e-Corner: Hyundai transforma o IONIQ 5 num… caranguejo
Ainda não está tudo inventado, longe disso, o mercado automóvel tem muito para inovar e a tendência é para deixar o comum mortal de boca aberta. Para começar, veja só como a Hyundai conseguiu que o seu elétrico IONIQ 5 passasse a ter a capacidade de se mexer como um caranguejo. Sim, leu bem. O construtor sul-coreano apresentou na CES 2023 uma versão única do elétrico que pode deslocar-se na diagonal ou lateralmente como os caranguejos.
Esta funcionalidade, estranha, poderá ser uma mudança no paradigma e só é possível graças a um sistema de quatro rodas direcionais, que rodam até 90 graus para permitir uma manobrabilidade única.
e-Corner: a revolução que a Hyundai quer trazer para as estradas
Cinco anos após a estrear na CES 2018, a tecnologia e-Corner da Hyundai está mais próxima da realidade. Após a sua aparição mais recente na CES 2021, o sistema esteve em exibição no evento mundial da semana passada. E desta vez, em vez de construir um protótipo dedicado para mostrar a tecnologia, o braço Mobis da empresa integrou o e-Corner num elétrico IONIQ 5.
Como pode ver no vídeo que a Hyundai partilhou, o módulo, muito parecido com a funcionalidade “CrabWalk” do Hummer EV, permite que as rodas de um carro rodem de forma que não é usual.
Isso permite que o condutor consiga manobras únicas, mais simples, fáceis e até seguras. Por exemplo, o estacionamento paralelo, que por vezes é compilado quando o espaço não é muito, com esta tecnologia tornar-se-á muito fácil, basta girar as rodas em 90 graus e conduzir o carro na horizontal.
Menos prático, mas igualmente interessante, é o e-Corner que também permite que os carros se movam na diagonal e girem no local. É até possível fazer uma curva sobre o centro do veículo!
Apesar de se falar que a tecnologia poderá aparecer em 2025, a verdade é que a Hyundai Mobis não divulgou mais detalhes sobre o módulo. Fica, contudo, a ideia do enorme potencial que está implícito nas imagens partilhadas.
Qualquer azelha vai estacionar numa boa!
num TT faz sentido, se nao for muito pesado
Já estou a ver alguns na autoestrada a ocupar 2 faixas 🙂
Estou a imaginar as declarações ao seguro: estava a estacionar ao contrário…
Como seria o “moose test” com esta tecnologia?
Já existiu um automóvel com este tipo de tecnologia no início do século XX. Não me lembro qual a marca, talvez fosse um Ford, não tenho a certeza neste momento. Como se pode calcular não teve muita saída, mas a ideia tem um bom sentido prático.
https://www.hagerty.com/media/automotive-history/parallel-parking-made-easy-1930s-style/
Em 1920/30 já havia carros que faziam isto…