e-Corner: Hyundai transforma o IONIQ 5 num… caranguejo
Ainda não está tudo inventado, longe disso, o mercado automóvel tem muito para inovar e a tendência é para deixar o comum mortal de boca aberta. Para começar, veja só como a Hyundai conseguiu que o seu elétrico IONIQ 5 passasse a ter a capacidade de se mexer como um caranguejo. Sim, leu bem. O construtor sul-coreano apresentou na CES 2023 uma versão única do elétrico que pode deslocar-se na diagonal ou lateralmente como os caranguejos.
Esta funcionalidade, estranha, poderá ser uma mudança no paradigma e só é possível graças a um sistema de quatro rodas direcionais, que rodam até 90 graus para permitir uma manobrabilidade única.
e-Corner: a revolução que a Hyundai quer trazer para as estradas
Cinco anos após a estrear na CES 2018, a tecnologia e-Corner da Hyundai está mais próxima da realidade. Após a sua aparição mais recente na CES 2021, o sistema esteve em exibição no evento mundial da semana passada. E desta vez, em vez de construir um protótipo dedicado para mostrar a tecnologia, o braço Mobis da empresa integrou o e-Corner num elétrico IONIQ 5.
Como pode ver no vídeo que a Hyundai partilhou, o módulo, muito parecido com a funcionalidade “CrabWalk” do Hummer EV, permite que as rodas de um carro rodem de forma que não é usual.
Isso permite que o condutor consiga manobras únicas, mais simples, fáceis e até seguras. Por exemplo, o estacionamento paralelo, que por vezes é compilado quando o espaço não é muito, com esta tecnologia tornar-se-á muito fácil, basta girar as rodas em 90 graus e conduzir o carro na horizontal.
Menos prático, mas igualmente interessante, é o e-Corner que também permite que os carros se movam na diagonal e girem no local. É até possível fazer uma curva sobre o centro do veículo!
Apesar de se falar que a tecnologia poderá aparecer em 2025, a verdade é que a Hyundai Mobis não divulgou mais detalhes sobre o módulo. Fica, contudo, a ideia do enorme potencial que está implícito nas imagens partilhadas.
Este artigo tem mais de um ano
Qualquer azelha vai estacionar numa boa!
num TT faz sentido, se nao for muito pesado
Já estou a ver alguns na autoestrada a ocupar 2 faixas 🙂
Estou a imaginar as declarações ao seguro: estava a estacionar ao contrário…
Como seria o “moose test” com esta tecnologia?
Já existiu um automóvel com este tipo de tecnologia no início do século XX. Não me lembro qual a marca, talvez fosse um Ford, não tenho a certeza neste momento. Como se pode calcular não teve muita saída, mas a ideia tem um bom sentido prático.
https://www.hagerty.com/media/automotive-history/parallel-parking-made-easy-1930s-style/
Em 1920/30 já havia carros que faziam isto…