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Dacia vendeu 1 milhão de automóveis a GPL! Marcha atrás nos elétricos?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Gonçalo says:

    Sempre foi uma excelente alternativa as pessoas é que nunca adotaram e vai ser uma opção durante muitos anos visto que os carros são bem mais baratos que um eléctrico cá em casa é um eléctrico e o velhinho a GPL, o GPL não chega à economia do eléctrico mas é bem bom

    • paulo g. says:

      Foi e continua a ser uma boa opção, infelizmente porque o preço dos elétricos, em novos, são o dobro. Não estamos na China…
      Há 6 anos optei por um elétrico em vez do GPL, porque era o 2º carro e claro, comprei-o em 2º mão.
      Fiz o mesmo à pouco tempo, porque agora os carros já têm autonomia suficiente, para o 1º carro, mesmo pagando mais.

      • Realista says:

        Realmente o maior entrave ao carro elétrico no mundo desenvolvido é o preço de aquisição em novo (o que se reflete no preço dos usados) principalmente porque tirando a Renault as restantes nunca tiveram muito interessadas em desenvolver essa tecnologia e quando o fizeram colocaram os seus veículos com preços completamente desajustados no mercado. Bastava ver que uns anos atrás um veículo de segmento B encontrava-se ao preço de segmento D o que não faz nenhum sentido acrescendo ao facto da menor autonomia fruto da tecnologia ainda não estar muito desenvolvida e a solução GPL era de facto uma boa alternativa tanto pela facilidade de se encontrar GLP nos meios urbanos.

        Hoje em dia a coisa já está mais equilibrada e com propostas muito melhores onde já se encontram veículos citadinos e com 300km de autonomia por menos de €19.000 mas estes valores ainda são elevados quando comparados com outras soluções dentro da gama e apesar de essa diferença ser recuperável no tempo com o seu uso.

        No entanto estamos prestes a assistir brevemente à entrada no mercado de veículos mais baratos não só pela abertura das fabricas em solo europeu mas também pela abertura de fabricas em países que possuem protocolos de mercadorias com a Europa como no caso da Turquia o que vai tornar a vida mais difícil aos construtores europeus e americanos que possuem acordos com o México.

        A somar a isto, as maiores produtoras de baterias do mundo já estão a anunciar as próximas gerações de baterias que vão entrar no mercado nos próximos 3 a 4 anos e cada vez mais a densidade energética é melhorada significativamente, o que significa veículos com cada vez mais autonomia para o mesmo espaço.

  2. PTO says:

    Com abastecimentos de GPL a 0,85€ ou menos, qual é a dúvida? Quem me dera poder converter o meu Corolla D4-D para GPL, era já para a semana. Infelizmente não é uma solução viável para o meu carro.

  3. Tafc says:

    Acabou a farsa do carro elétrico.

  4. Gringo Bandido says:

    Compra GPL que não arde lentamente, explode logo, num instante acordas no céu!

  5. Zé Poupadinho says:

    Os depósitos de GPL colocados nos DACIA/RENAULT acabam por ser pequenos…a solução passa por ir a um instalador de GPL e trocar por um depósito maior.

  6. paulo g. says:

    carro a gpl com custo de 0,829€ por litro e consumo de 7,3l aos 100, custa?
    O custo para percorrer 100 km com um carro a GPL, consumindo 7,3 L/100 km e com o preço do GPL a 0,829 €/litro, será de aproximadamente 6,05 €.

    Vamos calcular o custo para percorrer 100 km com um carro a gasolina, considerando o preço de 1,639 €/litro e um consumo de 6,3 litros por 100 km.
    O custo para percorrer 100 km com um carro a gasolina, consumindo 6,3 L/100 km e com o preço da gasolina a 1,639 €/litro, será de aproximadamente 10,32 €.

    Carregamento de Carro elétrico em casa:
    Vamos calcular o custo para percorrer 100 km, com base no consumo do carro de 17,5 kWh por cada 100 km e o preço da eletricidade com IVA de 23% (que é 0,199752 €/kWh).
    O custo para percorrer 100 km com um consumo de 17,5 kWh/100 km e o preço da eletricidade com IVA de 23% será aproximadamente 3,50 €.

    Carregamento de Carro elétrico no Continente (que anda a 120km/h)
    O custo para carregar 17,5 kWh será de aproximadamente 5,25 €.

    • Carlos Fernandes says:

      Faltou a comparação do gasóleo, do resto 5*

    • says:

      Agora COMPARA o preço inicial de um e do outro !!! ou foi de propósito que não colocaste … ?

