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Dacia vendeu 1 milhão de automóveis a GPL! Marcha atrás nos elétricos?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Gonçalo says:

    Sempre foi uma excelente alternativa as pessoas é que nunca adotaram e vai ser uma opção durante muitos anos visto que os carros são bem mais baratos que um eléctrico cá em casa é um eléctrico e o velhinho a GPL, o GPL não chega à economia do eléctrico mas é bem bom

    • paulo g. says:

      Foi e continua a ser uma boa opção, infelizmente porque o preço dos elétricos, em novos, são o dobro. Não estamos na China…
      Há 6 anos optei por um elétrico em vez do GPL, porque era o 2º carro e claro, comprei-o em 2º mão.
      Fiz o mesmo à pouco tempo, porque agora os carros já têm autonomia suficiente, para o 1º carro, mesmo pagando mais.

      • Realista says:

        Realmente o maior entrave ao carro elétrico no mundo desenvolvido é o preço de aquisição em novo (o que se reflete no preço dos usados) principalmente porque tirando a Renault as restantes nunca tiveram muito interessadas em desenvolver essa tecnologia e quando o fizeram colocaram os seus veículos com preços completamente desajustados no mercado. Bastava ver que uns anos atrás um veículo de segmento B encontrava-se ao preço de segmento D o que não faz nenhum sentido acrescendo ao facto da menor autonomia fruto da tecnologia ainda não estar muito desenvolvida e a solução GPL era de facto uma boa alternativa tanto pela facilidade de se encontrar GLP nos meios urbanos.

        Hoje em dia a coisa já está mais equilibrada e com propostas muito melhores onde já se encontram veículos citadinos e com 300km de autonomia por menos de €19.000 mas estes valores ainda são elevados quando comparados com outras soluções dentro da gama e apesar de essa diferença ser recuperável no tempo com o seu uso.

        No entanto estamos prestes a assistir brevemente à entrada no mercado de veículos mais baratos não só pela abertura das fabricas em solo europeu mas também pela abertura de fabricas em países que possuem protocolos de mercadorias com a Europa como no caso da Turquia o que vai tornar a vida mais difícil aos construtores europeus e americanos que possuem acordos com o México.

        A somar a isto, as maiores produtoras de baterias do mundo já estão a anunciar as próximas gerações de baterias que vão entrar no mercado nos próximos 3 a 4 anos e cada vez mais a densidade energética é melhorada significativamente, o que significa veículos com cada vez mais autonomia para o mesmo espaço.

  2. PTO says:

    Com abastecimentos de GPL a 0,85€ ou menos, qual é a dúvida? Quem me dera poder converter o meu Corolla D4-D para GPL, era já para a semana. Infelizmente não é uma solução viável para o meu carro.

  3. Tafc says:

    Acabou a farsa do carro elétrico.

  4. Gringo Bandido says:

    Compra GPL que não arde lentamente, explode logo, num instante acordas no céu!

  5. Zé Poupadinho says:

    Os depósitos de GPL colocados nos DACIA/RENAULT acabam por ser pequenos…a solução passa por ir a um instalador de GPL e trocar por um depósito maior.

  6. paulo g. says:

    carro a gpl com custo de 0,829€ por litro e consumo de 7,3l aos 100, custa?
    O custo para percorrer 100 km com um carro a GPL, consumindo 7,3 L/100 km e com o preço do GPL a 0,829 €/litro, será de aproximadamente 6,05 €.

    Vamos calcular o custo para percorrer 100 km com um carro a gasolina, considerando o preço de 1,639 €/litro e um consumo de 6,3 litros por 100 km.
    O custo para percorrer 100 km com um carro a gasolina, consumindo 6,3 L/100 km e com o preço da gasolina a 1,639 €/litro, será de aproximadamente 10,32 €.

    Carregamento de Carro elétrico em casa:
    Vamos calcular o custo para percorrer 100 km, com base no consumo do carro de 17,5 kWh por cada 100 km e o preço da eletricidade com IVA de 23% (que é 0,199752 €/kWh).
    O custo para percorrer 100 km com um consumo de 17,5 kWh/100 km e o preço da eletricidade com IVA de 23% será aproximadamente 3,50 €.

    Carregamento de Carro elétrico no Continente (que anda a 120km/h)
    O custo para carregar 17,5 kWh será de aproximadamente 5,25 €.

