PplWare Mobile

É permitido ultrapassar ciclistas “pisando” o traço contínuo?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe says:

    Já tive de pisar o traço contínuo uma vez estar um camião parado e avariado a ocupar a via toda, não podia ficar ali horas parado atrás à espera que o camião fosse reparado; quando voltei umas 2 horas depois, ainda lá estava o camião.
    É constante na cidade ter de pisar o traço contínuo por haver carrinhas encostadas para cargas/descargas, ou então estão carros encostados com os 4 piscas em 2a linha.

    • Hugo Nabais says:

      Claro, isso de não poder pisar o traço continuo é “conversa da treta”.
      O que não falta são veiculos avariados, ou a descarregar e todos passam o traço continuo! Até a policia!

        • Nuno says:

          Os ciclistas são uma praga os domingos.
          E são os que menos respeitam as leis.
          Não circulam o mais possível a direita.
          Passam os sinais vermelhos.
          Vão por vezes 3 lado a lado.
          Passam pelo meio dos carros.
          E acham que tem sempre razão essas pestes.

          • AdN says:

            A sua descrição quase parece que falava dos automóveis, á exceção de circular 3 a par, eu vejo diariamente os automóveis a não circular o mais á direita, a passar sinais vermelhos, a passar pelo meio dos carros e que acham que têm sempre razão!!! Quase que apostava que só não circulam 3 lado a lado porque não conseguem!

          • Grunho says:

            A bicicleta é um ex-libris da esquerda. A direita reaccionária tem raiva e espuma de ódio à bicicleta e a quem a usa. E com razão! O gasto estúpido dos carros é o ganho dos capitalistas, o não gasto inteligente dos ciclistas é o não ganho dos capitalistas. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar. Nem que demores mais de 1 hora para fazer 10 kms para o trabalho e baste metade do tempo para chegar de bicicleta!”

          • Álvaro says:

            De certaza que nem sabes andar de bicicleta

          • PeterJust says:

            Estás com pressa?

          • Bandalho says:

            Completamente de acordo com o que o Nuno escreve, e acrescentaria mais alguma coisa. Os ciclistas como sabem que “tẽm a lei do lado deles” ainda gozam com os automobilistas, mas o mais engraçado é que parece que os ciclistas nunca conduziram um automóvel. acrescento que essa lei de circularem lado a lado não faz nenhum sentido, só mesmo neste país de terceito mundo a que chamam de POrtugal

          • AdN says:

            @Bandalho um condutor que saiba o código da estrada, sabe que tem que mudar completamente de via para fazer uma ultrapassagem. Posto isso , é mais fácil ultrapassar 5 pares de ciclistas que uma fila de 10, que tem o dobro do comprimento!
            Os ciclistas poderem circular a par, também facilita a vida aos automobilistas, exceptuando raros caso em que a via não tenha largura para entre o par de ciclistas e o veículo que ultrapassa não fiquem o 1,5m da lei.

          • Francisco says:

            Eu sou condutor de pesados e vejo muitas asneiras da parte dos automóveis, nunca vi nenhum ciclista destruir um carro ou matar um automobilista, o que falta aos condutores portugueses é um estágio na Holanda ou na Bélgica, aprendiam logo a respeitar os ciclistas , ou saiam de lá sem carta, civismo é o que lhes falta, em muita coisa, se o senhor tivesse um filho que andasse de bicicleta, queria ver se tinha essa opinião, um bem haja.

          • António Menino says:

            Os ciclistas são uma peste. Pessoas como você são doentes. Não sendo ciclista desses grupos, imagine que é aos fins de semana e a fazer uma actividade saudável. E ainda por cima é ignorante. Porque o mais à direita possível além de há mais de 10 anos que deixou de estar no código é uma zona perigosa. Mas isso era exigir demais à sua inteligência. Sinais vermelhos, podíamos fazer uma aposta…

    • Fernando says:

      Informação bastante útil

  2. Theboice says:

    Boas, sem certezas acho que noutros países podem…

  3. Fred says:

    É não mesmo. Sem apelo nem agravo. Só há que esperar pelas condições corretas. Os ansiosos que tomem um calmante, ou saiam mais cedo de casa.

  4. O pior é o resto says:

    O pior é o resto. Tudo isso é muito bonito, mas quando se tem horas para chegar, e numa estrada ou rua estreita, “apanha-se” com ciclistas quase a meio da rua, que não colaboram numa ultrapassagem e ainda se levantam do selim a dar ao @ú , como se estivessem a gozar com o pagode, dá mesmo vontade de nos “enganarmos no pedal” e atirar alguém ao chão… Com força!

