Escândalo ‘dieselgate’: Há novas regras para fiscalização de carros já amanhã…
A partir de amanhã há novas regras para veículos mais limpos e seguros em toda a Europa. O "novo" regulamento foi adotado em maio de 2018. Este remodela em profundidade e reforça significativamente o anterior sistema de homologação e de fiscalização do mercado.
Este regulamento melhora a qualidade e a independência da homologação dos veículos e da realização dos ensaios, aumenta os controlos aos automóveis já presentes no mercado da UE e reforça o sistema geral com uma supervisão europeia mais apertada.
É já amanhã, dia 1 de setembro, que entrará em vigor as novas regras para veículos mais limpos e seguros em toda a Europa. Thierry Breton, comissário do Mercado Interno, afirmou que...
Os cidadãos europeus esperam muito justamente conduzir os veículos mais limpos e seguros. Isso pressupõe os controlos mais rigorosos aos veículos colocados no mercado e que circulam nas nossas estradas.
Exige também aplicação e supervisão efetivas a nível europeu: é por isso que, a partir de agora, a Comissão poderá efetuar controlos aos veículos, desencadear recolhas em toda a UE e aplicar coimas até 30 000 EUR por veículo em caso de infração à lei.
O que é preciso saber sobre as novas regras...
Independência e qualidade dos ensaios antes da colocação de um veículo no mercado
Os serviços técnicos que realizam os ensaios e as inspeções aos novos modelos de veículos serão sujeitos a auditorias independentes, com base em critérios rigorosos tanto para obterem como para manterem a respetiva designação pelos Estados-Membros.
As autoridades homologadoras nacionais também são agora objeto de avaliações por homólogos, a fim de garantir que as regras pertinentes são aplicadas e cumpridas de forma rigorosa em toda a UE.
Controlos aos veículos já presentes no mercado
O novo quadro também melhora os controlos aos veículos que já circulam no mercado e que se encontram à venda nos concessionários.
A partir de agora, os Estados-Membros são obrigados a ensaiar regularmente um número mínimo de veículos e podem tomar medidas de salvaguarda contra os veículos não conformes no seu território, sem esperar que a autoridade que emitiu a homologação tome medidas.
Supervisão europeia
Além disso, a Comissão está agora em condições de efetuar controlos do cumprimento e da conformidade dos veículos em laboratórios ou na estrada.
Nos casos em que os fabricantes infrinjam a legislação em matéria de homologação (por exemplo, dispositivos manipuladores ou declarações falsas), a Comissão pode ordenar recolhas em toda a UE e impor sanções a esses fabricantes até ao montante de 30 000 EUR por veículo. Até hoje, apenas as autoridades nacionais que homologavam o veículo podiam aplicar tais medidas.
De relembrar que este novo regulamento da União Europeia para a homologação e fiscalização do mercado de veículos a motor, foi adotado há dois anos por causa do escândalo do ‘dieselgate’. As novas regras de homologação foram propostas pela Comissão em 2016.
Este artigo tem mais de um ano
Eu gostava era de ver chumbados na inspecção essas chaminés de gasóleo que circulam nas nossas estradas…Inaceitável.
Está a falar dos transportes públicos, transportes de mercadorias, navios…… aviões?
E já agora os tractores que nem filtro, nem catalizador……. (vão agora passar a usar)
Também sim, mas primeiro os carros porque os transportes sempre poupam muitos carros
O seu comentario nao tem sentido nenhum
Julgo que o que ele quer dizer é que os navios e aviões que entram cá no país poluem mais que toda a massa de automóveis de Portugal. O que é verdade, já existem estudos sobre isso.
Se não leste esses ‘estudos’ não tenhas certezas sobre o que lá está escrito.
E é assim que descobrimos que o @Rui tem um carro a diesel mal reprogramado e que deita fumo tal como uma locomotiva dos anos 30.
O modelo provavelmente será Ibiza se for mais refinado, será um A3.
E as chaminés a gasolina, tb alteradas com bombas de alta pressão e afins? Por acaso, em termos de norma Euro6, emitem muito mais CO2 do que os diesel. Assim, do nada, a questão do aquecimento global já não conta? Pois, realmente a indústria tem muito poder para moldar a opinião pública. Lamentável…
Então o NOx dos diesel deixa de fazer mal, é isso?