    • GC says:

      Faltou comparar com o custo de carregar fora de casa, por exemplo na rede MobiE…

    • PTO says:

      O que é que os carregamentos no Continente têm de especial para serem tão mais baratos que nos restantes sitios? Espera… será que tens de fazer compras no Continente, onde tudo é mais caro que nos outros supermercados, e eles dão desconto no carregamento, é isso? É que eletricidade eles não produzem.

      • paulo g. says:

        O valor que lá está é sem fazer compras no Continente, aí podes ter até 15min de borla.
        Custa 0,24€ por min no carregador CCS.
        Fica mais barato, porque é uma rede própria, não tens de pagar taxa de ativação, nem ao dono do posto… O mal menor, é teres de ter a aplicação do Continente e o do Continente Pay.

    • TugAzeiteiro says:

      Estás a ser muito optimista com o consumo do GPL… seria mais realista uns 8,5L/100 km ou 7.05€ para fazer 100Km’s. A Gasóleo com um consumo de 5L e com o preço mais baixo na bomba a mesma viagem seria mais barata, no entanto hoje em dia a diferença de preço de um carro novo, para um motor a gasóleo chega a ser pornografico.

      • rodrigues says:

        Possivelmente, se o litro do gasóleo, em média, for de € 1.5, o preço é o mesmo. Mas o preço mais barato, hoje, do GPL é de € 0,849… será € 7,21. Mas sim, o preço de um veículo a gasóleo e as respectivas manutenções é algo a levar em conta… não sei o preço (em média) atual de uma instalação GPL, mas quem faz muitos quilómetros rapidamente recupera o investimento. Quem já compra um veículo (novo) com instalação GPL então ainda melhor… pena é que o fabricante opte por depósitos pequenos e que nunca venham com o kit auto-lube instalado.

        • Miguel+A. says:

          Nos dacia o flash lube não é usado pq não precisa. Aliás eu tenho um Aygo com válvulas macias, sem flash lube. O meu tem um depósito de 29 litros, que faz quase 500km a gpl. Típico, o pessoal adora embirrar com pequenos pormenores só para justificar não ter gpl. Enquanto isso, vou no meu 4 carro a gpl, e o próximo vai ser híbrido a gpl.

    • Manuel da Rocha says:

      Há aí é outro problema: para carregar em casa, é preciso montar o posto de carregamento e de aumentar a potência da electricidade. Só aí são 650000km gastos à partida sem contar com o preço da electricidade e ficará a pagar mais 7 a 20 euros mensais, só pela potência.

  7. Pedro says:

    Estes carros continuam a enviar gases de efeitos de estufa poluentes para a atmosfera. Não são solução.

    • Elonao says:

      Lol. Boa piada.

    • PJA says:

      As emissões de CO2 para a atmosfera não me preocupam, já que pago uma taxa de CO2. Os senhores importantes desta bola a rodar poluem com a desculpa que pagam, se eu pago também posso poluir. Temos pena.

    • Miguel+A. says:

      E compras um elétrico que anda a eletricidade produzida numa central a carvão, aí já não problema, pq não vês o fumo…

      • JL says:

        E não pode ser produzido numa eólica, painéis solares ou até barragens porquê? Porque temos de usar a menor quantidade para exemplos ?

        • Miguel A. says:

          Pq o preço da eletricidade fica cada vez mais alto. Ou achas que o facto de Portugal ter das eletricidades mais caras da Europa, e ser dos melhores países do mundo em renováveis é só coincidência? Até nos padrões de consumo de petróleo atual, só não compensa financeiramente os custos de operação entre elétricos e combustão, pqos combustíveis são altamente tributados. No dia em que a eletricidade for tributada ao mesmo nível (ou acreditas que quem tem carros elétricos em casa não vai pagar mais pela eletricidade?), e os níveis de consumo de petróleo baixarem a nível mundial, a gasolina fica ao preço da agua salgada. Já percebemos que és um idealista do mundo elétrico, mas a realidade pragmática é que dita as coisas.

          • JL says:

            Pela mesma razão de termos os combustíveis mais caros, é uma questão de impostos e taxas, até porque existem países com mais renováveis que nós e pagam menos.

            Estamos muito longe de sermos os melhores em renováveis.

            Mas a electricidade já é mais tributada que os combustíveis.

            Paga mais porque consome mais energia, senão quem tem carros a combustão vai pagar mais também, já que além de pagar combustiveis também paga electricidade em casa.

            Errado, porque o investimento no petróleo já foi feito, o que vai acontecer é que eles encarecem a matéria prima, daí terem um grande cartel, ah desculpe, uma grande organização que se chama OPEP a controlar os preços.

            Não sou idealista, sou realista, exato, a realidade é que dita as coisas.

