E se a Tesla lançar uma pick-up?
Hoje já se espera tudo da Tesla, desde carros a camiões, passando por este novo projeto que pode ter uma saída interessante, no meio comercial.
Os veículos Pick-up, carros de transporte de mercadorias com determinada predisposição para trabalhos duros, sempre foram muito bem sucedidos no mercado americano desde há muitas décadas.
Tudo poderá ter o cunho Tesla... basta ter necessidade de um motor
O parque automóvel facilmente apresenta máquinas como o Ford F-150, o Chevrolet Silverado e o Dodge RAM, veículos que lideram claramente as listas de vendas mês após mês, sem perder a sua procura, sendo um segmento chave no mercado norte-americano.
Assim, não é surpreendente que fabricantes como a Rivian ou a Tesla estejam decididas a apostar em veículos pick-ups elétricos.
Rivian está na corrida e poderá "pressionar" a Tesla
O Rivian R1S é um modelo com uma bateria de 180 kWh e mais de 660 km de autonomia EPA. Sem dúvida que esta aposta da marca californiana conquistou os utilizadores da Internet graças à sua interessante proposta técnica.
A Tesla, por sua vez, confirmou há alguns meses que está a trabalhar na sua própria pick-up elétrica, enquanto fabricantes como a Ford estão a considerar o desenvolvimento de versões de baterias da sua atual pick-up de combustão.
O modelo Rivian e o modelo Tesla terão abordagens radicalmente diferentes. Enquanto o primeiro vai rivalizar com modelos como o Ford F-150, RAM 1500 ou o Chevrolet Silverado 1500, o segundo será muito maior, pois, será baseado no camião Tesla Semi e entrará em competição direta com a linha Super Duty de Ford (F-250, F-350, F-450, etc).
Um camião encolhido numa pick-up poderosa
Se olharmos para o que a Tesla poderá colocar vemos um com características semelhantes ao Semi. Assim, podemos esperar que esta pick-up tenha duas versões: uma com 480 km de autonomia e outra que chegue a 800 km EPA.
Além disso, terá dois motores elétricos (um por eixo), diferenciando-se da configuração do Semi, que terá quatro motores do Modelo 3 que acionará os dois eixos traseiros.
Ao nível da suspensão, foi confirmado que este veículo terá uma auto-suspensão com nivelamento a ar e isso permitirá à estrutura do veículo adaptar-se ao nível da carga.
Obviamente que tirando partido da tecnologia do Semi, que tem, por exemplo, 26 câmaras e tecnologia 360º de monitorização e a capacidade de ligar ferramentas até a 240 volts, este será um must have para quem trabalho, sobretudo, em zonas rurais.
Musk deixou uma previsão de datas e 2019 está à porta
De acordo com as datas aproximadas anunciadas por Elon Musk no ano passado, o novo modelo da marca californiana deve ser apresentado em 2019, talvez no mesmo evento em que se prevê a apresentação do modelo Y.
Quem reforça esta data é o próprio Elon Musk que, em declarações recentes, alegou que a pick-up chegaria "mais cedo do que imaginávamos".
Como sabemos, a Tesla tem sempre o problema da produção e não será exequível que este novo veículo apareça tão cedo, embora haja quem aponte meados de 2020 para que este e outros projetos vejam luz ao fundo do túnel.
Este artigo tem mais de um ano
Meados de 202… Verifique o ultimo parágrafo. De resto, bom artigo.
A Rivian é para já uma empresa que não produziu um único carro. Apresentou uma pick-up e tem tem um SUV nos seus projectos, mas vamos ver se consegue produzir. Já não seria a primeira empresa que não passou de uma apresentação, a Fisker é um exemplo disso.
bom para ir para o deserto e ficar sem pilhas
as outras nao ficam sem combustivel ?? ou abastecem no meio do deserto
Carregamento por painel solar(células fotovoltaicas, não fica na mão nunca, só precisa esperar um pouco p carregar, fora o KERS que já está bem evoluído.
Se for um painel solar como esses que se vendem nos supermercados de bricolage um mês de sol talvez dê pra andar um km…
Leva 20litros de pilhas no caixote e já nao ficas a pé
Muito interessante sim.Gostaria de ter o privelegio de dirigir uma dessas
– Que coisa horrorosa! Não por acaso, beira a falência. O chefe deveria parar de fumar a erva do diabo.
camião? caminhão,meu Deus o google tradutor não pode ter errado tanto assim.
Caminhão não existe, o correto é camião https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cami%C3%A3o
Você esta certo,coMo estou no Brasil camião não é tão comum e sim caminhão,pesquisei na internet e vi que ambas estão corretas,só não notei que o site era de Portugal. O vocábulo “caminhão” é mais usado no Brasil enquanto o vocábulo “camião” é usado nos restantes países de Língua Portuguesa