    • Carlos Fernandes says:

      Faltou a comparação do gasóleo, do resto 5*

    • says:

      Agora COMPARA o preço inicial de um e do outro !!! ou foi de propósito que não colocaste … ?

    • GC says:

      Faltou comparar com o custo de carregar fora de casa, por exemplo na rede MobiE…

    • PTO says:

      O que é que os carregamentos no Continente têm de especial para serem tão mais baratos que nos restantes sitios? Espera… será que tens de fazer compras no Continente, onde tudo é mais caro que nos outros supermercados, e eles dão desconto no carregamento, é isso? É que eletricidade eles não produzem.

      • paulo g. says:

        O valor que lá está é sem fazer compras no Continente, aí podes ter até 15min de borla.
        Custa 0,24€ por min no carregador CCS.
        Fica mais barato, porque é uma rede própria, não tens de pagar taxa de ativação, nem ao dono do posto… O mal menor, é teres de ter a aplicação do Continente e o do Continente Pay.

    • TugAzeiteiro says:

      Estás a ser muito optimista com o consumo do GPL… seria mais realista uns 8,5L/100 km ou 7.05€ para fazer 100Km’s. A Gasóleo com um consumo de 5L e com o preço mais baixo na bomba a mesma viagem seria mais barata, no entanto hoje em dia a diferença de preço de um carro novo, para um motor a gasóleo chega a ser pornografico.

      • rodrigues says:

        Possivelmente, se o litro do gasóleo, em média, for de € 1.5, o preço é o mesmo. Mas o preço mais barato, hoje, do GPL é de € 0,849… será € 7,21. Mas sim, o preço de um veículo a gasóleo e as respectivas manutenções é algo a levar em conta… não sei o preço (em média) atual de uma instalação GPL, mas quem faz muitos quilómetros rapidamente recupera o investimento. Quem já compra um veículo (novo) com instalação GPL então ainda melhor… pena é que o fabricante opte por depósitos pequenos e que nunca venham com o kit auto-lube instalado.

    • Manuel da Rocha says:

      Há aí é outro problema: para carregar em casa, é preciso montar o posto de carregamento e de aumentar a potência da electricidade. Só aí são 650000km gastos à partida sem contar com o preço da electricidade e ficará a pagar mais 7 a 20 euros mensais, só pela potência.

  7. Pedro says:

    Estes carros continuam a enviar gases de efeitos de estufa poluentes para a atmosfera. Não são solução.

  8. JL says:

    Que eléctricos a Dacia tem para podermos comparar ? É que não tem nenhum, o spring é um carro chinês com símbolo dacia.

  9. paulo g. says:

    Só não percebo o porquê do GPL ter benefícios fiscais… Não faz sentido dar dinheiro para poluir.
    Quem nos paga os problemas de saúde provocados pelos carros a combustão?
    Esse dinheiro seria mais bem empregue na construção de mais carregadores públicos ou em autocarros elétricos.

    • Samuel says:

      Se os problemas de saude fosse provocados pelos carros a combustao estavas tu bem. Tens os mares todos poluidos. Tens a cadeia alimentar toda contaminada com pesticidas e plásticos. E está preocupado com os carros a combustao. Enfim..

    • GM says:

      Menores emissões, como referido no artigo. Além disso, o GPL automóvel é obtido a partir de sub-produtos da refinação de outros combustíveis.

    • Mário says:

      Também acho que sim, e os camiões e tudo…. Em especial os que transportam a nossa comida… deviam gastar 4 ou 5x mais em cada camião eletrico para pagarmos a comida muito mais cara…
      Problemas de saúde provocados pelos carros a combustão? E os barcos? e os aviões? e os pesticidas?
      Não tenho também que pagar isto:
      https ://observador.pt/especiais/super-reforco-da-rede-eletrica-aprovado-para-sines-pode-ter-custos-para-os-consumidores-se-projetos-industriais-nao-avancarem/

  10. FilipeP says:

    Por algum motivo os carros com instalação de GPL de origem nunca foram uma realidade em Portugal. Enquanto que em outros países ( Itália por ex. ) quase todas as marcas disponibilizam uma versão a gpl de todos os seus modelos, em Portugal sempre foi algo que se tinha de fazer posteriormente á compra. Isso e a ideia de que os depósitos podiam explodir criaram um receio nos consumidores que aparentemente só agora se vai dissipando. Tendo já tido 2, atesto que é uma excelente maneira de ter um carro económico. Agora, também admito que não se aproxima dos custos de circulação de um elétrico (não estou a contar com o preço inicial do veiculo, claro). Acho altamente positivo a mensagem que os consumidores estão a transmitir ao mercado .

