Com os carros elétricos na estrada, de quanta eletricidade precisará a Europa?
Os governos estão a incentivar a adoção de carros eletrificados, e as pessoas estão, paulatinamente, a adotá-los. Deixando os combustíveis fósseis para trás, surge a curiosidade de quanta eletricidade precisará a Europa para manter tantos carros elétricos na estrada.
A transformação no setor dos transportes está a acontecer e estamos a assistir ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias que servirão, idealmente, para nos afastar dos combustíveis fósseis.
A mudança de um sistema quase 100% dependente de combustíveis fósseis para um sistema cada vez mais dependente da eletricidade implica algumas salvaguardas. Nomeadamente, perceber a sua prontidão e, conforme muitos se perguntam, incluindo na nossa secção de comentários, saber de quanta eletricidade necessitaremos para alimentar os carros elétricos que iremos, forçadamente, ver nas estradas.
De quanta eletricidade precisará a Europa com tantos elétricos na estrada?
De modo a estimar a quantidade de energia de que necessitaremos até 2040, o Instituto de Investigação Fraunhofer e a empresa de consultoria PwC realizaram um estudo pormenorizado, analisando a evolução atual e futura da procura de energia no setor dos transportes.
Estima-se que as vendas de carros e de veículos comerciais ligeiros, com menos de 3,5 toneladas, serão 100% elétricas até 2040. Isto, prevendo-se que os objetivos de acabar com as vendas de automóveis novos com motores de combustão, incluindo os híbridos, até 2035, se cumprem.
O estudo estima que, com este nível de implementação, poderão ser alcançadas poupanças cumulativas de mais de 330 mil milhões de euros por ano até 2030 e de 590 mil milhões de euros por ano até 2040.
Aliás, a União Europeia (UE) estima que a mudança para um sistema mais eficiente como o da eletricidade permitirá a um agregado familiar médio reduzir os seus custos energéticos em 30% até 2040. Isto é, uma redução da fatura energética de 3000 euros por ano para 2100 euros por ano.
Atualmente, os carros elétricos na UE consomem cerca de 16 TWh de eletricidade por ano. Em 2040, este valor terá aumentado para 355 TWh.
Isto significa, tendo em conta os valores de consumo para a Europa em 2022, 2809 TWh, que uma frota de 30% de veículos elétricos implicaria, de acordo com o estudo, um aumento da produção de 13%.
De ressalvar que, apesar de 100% das vendas serem de carros elétricos até 2040, não circularão apenas estes modelos nas estradas. O estudo estima que, nessa altura, 70% dos automóveis e 65% dos camiões continuarão a ter um motor de combustão interna.
A desconfiança é saber qual a carga de impostos vão os VÊ sofrer, os governos não vão deixar de arrecadar receita, assim como em nome do ambiente se está a fazer a transição, também em nome do ambiente vão aliviar as nossas poupanças.
Não sou contra a mobilidade elétrica, bem pelo contrário, em princípio no anão 2024, vou também fazer parte da mudança
Sim isso é que é preocupante, porque a nível carregamento é simples pelo menos para mim carrego em casa a noite e fica por 1.50€ para 100Km, ou então gratuitamente na empresa já que todo o parque automóvel tem painéis e a empresa oferece durante o dia carregamento.
Nem toda a gente terá a facilidade que vossa excelência tem.
97,5% dos portugueses não podem carregar o carro em casa. Pagar 665000000 milhões de euros para criar carregadores para 15% dos automóveis actuais (nível igual ás bombas de gasóleo.gasolina) será uma conta gigantesca!!! Várias cidades portugueses vão ver a rede a precisar de 100000 milhões de KM de novas linhas de alta tensão. Sabe aqueles postes de ferro gigantes? Vamos precisar de os multiplicar por 100000. Está a ver os acessos ás cidades? Serão só gigantes de ferro em todas as direcções. Só o custo disso são 60000 anos de combustíveis fósseis!!!
Mesmo assim, por exemplo no Inverno, as redes eléctricas irão ficar sobrecarregadas, entre as 6 e 10 da manhã e das 15 ás 23. Nessas horas será bem provável que os disjuntores das distribuidoras vão disparar por a tensão necessária está acima do nível de risco.
Quantos milhões ? cada vez que você vem aqui adiciona 3 zeros.
Portugal é assim tão grande ?
São 100 000 000 000 kms de linhas ?
Eles precisam é de dividir os seus números por 1 000 000 , pelo menos.
