PplWare Mobile

Condução autónoma: o que significam os seis níveis de automação?

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Max says:

    “Embora o sistema “Full Self-Driving” (FSD) da Tesla esteja em testes beta avançados, apesar do nome, será classificado como Nível 3 quando for lançado oficialmente. ”
    Há anos que o FSD da Tesla foi lançado (na Europa não inclui todas as funcionalidads, apmas nos EUA, Canadá, México, Porto Rico Nova Zelândia). A seguir acrescentaram-lhe Supervisionado devido aos problemas que a designação levanta, inclusivamente em tribunal. Sempre no nível 2, tal como os anteriores (Autopilot e Enhanced Autopilot) . E é com as mãos no volante – não é “hands-off” como diz no post.
    A Tesla, de facto, pretende que o seu FSD evolua para o nível 3 (e passaria a chamar-lhe não supervisionado, para distinguir) – mas preciso que os reguladores dos diferentes países aceitassem. Para já, são poucos os países que aceitaram que o FSD tivesse todas as funcionalidades do nível 2, quanto mais do 3.

    • Yamahia says:

      Isso são tudo conspirações. Desde 2020 q os teslas atravessam a América melhor q os condutores humanos experientes.
      Foi o Musk q disse por isso é verdade.

      • Max says:

        A primeira vez que Musk anunciou a viagem sem condutor da Califórnia a Nova Iorque foi em 2016, a realizar em 2017 🙂
        A partir daí é só trafulhice: “Compre o nosso sistema de condução autónoma agora que depois faz o upgrade”. Na Europa é o mesmo com o FSD. Os reguladores não homologaram o FSD – e o que faz a Tesla? Vende o FSD à mesma (custa cerca de 7.500€) – mas com funções desativadas: “Compre que depois ativam-se as funções próprias do FSD”.
        “Então, todos os que compraram o sistema em França [na Europa] ainda não conseguiram usá-lo. Mesmo que eles pudessem usar a versão que os EUA têm, ela ainda não se qualificaria como totalmente autónoma.
        Além disso, a Tesla fez várias declarações ao longo dos anos sugerindo que as capacidades da FSD serão maiores do que são atualmente. Por exemplo, em 2019, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse “se você comprar um Tesla hoje, acredito que está a comprar um ativo de valor – não um ativo que se vai depreciar”. Ele disse isso com a premissa de que o software FSD seria tão valioso que o preço dos carros que o tinham dispararia. Na verdade, ele disse que nem valeria mais a pena para a Tesla vender carros, porque eles seriam mais valiosos para ganhar dinheiro como táxis autônomos.
        Musk até prometeu que você, o cliente, seria capaz de enviar o seu carro como um táxi autónomo para ganhar dinheiro, algo que a Tesla está a fazer agora, mas ainda não permitindo que os clientes façam.”
        https://electrek.co/2025/06/24/france-says-tesla-lied-about-fsd-and-more-4-months-to-comply-or-be-fined/

          • Max says:

            A diferença é que o sistema da Mercedes é de nível 3. Conforme o link que puseste:
            “Quando o DRIVE PILOT é ativado, é legalmente permitido que o motorista desfrute de outras atividades, como assistir TV ou até mesmo assistir a um filme por meio de serviços como o aplicação RIDEVU da Sony, ler o jornal (fisicamente ou através do sistema MBUX), trabalhar ou simplesmente relaxar enquanto o carro está a conduzir condicionalmente automatizado.”
            Enquanto o FSD da Tesla, por ser de nível 2 – como diz o próprio manual da Tesla, o condutor deve ir com as mãos no volante, atento à estrada e pronto para intervir a qualquer momento,

          • JL says:

            Não entendeu, não é pago na mesma ?

          • Max says:

            A questão não é pagar – é pagar e não poder usar
            – O sistema da Mercedes – paga-se e usa-se
            – O FSD da Tesla, na Europa – paga-se mas as funcionalidades propriamente do FSD não se podem usar porque estão bloqueadas (mas, diz a Tesla, “largue à mesma os 7.500€ que está quase, quase, a ser homologado” – só que continua a faltar o quase, tudo).

          • JL says:

            Mas pagar é uma opção, e já agora lembro que isso incluía o hardware para esse sistema.

      • JL says:

        Outro fanático do Musk, tal como o secalharya. Loool

  2. Max says:

    Acima: FSD (supervisionado) completo, faltou a Austrália.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.