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É permitido ultrapassar ciclistas “pisando” o traço contínuo?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe says:

    Já tive de pisar o traço contínuo uma vez estar um camião parado e avariado a ocupar a via toda, não podia ficar ali horas parado atrás à espera que o camião fosse reparado; quando voltei umas 2 horas depois, ainda lá estava o camião.
    É constante na cidade ter de pisar o traço contínuo por haver carrinhas encostadas para cargas/descargas, ou então estão carros encostados com os 4 piscas em 2a linha.

  2. Theboice says:

    Boas, sem certezas acho que noutros países podem…

  3. Fred says:

    É não mesmo. Sem apelo nem agravo. Só há que esperar pelas condições corretas. Os ansiosos que tomem um calmante, ou saiam mais cedo de casa.

    • Hugo Nabais says:

      Claro “É mesmo não”!
      Como eu disse anteriormente o que não falta por aí é ver toda a gente, incluindo a policia a passar o traço continuo!
      Então aqui numa rua da zona, TODOS os dias da semana há uma carrinha a descarregar em segunda fila na estrada, numa determinada altura do dia, é ver TODA A GENTE a passar o traço continuo, até já vi a policia a o fazer!

    • V says:

      Nem sempre as condições incorrectas coincidem com traço contínuo. Em Espanha são mais coerentes.

    • Pedro Moreira says:

      Só mesmo em Portugal e na cabeça dos tugas ,em Espanha deixam ultrapassar,daí ser país desenvolvidos nós por cá,se tivermos KMS sem linha descontínua há que ir ali a dormir claro isto é que é evoluir.

    • Susana says:

      Mas também é proibido embaraçar o trânsito, situação que acontece muitas vezes com os ciclistas, principalmente se forem lado a lado.
      Ficamos todos em filinha como se de um casamento se tratasse e eles a 8nfringirem a lei?

  4. O pior é o resto says:

    O pior é o resto. Tudo isso é muito bonito, mas quando se tem horas para chegar, e numa estrada ou rua estreita, “apanha-se” com ciclistas quase a meio da rua, que não colaboram numa ultrapassagem e ainda se levantam do selim a dar ao @ú , como se estivessem a gozar com o pagode, dá mesmo vontade de nos “enganarmos no pedal” e atirar alguém ao chão… Com força!

  5. Jacs says:

    é proibido , existe é o bom senso do respeito tanto do ciclista , automobilista e da autoridade , e exista a treta das perguntas que fazem ou tentam fazer e fazer dos outros parvos

    • Grunho says:

      A lei é só uma. E isso de “bons sensos” há 10 milhões deles em Portugal, cada um a dizer que o dele é melhor que o dos outros. No final do dia, é a lei que se aplica e o resto são cantigas.

      • Gunorh says:

        Claro que o “bom-senso” do Grunho tem de prevalecer sobre o dos restantes 10 milhões… afinal não há melhor “bom-senso” do que o do Grunho!

        Mais uma contradição do Grunho: “é a lei que se aplica e o resto são cantigas”, diz o Grunho muito convictamente… pena é o Grunho ter desprezo por tantas leis, especialmente aquelas que diz beneficiar todos aqueles que considere serem “capitalistas”, esses malvados exploradores que até nem dão emprego a ninguém!

  6. Ai é says:

    Se um dia tiver que prestar assistência em caso de urgência (transporte) dum familiar do ciclista que vai a minha frente a pastelar, bem podem crer que não ultrapasso caso aja traço contínuo ou não, ainda abro os vidros para ele ouvir gritos de dor do familiar que transporto. Agora se for um familiar meu, a conversa já é outra, nem que lhe dê um toque mínimo de maneira que fique apenas com algumas mazelas. Multas não é problema, mas só paro quando estiver na porta das urgências.

  7. Francisco Oliveira says:

    Demasiadas imprecisões e erros … Nomeadamente na classificação da contraordenação.
    Confunde a classificação da infração relativa ao pisar/transpor a linha longitudinal contínua, com a classificação do desrespeito da regra de ultrapassagem.
    Fica o contacto, para o caso de pretender corrigir a publicação.

