Comboio movido a hidrogénio já em testes em Portugal
Sabia que já está em testes, no nosso país, um comboio movido a hidrogénio? É verdade! Os testes "são promovidos no âmbito do projeto europeu FCH2RAIL "que visa o desenvolvimento de um veículo protótipo ferroviário movido a hidrogénio".
Comboio apoiado por fundos europeus
De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), o protótipo que circula no Norte visa obter uma prestação idêntica a um veículo a gasóleo, mas sem emissões poluentes. O financiamento para o projeto vem de fundos europeus, através do programa H2020 – CLEANH2.
Segundo refere a IP, "a meta é alcançar um veículo com zero emissões e desempenho operacional competitivo em comparação aos comboios a diesel atuais, tanto em veículos novos quanto em reabilitados”.
O projeto FCH2Rail é desenvolvido por um consórcio constituído pela CAF, DLR, Toyota, Renfe, Adif, CNH2, IP e Stemmann-Technik com um orçamento de 14 milhões de euros. O projeto conta com financiamento de 10 milhões de euros da Clean Hydrogen Partnership (anteriormente FCH2 JU), agência da Comissão Europeia dedicada a promover o desenvolvimento do hidrogénio e das células de combustível.
Isso será usado apenas em linhas não eletrificadas, que são poucas em Portugal.
O custo do H2 é 32€ o kg, ou já baixou?
E com 1kg, dá para percorrer quantos kms?
Neste comboio deve dar para 1km desde que não esteja a arrancar.
O bom desta opção é que é muito fácil ser também por catenária. Assim pode fazer uma parte por rede e outra parte por hidrogénio. O hidrogénio é caro mas o gasóleo também.
O hidrogénio só é 5x mais barato que o gasóleo.
Provavelmente será usado depois de eletrificarem as linhas ainda não eletrificadas, assim dá mais tacho.
Pplware já viu esta notícia?
Hidrogénio verde em Sines. Projeto da Engie/Shell foi cancelado.
Fonte: RTP
Parece que não era viável economicamente, melhor dizendo eleições e não estava garantido novos fundos…
uii, pois. Obrigado
Atenção que há dois projectos em Sines. O Outro é da EDP+GALP
Só nao se tem hidrógenio porque não se quer, basta criar meia duzia de centrais eléctricas.
Quando tivermos produção de energia eléctrica suficiente para produzir hidrógenio já podemos acabar com tudo que seja veiculo eléctrico.
Criar centrais elétricas para produzir hidrogénio?!? LOL Acabar com os carros elétricos!! 3x LOL Isto de toda a gente ter “opiniões” tornou-se a maior piada da humanidade, nunca assisti a tanta ignorância e estupidez junta.
Não entendeu a ironia do homem. Loool
Não era viável para exportação como é o caso desse projecto, mas seria sempre para consumo interno, caso existisse. Convém ler a noticia toda
Atenção que esses eram os Suecos, os que prometiam 500000 milhões de euros, de investimento, só que precisavam que se criassem 360000 km de condutas até à Bulgária, Grécia e Alemanha.
Daí não poder ser rentável.
Eram ? então mostre lá a noticia disso ?
Você e os seus zeros, além dos milhões a mais, espeta com kms que dá para dar 10 voltas ao planeta….
Se não fossem os fundos…..
Quando os fundos se acabarem…. “Hum, não é viável, 2-houve uns problemas, 3-não tínhamos as condições reunidas…..”
+1
Já diziam alguns especialistas que os fundos do PRR ainda se iriam transformar numa maldição.
Faz-se por fazer, faz-se para “usar” o dinheiro que vem “de borla”, mas não se faz com sustentabilidade e solidez.
Falta fiscalização, falta legislação mas também falta muita seriedade, tanto nas classes dirigentes como nos empresários. Tenho um conhecido que trabalha do Ministério do Ambiente e que faz, essencialmente, fiscalização na aplicação de fundos. É cada história… Faz-me lembrar os anos 90 em que chegavam camiões carregados de notas da UE e toda a gente comprava jipes para passear.
Falta comprarmos todos bitcoin e os fundos acabam logo, depois passa a haver seriedade a dobrar.