  8. JL says:

    Que eléctricos a Dacia tem para podermos comparar ? É que não tem nenhum, o spring é um carro chinês com símbolo dacia.

  9. paulo g. says:

    Só não percebo o porquê do GPL ter benefícios fiscais… Não faz sentido dar dinheiro para poluir.
    Quem nos paga os problemas de saúde provocados pelos carros a combustão?
    Esse dinheiro seria mais bem empregue na construção de mais carregadores públicos ou em autocarros elétricos.

    • Samuel says:

      Se os problemas de saude fosse provocados pelos carros a combustao estavas tu bem. Tens os mares todos poluidos. Tens a cadeia alimentar toda contaminada com pesticidas e plásticos. E está preocupado com os carros a combustao. Enfim..

    • GM says:

      Menores emissões, como referido no artigo. Além disso, o GPL automóvel é obtido a partir de sub-produtos da refinação de outros combustíveis.

    • Mário says:

      Também acho que sim, e os camiões e tudo…. Em especial os que transportam a nossa comida… deviam gastar 4 ou 5x mais em cada camião eletrico para pagarmos a comida muito mais cara…
      Problemas de saúde provocados pelos carros a combustão? E os barcos? e os aviões? e os pesticidas?
      Não tenho também que pagar isto:
      https ://observador.pt/especiais/super-reforco-da-rede-eletrica-aprovado-para-sines-pode-ter-custos-para-os-consumidores-se-projetos-industriais-nao-avancarem/

  10. FilipeP says:

    Por algum motivo os carros com instalação de GPL de origem nunca foram uma realidade em Portugal. Enquanto que em outros países ( Itália por ex. ) quase todas as marcas disponibilizam uma versão a gpl de todos os seus modelos, em Portugal sempre foi algo que se tinha de fazer posteriormente á compra. Isso e a ideia de que os depósitos podiam explodir criaram um receio nos consumidores que aparentemente só agora se vai dissipando. Tendo já tido 2, atesto que é uma excelente maneira de ter um carro económico. Agora, também admito que não se aproxima dos custos de circulação de um elétrico (não estou a contar com o preço inicial do veiculo, claro). Acho altamente positivo a mensagem que os consumidores estão a transmitir ao mercado .

    • PeterJust says:

      O mesmo receio que havia com os carros GPL explodirem há agora, estupidamente, com os elétricos. E não é a única falsidade que se apregoa, é que a rede não suporta, que as baterias são piores que resíduos nucleares, que os elétricos poluem mais e todos os tipos de parvoíces totalmente desinformadas, promovidas principalmente pelos interessados (produtores de petróleo e comunicação social à procura de cliques) no qual o pplware (como quase todos vamos ser verdadeiros) também tem feito a sua parte.

      • FilipeP says:

        Sim, essa retórica é parecida á que se tinha no inicio do século passado quando começaram a aparecer os automóveis e a desaparecer as carruagens de cavalos. As pessoas são normalmente adversas á mudança. E alem de serem ignorantes em relação ás questões técnicas têm a ideia que a mudança, tecnológica neste caso, é estática, quando sabemos que há uma evolução exponencial. Sabemos lá nós que tipos de baterias haverão daqui a 10 anos… é esperar para ver.

        • B@rão Vermelho says:

          Mas a rivalidade de tecnologias VE Vs ICE, não é um exclusivo nosso aqui do PPlware , ainda hoje de manhã estava a ver um artigo de um proprietário da CT da Tesla, a dizer quanto gastou para carregar totalmente a CT segundo ele 73$, a conversa era a mesma pessoal a defender os ICE e a mesma tanga que aqui.
          Já agora ontem também li que em Inglaterra está previsto para o próximo Orçamento de Estrado uma taxa por Km percorrido não percebo se o imposto é só para VE ou se para todos, eles falavam em média de 1300 libras por veículo.

        • rodrigues says:

          Eu não sou nada avesso às mudanças tecnológicas… existe uma “regra” que aprecio deveras: “onde vai a máquina, não vai o homem” > é uma analogia < realmente acredito na motorização eléctrica, não consigo conceber que um veículo possa ser "abastecido electricamente" como se o faz com um telemóvel… até porque não se o pode colocar à mesa de cabeceira (o veículo).

      • Vitolas says:

        “O mesmo receio que havia com os carros GPL explodirem há agora, estupidamente, com os elétricos.”
        Não é igual, até porque existem vários casos de carros elétricos a arder “do nada” e em Portugal nem e preciso exemplos lá de fora no entanto desafio alguém a encontrar um caso de um carro a GPL que já ai andam a décadas que por acaso não deixa de ser um carro a combustão a explodir como tanto se falava.