Lamentavel e comentar sem saber do que se fala.
Primiero nao e CO2 mas CO – monoxido de carbono, segundo voce mente quando diz que os motores a gasolina emitem mais CO do que os diesel em termos historicos e com as diferentes normas de emissao.
Desde 2005 que a lei obriga a emissao de CO nos gasolina a 1.0 e nos diesel 0.50. Nunca mudou em nenhuma posterior versao ate hoje.
Onde tem apostado forte e na reducao de NOx, HC, PM.
A menos que estejamos a falar de um carro com problemas, nunca vi nenhum carro a gasolina a deitar fumo como um diesel.
He he…todos esses mais os “geneticamente” modificados….
Nunca será viável em Portugal!! Se um automóvel circular e não cumprir as normas irá ser chamado ao fabricante para ser arranjado a custo zero. Existe a hipótese de o automóvel ser impedido de circular pelo Estado, mesmo que passe na inspeção, por não cumprir as normas. Isto vai confundir muita gente.
como é que um carro que nao cumpre as normas passa (legalmente) na inspecção?
explica lá isso, p.f.
Pah, só tenho a quarta classe…e por isso não percebi nada da notícia…então quem tira o fap do carro está feito à bifana e paga 30 mil aériós que se lixa? Ora porra!
Claro, toda esta gente tem tiques pidescos nunca foram abandonados são é disfarçados.
Não me parece que seja esse o âmbito da notícia/lei, mas sim as “manipulações” promovidas pelos construtores, por forma a passar nos testes de gases, anunciar consumos mais baixos, etc
30000€, por veiculo paga o fabricante quando produz um carro que não cumpre as normas.
Não me parece assim tão pouco.
“A partir de amanhã há novas regras para veículos mais limpos e seguros em toda a Europa”
A partir de amanha os consumidores podem a certeza de que a merd…a que estão a comprar é pior do que a anterior.
Quem sabe de mecânica e de motores e mexe neles sabe bem aquilo que estou a dizer.
E aqueles que não acreditam porque são quem não mexe neles não acredita até ter a realidade se revelar.
Que grande resposta man!Mesmo que perceba alguma coisa de motores de combustão……fiquei a perceber o mesmo.
Será que podes desenvolver um pouco o teu ponto de vista,ja que estas habituado a desmontar…motores?
Nem ele sabe ….
mavidoor, o ratel não precisa de desenvolver o tema, tens duvidas ? desde alguns anos que os fabricantes apertados pelas leis aprovadas anti poluição e de difícil implementação ,arranjam soluções que retira fiabilidade aos motores e aumenta os custos de produção e manutenção.
Neste momento os motores são espremidos ao máximo para gastar pouco e então temos os novos motores de cilindrada minúscula,turbos aos montes para dar cavalos e a potência que o motor raquítico não tem,start/stop para cortar na poluição, o pessoal pensa que é por causa do consumo, depois paga bem nas baterias e motores de arranque, etc que levam desgaste a serio , tudo para disfarçar e tapar problemas que os fabricantes têm dificuldade em ultrapassar depois ainda veio o celebre filtro de partículas ,soluções tapa buracos, chuta-se os problemas que cria para o cliente, partir motores, carros incendiados ( com conhecimento de causa , o meu colega perdeu 50.000 euros a conta do amigo filtro de partículas ) a marca chutou pro lado e no caso dele ficou sem carro e sem dinheiro , mas esta-se bem porque agora os carros são limpos, e a carteira do consumidor também é limpa do dinheiro.
Sobre esta noticia quer dizer que os motores são mais espremidos para cumprir as normas , a fiabilidade vai paga-la o cliente, os carros apenas têm de durante o tempo da garantia, depois disso ….
No meu caso pessoal tenho um w202 a dias um colega apareceu com um gla e depois de tudo eu não troco o meu antigo pelo o novo.
Qualidade e motor do novo , ficou pelo caminho ……………….
com tanta preocupação dos “ditos verdes” que partidos verdes são como os outros, ainda não percebi porque aquela gente que está a polir as cadeiras da assembleia ainda não se mexeram em relação a esses carros modificados que chegam a tapar a visibilidade tal é o fumo que deitam.