    • David says:

      Eu sou ciclista e de ver o seu comentário ja me apercebi que é mais um assassino ha solta que nem carta merecia ter. E sim pago seguro coisa que nem isso o sr deve saber e fique sabendo que nas minhas voltas uso camera por isso não tenha o azar de se cruzar comigo um dia fica a dica.

      • Pidoras says:

        As estradas são feitas para os carros. As ciclovias são para as bicicletas….
        Já estou mesmo a ver que este é mais um palhaço que anda de bicicleta no meio da estrada, e também deve andar com a fita a medir a distancia a que os carros o ultrapassam.

        • David says:

          A falta de civismo nota-se.. devias ir preso. tu e outros que por aqui comentam.

        • Eu says:

          Olha, eu não sou ciclista, mas bicicleta é sim um veículo e pode circular na estrada, veículos mais lentos ficam à direita, ultrapassa-se quando dá.

        • José da silva says:

          Somos todos pessoas

        • AdN says:

          Antes de serem dos carros , as estradas já eram das bicicletas, portanto se quer vias reservadas a veículos automóveis, terão de ser novas estradas , como as que já existem! Numa estrada nacional, só se pode proibir a circulação de bicicletas depois de assegurar alternativas!

        • PeterJust says:

          Heróis como tu mais cedo ou mais tarde vão apanhar sabonetes, se matas (ou colocas em perigo de morte) alguém é homicídio, seja com um carro ou com uma pistola, lembra-te disso antes de achares que és bom demais para inventar uma história qualquer a um juiz que conhece imbecis como tu ao longe.

    • Alexis says:

      Quando fazem isso carrego acelerador a fundo e apito sem parar! Ja tombei 2 , comigo não brincam

      • David says:

        mais um que nem carta devia ter. como se diz num outro comentario nem direito a voto devias ter.

      • Mapril says:

        Cuidado com o NAZI das estradas!

      • Eu says:

        A ver quantos te tombarão na cadeia

      • Antonio says:

        Deveria comprar uma bicicleta também.Estudos aprofundados demostram que praticar ciclismo,desenvolve os neurónios.
        A si fazia-lhe bem ,pois bem precisa.

      • PeterJust says:

        Se matas (ou colocas em perigo de morte)alguém é homicídio, seja com um carro ou com uma pistola, lembra-te disso antes de achares que és bom demais para inventar uma história qualquer a um juiz que conhece imbecis como tu ao longe. De qualquer maneira o teu testemunho já ficou aqui gravado, só para quando tu achas que és anônimo na net e que as autoridades são estupidas, se fazes porcaria, o MP vai em cima de ti com meios que nem imaginas e acredita que eles sabem o que fazem. Então se matas um médico por exemplo?! Aí começa já a raspar lixa de 500 no cu porque se não vais ficar com essas hemorroidas arregaçadas como uma couve flor

    • Antonio Correia says:

      O que eu vejo na televisão são
      os programas sobre automóveis, onde vemos modelos testados por condutores/apresentadores a falarem sobre as competências técnicas dos carros enquanto os conduzem violando regularmente as regras do código da estrada, nomeadamente pisando e ultrapassando os traços contínuos. Ora eu até acho que alguns traços contínuos estão mal feitos, mas eles devem dar o exemplo pois os programas são vistos por milhões de pessoas qua podem achar normal passar os traços contínuos. Os nossos legisladores sobre trânsito também poderiam agilizar mais essa regra de modo a não provocarem situações de embaraço no transito quando um condutor resolve cumprir a regra e não ultrapassar uma carroça que vai a 15 á hora numa estrada estreita.

  5. Jacs says:

    é proibido , existe é o bom senso do respeito tanto do ciclista , automobilista e da autoridade , e exista a treta das perguntas que fazem ou tentam fazer e fazer dos outros parvos

    • Grunho says:

      A lei é só uma. E isso de “bons sensos” há 10 milhões deles em Portugal, cada um a dizer que o dele é melhor que o dos outros. No final do dia, é a lei que se aplica e o resto são cantigas.

      • Gunorh says:

        Claro que o “bom-senso” do Grunho tem de prevalecer sobre o dos restantes 10 milhões… afinal não há melhor “bom-senso” do que o do Grunho!

        Mais uma contradição do Grunho: “é a lei que se aplica e o resto são cantigas”, diz o Grunho muito convictamente… pena é o Grunho ter desprezo por tantas leis, especialmente aquelas que diz beneficiar todos aqueles que considere serem “capitalistas”, esses malvados exploradores que até nem dão emprego a ninguém!

  6. Ai é says:

    Se um dia tiver que prestar assistência em caso de urgência (transporte) dum familiar do ciclista que vai a minha frente a pastelar, bem podem crer que não ultrapasso caso aja traço contínuo ou não, ainda abro os vidros para ele ouvir gritos de dor do familiar que transporto. Agora se for um familiar meu, a conversa já é outra, nem que lhe dê um toque mínimo de maneira que fique apenas com algumas mazelas. Multas não é problema, mas só paro quando estiver na porta das urgências.