    • PeterJust says:

      O mesmo receio que havia com os carros GPL explodirem há agora, estupidamente, com os elétricos. E não é a única falsidade que se apregoa, é que a rede não suporta, que as baterias são piores que resíduos nucleares, que os elétricos poluem mais e todos os tipos de parvoíces totalmente desinformadas, promovidas principalmente pelos interessados (produtores de petróleo e comunicação social à procura de cliques) no qual o pplware (como quase todos vamos ser verdadeiros) também tem feito a sua parte.

      • FilipeP says:

        Sim, essa retórica é parecida á que se tinha no inicio do século passado quando começaram a aparecer os automóveis e a desaparecer as carruagens de cavalos. As pessoas são normalmente adversas á mudança. E alem de serem ignorantes em relação ás questões técnicas têm a ideia que a mudança, tecnológica neste caso, é estática, quando sabemos que há uma evolução exponencial. Sabemos lá nós que tipos de baterias haverão daqui a 10 anos… é esperar para ver.

        • B@rão Vermelho says:

          Mas a rivalidade de tecnologias VE Vs ICE, não é um exclusivo nosso aqui do PPlware , ainda hoje de manhã estava a ver um artigo de um proprietário da CT da Tesla, a dizer quanto gastou para carregar totalmente a CT segundo ele 73$, a conversa era a mesma pessoal a defender os ICE e a mesma tanga que aqui.
          Já agora ontem também li que em Inglaterra está previsto para o próximo Orçamento de Estrado uma taxa por Km percorrido não percebo se o imposto é só para VE ou se para todos, eles falavam em média de 1300 libras por veículo.

        • rodrigues says:

          Eu não sou nada avesso às mudanças tecnológicas… existe uma “regra” que aprecio deveras: “onde vai a máquina, não vai o homem” > é uma analogia < realmente acredito na motorização eléctrica, não consigo conceber que um veículo possa ser "abastecido electricamente" como se o faz com um telemóvel… até porque não se o pode colocar à mesa de cabeceira (o veículo).

      • Vitolas says:

        “O mesmo receio que havia com os carros GPL explodirem há agora, estupidamente, com os elétricos.”
        Não é igual, até porque existem vários casos de carros elétricos a arder “do nada” e em Portugal nem e preciso exemplos lá de fora no entanto desafio alguém a encontrar um caso de um carro a GPL que já ai andam a décadas que por acaso não deixa de ser um carro a combustão a explodir como tanto se falava.

        • rodrigues says:

          Por cá podem explodir… e explodem porque possuem um depósito de gasolina! Agora a ignição (a causa para tal) são “outros 500”! Não existem veículos com combustível único a GPL… a partir daqui, são mistos (bi-fuel), as possíveis fragilidades do uso de gasolina tornam-os iguais…

        • JL says:

          E também há casos de GPL a explodirem.

          Aqui tem, e ainda enfrenta a justiça:

          https ://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/videos/acontece-aos-melhores-homem-foi-abastecer-o-carro-e-agora-arrisca-oito-anos-de-prisao/61b7a3c20cf2cc58e7d794ce

        • JL says:

          Tem aqui outro, já que esse pode-se considerar um engano no abastecimento, onde devia haver seguranças para não acontecer;
          https ://away.iol.pt/acidente/insolito/video-deposito-gpl-explode-e-o-conteudo-da-bagageira-voa-pelos-ares/20220124/61edaf780cf21847f0a6dc79

          https ://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/mundo/amp/carro-explode-em-posto-de-abastecimento-e-faz-um-morto

  11. Carlos Fernandes says:

    “Dacia vendeu 1 milhão de automóveis a GPL” …agora tem de somar os Clio a GPL que as empresas compram em detrimento dos Diesel.

  12. há+cada+gajo says:

    Ao quererem vender eléctricos a preços proibitivos e ainda para mais com acentuada desvalorização no curto prazo, não sei onde está a duvida…

    • paulo g. says:

      Não os querem vender porque lhes dão prejuízo e ainda por cima lhes tiram o lucro dos concessionários, daí venderem tão caro.
      Só como o modelo de produção da Tesla e dos Chineses é que dá resultado, muita produção e baixo custo.

