PplWare Mobile

Comissão Europeia está “disposta a considerar” subsídios para a tecnologia nuclear

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jorge says:

    Ontem era tarde. É a única forma de ter energia livre de CO2 em quantidades suficientes.

  2. mikado says:

    Se podem dar subsídios à energia nuclear então também podem dar carros elétricos às pessoas.

  3. Yamahia says:

    Que já considera o gás como energia verde… Já nada me espanta.
    https ://www.poder360.com.br/internacional/ue-define-gas-natural-e-energia-nuclear-como-fontes-renovaveis/

  4. Awake says:

    Inevitável se forem sérios e não pretendam deixar a população sem energia.
    SE investirem nisto começo a acreditar mais no futuro dos carros elétricos, uma vez que passará a existir energia limpa e praticamente inesgotável a um valor mais acessível para todos.

  5. Joao M says:

    Finalmente..
    Quando apanharam o susto da dependencia do gas e carvão da Russia lá aprenderam que independencia energética, e limpa, passa pelo Nuclear (agora) e um dia fusão.

  6. Rui says:

    Só quem não vive neste mundo é que poderá achar que é possível evoluírmos a nossa economia só com energia solar e eólica! Para além de intermitentes (impossível para garantir o funcionamento da indústria), não é suficiente!!!!

    Como os políticos dão um passo maior do que a perna, agora vão ter de voltar atrás….. as centrais hídricas já são verdes, o gás também é verde, a energia nuclear é verde e…. se for preciso qualquer dia o carvão também é verde!!!!! O que demonstra que não podemos confiar apenas nos ambientalistas, alguém tem de ter os pés bem assentes em terra!!!!!

    • Zé Fonseca A. says:

      na verdade, o nuclear é mais verde que qualquer outra fonte de energia, apenas não é renovavel

      • Alves says:

        Ela é mesmo verdinha, então o local onde se deita o lixo radioactivo é que fica mesmo verdinho, até flores saiem desses contentores.

        • Yamahia says:

          E brilha. Tem um efeito lindo a lembrar os gambuzinos.

        • Zé Fonseca A. says:

          Devias informar-te melhor, os resíduos há muitos anos que são “desfeitos” através do processo de vitrificação e na maioria dos casos ou enterrados bem fundo ou enviados para o fundo do mar, o processo de vitrificação “garante” que não haverá derrames nem contaminações durante 10.000 anos, sendo que os próprios resíduos perdem radioactividade ao fim de 1.000 anos, por isso diria que é algo perfeitamente seguro.
          Além disso GEN IV já não tem resíduos resultantes, é tudo reaproveitado.

        • João says:

          @Alves e queimar pás de eólicas porque os métodos de reciclagem ainda não são fiáveis também é bom.
          Caso não saibas, se não fosse a central de Almaraz, Portugal estava ás escuras… ai ups, se estiver em espanha é energia verde.

    • Stanley says:

      O futuro é a fusão nuclear. Fissão faz uma sujeira danada. Aparantemente limpinha, desde que os resíduos sejam devidamente armazenados nas profundezas, para a eternidade.

  7. AlexS says:

    Os combustiveis fosseis são das energias a mais verdes pois o CO2 é papinha para as plantas.

    Num artigo da NASA obviamente pró alterações climáticas humanas:

    “A new study reports that increased vegetation growth during the recent decades, known as the “Greening Earth”, has a strong cooling effect on the land due to increased efficiency of heat and water vapor transfer to the atmosphere.
    A new study published in the journal Science Advances titled “Biophysical impacts of Earth greening largely controlled by aerodynamic resistance” reports that the entire land surface would have been much warmer without the cooling effect of increased green cover during the recent decades. The study used high-quality satellite data from NASA’s MODIS sensors and NCAR’s state-of-the-art numerical earth system model.”

  8. Alves says:

    É desta que vão aparecer centrais nucleares de “energia verde” como cogumelos.

    PS. Mas por favor não coloquem uma ao lado da casa da senhora Ursula con der leyen.

  9. Rui Carriço says:

    E já vamos umas décadas atrasados.

  10. PJA says:

    A UE está bem entregue com estes políticos. A proliferação das centrais nucleares é perigoso para as pessoas e o ambiente.

  11. Aves says:

    Alguma coisa está a mudar. Notícia de hoje (Lusa):
    “Polónia constrói primeira central nuclear em parceria com EUA
    Autoridades polacas e norte-americanas assinaram esta quarta-feira um acordo para a construção da primeira central nuclear da Polónia, como parte do esforço de Varsóvia para se afastar dos combustíveis fósseis poluentes”.
    Não tenho posição sobre o assunto, mas é verdade que houve em Portugal quem quisesse discutir o tema – e era tabu. Isto também há de depender da geração das centrais, que por certo evoluiram

  12. Pedro SIlva says:

    Bateu á porta a realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.