        • rodrigues says:

          Por cá podem explodir… e explodem porque possuem um depósito de gasolina! Agora a ignição (a causa para tal) são “outros 500”! Não existem veículos com combustível único a GPL… a partir daqui, são mistos (bi-fuel), as possíveis fragilidades do uso de gasolina tornam-os iguais…

        • JL says:

          E também há casos de GPL a explodirem.

          Aqui tem, e ainda enfrenta a justiça:

          https ://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/videos/acontece-aos-melhores-homem-foi-abastecer-o-carro-e-agora-arrisca-oito-anos-de-prisao/61b7a3c20cf2cc58e7d794ce

          • rodrigues says:

            Acho que a notícia não está bem explicada… a “explosão” não o é, será um rebentamento por excesso de pressão. Uma explosão precisa de uma ignição… repare-se o Audi não possui nada queimado. Consigo aferir se a pistola do GNC consegue se “engatar” no adaptador de enchimento do GPL (tenho dúvidas)… mas vou ver. Mais um “item”: as pistolas são completamente diferentes > lido com ambas uma vez que conduzo veículos a GNC e a GPL. Depois o GNC não é assim tão recente, basta recordar os primeiros autocarros da Carris movidos por este… já passaram mais de 20 anos!

          • rodrigues says:

            Nada como fazer umas pesquisas… como escrevi, uma vez que uso os dois combustíveis, fiz o teste. Vamos, antes de mais, acrescentar outro estado do GNV > o GNL. Sim, para além do GNC, existe. É usado apenas em veículos pesados. Qual terá sido o que escolheu este tipo? Pesquisa sobre os postos que existem da Dourogás e este de Elvas/Caia também possui GNL… nem todos possuem. Por exemplo este posto que utilizo não possui nem é possível abastecer sem o cartão “frota”, que o interveniente não deve possuir.
            https://www.dourogasgnv.pt/onde-estamos/

            Pelo vídeo vemos que está numa bomba GNC… poderá ou será GNL. Não tenho forma de testar as pistolas GNL, mas vamos ao teste que efectuei e deixo aqui algumas fotos. Antes, posso questionar se o tipo não olhou para os preços no placard ou no dispensador: é mais caro o GNC/GNL que o GPL… eu costumo olhar, mesmo que não possua escolha.

            Uma pistola GPL possui um gatilho, possuindo uma ou duas na bomba, são iguais:
            https://i.imgur.com/hTSsE8G.jpg
            Já o GNC pode disponibilizar dois tipos de pistola, uma para pesados e outra para ligeiros:
            https://i.imgur.com/B61kMrk.jpg
            https://i.imgur.com/bLr3FYA.jpg
            Este último link é a pistola para pesados. Coloquei lá o adaptador para GPL… encaixa, roda-se o manípulo mas este não faz o curso completo (180º). Possivelmente o gás irá mesmo passar, forçar a válvula de enchimento a abrir e vai acontecer o que aconteceu. Mas o tipo não percebeu que a pistola não tinha nada de semelhante com a de GPL? A de GPL é de gatilho, a de GNC é de alavanca. E acertou logo à primeira (usou a pistola para pesados)?

          • Miguel A. says:

            Caro Rodrigues está a fazer testes com os bocais atuais. O acidente foi há uns anos, com os bocais antigos, antes do euroconector. Os encaixes antigos aparentemente eram mais parecidos.

          • JL says:

            Obrigado Rodrigues pelo esclarecimento e pesquisa, muito útil.

        • JL says:

          Tem aqui outro, já que esse pode-se considerar um engano no abastecimento, onde devia haver seguranças para não acontecer;
          https ://away.iol.pt/acidente/insolito/video-deposito-gpl-explode-e-o-conteudo-da-bagageira-voa-pelos-ares/20220124/61edaf780cf21847f0a6dc79

          https ://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/mundo/amp/carro-explode-em-posto-de-abastecimento-e-faz-um-morto

          • Miguel+A. says:

            O primeiro caso foi um jovem que meteu GNV em vez de GPL. A pressão máxima de gpl é de 8 Bar, o GNV é de 220bar.. E isso já não é possível pq os bocais de abastecimento já são diferentes e ele forçou o bocal para encaixar, ele próprio admitiu em entrevista que as bombas eram diferentes e custou a encaixar o bocal. Os outros são exemplos de instalações não certificadas com material que não apresenta testes de segurança, aliás no Brasil já houve acidentes do género pq utilizam botijas caseiras para fazer de depósito. Apresentaste vídeos de carros a explodir em países onde se faz muita instalação duvidosa e que felizmente não vês muito em Portugal. Pq não procuraste o teste oficial, que fizeram em Portugal que meteram um carro a gpl atestado, a arder para ver se explodia? Sabes muito….