    • Pedro Moreira says:

      Concordo plenamente consigo, infelizmente não é só a multa a consequência.

    • PeterJust says:

      Se estiveres em marcha de urgência podes pisar as linhas continuas e é um bocado estupido achar que um ciclista vai impedir um veiculo de prosseguir numa urgência. Há alguma urgência é em tratar dessa cabeça estupida que tens no meio dos ombros

  7. Francisco Oliveira says:

    Demasiadas imprecisões e erros … Nomeadamente na classificação da contraordenação.
    Confunde a classificação da infração relativa ao pisar/transpor a linha longitudinal contínua, com a classificação do desrespeito da regra de ultrapassagem.
    Fica o contacto, para o caso de pretender corrigir a publicação.

  8. whiskas saquetas says:

    Eu ultrapasso sempre. SEMPRE que tiver ciclistas retardados aos pares que não me permitam fazer uma ultrapassagem sem pisar o traço continuo… Não vem ninguém em contra mão e não carro de polícia à vista, seiga para bingo …

  9. Grunho says:

    É agora que os crápulas dos SUVs vão ter uma boa desculpa para matar ciclistas: “ah, e tal, eu não não tinha espaço para passar entre a bicla e a linha contínua”. Aconselho a todo o ciclista pendurar nas costas do equipamento uma câmara tipo Gopro para terem sempre uma prova conta esses pulhas, mesmo depois de mortos: a segurança faz-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam. E no caso de sobrevirerm a alguma destas sacanices haver um site para denunciar as matrículas. Quando for possível pedalar 100% seguro só um masoquista vai querer andar de carro em Lisboa e Porto para fazer menos de 10 kms em 45 minutos.

    • Pedro Moreira says:

      Está a esquecer aqueles que tem de ir de carro ou outro veículo porque o seu trabalho assim o exige,e Portugal não e só Lisboa há outras zonas do país que o trânsito bate vai fluindo mas ultrapassar um ciclista a cumprir a lei tal como ela está e impossível.

  10. Pedro says:

    Em Espanha existe esta excepção de transposição do traco contínuo, caso haja boa visibilidade para fazer a manobra.

  11. Max says:

    Regras em vigor em Espanha desde 01/01/2025:
    – Os veículos motorizados são obrigados a manter uma distância mínima de 5 metros ao dirigir atrás de um ciclista, evitando impactos resultantes de travagens inesperadas
    Ultrapassagem e distância lateral:
    – Redução de velocidade: o motorista deve desacelerar pelo menos 20 km/h abaixo do limite permitido na via. Por exemplo, numa estrada em que o limite é de 90 km/h o veículo não pode ultrapassar os 70 km/h na ultrapassagem da bicicleta
    – Distância lateral obrigatória: o mínimo de 1,5 metros. Caso seja necessário, o carro pode invadir a faixa contrária, desde que a manobra seja segura [Invadir a faixa contrária só pode querer dizer passar o traço contínuo].
    Muito sensatos “nuestros hermanos”, mesmo a obrigação de desacelerar. Uma rasante a alta velocidade a um ciclista facilmente o faz cair com a deslocação do ar.

    • Max says:

      A legislação em Espanha sobre ultrapassagens de bicicletas é melhor que em Portugal. Mas mesmo sendo melhor, houve lá 50 ciclistas mortos no ano passado.
      Mas há muitas situações que não dependem das regras, dependem dos condutores. O filho de um conhecido meu, que ia de bicicleta, foi atropelado e morto na “Rotunda do Isaltino” em Oeiras. Só pode ter sido um condutor em alta velocidade, a fazer a rotunda “à queima” fazendo as contas só a carros que podia encontrar, não lhe passou pela cabeça que podia haver uma bicicleta, praticamente parada, se comparada com a velocidade de um automóvel. Não tenho dúvidas que os condutores perigosos para os outros condutores, são muitíssimo mais perigosos para ciclistas e peões, que não têm chapa para absorver o embate.

  12. Andreas Noack says:

    Tantas leis, tantas regras, matam ciclistas e o juiz manda para casa com pena suspensa. Os tribunais são os principais responsáveis pelo sentimento de impunidade que se vive na sociedade.

    • Grunho says:

      Os juízes não podem aplicar prisões efectivas nesses casos só porque sim. Aplicam a lei e a lei foi escrita pelos que andam de carro, não pelos que andam de bicicleta.

  13. Jingo says:

    É preferível entrar no 1;5 do ciclista do que na faixa contrária. A segurança primeiro.

