PplWare Mobile

Depois dos fogos nos carros elétricos, agora foi um Tesla Semi a arder numa estrada dos EUA

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. opas says:

    Novidades, há?

  2. Silvino says:

    Parece que há um lobby forte contra a Tesla, notícias em que num parque de estacionamento imediatamente culpam um Tesla antes de se apurar a verdade dos fatos. Sobre este camião até pode ser verdade que tenha ardido, mas qual a razão que causou o incêndio? Sei que o sucesso de uns, será o prejuízo de muitos outros, vamos esperar pelas conclusões da investigação. Gostava que os elétricos tenham sucesso, farto de andar na estrada a respirar ar poluído dos carros a combustão. Sou motorista de pesados e gostaria de mudar para um elétrico.

    • Nono says:

      O mais incrível é haver sempre alguem a tentar mudar os factos, as coisas são como são, a tesla é uma marca recente inovadora, mas como qualquer outra que já cá anda mais tempo não está isenta de problemas de desenvolvimento, o problema é que as coisas estão a andar depressa de mais e não se afina as coisas quem acaba por ser cobaia são os clientes finais, claro que quando os problemas de maior aparecem e evolvem a tesla aparece sempre os defensores a tentar abafar mas a realidade é o que é, a tesla é como os outros também sofre de problemas…

    • Toninho says:

      JL, agora és condutor de TIR. Grande imaginação.

    • abilio+silva says:

      Break one nine for a copy, comooon!

  3. A.A. Gumane says:

    Não pode ser…ou pode? Um Tesla incendiar se, e repentinamente? Pensei que os Teslas em particular e os eléctricos em geral não se incediassem. Aguardemos os profetas dos eléctricos, talvez estejam melhor informados e venham a dizer nos que tudo não passa de Fake News ou que afinal o camião transportava ICEs e que um deles terá se incendiado espontâneamente, como é norma nestes veículos. Não havia um ICE por perto, para servir de bódio expiatório ?

    • JL says:

      Aqui está o exemplo disso, incêndio espontâneamenfe, quando até o próprio vídeo dos jornalistas falam no acidente.

      • LR says:

        Curioso, desta vez o que os jornalistas dizem já é credível. Há uns dias atrás, o que os reporters diziam, aquando do incêndio no Prior Velho, já não era credível, era tudo inventado, apenas para criar audiências. É uma no cravo, e outra na ferradura, consoante a direção do vento, certo?…

        • JL says:

          Eu disse que não era credível ? Só disse que não foi espontâneo, que foi acidente.

          Mostre lá onde eu disse ser tudo inventado?

          • LR says:

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 02:23
            Então onde estão as testemunhas ?

            O comandante da Proteção Civil a falar na TV, todos os jornalistas a insistir que começou num eléctrico e ele dizia sempre :” não temos essa informação”.

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 11:06
            Mas os telejornais estavam lá quando começou o fogo ? Onde estão as imagens ?

            Ah papa tudo.”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 20:32
            Então mas:

            “Acredita-se que tenha começado num carro eléctrico que estava carregar…”

            Isto é uma confirmação? Looooooool”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 13:03
            Nunca cospem porque não sabem, o jornalista estava lá quando começou o incêndio ? você parece pior que eles.”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 19:13
            E onde a CMTV viu baterias a arder ? e os bombeiros disseram onde ?

            OS BOMBEIROS MENTIRAM ? E A CMTV TEM RAZÃO ? é isso ?”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 18:55
            Qual elétrico ? nesse caso vai ter de ser a CMTV a provar que foi um eléctrico ?

            “..foi dado por chamada telefónica, às 17:58, desconhecendo-se ainda as causas do sinistro.””

            “JL 18 de Agosto de 2024 às 12:50
            A CMTV foi a primeira, os outros copiaram, mas também há os que deram as informações que tinham das autoridades, já deixei aqui algumas.

            Quem confirmou ? Mostre lá ?”

            “JL 18 de Agosto de 2024 às 14:52
            Não, para ter audiência, é assim tão difícil de ver ?”

          • viciado em Informática says:

            hahaha !

          • JL says:

            Então afinal disse que foi inventado onde ?

          • JL says:

            Já agora deixe os links.

