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O prazer simples de conduzir: ao volante do Renault 5 E-Tech

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Anung says:

    Este carro está muito bem conseguido em termos estéticos. Conseguiram um carro moderno mantendo os traços do “original”.
    Mesmo quem o vê pela primeira vez diz logo que é um Renault 5. Claro que malta muito nova não o vai fazer porque não se lembra do renault 5.

    Já o 4 não achei tão bem conseguido.

    • PoiZé says:

      Partilho dessa opinião…
      E com o novo prelude conseguiram fazer ainda pior que o 4…
      Parece-me que os franceses estão melhores a trazer designs antigos e míticos (como o 5) para a actualidade.

      • Grunho says:

        Cada vez menos pessoas vão perder tempo a olhar para os designs “retro” em vez das prestações do carro e da etiqueta do preço.

        • Vítor M. says:

          Há aqui um fator que é estranho, algumas pessoas, como tu, mais antigas, não terem conta. Desde há muitas décadas, o comprar com recurso ao crédito e ao leasing não era já para todos, era só para quem fosse cumpridor, mas era e ainda é, uma forma de comprar. No passado, como tu te deverias lembrar, grande parte das vendas eram feitas comr ecurso a crédito, quer empresas, quer particulares.

          Se hoje for da mesma forma, não vem mal ao mundo, é um mecanismo lícito e apenas ao alcance de gente cumpridora. Se a essa forma convencional de comércio, juntarem a emoção, o desejo, tanto melhor e deve haver esse desejo, essa emoção.

          • Grunho says:

            Emoção? Emoção é tudo menos comprar carros. Ou pagá-los. Isso é puro sofrimento.

          • Vítor M. says:

            Nada disso. Muitas pessoas compram um carro e depositam a emoção na escolha. O pagar faz parte. E ainda bem que podem pagar.

          • Grunho says:

            Para dizeres isso só podes pertencer aos menos de 10% que recebem desse negócio, não aos mais de 90% que pagam.

          • Vítor M. says:

            Eu faço parte dos que descontam, e bem, há mais de 30 anos. Por isso, tu quando quiseres dizer o que for, primeiro olha para o teu legado fiscal 😉

          • há cada gajo says:

            Em setembro a concessão de crédito para compra de automóvel ficou muito perto dos 9 mil milhões de euros.

          • Vítor M. says:

            Um exercício financeiro normal e salutar. Atualmente só tem credito quem é sério.

          • Grunho says:

            Deixa-me rir! Tem crédito quem tem património para o garantir. Nem que seja o maior corrupto do país.

          • Vítor M. says:

            Isso é a cassete do PCP. Os bancos avaliam rendimentos e taxa de esforço, não o património. Há muita gente sem bens que consegue crédito, desde que prove que pode pagar. Agora, para o comunismo… ter acesso ao crédito, ou é alguém em dificuldades na vida, ou alguém corrupto. Já o usurpar o que é dos outros, como manda a lei comunista,,, isso para ti é lei 😉

  2. JoãoAF says:

    Continua caro para o que é…

    • JL says:

      Nem por isso, em 1986 o Renault 5 mais barato, o Renault 5L custava 911 000 escudos, o ordenado mínimo nesse ano era de 22 500 escudos, portanto custava 40 ordenados mínimos.

      Hoje com o ordenado mínimo de 870 euros, necessita de 28 ordenados mínimos para comprar o Renault 5 mais barato.

      • Vítor M. says:

        Lá está, grande parte dos “críticos” não sabem disso, e “botam faladura” mas dizem disparates.

        “Antigamente era barato”, “antigamente é que era…” Disparates, a facilidade de aquisição no passado não era superior ao presente. Mas há muita gente que tem memória muito curta, e mandam uns bitaites 😉

        • há cada gajo says:

          Vocês esquecem-se de que o cabaz de compra de um consumidor não é exclusivamente composto pela despesa com o automóvel. As percepções mudam conforme os contextos. Não existe linearidade nesta análise como vocês querem fazer transparecer.

          • Vítor M. says:

            Mas ninguém disse que a compra de um consumidor é exclusivamente composto pela despesa com o automóvel. O que se disse foi, usando como termo de comparação o salário mínimo, o esforço em termos de aquisição. Prova que atualmente o esforço é menor.

          • JL says:

            Tal como não era em 1990, além disso hoje compram muito mais coisas por menos dinheiro. Na altura nem pagavam telemóvel, o meu primeiro foi em 1996, onde um telefone custava vários ordenados.

            Enfim, hoje reclamam de barriga cheia com o poder absurdo de compra que têm em relação a outros tempos.

          • Zé da Quinta says:

            Não esquecer de juntar ao cabaz de alimentação, o crédito para o Iphone, o crédito para a PS5, o crédito para o sistema de som, o crédito para as férias, o crédito para…e depois, claro, o carro está caro.

  3. Mamba says:

    Renault: Aquele fabricante que lança um modelo lindo e épico a cada 30 anos e depois desaparece

  4. Max says:

    Mercado automóvel em Portugal – Outubro de 2025 (ACAP) – Ligeiros BEV (100% elétricos):
    Total: 4.899
    1º BYD: 459 (9,4%)
    2º BMW: 403 (8,2%)
    (…º) Tesla: 144 (2,9%)
    Outros: 3.893 (79,5%)
    Já lá vai o tempo em que elétricos e Tesla eram sinónimos. Agora há marcas que nunca mais acaba.

  5. Yamahia says:

    O R5 é giro mas não passa disso.

    • Vítor M. says:

      Porque não conheces. Normalmente quem fala dessa forma, demonstra logo que é uma conversa do tipo fala barato. Isto porque as vendas estão muito interessantes, e quem o tem ou o experimentou, percebe e testemunha que é um elétrico robusto, urbano, com bons consumos e que traz ao mercado aquela parte emotiva que outrora os térmicos também traziam. Tu, falas, falas, mas… não tens conhecimento de causa.

    • Gonçalo says:

      O que há mais para passar?
      É bastante eficiente tem uma autonomia interessante para o carro que é mas claro um carro daquele tamanho não é para toda a gente

    • JL says:

      Claro que não passa, é o 5, não pode passar a 6.

  6. há cada gajo says:

    O que me preocupa neste R5 “é o ruído que revela sons subtis, como o deslizar dos pneus…”. Pensei que os pneus rodassem…

  7. R5 says:

    Já o conduzi e corroboro o aqui descrito é uma carro com “alma” que dá prazer conduzir e conforto…
    Apesar de eléctrico, existe um real acelerador, na caixa entre D/B e modos de condução, há espaço para muitos estilos 🙂
    Mas para mim têm um grande defeito que outros podem achar qualidade, demasiada dependência do Google

    • Rui says:

      Pois isso para mim é uma enorme qualidade, a Google será sempre uma boa empresa com serviços muitos bons felizmente já lá vai o tempo que as marcas tentavam fazer os seus próprios sistemas e assistentes de voz e saia sempre borrada sistemas lentos assistente de voz que simplesmente não dão para usar não é por acaso que a maioria usa android auto e as marcas também já perceberam isso andamos a gastar dinheiro nisto para sair esta borrada e depois a malta usa o android auto mais vale integrar tudo no carro

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