  14. FC says:

    Disparate pegado. Não seria muito mais simples proibir as bicicletas de andarem na estrada? Só atrapalham e é uma estupidez ser permitido nas estradas, então em cidades movimentadas é um perigo para eles e para os outros.

    • AdN says:

      As bicicletas já andavam na estrada antes dos carros!

    • Vítor M. says:

      As bicicletas têm tanto direito como os outros veículos de andar nas estradas. Pagam impostos como os demais (os mais poéticos dirão que não pagam IUC, mas não poluem nem danificam o piso) e por isso têm direitos como os demais.

      Como alguém disso, e com razão, as vias de comunicação primeiro viram as bicicletas, antes dos automóveis. 😉

      E é fácil lidar com ambos, a educação é que faz toda a diferença.

  15. Jorge Costa says:

    Pisar o traço contínuo é uma infração, mas o que fazer quando apanhamos um ciclista numa estrada estreita, com traço contínuo, e ao lado tem uma ciclovia ?

  16. V@ says:

    Ao ler alguns comentários consegue-me intuir o baixo nível cultural e a ausência de civismo que caracterizam em geral o português. Sem dúvida que tal gente, que ferve em pouca água, sempre com ódio ao mundo dentro do cérebro não vale tostão furado. O facto de serem a maioria explica o atraso do país. Assassinos em potência que entram num carro já irritados e com intenção de matar qualquer outro utente da estrada mais lento que se lhes atravesse á frente. Bimbalhada que nem direito ao voto deveria ter.

  17. Xico says:

    Ciclistas em fila, dou-lhes 1.5m
    Cicliatas aos pares passo-lhes a 20cm
    Na avenida marginal já mandei 2 abaixo porque lhes toquei com o espelho…
    Uma das vezes foi a tribunal e disse que o ciclistas é que se mandou para cima do carro. Foi a palavra dele contra a minha e não me aconteceu nada…
    Ainda assim gosto mais de vê-los na estrada a levar com carros do que nas ciclovias a chatear crianças em bicicletas e pedestres, porque pensam q aquilo é uma pista de ciclismo.

  18. Duarte Manuel says:

    Quando há 2 faixas, uma no sentido que circulo e outra no sentido contrário, um ciclista pode ultrapassar-me pelo meio, com 10 cm de distância para o meu carro e 10 cm para o carro que circula em sentido contrário? Será que existe ali uma via para os ciclistas com 50 cm para eles passarem? Ou passarem pela minha direita, que é contra o código?
    Ah, as regras do código são só para os carros!

  19. Francisco Miguel Ascenção says:

    Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado. Aplica-se na ultrapassagem de qualquer veículo, ora havendo linha contínua e uma só via de trânsito é proibido ultrapassar Artigo 37, número 3.

  20. Luis Miguel says:

    E os ciclistas, podem pisar o traço contínuo?
    Podem ultrapassar pela direita?
    Podem andar de bicicleta nos passeios (adultos)?
    Podem passar nas passadeiras em cima da bicicleta (adultos)?
    Podem andar (de bicicleta) em contramão?

    • Ddt says:

      Eu fui abalroado por um carro que estava parado e resolveu fazer inversão de marcha quando eu ia a passar ao lado dele …o condutor disse-me que me tinha visto mas pensava que eu ia demorar muito a chegar até ele …. 🙂 🙂 fui pelo ar e ainda hoje passado quase um ano tenho umas pequenas consequências …. As coisas são assim , há nabos dos dois lados . Quando eu me cruzo com um carro até me encolho a pensar se será mais um doido ou uma pessoa normal..de outra vez num dia de muito calor numa longa reta encontro um carro a vir todo do lado esquerdo da via contra mim . Quando eu já pensava que tinha de me atirar para a valeta , o homem que devia vir a dormir , ou era parvo , começa a a buzinar e quando está a 15 metros de mim , volta para o lado direito da via , onde devia vir …É a realidade Portuguesa

    • Fogaça says:

      E passar sinais vermelhos só porque vão na beirinha?
      E os motociclos?
      Qual a lei que lhes permite pisar ou transpor a linha continua para efetuar ultrapassagens a veículos automóveis, muitas das vezes acima da velocidade máxima permitida por lei?
      E qual a lei que isenta os condutores de terem de sinalizar as manobras, neste caso usar os piscas?
      E qual a lei que “obriga” a circular na via do meio nas autoestradas?
      E qual a lei que “obriga” a fazer rotundas todas por fora mesmo que vá sair na segunda ou na terceira, ou na quarta saída ou dar a volta completa á rotunda?

      Adoro conduzir, mas cada vez mais se está a tornar um exercício cansativo de fazer.

