Entre greves e negociações, Volkswagen pode não fechar as suas fábricas na Alemanha
Num momento que tem exigido paciência à Volkswagen e aos sindicatos dos trabalhadores alemães, entre greves e negociações, o encerramento de fábricas esteve já em cima da mesa. Contudo, a fabricante poderá, afinal, não fechar as suas infraestruturas.
No início deste mês, 100 mil trabalhadores abandonaram nove fábricas da Volkswagen, em toda a Alemanha, incluindo a sua fábrica de veículos elétricos, impactando as linhas de montagem. O objetivo passa, desde o início, por lutar contra a redução dos salários, perda de postos de trabalho e o futuro da fabricante de automóveis.
A greve ocorreu após semanas de negociações coletivas, em que a Volkswagen não recuou no seu plano de potencialmente cortar milhares de postos de trabalho, reduzir salários e encerrar três fábricas, na Alemanha. Este teria ajudado a poupar 17 mil milhões de euros.
Planos da Volkswagen permanecem incertos
Agora, segundo a Bloomberg, com informação de uma fonte anónima, a Volkswagen está a considerar a possibilidade de manter as suas fábricas em funcionamento, restabelecendo os acordos de segurança no emprego até 2030. Em contrapartida, os funcionários deverão ter de renunciar ao pagamento de bónus.
Segundo a mesma fonte, as medidas de redução de custos em cima da mesa incluem a transferência da produção do Golf da fábrica alemã de Wolfsburg para o México e o fim da produção de veículos elétricos da marca Volkswagen, em Zwickau, por forma a reduzir a capacidade.
A Bloomberg observou que os pormenores do acordo podem mudar e as conversações podem ainda acabar sem acordo, pelo que a Volkswagen e o sindicato IG Metall continuam em terreno instável.
Além disso, para Patrick Hummel, analista da UBS, citado pela Bloomberg, "o facto de os trabalhadores renunciarem ao pagamento de bónus e de a Volkswagen reorganizar a produção não será suficiente para poupar mais quatro mil milhões de euros por ano, que a administração precisa para reforçar as margens".
Assim sendo, "não temos a certeza de que este seja realmente o plano final".
A Volkswagen tem enfrentado um declínio acentuado das vendas, na China, o seu principal mercado, ao mesmo tempo que enfrenta os desafios da BYD e de outras fabricantes de automóveis chinesas que estão a entrar no mercado europeu com muita força.
Recentemente, neste contexto de instabilidade, a Audi, do Grupo Volkswagen, anunciou que encerrará a sua fábrica, em Bruxelas, no próximo ano.
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A psicologia é tramada, qualquer funcionário que faça greve solidário com colegas só está a garantir o seu despedimento quando a empresa eventualmente falir por não conseguir ter lucros…
O mais giro é que a malta que diz que isto é bom, são os sindicatos que aconteça o que acontecer já ganharam o deles… Dai os sindicatos atualmente serem um cancro em qualquer empresa…
Assino
Não vai sair nada de bom. E até podem não fechar as fábricas, à custa de muito dinheiro público e a continuação de certos vícios. Obviamente que não é bom uma fábrica fechar e despedir centenas (ou milhares) de trabalhadores, mas manter elefantes moribundos também não é bom.
Esperemos que a Alemanha tenha melhor discernimento que Portugal em casos como a efacec, tap, ana e tantas outras onde o estado mete a pata. Muitas vezes mais vale deixar morrer que aparecem alternativas frescas e sem vícios à volta.
Engraçado que a culpa é sempre dos sindicatos… a má gestão e o abuso de poder dos patrões nunca tem culpa.
Neste caso foi má gestão do acionistas, o CEO anterior ate era bom, mas foi mandado embora pois falava do quão dificil ia ser dar a volta…
Contudo essa má gestão tem de ser corrigida e nisso os sindicatos não permitem.
Sindicatos funcionam é na FP, onde ninguém é despedido mesmo com buracos de milhões nas contas.
Vão ser comprados por empresas dos chinos como geely SAIC gac Dong Feng etc … Vai ser o destino … Os contribuintes Boches não vão estar a injectar dinheiro atrás de dinheiro para a VW simplesmente não e sustentável… Produzir produtos foleiros que ninguém quer é simplesmente surreal esses idiotas não leram a escrita na parede agora estão a pagar as favas, enfim… Preparem se a Porsche vai fechar quase 40 Dealers nos chinos já não vendem carros há algum tempo e esperem pelas contas da Mercedes… Vai ser de rir estejam atentos
“A Volkswagen tem enfrentado um declínio acentuado das vendas, na China”
É dos elétricos estarem a vender na China. LOOOL
Excelente união entre os trabalhadores, juntos são fortes, seja a lutar pelos seus direitos, seja a produzir produtos de qualidade como é o caso. Um exemplo para Portugal.