  8. whiskas saquetas says:

    Eu ultrapasso sempre. SEMPRE que tiver ciclistas retardados aos pares que não me permitam fazer uma ultrapassagem sem pisar o traço continuo… Não vem ninguém em contra mão e não carro de polícia à vista, seiga para bingo …

  9. Grunho says:

    É agora que os crápulas dos SUVs vão ter uma boa desculpa para matar ciclistas: “ah, e tal, eu não não tinha espaço para passar entre a bicla e a linha contínua”. Aconselho a todo o ciclista pendurar nas costas do equipamento uma câmara tipo Gopro para terem sempre uma prova conta esses pulhas, mesmo depois de mortos: a segurança faz-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam. E no caso de sobrevirerm a alguma destas sacanices haver um site para denunciar as matrículas. Quando for possível pedalar 100% seguro só um masoquista vai querer andar de carro em Lisboa e Porto para fazer menos de 10 kms em 45 minutos.

    • Pedro Moreira says:

      Está a esquecer aqueles que tem de ir de carro ou outro veículo porque o seu trabalho assim o exige,e Portugal não e só Lisboa há outras zonas do país que o trânsito bate vai fluindo mas ultrapassar um ciclista a cumprir a lei tal como ela está e impossível.

  10. Pedro says:

    Em Espanha existe esta excepção de transposição do traco contínuo, caso haja boa visibilidade para fazer a manobra.

  11. Max says:

    Regras em vigor em Espanha desde 01/01/2025:
    – Os veículos motorizados são obrigados a manter uma distância mínima de 5 metros ao dirigir atrás de um ciclista, evitando impactos resultantes de travagens inesperadas
    Ultrapassagem e distância lateral:
    – Redução de velocidade: o motorista deve desacelerar pelo menos 20 km/h abaixo do limite permitido na via. Por exemplo, numa estrada em que o limite é de 90 km/h o veículo não pode ultrapassar os 70 km/h na ultrapassagem da bicicleta
    – Distância lateral obrigatória: o mínimo de 1,5 metros. Caso seja necessário, o carro pode invadir a faixa contrária, desde que a manobra seja segura [Invadir a faixa contrária só pode querer dizer passar o traço contínuo].
    Muito sensatos “nuestros hermanos”, mesmo a obrigação de desacelerar. Uma rasante a alta velocidade a um ciclista facilmente o faz cair com a deslocação do ar.

    • Max says:

      A legislação em Espanha sobre ultrapassagens de bicicletas é melhor que em Portugal. Mas mesmo sendo melhor, houve lá 50 ciclistas mortos no ano passado.
      Mas há muitas situações que não dependem das regras, dependem dos condutores. O filho de um conhecido meu, que ia de bicicleta, foi atropelado e morto na “Rotunda do Isaltino” em Oeiras. Só pode ter sido um condutor em alta velocidade, a fazer a rotunda “à queima” fazendo as contas só a carros que podia encontrar, não lhe passou pela cabeça que podia haver uma bicicleta, praticamente parada, se comparada com a velocidade de um automóvel. Não tenho dúvidas que os condutores perigosos para os outros condutores, são muitíssimo mais perigosos para ciclistas e peões, que não têm chapa para absorver o embate.

  12. Andreas Noack says:

    Tantas leis, tantas regras, matam ciclistas e o juiz manda para casa com pena suspensa. Os tribunais são os principais responsáveis pelo sentimento de impunidade que se vive na sociedade.

    • Grunho says:

      Os juízes não podem aplicar prisões efectivas nesses casos só porque sim. Aplicam a lei e a lei foi escrita pelos que andam de carro, não pelos que andam de bicicleta.

  13. Jingo says:

    É preferível entrar no 1;5 do ciclista do que na faixa contrária. A segurança primeiro.

  14. FC says:

    Disparate pegado. Não seria muito mais simples proibir as bicicletas de andarem na estrada? Só atrapalham e é uma estupidez ser permitido nas estradas, então em cidades movimentadas é um perigo para eles e para os outros.

  15. Jorge Costa says:

    Pisar o traço contínuo é uma infração, mas o que fazer quando apanhamos um ciclista numa estrada estreita, com traço contínuo, e ao lado tem uma ciclovia ?

  16. V@ says:

    Ao ler alguns comentários consegue-me intuir o baixo nível cultural e a ausência de civismo que caracterizam em geral o português. Sem dúvida que tal gente, que ferve em pouca água, sempre com ódio ao mundo dentro do cérebro não vale tostão furado. O facto de serem a maioria explica o atraso do país. Assassinos em potência que entram num carro já irritados e com intenção de matar qualquer outro utente da estrada mais lento que se lhes atravesse á frente. Bimbalhada que nem direito ao voto deveria ter.

