Depois dos carros e dos camiões… Chegam os tratores elétricos e autónomos
A eletrificação dos veículos está a acontecer a um ritmo impressionante, dadas não só a aceitação por parte dos consumidores, mas também muito pelas exigências impostas a nível mundial para travar as emissões de gases com efeito de estufa. A agricultura intensiva é uma das grandes responsáveis por este fenómeno e a introdução de máquinas mais amigas do ambiente poderá fazer alguma diferença.
O New Holland T4 Electric Power foi apresentado como o primeiro trator elétrico de condução autónoma. Foi ainda apresentado um outro modelo que pode funcionar com gases de estrume.
Os tratores autónomos não são propriamente uma novidade no setor da agricultura. Contudo, o New Holland T4 Electric Power promete ser o primeiro trator de condução autónoma e eletrificado. Ainda é apenas um protótipo, mas poderá ser o início de uma revolução neste segmento.
Segundo a CHN Industrial, a máquina promete zero emissões, um trabalho mais silencioso do que os modelos a diesel e os próprios custos operacionais serão mais baixos, reduzindo a quantidade de tempo que os agricultores passam ao volante.
Os sensores e câmaras no teto irão ajudar o veículo a realizar tarefas, desviar-se de obstáculos e trabalhar em harmonia com outros equipamentos, podendo até ser ativado via smartphone.
A bateria poderá ser carregada na totalidade numa hora e poderá atingir uma velocidade máxima de cerca de 40 km/h (25mph). Contudo, a empresa parece não ter ainda uma bateria que dure para um dia inteiro de trabalho.
Além disso, poderá ser um complemento a outras tarefas já que vem com tomadas onde se podem ligar outras ferramentas comuns ou servir como bateria para emergências.
Até ao final de 2023, a empresa espera ter já prontos a serem comercializados dois destes tratores. Além destes, a empresa ainda deu a conhecer o T7 Methane Power LNG, um trator que obtém energia através de metano, produzido através do estrume de gado.
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Se há sector onde eu não acredito que a electrificação ainda esta longe de se instalar é na industria pesada, agricultura e minas.
ninguém está para estar parado horas à espera que a maquinaria fique carregada para dar continuidade ao trabalho.
São maquinas que deslocam cargas muito pesadas e exigem muita força e em terrenos acidentados, duvido que haja já baterias prontas para isto.
Não se trata de um camião TIR a rolar em boas estradas, é toda uma situação diferente.
a menos que se trate de um tractorzinho de 40 ou 50 cv.
Queria ver um tractor destes de cerca 100 ou 120cv a andar um dia inteiro com um vibrador de azeitona em cima, a ver quanto tempo a bateria ia durar
Nessas aplicações e quando houver centrais de fusão, faz todo o sentido combustível sintético. Até lá tanto hidrogénio como sintéticos são puras miragens.
Depende muito para que se quer um trator destes, sim concordo um trator destes para o tempo da azeitona so serve para a manha para se poupar no combustivel, não faço a minima ideia do tamanho que a bateria teria de ser para um dia inteiro de trabalho pesado mas se fizesse um dia inteiro de azeitona e carregasse durante a noite era uma poupança de combustivel enorme, ou até carregar durante o dia para ires à uva durante a noite vai depender da bateria que tiver ate pode servir so para transportar cargas
Um trator desses tem de ter uma autonomia mínima de 10h/dia de trabalho efectivo. Caso contrário não tem utilidade.
Depende, só que dure 6 e que carregue tudo em 1h, pode fazer as 10 h de trabalho dividido com um carga pelo meio, mas ainda assim é uma limitação que os atuais a combustão não têm.