custo durante esses 12 anos
Pronto inventaram mais uma maneira de extrair dinheiro.