  17. Xico says:

    Ciclistas em fila, dou-lhes 1.5m
    Cicliatas aos pares passo-lhes a 20cm
    Na avenida marginal já mandei 2 abaixo porque lhes toquei com o espelho…
    Uma das vezes foi a tribunal e disse que o ciclistas é que se mandou para cima do carro. Foi a palavra dele contra a minha e não me aconteceu nada…
    Ainda assim gosto mais de vê-los na estrada a levar com carros do que nas ciclovias a chatear crianças em bicicletas e pedestres, porque pensam q aquilo é uma pista de ciclismo.

  18. Duarte Manuel says:

    Quando há 2 faixas, uma no sentido que circulo e outra no sentido contrário, um ciclista pode ultrapassar-me pelo meio, com 10 cm de distância para o meu carro e 10 cm para o carro que circula em sentido contrário? Será que existe ali uma via para os ciclistas com 50 cm para eles passarem? Ou passarem pela minha direita, que é contra o código?
    Ah, as regras do código são só para os carros!

  19. Francisco Miguel Ascenção says:

    Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado. Aplica-se na ultrapassagem de qualquer veículo, ora havendo linha contínua e uma só via de trânsito é proibido ultrapassar Artigo 37, número 3.

  20. Luis Miguel says:

    E os ciclistas, podem pisar o traço contínuo?
    Podem ultrapassar pela direita?
    Podem andar de bicicleta nos passeios (adultos)?
    Podem passar nas passadeiras em cima da bicicleta (adultos)?
    Podem andar (de bicicleta) em contramão?

    • Ddt says:

      Eu fui abalroado por um carro que estava parado e resolveu fazer inversão de marcha quando eu ia a passar ao lado dele …o condutor disse-me que me tinha visto mas pensava que eu ia demorar muito a chegar até ele …. 🙂 🙂 fui pelo ar e ainda hoje passado quase um ano tenho umas pequenas consequências …. As coisas são assim , há nabos dos dois lados . Quando eu me cruzo com um carro até me encolho a pensar se será mais um doido ou uma pessoa normal..de outra vez num dia de muito calor numa longa reta encontro um carro a vir todo do lado esquerdo da via contra mim . Quando eu já pensava que tinha de me atirar para a valeta , o homem que devia vir a dormir , ou era parvo , começa a a buzinar e quando está a 15 metros de mim , volta para o lado direito da via , onde devia vir …É a realidade Portuguesa

    • Fogaça says:

      E passar sinais vermelhos só porque vão na beirinha?
      E os motociclos?
      Qual a lei que lhes permite pisar ou transpor a linha continua para efetuar ultrapassagens a veículos automóveis, muitas das vezes acima da velocidade máxima permitida por lei?
      E qual a lei que isenta os condutores de terem de sinalizar as manobras, neste caso usar os piscas?
      E qual a lei que “obriga” a circular na via do meio nas autoestradas?
      E qual a lei que “obriga” a fazer rotundas todas por fora mesmo que vá sair na segunda ou na terceira, ou na quarta saída ou dar a volta completa á rotunda?

      Adoro conduzir, mas cada vez mais se está a tornar um exercício cansativo de fazer.

  21. Asdrubal says:

    Enquanto continuarmos com essa mentalidade da paranóia do traço contínuo muitos mais ciclistas irão morrer. Não sei de onde saiu essa ideia iluminada de que não se pode pisar a linga continua passar uma bicicleta. Uma bicicleta não é um veiculo automóvel, ou seja vale na estrada o mesmo que uma carroça puxada por um par de bois, por isso já viram bem a aberração que é um carro ou outro veiculo automóvel ter de ir atrás de um carro de bois durante 3 ou 4 km só porque não pode pisar a sagrada linha contínua?? Como está bem evidente na fotografia do artigo, está uma bicicleta no chão e uma linga contínua ao lado. É bem provável que o acidente tenha acontecido porque o condutor do carro teve receio de pisar a linha e então… bateu contra o ciclista.
    As bicicletas para além de não serem veiculos automóveis são principalmente obstáculos e empecilhos nas vias rodoviárias. Não respeitam a sinalização; circulam por qualquer lado, andam a mais de 50 km dentro das localidades, fecham os semáforos e não param. Não param nos STOPs, não têm seguro, os seus condutores comem, bem e fumam enquanto circulam aos ziguezagues sem mãos no guiador…
    Na minha opinião e para o próprio bem de quem anda de bicicleta seria bom que as autoridades acabassem com esse bicho papão da linha contínua no que respeita à ultrapassagem das bicicletas. E não digo maus nada.