          • JL says:

            Testes há muitos.

            Também há registo de incêndios:

            https ://www.diariodominho.pt/noticias/braga/carro-gpl-incendeia-se-em-andamento-com-duas-criancas-e-mae-no-seu-interior-126159

          • Miguel A. says:

            Ainda bem que só os GPL é que incendiam com pessoas a bordo. Mas é estranho, como é que um carro a GPL ardeu, e não explodiu? Acabaste de provar o meu ponto. Falaste de carros gpl a explodir, e foste buscar uma notícia em que se vê o carro todo ardido (o que não é novidade nenhuma nos carros (quantos bmws e mercedes a gasolina e gasóleo ardem na autoestrada), mas não explodiu, o que prova a tua contradição e falta de isenção. Ainda há poucos anos, um Tesla Model X, em Felgueiras, despistou-se (provavelmente excesso de velocidade), as portas não abriram, o dono morreu queimado dentro do carro. Num fogo que os bombeiros não conseguiam apagar com facilidade. Mas isso já não te preocupa… Lá está, provavelmente vais dizer que quando é Tesla, é noticia, quando é um carro a combustão já não é, mas depois, mostras uma noticia tendenciosa de GPL (uma combustão, provavelmente de problema elétrico, como outro carro qualquer), de uma carrinha Opel Astra dos anos 90, para “mostrares” que GPL nao é seguro. Sê isento se faz favor….

          • JL says:

            Pode não explodir, basta a pressão aumentar e as válvulas de descarga fazerem o seu trabalho.

            Não foi model x, foi um model 3 perfomance, o carro bateu de lado contra um poste eléctrico, os bombeiros não altura até disseram que o condutor teve morte imediata.

            Tanto conseguiram apagar que apagaram, tal como o incêndio do camião dos Tesla que em menos de meia hora estava apagado, mas há sim situações mais graves, como do camião.

            Não, o que eu quis dizer está dito, não se sabe qual o pior mas que acontece acontece, apenas provei ao auto do post que existem, se já mais ou menos, as estatísticas que venham confirmar, mas inventarem não vale a pena.

            Combustão de um GPL pode ser problema eléctrico ? Então e depois ? Os GPL não têm sistemas eléctricos ? Não entendi o argumento.

            Eu sou isento, já o Miguel não sei, já que errou em alguns argumentos como o caso do Tesla de Felgueiras.

          • Miguel A. says:

            Tem razão, o Model X foi na Mealhada, e o homem não teve morte instantânea. Não fui eu que apresentei várias noticias a tentar demonizar o GPL para os mais desatentos ou desinformados. Em que depois depara-se que o GPL não é o responsável. Com situações de GNC num deposito de GPL, ou um carro incendiar sem explodir e depois falar mal do GPL. Quando não bate certo o argumento, diz que não entende. Mesmo sabendo que o caro não explodiu, o que prova que as válvulas fizeram o seu trabalho, mesmo num carro da década de 90. Isso é falhar completamente nos argumentos. E sabemos muito bem, que há vários casos de baterias que não apagam em meia hora. A História já nos deus provas que não pode haver só um fonte de energia nos carros. Assim como não houve um só combustível. Apesar da eficiência dos elétricos ser óptima, a tecnologia de baterias não é a ideal para o cenário na estrada. A prova está aí, mal acaba os financiamentos de aquisição, as compras diminuem. Uma legislação como a UE que quer acabar com os motores a combustão, vai diminuir toda a investigação em torno da tecnologia, mesmo sabendo que existe possibilidade de aumentar enormemente a eficiência dessa tecnologia, mas eventualmente usar combustíveis sintéticos ou hidrogénio. Tudo isso foi travado por decreto.

          • JL says:

            Os bombeiros disseram que sim, que teve morte instantânea, inclusive há um vídeo com isso.

            Eu não demonizei o GPL, alguém perguntou se havia casos de incêndios e explosões e eu mostrei, apenas isso, para mim são apenas mais uma opção.

            Como sabe que ele não explodiu ?

            Eu falei mal onde ?

            Quem falhou nos argumentos foi você, que se entregue a inventar.

            É como nas outras tecnologias, acabam as ajudas e as vendas vão por aí abaixo, pode começar pelos diesel, e se o GPL aumenta se acontecia o mesmo.