  21. Asdrubal says:

    Enquanto continuarmos com essa mentalidade da paranóia do traço contínuo muitos mais ciclistas irão morrer. Não sei de onde saiu essa ideia iluminada de que não se pode pisar a linga continua passar uma bicicleta. Uma bicicleta não é um veiculo automóvel, ou seja vale na estrada o mesmo que uma carroça puxada por um par de bois, por isso já viram bem a aberração que é um carro ou outro veiculo automóvel ter de ir atrás de um carro de bois durante 3 ou 4 km só porque não pode pisar a sagrada linha contínua?? Como está bem evidente na fotografia do artigo, está uma bicicleta no chão e uma linga contínua ao lado. É bem provável que o acidente tenha acontecido porque o condutor do carro teve receio de pisar a linha e então… bateu contra o ciclista.
    As bicicletas para além de não serem veiculos automóveis são principalmente obstáculos e empecilhos nas vias rodoviárias. Não respeitam a sinalização; circulam por qualquer lado, andam a mais de 50 km dentro das localidades, fecham os semáforos e não param. Não param nos STOPs, não têm seguro, os seus condutores comem, bem e fumam enquanto circulam aos ziguezagues sem mãos no guiador…
    Na minha opinião e para o próprio bem de quem anda de bicicleta seria bom que as autoridades acabassem com esse bicho papão da linha contínua no que respeita à ultrapassagem das bicicletas. E não digo maus nada.

    • David says:

      Como há maus ciclistas também há quem respeite como é o meu caso e sim pago seguro. Acho que tu e outros devia-se informar melhor. Ou és um burro de pala nos olhos que só generaliza os maus comportamentos? Vais me dizer que todos os condutores param no stop? Também conduzo e todos os dias não dou uma porrada num porque não calha mas o que não falta aí é condutores a infringirem a lei de todas as maneiras e feitios só porque não podem perder um único segundo da vida… Ah mas o mais importante é mesmo abater ciclistas… tristeza de gente só merecemos o governo que temos devido a gente como vocês que nada vale.

    • PeterJust says:

      E os condutores automóveis? são todos cumpridores não é? Tudo a fazer pisca, tudo a parar nos stops e nas passadeiras…

  22. Jerónimo says:

    Andar a par ou não raras x 3 e 4 lado a lado em bicicletas também é proibido em condiçoes específicas no entanto o lobi ciclista gosta de ignorar isso , para no sinal vermelho e nos stops também é obrigatório para os ciclistas q circulam nas estradas mas parecem ignorar isso. Em tudo é necessário algum sentido de senso comum e não enveredar por ter todos os direitos e nenhuns deveres.

  23. Jorge Lourenço says:

    Boa Tarde, no meu ponto de vista acho que já eram horas de alterar o código da estrada, adaptar aos dias de hoje, como já acontece noutros países. E também sou da opinião que a prevenção rodoviária ou o próprio estado deviam de fazer campanhas de sensibilização tanto para automobilistas como para ciclistas para que haja mais respeito pelas regras de trânsito , porque há muitas pessoas que não conhecem o código da estrada, porque tiraram a carta de condução à muitos anos e quando à alteração do código da estrada não existe uma campanha para o divulgar.

  24. Carlos says:

    E se houver uma ciclovia e os ciclistas circularem na estrada que é o infrator!!!!!!

    • Mário says:

      Não diga isso aos ciclistas… Eles dizem logo que não podem ir pela pista porque não podem ir em grupos de 3 ou 4 a ocupar a via toda.
      Ou que na via dos ciclistas não conseguem ir porque há pessoas a circular lá ou outra desculpa esfarrapada.

      • AdN says:

        Como é que um ciclista que treina para grandes voltas, o vai fazer nas ciclovias? Sabe que há uma modalidade desportiva chamada Ciclismo de estrada? Quer um desenho a cores a explicar?

  25. José Rodrigues says:

    Sinceramente… Este artigo diz muita coisa e ao mesmo tempo não diz nada. Desde quando o artigo que regula o traço continuo proíbe de fazer uma ultrassagem? Leiam bem e não inventem interpretações erradas. Só diz basicamente que é proibido pisar ou transpor e não fala em proibir ultrapassagem. A proibição de ultrapassagem é outro artigo que a define. Na prática, ambos se complementam e é habitual num traço continuo haver também um sinal a proibir ultrapssagwm. Se estiverem num local com traço continuo sem sinal ou regra de proibir ultrassagem, podem ultrapassar desde que tenham espaço suficiente sem pisar ou transpor o traço continuo (por exemplo, uma bicicleta ou mota. Da mesma forma, se estiverem num local com traço descontinuo e um sinal de proibição de ultrapassagem, então podem pisar ou transpor o traço, mas aí já não podem ultrapassar. Qual é a dúvida?