Os fundos da UE é o maior exemplo do Efeito Cantillon, rouba-se o povo à descarada.
O melhor é inventarem forma de pôr os transportes a funcionar com vinho, aposto que maioria vai ter interesse no negócio
Boa comboios sem linhas eletricas sao muito mais rapidos de construir, baratos e menos metal melhor para o ambiente! Hidrogenio e GNU Linus é o futuro!
Por acaso são mais caros.
https://www.hydrogeninsight.com/transport/will-no-longer-be-considered-hydrogen-trains-up-to-80-more-expensive-than-electric-options-german-state-finds/2-1-133843
Atualmente sim, tanto a produção quanto a distribuição. No entanto, como a necessidade aguça o engenho, é possível que num futuro próximo se consiga ultrapassar esse problema.
A Toyota está desenvolver um sistema para carros que faz diretamente a eletrólise a partir de água destilada no próprio veículo.
https://www.youtube.com/watch?v=V3Gw7MZyr0o
Só falta fazerem um vídeo de um carro que se alimenta a ele próprio e você acreditar, é que nem precisei de abrir o vídeo para saber que isso é um autêntico disparate.
E o futuro amigo, mentalize se disso
Este pensa que vai fazer eletrolise num carro!!! Gasta mais energia com a eletrolise do que a meter diretamente o carro a andar, quanto mais depois ainda desperdiçar essa energia na célula de combustível para converter o hidrogénio, em vez de ter um carro a hidrogénio que é muito menos eficaz que uma central, tem uma ainda menos eficaz que gasta mais energia do que aquela que gastaria com uma simples bateria! É com cada chapéu!!!
É o futuro é ter um veículo que produz a própria energia ?
Então e as leis da física, metem-se no saco ?
Fusão nuclear
https://www.nytimes.com/2022/12/13/science/nuclear-fusion-energy-breakthrough.html
Isso é outro assunto, não o de criar energia a bordo…
Portugal rumo ao sub-desenvolvimento, com o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento de Estado (OE) a ser uma vez mais saqueado.
Curiosamente não parece que o OE ou mesmo o Estado português tenha injetado qualquer cêntimo, ou o texto está mal escrito pois não há qualquer referência a isso:
“O projeto FCH2Rail é desenvolvido por um consórcio constituído pela CAF, DLR, Toyota, Renfe, Adif, CNH2, IP e Stemmann-Technik com um orçamento de 14 milhões de euros. O projeto conta com financiamento de 10 milhões de euros da Clean Hydrogen Partnership (anteriormente FCH2 JU), agência da Comissão Europeia dedicada a promover o desenvolvimento do hidrogénio e das células de combustível.”
E julga que os €€€s da UE vêm de onde? Sabe que Portugal tb paga para o respectivo?
Essa ideia que os Fundos da UE são maná é só ignorância tuga no seu melhor.
Dados do Tribunal de Contas:
Em 2022: Portugal entregou 2,457 mil milhões de euros e recebeu (nos diferentes programas com comparticipação, etc) 5,965 mil milhões de euros.
Não é uma conta de simples subtração (é a resposta que apetece a muisos)…entrega €€€s e recebe nos vários programas que maioria implica endividamento do país (co-participação). Em traços simples, espero ter dado ideia de como funciona.
Devagar mas vai….
Até parar como acontece com muitos.
Eu so gostava de ter comboios disponíveis no meu apeadeiro para poder ir trabalhar sem depender do carro. Mas só ha um as 6h e outro as 12h. Pode ser que arranje um trabalho flexível, antes que os combustíveis subam mais para parar o problema das alterações climáticas.
Havia subsídios para chupar e lamber os dedos. É por isso que eu gosto do capitalismo. Sem socialismo que o sustente, só temos direito a chuchalismo. Já agora porque é que os castelhanos o mandaram para cá? Se houver ‘blow-up’ como aquele que aconteceu ao pé de Tarragona, Catalunha (11 de Julho de 1978 – eu sei, a maior parte de vocês ainda não era sequer projecto) e no qual morreram 217 e houve 300 feridos, Parque de Campismo principalmente, desta será com os pequenos tuguitas que são material descartável.