  13. Trolha says:

    Quem tem mais poder de compra, escolhem carros elétricos, quem tem orçamento limitado compra carro a combustão.
    As toneladas de CO2 que são emitidas por cada lançamento de foguetes espaciais durante 1 ano combinado com a aviação e navios nem se comparam ás emissões de veículos particulares.

    • JL says:

      Pois não, são muito maiores nos veículos particulares.

    • PeterJust says:

      Não tem nada a ver, depende do caso, se consegues carregar em casa e fazes 30 a 300km por dia um elétrico vai compensar bastante e se vires os preços e fizeres as contas tal como quando estas a escolher diesel-gasolina-gás, exceptuando os carros baratinhos, os EV já não são muito mais caros, aliás, não arranjas por 40k um carro da gama do Model 3 a gasóleo. Se não carregas em casa já terás de fazer outras contas. Se tens pouco dinheiro também podes comprar um EV usado que já se arranja, o problema é que há muita gente que faz todos os dias Porto Lisboa e volta e tem de abastecer em 3 minutos, para esses um carro elétrico ainda não serve (tb já há carros a carregar a 300KWh portanto…) e como tem essas exigências todas mas não tem dinheiro, tem de comprar um AUDI com 25 a nos a gasóleo para depois as contas ficarem melhores que num EV em custos de aquisição.

    • PJA says:

      Tem razão a indústria espacial polui bastante por cada lançamento, mas em termos absolutos é pouco. Os lançamentos por ano andam nos 200.

    • FilipeP says:

      É uma boa questão. Depois de procurar encontrei que:
      “Road travel accounts for three-quarters of transport emissions. Most of this comes from passenger vehicles — cars and buses — contributing 45.1%. The other 29.4% comes from trucks carrying freight.
      Since the entire transport sector accounts for 21% of total emissions, and road transport accounts for three-quarters of transport emissions, it follows that road transport accounts for 15% of total CO2 emissions.
      Aviation — while it often gets the most attention in discussions on action against climate change — accounts for only 11.6% of transport emissions. It emits just under one billion tonnes of CO2 each year — around 2.5% of total global emissions [we look at air travel’s role in climate change in more detail in another article]. International shipping contributes a similar amount, at 10.6%.
      Rail travel and freight emit very little — only 1% of transport emissions. Other transport — mainly the movement of materials such as water, oil, and gas via pipelines — is responsible for 2.2%.

  14. Samuel says:

    Existem problemas de poluicao bem maiores e ninguem se importa. Toda a gente vive bem com isso. A converseta dos carros eletricos é um loby como outro qualquer. Só cai quem quer.

  15. Nirelle says:

    O problema é que existem poucos postos que têm GPL. Havia um a 5 Km da cidade e esse fechou, agora não há nenhum 🙁
    Não é opção para mim.

  16. Toder says:

    “o único fabricante de automóveis a oferecer motores a bicombustível, a gasolina e a GPL”
    O audi tem o A3 com a mesma configuração, como é que a Dacia é a única?

  17. Tiago F. says:

    Não vejo outra opção para mim/ela. Tenho de comprar um carro muito em breve, a minha senhora tem de sair de casa de madrugada para apanhar um autocarro, o barco o metro até ao trabalho portanto a unica solução é um GPL. Alguém que tenha um Dacia que me possa esclarecer qual valerá os euros? Obrigado de antemao.

  18. PJA says:

    A Dacia está em grande no velho continente. Obrigado, borocratas da UE.

  19. TugAzeiteiro says:

    Estás a ser muito optimista com o consumo do GPL… seria mais realista uns 8,5L/100 km ou 7.05€ para fazer 100Km’s. A Gasóleo com um consumo de 5L e com o preço mais baixo na bomba a mesma viagem seria mais barata, no entanto hoje em dia a diferença de preço de um carro novo, para um motor a gasóleo chega a ser pornografico.

  20. Joana M says:

    Os carros bifuel, usando GPL/Gasolina, são defacto a escolha acertada nas pŕoximas 2 decadas.

    A seguir a isso….o futuro o dirá.

  21. PJA says:

    Estás a ver, também consegue ser realista, 20 anos. Ou seja dá para usar e deitar fora um ou dois ICE. Sobre o ar estamos de acordo.

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