          • Mascotes electricas nao obrigado. says:

            Calma Jeoverde…ate tremeste das canetas quando te apresentaram provas (sendo verdadeiras é claro) .

            Também é so mais uma para te incompatibilizares 🙂

          • JL says:

            Eu estou calmo, já você parece que não, então mostrem lá onde estão as provas verdadeiras de que:

            “aquando do incêndio no Prior Velho, já não era credível, era tudo inventado”

      • Hugo says:

        Muito melhor incemdiar-se em acidente loool

  4. B@rão Vermelho says:

    Dores de crescimento, e ainda bem que se notícia todos os incidentes para as construtoras de VE poderem melhorar e tornar os VE mais seguros.
    Ou preferiam que estes casos fossem abafados e serem segredos bem guardados?
    Com qual das situações se pode tornar os VE mais seguros?
    A Tesla sendo a pioneira e a que está mais a frente é claro que é um alvo mais apetecível, mas só se torna alvo porque estão a arder com aparente facilidade.
    Ainda à dias era noticia num jornal desportivo que ex. jogador do Benfica era agora condutor de Uber, mas o jogador saiu do Benfica para o PSG e depois para o Porto, mas a noticia diz que é um ex. jogador do Benfica, quando se é grande é assim .

  5. says:

    É preciso olhar para estas notícias com alguma ponderação. Os carros elétricos estão na moda (seja falar bem ou mal) e qualquer “evento” merece uma notícia. Se um carro ICE se incendiar, não há notícia, nada. Se for um elétrico, corre o mundo. Pensem bem. Estamos, em Portugal, a ler uma notícia de um camião que se incendiou nos estados unidos. Incendiou-se um carro na minha terra (onde Judas perdeu as botas) aqui há umas semanas e nem no jornal local, que se vê grego para encher as páginas, foi notícia, quanto mais chegar aos estados unidos.
    Não me parece que seja um problema muito grande, mas também vai chamando a atenção, não deixando os construtores em sentido. Mas calma…

  6. says:

    E pode ser que os carros elétricos tragam um benefício inesperado. Uma forma de apagar incêndios que não se resuma a despejar água em cima do fogo. Ainda agora vemos o combate aos fogos florestais. Ainda não há melhor que isto? Temos evoluído tanto e continuamos a usar a mesma técnica de sempre. Existem extintores, “granadas” anti fogo, espumas de combate ou retardantes, canhões de CO2. E já existem sistemas pensados para atacar fogos de baterias de Lítio. Aliás, nas empresas é obrigatório ter extintores de CO2 para várias situações.

  7. Vitolas says:

    Certo certo é que aos dias de hoje ainda muito boa gente pensa que os carros a GPL rebentam e se incendeiam do nada, ainda existem proibições a nível de estacionamento subterrâneo, são obrigados ainda a andar marcados como as vacas com um autocolante seja ele grande e azul ou verde e pequeno, não têm qualquer beneficio fiscal mesmo sendo menos poluentes onde o melhor que se teve foi 50% de desconto no antigo selo e durante pouco tempo, até certas marcas não fazem reparações/revisões a carros que estejam convertidos a GPL nas suas oficinas, no entanto andam nas estradas á décadas ainda nem as instalações eram feitas por profissionais, andava a malta com bilhas de casa na mala do carro, agora comparem percentualmente os “problemas” com carros a GPL(que até são a combustão em 99% dos casos) e elétricos e expliquem-me qual a logica em haver tanta discrepância em tudo.

    • says:

