Descontos nas Ex-SCUT foram publicados em Diário da República
Depois das promessas do Governo Socialista, os descontos nas Ex-SCUT foram finalmente aprovados. É verdade que o Governo cumpriu a promessa, mas os descontos parecem não agradar aos condutores, tendo em conta os moldes em que são aplicados.
Os descontos das Ex-SCUT foram já publicados em Diário da República e entrarão em vigor em janeiro de 2021.
Desconto de 25% nas EX-SCUT mas...
Já se encontram publicados em Diário da República o valor dos descontos das Ex-SCUT. Estes descontos irão ser aplicados a partir do primeiro dia do mês de janeiro de 2021. No geral, os condutores de veículos de classe 1 e 2 irão poder usufruir de um desconto de 25%. O desconto aplica-se apenas a partir do 8.º dia de circulação em cada mês.
De acordo com o que foi publicado em Diário da República...
A Resolução do Conselho de Ministros determina que se mitiguem os custos de utilização nas referidas autoestradas, através da estabilização dos valores das tarifas de portagem, com incremento dos descontos sobre as taxas de portagem para os seus utilizadores, incluindo os veículos afetos ao transporte de passageiros, e que se introduza um novo tipo de descontos, por quantidade, restrito às classes 1 e 2, nas autoestradas localizadas, sobretudo, em territórios do Interior
Tal como referiu a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, existe um aumento do desconto para veículos de transporte de mercadorias.
Para os veículos das classes 2, 3 e 4 afetos ao transporte rodoviário de mercadorias, com aplicação de um desconto de 35 % para o período diurno nos dias úteis e de 55 % para o período noturno em dias úteis, fins de semana e feriados nacionais
Vias incluídas onde será possível usufruir de descontos…
As vias incluídas nesta medida são:
- A22 (a Via do Infante, no Algarve)
- A23 – Autoestrada da Beira Interior (quer a concessão da IP, quer a concessão da Beira Interior)
- A24 – Autoestrada do Interior Norte
- A25 – Autoestrada das Beiras Litoral e Alta
- A28 – Autoestrada do Norte Litoral, a A4 (na subconcessão Transmontana e na concessão no troço do Túnel do Marão)
- A13
- A13-1 (conhecidas como subconcessões do Pinhal Interior)
Resolução do Conselho de Ministros n.º 93/2020
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Este artigo tem mais de um ano
E isto merece comentários?
epa vão gozar com o….
isto chega mesmo a ser revoltante…
O que é revoltante? Que haja descontos?
Revoltante é o roubo continuo e a descriminação isro claro para o cidadão normal não incluo o que tem cartãozinho…
Qual cartãozinho? Há algum cartão de desconto na ViaVerde? Vou já pedir o cartãozinho a ver se baixa a factura dos mais de 1600€ mensais que a minha empresa paga todos os meses… obrigado pela dica!
Podes já estar esquecido mas…
Portagens SCUT (abreviatura de Portagens Sem Cobrança aos Utilizadores[1] ou Portagens Sem Custos para o Utilizador)
Posto isto e para quem mora no interior e não tem alternativas!
É revoltante pagar!
É revoltante virem com as tretas dos descontos e depois.. depois apenas ser aplicado a partir do 8.º dia de circulação em cada mês.
Para quem faça a viagem todos os fim de semana tem desconto numa viagem por mês!
Urtencio, em qual dos meus leu que eu sou a favor das SCUT? Sou contra, e ainda mais quando pago todos os meses milhares de euros de portagem para evitar a EN125.
Para as empresas, como a minha, não sendo a solução ideal, é algo que devo aplaudir.
Não tem alternativa? O que é uma alternativa? Uma autoestrada ao lado mas gratuita?
de alverca a lisboa continua a ser scut 🙂
É verdade. Uma pessoa que vá visitar a família ao fim de semana nunca terá qq desconto. A A23, por exemplo, continua a ser das mais caras do país. Se são estas as medidas para aumentar a competitividade e atração pelo interior, vou ali e já volto…
Então, por essa ordem de pensamento, como há algumas pessoas que nunca conseguirão beneficiar dos descontos, não se baixa nada a ninguém, é isso? As empresas que usam diariamente e com várias viaturas, sabem bem a importância destes descontos
Não estejas a tentar inverter as coisas! simplesmente o desconto deveria ser aplicado a partir da viagem 1.. para não falar que nem sequer se deveria pagar!