  26. Fictício says:

    Eu acho mal um lado como o outro depende do civismo de cada um isto vai chegar a um ponto que não vai ser preciso estradas nem sinais nem regras e o traco contínuo na minha opinião cerve para fazer atletismo a beira da estrada com um passeio ao lado e as trotinetas aos ziguezagues isto é um país que é um exemplo para todos nós

  27. Mário says:

    Sou ciclista e condutor, mas o que vejo em muitos locais é que há ciclovias mas os srs ciclistas insistem em ir pela via dos automóveis. Sera que posso tbm fazer o contrário?

    Uma vez interprelei ao qual me respondeu, ah vai muita gente por ali não consigo ir ao meu ritmo.

    • AdN says:

      Será que os automobilistas que não usam as vias reservadas a estes, também dão direito aos peões e ciclistas e afins circular nas vias reservadas para veículos automóveis? Você tem cada lógica, que até dá para rir!

  28. Rui says:

    Pode um ciclista circular na via do veículos a motor sem seguro?

    • David says:

      Pode. E caso o Sr não saiba.. sim existe seguro e eu pago um. Não sei onde vocês vão buscar que ciclistas não pagam seguro. E aposto que muitos condutores nem carta têm. Conheço casos.

  29. Giggio says:

    Bem, ciclistas que usem a ciclovia!! Não há ciclovia?? Que respeitem o veículos! Único país onde ciclista pode parar uma estrada sem responder por consequências… Se um ciclista resolve andar à frente de uma ambulância e, há o traço contínuo, como pode a ambulância pisar no traço?? Lei transitória: a uns se aplica e a outros não?? Seria uma lei discriminatória??

    • David says:

      homem trata-te. não é obrigatório usar ciclovia. informa-te sobre as leis antes de dizer m**** Se a ambulancia não estiver em missão de urgencia não pode. Simples… espero ter ajudado um ignorante.

      • Giggio says:

        Bem diz um ditado em minha terra : ” Cada um ao seu expressar, dá o que tem de melhor dentro de si “. Quando li seu comentário, percebi que “m****” , deve ser o melhor que tens dentro de si. Quanto ao restante de seu comentário ignoro bem como a opinião que teve sobre mim ao me chamar de ignorante. Veja, não lhe dei ou pedi sua opinião acerca de minha pessoa. Quanto aos ciclistas, sempre há aqueles radicais que pensam serem eles o centro de tudo no que se refere a transporte. Gosto de bicicleta e vejo o benefício que ela traz em relação a saúde. Mas impor regras aos outros enaltecendo de forma doentia até, de que são sempre prioridade em tudo, há que se reformular então todas leis de trânsito! Seria esses ciclistas então prioridade no mundo. Proibe-se então, o uso de veículos automotores, todos então por bicicleta. Quero ver então esses ciclistas a cruzar o oceano pedalando…. Radicalismo demais só cria pessoas chatas que acham ser a única solução dos problemas. Cada macaco no seu galho e a árvore não secará! Bem entendido? Sem mais ( SEM MAIS MESMO !)

        • AdN says:

          Estás totalmente errado e só tu é quem debitou m**** aqui…

          • David says:

            A resposta não era para ti era para o Sr Giggio.. mas já agora que m**** debitei eu?? “Não é obrigatório usar ciclovia”/Se a ambulancia não estiver em missão de urgencia não pode” vais-me dizer que estou errado??

          • David says:

            E ainda acrescento…. sabia que havia ódio a ciclistas não sabia é que era assim tão grave e ao ponto que chegou… mas uma coisa é certa, que há aqui muitos cérebros podres isso há. E há muita gente a precisar de ter aulas de civismo. Eu também sou condutor e não sou nenhum santo mas vejo alguém a fazer asneiras a andar de bicicleta e óbvio que o meu pensamento não é matar e ficar contente com mortes como muitos aqui o descrevem… é só triste saber que existem este tipo de pessoas com carta e… oxalá que a si não lhe calhe de ter alguem de familia a praticar ciclismo e que um pulha o mate.

        • David says:

          Ui que ele ficou ofendido 😀

          • AdN says:

            Só te disse a verdade, o ofendido aqui és tu, que não consegue deixar de comentar até quando não tem argumentos.