    • David says:

      Como há maus ciclistas também há quem respeite como é o meu caso e sim pago seguro. Acho que tu e outros devia-se informar melhor. Ou és um burro de pala nos olhos que só generaliza os maus comportamentos? Vais me dizer que todos os condutores param no stop? Também conduzo e todos os dias não dou uma porrada num porque não calha mas o que não falta aí é condutores a infringirem a lei de todas as maneiras e feitios só porque não podem perder um único segundo da vida… Ah mas o mais importante é mesmo abater ciclistas… tristeza de gente só merecemos o governo que temos devido a gente como vocês que nada vale.

  22. Jerónimo says:

    Andar a par ou não raras x 3 e 4 lado a lado em bicicletas também é proibido em condiçoes específicas no entanto o lobi ciclista gosta de ignorar isso , para no sinal vermelho e nos stops também é obrigatório para os ciclistas q circulam nas estradas mas parecem ignorar isso. Em tudo é necessário algum sentido de senso comum e não enveredar por ter todos os direitos e nenhuns deveres.

  23. Jorge Lourenço says:

    Boa Tarde, no meu ponto de vista acho que já eram horas de alterar o código da estrada, adaptar aos dias de hoje, como já acontece noutros países. E também sou da opinião que a prevenção rodoviária ou o próprio estado deviam de fazer campanhas de sensibilização tanto para automobilistas como para ciclistas para que haja mais respeito pelas regras de trânsito , porque há muitas pessoas que não conhecem o código da estrada, porque tiraram a carta de condução à muitos anos e quando à alteração do código da estrada não existe uma campanha para o divulgar.

  24. Carlos says:

    E se houver uma ciclovia e os ciclistas circularem na estrada que é o infrator!!!!!!

    • Mário says:

      Não diga isso aos ciclistas… Eles dizem logo que não podem ir pela pista porque não podem ir em grupos de 3 ou 4 a ocupar a via toda.
      Ou que na via dos ciclistas não conseguem ir porque há pessoas a circular lá ou outra desculpa esfarrapada.

  25. José Rodrigues says:

    Sinceramente… Este artigo diz muita coisa e ao mesmo tempo não diz nada. Desde quando o artigo que regula o traço continuo proíbe de fazer uma ultrassagem? Leiam bem e não inventem interpretações erradas. Só diz basicamente que é proibido pisar ou transpor e não fala em proibir ultrapassagem. A proibição de ultrapassagem é outro artigo que a define. Na prática, ambos se complementam e é habitual num traço continuo haver também um sinal a proibir ultrapssagwm. Se estiverem num local com traço continuo sem sinal ou regra de proibir ultrassagem, podem ultrapassar desde que tenham espaço suficiente sem pisar ou transpor o traço continuo (por exemplo, uma bicicleta ou mota. Da mesma forma, se estiverem num local com traço descontinuo e um sinal de proibição de ultrapassagem, então podem pisar ou transpor o traço, mas aí já não podem ultrapassar. Qual é a dúvida?

  26. Fictício says:

    Eu acho mal um lado como o outro depende do civismo de cada um isto vai chegar a um ponto que não vai ser preciso estradas nem sinais nem regras e o traco contínuo na minha opinião cerve para fazer atletismo a beira da estrada com um passeio ao lado e as trotinetas aos ziguezagues isto é um país que é um exemplo para todos nós

  27. Mário says:

    Sou ciclista e condutor, mas o que vejo em muitos locais é que há ciclovias mas os srs ciclistas insistem em ir pela via dos automóveis. Sera que posso tbm fazer o contrário?

    Uma vez interprelei ao qual me respondeu, ah vai muita gente por ali não consigo ir ao meu ritmo.

  28. Rui says:

    Pode um ciclista circular na via do veículos a motor sem seguro?

  29. Giggio says:

    Bem, ciclistas que usem a ciclovia!! Não há ciclovia?? Que respeitem o veículos! Único país onde ciclista pode parar uma estrada sem responder por consequências… Se um ciclista resolve andar à frente de uma ambulância e, há o traço contínuo, como pode a ambulância pisar no traço?? Lei transitória: a uns se aplica e a outros não?? Seria uma lei discriminatória??

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