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Urtencio, onde é que leste, nós meus comentários, algo contra o que dizes? Quanto pagas por mês de portagens nas SCUT? Eu pago mais de 1600€ por mês!
Onde é que o Jorge leu isso do que eu escrevi? O que acho é que, pelo menos a A23 deveria ter o mesmo preço por Km que a A1. Contudo deveria ter uma discriminação positiva devido atravessar zonas com menor rendimento médio. E sim, deveria ser a partir da primeira passagem para incentivar o turismo. A partir da oitava vez não traz qualquer benefício para este sector que será dos poucos em que estas zonas ainda conseguem concorrer.
E onde é que leu que algo contrário a isso?
“2 – Implementar um regime de desconto de 25 % sobre o valor das taxas de portagem em vigor, por autoestrada e a partir do 8.º dia de circulação em cada mês, em lanços e sublanços das autoestradas A4 – Túnel do Marão, A4 – Vila Real-Bragança (Quintanilha), A13 – Atalaia (A23)/Coimbra Sul, A13-1, A22, A23, A24, A25 – Albergaria (IP1)/Vilar Formoso e A28, exclusivamente para veículos das classes 1 e 2.”
Nem sequer é 8 no ano é no próprio mês..no mês seguinte reseta
Reset mês a mês como é normal. A net e chamadas do seu pacote de comunicações reseta todos os meses… Já agora, o ideal seria que fosse nas primeiras passagens da vida da viatura e todos as restantes serem com desconto ou de borla!
Normal para quem?!! Eu nem te devia responder pois descer ao teu nivél será claramente perigoso, pelo vejo tens muita experiência a debitar porcaria… Assalariado do PS? Brasileiro que desconhece a realidade de Portugal? Tens carro ao menos?
Oh Paulo, descer ao meu nível seria uma benção para ti. Sou assalariado da minha própria empresa e sou empregos a pessoas! E se queres conhecer a minha realidade, diz o teu email e eu mando-te, sem problemas, as facturas da viaverde de um ano e verás se não sei do que falo. Quanto ao teu comentário racista a perguntar se sou brasileiro… nascido e criado na freguesia da Sé, no Porto. Se fosse brasileiro era menos inteligente que tu? Tens tiques de atrasado mental.
Eu só não acho bem serem apenas algumas EX-Scuts.
Que tal A41, A42 e muitas outras tantas em falta? Um pouco de coerência ficava bem…
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“A cobrança de portagens nas antigas SCUT é ilegal, considera a Comissão Europeia que ameaça Portugal com um processo no Tribunal Europeu de Justiça caso a situação não seja reposta.”
A notícia é de 2012, mas convém não esquecer o que o (des)governo de então fez:
https://expresso.pt/economia/portagens-nas-scut-sao-ilegais=f708651
Os comentários de alguns de vcs e do governo revela só o desconhecimento da situação em que os residentes vivem na região em que são obrigados a pagar para circular (pela inexistência de alternativas). São comentários sem nexo.
É preciso ter em conta que a esmagadora maioria destas vias se encontram no interior do país, pelo que têm vindo a representar uma grave condição de injustiça para estas populações.
Ninguem precisa dos atuais descontos de miséria, no fundo esmolas que sao para inglês ver.
Alguém tem de pagar a manutenção das ex-scut, se fosse para não se pagar há muito que a 25 de abril e a A1 eram gratuitas.
O pessoal esquece-se que tudo se paga. Ou se paga directamente – utilizador pagador – ou pagamos todos através dos impostos… os que pagam impostos
Vegonhosos são mas é os nossos tranportes públicos. Houvesse transportes públicos como deve ser em Portugal.
Sobretudo o combóio, que foi sendo destruído em todo o lado. Há uma imagem que diz tudo: https://forum.mubi.pt/uploads/default/original/2X/5/53ae2c44e97e9b971f646105e6daf88dad3ac75c.jpeg
Os partios de esquerda e o Governo Cavaco têm grandes culpas no cartório aqui.
A Rede Expressos presta um mau serviço. Sei-o por experiência própria.
Somos tão burros em Portugal que destruímos a quase totalidade de transporte de mercadorias em combóio, e passámos a ter empresas de camiões a crescer como cogumelos, mas quase todas são subsídio-dependentes.