  30. José Martins says:

    Tal como condutores, existem também ciclistas que se arriscam demasiado, tal como os peões que se atiram para as passadeiras sabendo que os automóveis deviam parar, mas é surreal os peões e ciclistas pensarem que estão protegidos e depois muitos morrem, mas já não podem dizer que tinham razão. Haver ciclovias paralelas a estradas e ciclistas escolherem circular na estrada só porque querem andar tipo corrida é estupidez. Inúmeras vezes encontro dezenas de ciclistas em corrida nas estradas e nem sequer param á entrada das rotundas é suicídio puro. Por este motivo e sabendo que ao ter bicicleta posso morrer, reduzi a utilização e isso de 1,5m é pura treta que um legislador ciclista teve a ideia peregrina. O metro e meio quem vai calcular ou medir em caso de acidente, onde circulava o ciclista? O ciclista havendo ciclovia é obrigatório ir na ciclovia? Devia ser obrigatório o seguro para bicicleta que circule na via pública tal como antigamente era possível e ter matrícula. A liberdade não trouxe responsabilidade, mas sim arrogância e confronto, sabendo que muitos ciclistas são condutores e mantêm a atitude em ambos os casos. Ressalvo que existem exceções.

  31. Gagarine says:

    Quando os ciquelistas começarem a pagar aquilo que eu pago para andar na estrada, das duas uma: ou eu os começo a respeitar ou eles arrumam a biclazinha e acaba-se essa mania do “coitadinho de mim, que sou o rei da estrada e os condutores nao me respeitam”

    • AdN says:

      O que tu pagas para andar na estrada é porque queres as estradas pavimentadas, os ciclistas estavam bem com estradas de terra batida, não precisam de pavimento nenhum e até agradeciam se não o houvesse, assim os carros andariam devagar. Portanto, acho muito bem que pagues por um luxo que queres ter! Quando tiveres a consciência de que só estás a pagar o que queres, aí serás respeitado também!

  32. Lumia says:

    E se for um autocarro na paragem de autocarros, tenho que aguardar atrás ou posso pisar a linha?

  33. Eunice Lopes says:

    Não sou condutora, nem ciclistaodeio andar de bicicleta, tenho medo de cair! Mas acho que assim que dar pra ultrapassar se deve passar, ficando vos em segurança!

  34. José Alberto Fernandes Costa says:

    Mas há muitos motociclistas a ultrapassar automóveis pela esquerda quando estes estão com marcha mais lenta com o aproximar de uma rotunda mesmo pisando contínuas.

  35. Giggio says:

    São tantas situações onde o ciclista não deveria estar. E outros tantos que eles mesmo não cumprem. Querem ver um exemplo? Para passar numa passadeira, o que diz o Código da Estrada? Deve OBRIGATORIAMENTE o ciclista a desmontar e caminhar na passadeira. Isso está lá escrito. O que fazem na prática? Metem-se direto e passam pedalando! Agora imagine se, nesse momento um veículo está a chegar na passadeira e vê um ciclista a pedalar? Numa fração de segundo, imagina que o ciclista NAO VAI PASSAR NA PASSADEIRA : mas ele passa! E pára o veículo como numa situação dessas?? Ahh mas aí o condutor é o vilão, o veículo é o vilão mas jamais, o ciclista que desrespeita a regra não?? É direito circunstancial?? Só vale a lei para o condutor e para o carro?? É hipocrisia que se diz??

    • AdN says:

      E a quantidade de automóveis que estaciona nos passeios e nas passadeiras? Presumo que, como alguns fazem isso, faz com que os automobilistas sejam todos iguais!

  36. Jose Pinto says:

    Ou que os ciclistas transitem por ciclovias quando estas estão proximas.

  37. Luis says:

    Engraçado, mas o código da estrada não é o mesmo paea todos? Então porque os ciclistas passam semáforos vermelhos, passam passadeiras montados nas bicicletas e já agora porque é que os motociclistas nem os traços continuos respeitam. Estaremos a falar do mesmo código para todos ou existe difetentes códigos?

    • AdN says:

      Penso que seja o mesmo código da estrada que os automobilistas infringem ao passarem vermelhos, a estacionar nas rampas das passadeiras, e a ultrapassar em linha continua! O código é exacto o mesmo que TODOS infringem, portanto, sim , é igual para todos!

  38. eu+mesmo says:

    nada contra ciclista, desde que eles circulem nas ciclovias. caso não existam ciclovias, têm obrigatoriamente de ter um seguro de responsabilidade civil, caso não o tenham sujeitam se a levar uma panada e quem paga e o carro, tenha ou não culpa, pois o coitados vão na maior parte das vezes a ocupar uma faixa.
    ainda ficam lixados porque são repreendidos mesmo sabendo que o limite são, 2 ciclistas lado a lado.

  39. Carlos Ferreira says:

    Então arranjem estradas dignas de 2025 ou façam leis adaptadas à realidade e não leis disfuncionais.

  40. José Mesquita says:

    GRUNHO
    Escreve, direita esquerda e capitalistas.
    Fugindo um pouco ao assunto em apreço eu pergunto e se tiver coragem responda.
    Os países como a Rússia, China, Cuba, Venezuela e mais alguns, como os rotulava?
    Direita, esquerda, capitalista, etc.