            Por acaso até fez aumentar, tanto que há marcas que finalmente anunciam que vão apresentar novos motores, se não fossem as leis e normas para reduzir as emissões, ainda hoje tinha motores a carburador com rendimentos ainda mais baixos que aquele que tem agora, as normas, leis e dificuldades é que fazem a tecnologia evoluir, já conhece as baterias que não se incendeiam e equipam os carros mais vendidos no mundo ?

            Tanto não foi travado que até deixaram a porta aberta para os sintéticos e hidrogénio. Não estou a entender a sua argumentação onde continua a distorcer a realidade.

          • Miguel A. says:

            Acabei de dizer, que o caso do acidente do Model X foi na Mealhada, não foi o caso de Felgueiras. Como sei que o carro a gpl não explodiu? Está na foto da noticia que você enviou, e até se percebe que modelo de Astra é que é. O combustível fóssil não tem ajudas nenhumas, pelo contrário, tem tributação. O GPL apenas tem menos que o Diesel e a Gasolina, pq é menos poluente e é um subproduto. No dia em que for tributado de igual forma, deixa de ser usado e começa a ser queimado para a atmosfera. A abertura a sintéticos só está a ser feita agora, a Porsche estava farta de falar nisso, quando se viu o mercado a retrair na compra de elétricos, e começou-se a perceber que a meta de proibir a venda de carros a combustão em 2035 na UE, uma lei que foi congelada no ano passado, podia não ser muito boa ideia. Antes disso, vários fabricantes estavam a anunciar que não iam desenvolver mais os motores a combustão, criando até discórdias bem acesas quanto à implementação da Norma Euro 7, exactamente por obrigar as fabricantes a fazer investimentos avultados, para depois acabar com combustão. Deixe-se de dramas em relação aos carburados, o motor a injeção é anterior à febre das normas anti-poluição. Além disso, muitos deles são um engodo. Vemos os fabricantes a baixar o CO para depois criar partículas cancerígenas que têm dificuldade em amenizar. Pior, foi essas normas que fizessem que os diesel se massificassem na Europa, enquanto no resto do mundo isso não acontece.

          • JL says:

            Esse na Mealhada não foi acidente nenhum, o carro estava estacionado e houve um incêndio, se foi. premeditado ou não….

            Está na foto como ? Um carro que explode fica sempre com danos ? Nem sempre fica, depende o sentido da explosão. E também não disse que explodiu.

            Tem ajudas sim, paga menos imposto e tem as ajudas normais dos combustíveis, tal como refere o fmi nos seus relatórios.

            https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.imf.org/en/Publications/WP/Issues/2023/08/22/IMF-Fossil-Fuel-Subsidies-Data-2023-Update-537281&ved=2ahUKEwiTorS4q-OIAxXr2AIHHVT7AGgQFnoECBEQAQ&usg=AOvVaw0V5bNH69cDTtX6nQ_kPRBi

            Deixa de ser usado não, metem-o na canalização como fazem com outros gases.

            A Porsche está farta de falar também que só se vai destinar aos únicos carros desportivos que irá ter após 2035.

            A lei nunca foi congelada, já foi aprovada até, não invente mais, fica mal.

            Essa é a tradicional reclamação dos fabricantes que dizem sempre não conseguir cumprir, porque tem de investir..

            Eu não tenho drama nenhum, nunca disse que deviam acabar com os combustíveis nem com os motores a combustão.

            Por ser anterior ás normas é que acabaram quando apareceram as normas.

            Foram essas normas que fizeram com que nos últimos 30 anos a emissões de poluentes e partículas cancerisnes diminuíram, e não é mais ninguém liga, quem começou com o diesel gate ? Não foram os europeus e também não foram os primeiros a adotar normas de poluição para os veículos.

  11. Carlos Fernandes says:

    “Dacia vendeu 1 milhão de automóveis a GPL” …agora tem de somar os Clio a GPL que as empresas compram em detrimento dos Diesel.

  12. há+cada+gajo says:

    Ao quererem vender eléctricos a preços proibitivos e ainda para mais com acentuada desvalorização no curto prazo, não sei onde está a duvida…

    • paulo g. says:

      Não os querem vender porque lhes dão prejuízo e ainda por cima lhes tiram o lucro dos concessionários, daí venderem tão caro.
      Só como o modelo de produção da Tesla e dos Chineses é que dá resultado, muita produção e baixo custo.

  13. Trolha says:

    Quem tem mais poder de compra, escolhem carros elétricos, quem tem orçamento limitado compra carro a combustão.
    As toneladas de CO2 que são emitidas por cada lançamento de foguetes espaciais durante 1 ano combinado com a aviação e navios nem se comparam ás emissões de veículos particulares.

    • JL says:

      Pois não, são muito maiores nos veículos particulares.