A Europa assobiou para o lado quando foi o dieselgate e agora vem com isto. Deve ser para rir. Se não fossem os americanos bem a vw, mercedes, etc. tinham passado pelos pingos da chuva. E o mais incrível é haver ainda clientes a comprar viaturas destes fabricantes vigaristas. Enfim.
Bill, deixa-me acrescentar umas coisas… a Mercedes andou a recolher carros e carrinhas com “irregularidades” nas emissões. Pouco se ouviu disto. A Porsche foi novamente apanhada, agora nos carros a gasolina. A AUDI então nem sei o que dizer, é pior que a VW porque não engana os clientes apenas nos motores, é também com carros demasiado caros, e isto é a VW que o diz. Portanto quem comprou um carro destas marcas depois de 2016, anda mesmo a “dormir”. Os outros que compraram antes estão isentos de culpa porque foram enganados e devia ter sido o Governo a mandar reparar tudo sem custo para o cliente ou fechar a porta e manda-los vender na Alemanha esse lixo.
Mas o não se consegue entender mesmo é como tem gente a comprar VW e AUDI sabendo que estão a ser novamente enganados. Exemplo, o Tiguan vendido aqui em Portugal com 7 litros de adblue. Na realidade serão 5 litros úteis porque ninguém vai deixar aquilo acabar. A gastar 1 a 1.5 litros por cada 1000kms… vão andar a encher o adblue 4 vezes por ano, quando vemos carros com 20 litros para ser possível fazer 20k kms por ano sem andar com preocupações.
É uma grande treta isto, na Europa andamos a pagar tudo a peso de ouro, selo, inspecções etc, andamos com carros cheios de filtros e líquidos que só danificam o motor, enquanto no resto do mundo ninguém quer saber. Além que já existem combustíveis que pode se meter em qualquer carro, avião, navio etc e não polui, sai pelo escape oxigénio e não poluição, tanta merda com o ambiente mas o que interessa no fim é os €€ pois se quisessem acabar com a poluição era fácil e já existe alternativa a alguns anos, só que não interessa pois os estados perdiam os milhões em impostos sobre os combustíveis. Querem que os fabricantes cumpram metas impossíveis e em tempos recordes, no final quem se lixa é o consumidor com carros que não podem andar em cidade porque tem filtros de partículas, quem anda meia dúzia de km por ano ta lixado que tem que andar sempre nos mecânicos a fazer a regeneração forcada ao carro, não admira que cada vez a mais gente a tirar esses cancros dos carros.
Combustível de cuja combustão resulta apenas oxigénio?
Faltaste às aulas de química, não foi?
Sem o défice comercial de 500milho€s mensais nos combustíveis
os impostos sobre os combustíveis não fazem falta nenhuma
Quem anda meia dúzia de km por ano
não precisa ter carro
Problema resolvido
Eu não ando meia dúzia de Km por ano, mas sim umas dezenas por dia.
Caso um condutor que percorra uma media de 50Km diários ao fim de um ano são mais de 18000Km, e ao fim de 5 anos são mais de 90000 Km, quantos proprietários de veículos a combustão que fazem muito menos? Talvez a maioria!
Ou seja, um viatura com uma bateria que tenha uma autonomia razoável ( cerca de 200Km) e se possível permitisse fazer carregamentos de apoio utilizado painéis solares integrados na carroçaria, chagaria para a maioria das nossas necessidades de deslocação. caso necessite de fazer a volta a Portugal num fim-de-semana sempre tinha a possibilidade de recorrer ao aluguer de uma viatura com grande autonomia, ou utilizava o clássico que também merece que seja conservado.
Por mim vou continuar com o meu “velho” TDI, que não me deixa ficar mal, nunca reprovou. Era o que faltava ter de comprar um carro, para o qual não tenho dinheiro e é inferior em tudo.
E o desporto automóvel e motorizado que utiliza motores de combustão, neste fase de transição serve para quê?
Porque não existe um prazo para que o mesmo termine e que o obrigue a converter apenas para a utilização de veículos e motos com zero de emissões?