  41. Antonio Ferreira Martins says:

    Se não puser alguém numa situação perigosa, porque não. É preferível do que fazer tangentes a grande velocidade.

  42. Ze says:

    Outra vez arroz?

  43. Marcos says:

    Neste contexto não é possível levar a lei á risca quer seja para o ciclista quer seja para o veículo. Tem de haver bom senso, desde que a ultrapassagem seja feita em segurança é o mais importante, não é bom pisar o traço mas mesmo assim mais vale pisar um bocadinho o traço do que fazer razias aos ciclistas e poder causar o desiquilíbrio a este sobretudo se as velocidades forem maiores, o cone de ar causado pelo veículo pode causar desiquilíbrio no ciclista….. qdo fizerem a ultrapassagem ter sempre em conta que não vai colocar condutor e ciclista em risco

  44. Paulo carneiro says:

    E mais uma forma de ir ao bolso do portugues como se não chegasse o dinheiro que roubam aos portugueses. Temos de tomar posições contra este estado que está a brincar as multas. E impossível andar nas estradas com este sistema.

    • AdN says:

      Posso estar errado, mas acho que ainda não houve uma multa de alguém ter pisado a linha continua para ultrapassar um ciclista em segurança. Pelo que ouvi dizer, mal saiu a lei do 1,5m, as autoridades tiveram instruções para não multar só por pisar a linha contínua para deixar o 1,5m regulamentar.

  45. luis says:

    Imagine-se uma subida à serra da estrela com dois primos ciclistas que se divertem ao domingo, na frente do seu carro. Quem vai ter paciência para cumprir? Provavelmente vai arriscar e, por azar encontra-se de frente com um descendente (carro, claro) que, a descer virá mais depressa do que quem sobe. Aqui todos se sentem em insegurança e, normalmente as reações não serão as mais felizes. Mas depois a identificação do responsável é facil.

    • PeterJust says:

      Se está com pressa devia levanta-se mais cedo, se vão 2 ciclistas na sua frente, caso não saiba eles tem o mesmo direito que você no seu carro, ou a pé. Se não sabe viver em sociedade sem colocar a sua segurança e a dos outros em causa, se calhar então devia fazer inscrição num hospital psiquiátrico.

  46. Paulo says:

    Palhaçada esses ciclistas que andam aos pares na estrada que não respeitam ninguém, sem documentos ou matrícula a circular em vias públicas.

  47. Sérgio says:

    O que diz o Código da Estrada para esta situação?
    Em primeiro lugar deviam abordar a regra geral da ultrapassagem a qualquer veículo que é usar TOTALMENTE a via destinada ao trânsito em sentido contrário se isso fosse respeitado não falavam tanto do traço contínuo ou do 1.5m de distância lateral para ultrapassar um velocípede. Isso e reduzir a velocidade na aproximação a um utilizador vulnerável como o é um utilizador de velocípede. A maioria já pisa os traços contínuos para ultrapassar seja o que for o que deviam respeitar para a segurança dos velocípedes é a regra geral da ultrapassagem e a redução da velocidade na aproximação aos mesmos e claro em circunstância alguma passar rente a menos de 1.5m.

  48. Marcos says:

    Pelos comentários que vejo aqui, vejo é muita falta de bom senso. É preciso é calma, eu sou condutor e também sou ciclista, há espaço para todos e é possível fazer com respeito. Se for preciso pisar o traço, pisem. Não façam é razias aos ciclistas….e tenham sempre em mente que a manobra de ultrapassagem tem de ser feita em segurança….se não for possível fazer, não a façam…..tbm duvido que haja ciclistas que tenham gosto em embaraçar o trânsito…..um gajo se vir que leva uma fila de carros atrás tbm não custa nada encostar uns segundos….eu até de carro o faço….e de bicicleta ainda me custa menos porque consigo encostar em qq espacinho….. dá para todos é preciso é calma e respeito e nao se esqueçam que a pessoa que vai do outro lado pode ser um amigo vosso….

  49. LG says:

    Se têm os mesmos direitos então façam o favor de parar nos vermelhos, deixar passar os peões na passadeira,não circulem nos passeios a não ser a mão, não atravessem as passeiras montados nas respectivas bicicletas, desmontem,andem com sistemas de sinalização e iluminação, roupa clara etc…etc…etc…..

    • AdN says:

      Sim, porque os veículos automóveis param sempre nos semáforos, deixam sempre passar os peões nas passadeiras, não ocupam os passeios indevidamente, e têm sempre os sistemas de iluminação a funcionar corretamente (nunca estão fundidos ou a encandear os restantes), certo?
      Os restantes pontos não os coloco porque nem se aplicam , senão também tenho a certeza que os automobilistas e motociclistas seriam cumpridores a 100% dessas regras também!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.