    • PeterJust says:

      Não tem nada a ver, depende do caso, se consegues carregar em casa e fazes 30 a 300km por dia um elétrico vai compensar bastante e se vires os preços e fizeres as contas tal como quando estas a escolher diesel-gasolina-gás, exceptuando os carros baratinhos, os EV já não são muito mais caros, aliás, não arranjas por 40k um carro da gama do Model 3 a gasóleo. Se não carregas em casa já terás de fazer outras contas. Se tens pouco dinheiro também podes comprar um EV usado que já se arranja, o problema é que há muita gente que faz todos os dias Porto Lisboa e volta e tem de abastecer em 3 minutos, para esses um carro elétrico ainda não serve (tb já há carros a carregar a 300KWh portanto…) e como tem essas exigências todas mas não tem dinheiro, tem de comprar um AUDI com 25 a nos a gasóleo para depois as contas ficarem melhores que num EV em custos de aquisição.

    • PJA says:

      Tem razão a indústria espacial polui bastante por cada lançamento, mas em termos absolutos é pouco. Os lançamentos por ano andam nos 200.

    • FilipeP says:

      É uma boa questão. Depois de procurar encontrei que:
      “Road travel accounts for three-quarters of transport emissions. Most of this comes from passenger vehicles — cars and buses — contributing 45.1%. The other 29.4% comes from trucks carrying freight.
      Since the entire transport sector accounts for 21% of total emissions, and road transport accounts for three-quarters of transport emissions, it follows that road transport accounts for 15% of total CO2 emissions.
      Aviation — while it often gets the most attention in discussions on action against climate change — accounts for only 11.6% of transport emissions. It emits just under one billion tonnes of CO2 each year — around 2.5% of total global emissions [we look at air travel’s role in climate change in more detail in another article]. International shipping contributes a similar amount, at 10.6%.
      Rail travel and freight emit very little — only 1% of transport emissions. Other transport — mainly the movement of materials such as water, oil, and gas via pipelines — is responsible for 2.2%.

  14. Samuel says:

    Existem problemas de poluicao bem maiores e ninguem se importa. Toda a gente vive bem com isso. A converseta dos carros eletricos é um loby como outro qualquer. Só cai quem quer.

  15. Nirelle says:

    O problema é que existem poucos postos que têm GPL. Havia um a 5 Km da cidade e esse fechou, agora não há nenhum 🙁
    Não é opção para mim.

  16. Toder says:

    “o único fabricante de automóveis a oferecer motores a bicombustível, a gasolina e a GPL”
    O audi tem o A3 com a mesma configuração, como é que a Dacia é a única?

  17. Tiago F. says:

    Não vejo outra opção para mim/ela. Tenho de comprar um carro muito em breve, a minha senhora tem de sair de casa de madrugada para apanhar um autocarro, o barco o metro até ao trabalho portanto a unica solução é um GPL. Alguém que tenha um Dacia que me possa esclarecer qual valerá os euros? Obrigado de antemao.

  18. PJA says:

    A Dacia está em grande no velho continente. Obrigado, borocratas da UE.

  19. TugAzeiteiro says:

    Estás a ser muito optimista com o consumo do GPL… seria mais realista uns 8,5L/100 km ou 7.05€ para fazer 100Km’s. A Gasóleo com um consumo de 5L e com o preço mais baixo na bomba a mesma viagem seria mais barata, no entanto hoje em dia a diferença de preço de um carro novo, para um motor a gasóleo chega a ser pornografico.

  20. Joana M says:

    Os carros bifuel, usando GPL/Gasolina, são defacto a escolha acertada nas pŕoximas 2 decadas.

    A seguir a isso….o futuro o dirá.

    • PeterJust says:

      Depende de muita coisa, mas na maior parte dos casos o carro elétrico tem custos de utilização imbatíveis. Daqui a 20 anos na UE garanto-lhe que não vai haver carros novos à venda que utilizem combustíveis fosseis a não ser uns exóticos tipo supercarros ou carros para utilizar somente em pista. Nos stands só vai ver elétricos e na rua vai notar que o ar vais ser o mais limpo de sempre.

      • DieselPower says:

        acreditas nisso?

      • Fraquinhos says:

        O ar vai ser top, nessa altura, se o manto branco deixado pelos aviões também desaparecer.

