Conduzir com chuva? GNR alerta para aquaplanagem
A GNR (Guarda Nacional Republicana) tem vindo a alertar os condutores para os perigos acrescidos de conduzir sob chuva intensa, sobretudo devido ao risco de aquaplanagem. Saiba o que deve fazer.
O que é a aquaplanagem:
A aquaplanagem ocorre quando se forma uma camada de água entre os pneus e o asfalto, fazendo com que o veículo perca contacto com o solo. Isso resulta em perda de direção e travagem, podendo causar despistes.
A GNR aconselha:
- Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
- Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
- Reduza a sua velocidade.





















Reduza a sua velocidade … mas como? A GNR não explica, mas é assim quando o carro entra em aquaplanagem:
“- Retire o pé do acelerador: Esta é a primeira e mais importante ação. Permita que o carro perca velocidade naturalmente.
– Não trave bruscamente: Uma travagem forte pode fazer com que perca o controlo, especialmente se apenas uma das rodas recuperar aderência.
– Não acelere: Acelerar só irá fazer as rodas patinar mais e agravar a perda de controlo.
– Não faça movimentos bruscos no volante: Qualquer movimento repentino pode fazer o carro derrapar ou perder o controlo.
– Recupere o controlo gradualmente: Quando sentir que os pneus estão a voltar a ter aderência, pode pressionar levemente o travão para ajudar a abrandar ou, em alternativa, engrenar uma mudança mais baixa para que o carro abrandar por si só.”
Agradecido
Com vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=Be6JqMvEx0s
Reduzir a velocidade de circulação pra que isso não aconteça.
Depois de entrar em aquaplanagem boa sorte a meter essa teoria toda em prática. Ou bem que tens sorte e é reta ou provavelmente já foste.
Os pneus perderem a aderência aconteceu-me numa rotunda num dia de chuva intensa. As rotundas são desenhadas para não acumularem água – e por isso os esquisitos “relevês” ao contrário que muitas têm, para a água escorrer. Mas quando a chuva é intensa os relevês só servem para o carro derrapar porque a trajetória não é a direito – e com chuva intensa tendem a acumular mais água do lado de dentro, a camada da agua não é uniforme.
Não há muito para saber – tirar o pé do acelerador, não travar a fundo, segurar bem o volante para a trajetória ser a pretendida sem viragens bruscas para tentar corrigir a trajetória por causa da derrapagem (pode ser mais acentuada nas rodas da frente ou nas de trás).
O que diz a GNR é o mesmo que dizer – reduza a velocidade quando chove, não diz o que fazer em caso de aquaplanagem.
Nunca foi mencionado que o artigo era sobre “o que fazer em caso de aquaplanagem”.
O que a GNR diz é a melhor sugestão para que isso não aconteça. Depois de acontecer aí sim, podes optar pela escolha menos má…se tiveres tempo, claro.
Mto. obg. pelo esclarecimento 😉
Mais vale a pessoa habituar-se logo a conduzir com um só pedal, calcular as desacelerações a partir de longe e dar só o gás necessário para o carro rolar até à próxima paragem. É o que eu faço e os meus consumos estão claramente abaixo da homologação. E não preciso de andar a pisar uvas.
Vá lá, a GNR ainda tem alguma utilidade.
Faltou alertarem para a “sabonaria” q surge com as 1ªs chuvas fracas incapazes de “lavar”as estradas. Essas são as chuvas mais perigosas.