      Tive um carro a GPL vários anos e houveram mais carros a GPL na família e amigos (alguns por influência minha). Zero problemas. Tive um Peugeot com 60CV que andava o mesmo que a gasolina. Um amigo meu comprou um BMW (por conselho meu foi para gasolina para converter a GPL e não para carro a diesel) com 210CV que depois do GPL instalado e uns “toques” devia andar entre 250 e 300CV e era uma máquina. Poupou uns 10 ou 15k em relação a um carro a diesel.
      Ouvi todas as histórias e mais algumas, desde a famosa “bomba na mala” a “é mais barato mais gasta o dobro”, “não anda nada”… enfim. Tudo e mais alguma coisa. Mas falam sem saber. Durante os 4 ou 5 anos que andei a GPL não tive qualquer problema. Fartei-me de passear e sei exatamente quando gastava e quanto poupei, pois nessa altura tinha paciência para registar todos os abastecimentos com kms e preços (ainda tenho os dados hoje). Em menos de 40.000 kms tinha o investimento pago (incluindo revisões do sistema de gás). E o carro nunca ardeu, nunca explodiu, nada. Inclusivamente nos centros de Inspeção era cada nabo. Certa vez tive de ser eu a educar um “inspetor” quanto à colocação do dístico no carro de um amigo meu. O Senhor estava teimoso, mas teve a humildade de ir verificar a legislação (esperámos uns 15 minutos enquanto foi verificar). No final veio admitir que nós tínhamos razão e pediu desculpa. Da minha parte nada chateado fiquei até porque ninguém deve acreditar em ninguém. Verifica-se e resolve-se, e assim foi.

      • Yamahia says:

        Que houve umas instalações mal feitas e que deram barraca da grossa… Lá isso houve!
        Agora vindo de origem devidamente ecrtificado e comprovado, bi-fuel cada vez mais em voga, parece-me uma boa opção!

        • JL says:

          Só o é devido ao preço, quando começarem a ser muitos deixa de ser, já que o GPL acaba por ser um resíduo aproveitado da refinação, quando forem muitos, a teta acaba….

          • says:

            JL:
            Sim, e não. Há alguma dificuldade em escoar o GPL. O gás natural é muito mais barato e apesar de ainda faltar levar o GPL a muito território (mas de baixa densidade populacional) aos poucos a rede tem crescido.
            Mas não acredito que o número de carros a GPL aumente. Sempre foi algo residual no mercado automóvel.

          • Yamahia says:

            Pode ser mas cada vez há mais GPL disponível pq cada vez mais habitações usam GNC canalizado enquanto o gás de botija tende a cair em desuso.

        • says:

          Obviamente que falo de coisas sérias. Havia malta antigamente (quando até era proibido) com, literalmente, uma bilha de gás na mala do carro e um tubo manhoso. Mas também, por exemplo, nas casas é obrigatório trocar a mangueira ou tubo de gás com regularidade, pois têm prazo de validade. Poucos são os que trocam.
          Agora é como tudo o resto. Se estiver bem feito (seja de “origem” ou after market), é tão seguro como o resto.
          De referir que ainda houveram marcas a vender carros a GPL de “origem” que não o eram exatamente de fábrica. O carro era igual aos outros e transformado para o cliente. Não sei se ainda alguma marca o faz neste momento, mas não tenho acompanhado.
          Um pequeno senão é a disponibilidade de postos de abastecimento, que há relativamente poucos. Eu nunca tive problemas. Além de que, em caso de falta, o carro anda a gasolina na mesma.

          • Yamahia says:

            A Repsol diz que dos seus cerca de 500 postos, 100 estão equipados com GPL. Portanto ≈ 20%. Parece bom.

            Há dias parei nas bombas da Prio aqui antes de entrar no Túnel do Grilo sentido SN . Era uma fila de autocarros da FlexiBis que até metia medo.
            De tal forma que para entrar no espaço tive que andar a inventar. Explicaram-me que estavam ali para abastecer com gás. Desconheço se era GNC ou GPL.

  8. MataPorcosDoPonjab says:

    Falemos de coisas sérias agora, preciso trocar o meu velho Seat SDI do ano 2000, estou indeciso entre o T-Rock, T-Cross, Avengis, Arona e o Stonik… qual a vossa opinião ? Os brinquedos a pilhas não são para considerar sequer.

  9. viciado em Informática says:

    Fake News, pá !, então não se ve logo que é montagem , se não usa combustível como pode arder ? esta mania que os bateristas de iões de lítio pegarem fogo está a deixar-me com a “pulga atrás da orelha”.
    Deve ser é sabutagem para essa marca não vender mais carros, estão com inveja do fantástico que é andar por aí a espalhar ambiente não poluido.
    Eu palpita-me que é para baixar os preços, mas isto sou só eu a conjeturar.