      • Miguel+A. says:

        A qualidade do ar é a consequência da febre da indústria automóvel europeia no motor diesel e os impostos sobre a gasolina. Eu ando de mota na cidade e quando estou atrás de um carro diesel até fico enjoado. Depois os filtros de partículas e egr dão problemas e o pessoal tira tudo. Tudo, pq os alemães querem vender os seus merc, bmw e vags com motores diesel turbo que o tuga adora abrir as guelas… Aí está o resultado…

      • FilipeP says:

        Concordo. O dinheiro que se está a investir anualmente no desenvolvimento de novas químicas para baterias fará com que seja uma questão de (poucos) anos até termos uma tecnologia melhor e mais barata que o lítio. A partir dai o carro elétrico será imbatível a todos os níveis. Só é preciso que haja politicas que obriguem á instalação de mais carregadores pelo pais fora.

    • JL says:

      Nem por isso, além de usarem 2 combustíveis ainda têm mais manutenções e cuidados.

      • Miguel+A. says:

        A manutenção do sistema gpl é muito simples, é o facto de ser um combustível mais limpo, nota-se nas manutenções regulares, em que o óleo sai mais limpo e o motor e escape tem menos carvão.

        • JL says:

          A manutenção nesse caso é igual, agora falta juntar a revisão anual do sistema GPL.

          • Miguel A. says:

            a revisão do gpl é de 20mil em 20mil e custa 60€. Não fales do que não sabes…

          • JL says:

            Portanto de ano a ano.

          • freakonaleash says:

            Isso também tem que se lhe diga, eu troquei este ano os injetores de gpl no meu sandero na altura com 10 anos 100k km e a coisa ficou na ordem dos 500 paus. Claro que, quando, comparado com o risco de teres de trocar uma bateria num VE, são peanuts! E evitem de andar sempre a GPL pois seca muito os componentes do motor. Convém uma vez por mês fazer pelo menos 10km seguidos a gasolina para lubrificar, o que também não aumenta significativamente a despesa com um veículo GPL.

          • JL says:

            Risco de trocar uma bateria ? Mas porquê?

          • Realista says:

            Risco de trocar a bateria aos 100.000km para quem? Para o fabricante?

          • Miguel A. says:

            @freakonaleash – evitar de andar sempre a gpl? Eu andei com Opel Kadett que só andava a gpl, já nem tinha o deposito de gasolina. Morreu com mais de 600mil, e foi abatido porque já era difícil arranjar peças. Isso é mito…

          • Miguel A. says:

            @freakonaleash – A Dacia tem dessas coisas. Eu tive um Hyundai Accent, um Fiat Stilo e um VW Golf, que nas centenas de milhares de km que eles fizeram no total, nunca levaram injectores de GPL, mas marcas boas dos Kits de GPL costuma correr bem.

          • freakonaleash says:

            Obrigado pelas dicas Miguel

          • rodrigues says:

            A revisão nem é anual nem pelos quilómetros… é por horas de trabalho. A revisão passa pela mudança do filtro de combustível GPL (€ 12), e pela monitorização dos parâmetros de injecção GPL. Se aquando da instalação do sistema GPL o proprietário, após o enchimento total do depósito de gás, andou até este se esgotar, sabendo quando quilómetros percorreu, se esses valores continuam semelhantes estará tudo ok, podendo o próprio mudar o filtro.

          • JL says:

            E como ele regista o número de horas ?

  21. PJA says:

    Estás a ver, também consegue ser realista, 20 anos. Ou seja dá para usar e deitar fora um ou dois ICE. Sobre o ar estamos de acordo.

  22. rodrigues says:

    Miguel A o seu Opel Kadett ou tinha carburador ou era de injecção mecânica… o instalador pode, em veículos de gestão electrónica de injecção, os colocar a trabalhar directamente a gás… mas aquilo funciona por simpatia por pouco tempo e volta a ter que “pegar” a gasolina. Tive o Audi 100 a gás que podia pegar sempre a gás, era de injecção mecânica e podia se escolher como se queria… muitas vezes às 5hrs da manhã, mesmo com frio, pegava a gás….

    • Miguel A. says:

      Carburador, obviamente. Isso para dizer que é mito, quando se diz que não convém andar sempre a gpl para não “secar” os componentes. As válvulas macias, sabemos muito bem que precisa da “humidade” da gasolina, mas isso já se sabe, ou usa-se flashlube, ou usa-se injecções de gasolina controladas por centralina (é opção que eu tenho). O resto, é fazer as revisões a tempo e horas.

      • rodrigues says:

        Existem alternativas mais económicas que o Flashlube… eu tenho um sistema convencional, o lubrificante é aspirado. Existe por controlo electrónico.

  23. rodrigues says:

    Miguel A o euroconector será o único que ainda poderá “acasalar” com as as pistolas GNC… o anterior é que não dará mesmo.

  24. rodrigues says:

    Não existe um registo… passa a existir um sinal sonoro, breve, quando se desliga a ignição.

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