  10. PJA says:

    Vamos ver se nos entendemos, em circulação nos EUA há 285M de automóveis, muitos deles carros com muito anos, por vezes veículos alterados a de forma inadequada. Carros elétricos nos EUA são 3,3M, dizer que um BEV se incendiar não é muito grave, quando na sua esmagadora maioria são veículos recentes, é esconder a cabeça na areia.
    É urgente encontrar uma solução técnica para este grave problema.

    • Pois, Pois says:

      Então nos EUA, terra da Tesla, há menos eléctricos do que em PT (1.15% vs 1.87%)… não pensei que assim fosse… lá também não se convencem com os bev!!!

      • JL says:

        Lá não têm os preços da gasolina de cá.

        • Mascotes electricas nao obrigado. says:

          Mas têm o Reverendo Mor Elon Musk a evangelizar os cordeirinhos.

          • JL says:

            Hum, e você gosta ? boa, continue na equipa dos cordeirinhos. LOOL

          • Mascotes electricas nao obrigado. says:

            Quando referi os cordeirinhos eram as pessoas como você 🙂
            So falta fazerem reuniões de Tupperwares mas em versão Electricos…ah pera ja fazem quando vão carregar os carros e ta uma fila enorme.

            Em relacao ao Elon Mus, ate me aflige ve-lo lado do Trump …fica a ali uma dupla muito perigosa.

          • JL says:

            Eu é que sou cordeirinho ? Então ?

            Só falta fazerem reuniões ? Porque você já as faz ? Boa.

            A mim não aflige nada, nem sequer toquei nesse assunto, mas já ficamos a saber que ficou incomodado com isso.

    • MataPorcosDoPonjab says:

      Os evangelizados não veem q.q. problema, eu por mim continuarei fiel aos motores a combustão, preocupa-me um pouco deixar a maquina estacionada junto a um brinquedo a pilhas que pode incendiar a q.q. momento mas os seguros devem cobrir os danos colaterais, digo eu.

      • JL says:

        Os evangelizados dos motores a combustão também só vêem problemas quando não é naquilo que evangelizam.

        Pois, a pilhas também eu não estacionava na minha garagem.

        Isso, comece a deixar o seu nem longe, a malta agradece, já temos riscos nas portas que chegue.

      • JL says:

        Para o ajudar a identificar o carro ainda posso meter um daqueles sinais “perigo se incêndio num canto do vidro, se assim o desejar. Loool

      • Toni da Adega says:

        +1 Com motores a combustão temos a certeza que nunca irá incendiar, coisa que nunca aconteceu

    • JL says:

      É tão grave que foi a primeira vez que lidaram com uma situação destas.

  11. Lelo says:

    The electric semitruck went off the interstate eastbound near Nyack Road in “Placer County and crashed into trees on the right shoulder around 3:15 a.m. Monday, according to California Highway Patrol’s”

    https://www.latimes.com/california/story/2024-08-19/tesla-semi-fire-toxic-fumes-highway

  12. Hélder+Lemos says:

    Este vídeo descreve bem o problema dos VE’s e no geral o problema da tecnologia das baterias, “Low-Probability High-Consequence”:
    https://www.youtube.com/watch?v=vVfNkJ84SQ0

  13. VpokaFP says:

    Só compra Teslas quem quer problemas.

  14. Jota says:

    Video elucidativo sobre a realidade elétrica
    Vejam em https://youtube.com/shorts/KLznpugiNcQ?feature=shared

  15. falcaobranco says:

    Como o policia diz…é tudo uma tecnologia nova… e acho que antes de venderem carros electricos deviam fazer testes de fogos para perceberem que material é o melhor para apagar o fogo e/ou a reacção das baterias é não libertar mais combustível.

    Normalmente usa-se agua, mas já houve corporações de bombeiros a usarem outros materiais e o fogo é muito dificil de apagar…devia-se mesmo fazer testes exaustivos, não só para para não pegarem fogo como para apaga-los.

  16. PorcoDoPunjab says:

    JL, esta semana tem sido complicada.
    Esses dedos já devem doer de tanto carregarem nas teclas…

    • JL says:

      Complicada ? Não entendi, só mais uma no paraiso.

      Não, a si e a outros é que deve doer, já que insistem em “carregar na mesma tecla”. Loool

  17. jpr says:

    Façam uma pequena pesquisa por explosão em barcos e motas de água para verem o perigo dos gases da gasolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.