Os fosseis só duram mais 100 anos, como é que os estica para 60 000 anos ? aqui não queria dizer 60 000 milhões de anos ?
Então qual a sua solução ? sintéticos ou hidrogénio que gastam 10 vez mais ? note, aqui só tem de adicionar mais um zero ás contas dos cabos, e 3 zeros ás contas do dinheiro. LOOOOOL
Há quem esteja a procurar soluções,
https://youtu.be/xcgkTm2OzQo?si=D6MjBlqdBqRQNR_t
Manuel da Rocha, que carastrofista. Dormiu mal? Teve pesadelos? Só pode, porque nada do que diz é minimamente verdade. Você tem que ter cuidado com o que fuma
Os impostos quando chegarem vão ser dos bons… E quanto à rede elétrica, é preciso haver pontos de carregamento disponíveis para todos e claro, vão haver apagões!
+1
Com tempo é possível reduzir isso. Mas, ficará muitíssimo caro e o preço da electricidade será 5000% acima do valor actual, em 2035. Além de precisar de uma rede de alta tensão gigante, vamos ver os preços a subir 400% a 500% ao ano, só pela tensão. Para 2 carros, carregar ao nível dos níveis da Tesla, será preciso 16,5 em cada cada. Isso é 740% acima da tensão necessária nos dias de hoje.
Com uma rede mais forte, o consumo de energia irá disparar 25000% (como confirma este estudo), sendo que numa cidade, como o Porto, a rede actual nem para 10% chega para as horas de ponta. Reforçar isso são biliões de km de novos cabos e novas torres de alta tensão, se o pessoal reclama por causa do novo comboio Lisboa-Vigo, o que dirão quando lhes vão dizer que vão ver 26000 novas torres nos acessos ás cidades e uns milhares de habitações serão destruídas, porque precisam de usar esses terrenos para novas torres.
Portanto a eletricidade em vez de custar 20 cêntimos o kwh passará a custar 10 euros o kwh ? parece-me bem.
Por acaso este estudo confirma que aumenta 13% e não 25 000 %, é a mania de adicionar zeros.
Este homem é um comediante, só pode.
Que vai subir, isso não há duvidas. Ou pensas que is governos vão abdicar, dos milhões que arrecadam com os impostops sobre os combustíveis!? Assim que as rceitas de tais impostos começarem a baixar, inventam logo forma de ir buscar a outro lado.
Outro problema do estudo é: partem do principio que electrificar os automóveis, a redução das emissões é 100%. Não é verdade. Ainda se produz muita electricidade com fontes não renováveis. E será para continuar! É facto que: as renováveis, nem para o que se consome actualmente chegam, muito menos para o que se espera ser necessário para a mobilidade.
Muito mais eficiente que mudar para eléctrico, será abandonar simplemente o popó individual. O objectivo final é esse, e é para isso que se caminha. Os governantes irão certificar-se disso, tornando o seu uso cada vez mais oneroso,
Vai aumentar porquê? Para que servem esses impostos, à dos que são usados para manter as vias ? E quanto se reduz em despesa ? Já pensou nisso ?
Eu não me importo de pagar impostos, o que me chateia é enviarem milhares de milhões de euros todos os anos para o exterior, simplesmente para queimar.
Onde é que assumem que é 100%, vi agora você alguém dizer isso pela primeira vez.
Só na estrada é 100%, não se esqueça que as fontes de energia que lhe dão combustível também são poluentes, o combustível não polui só nas estradas.
Então se é eficiente é começar por aí, já abandonou o seu pópó ?
Se querem fazer isso aumentem os impostos à bruta, já viu que o seus argumentos não fazem sentido.
Nuno, pontos de carregamento é o que não irá faltar.
Ligação ao poste, como já se faz hoje em dia e aí está um posto de carregamento feito em minutos.
Haja imaginação.
Se se faz isso hoje em dia, imagino no futuro…
“Os governos estão a incentivar a adoção de carros eletrificados, e as pessoas estão, paulatinamente, a adotá-los.” – não posso concordar com o “incentivar”, mas sim a empurrar ou até mesmo forçar a adoção de carros eletrificados, afinal de contas se os governos (e falando especialmente em Portugal) não dão o exemplo, porque a população terá de se sacrificar em créditos bancários para poderem adquirir carro?
“O estudo estima que, com este nível de implementação, poderão ser alcançadas poupanças cumulativas de mais de 330 mil milhões de euros por ano até 2030 e de 590 mil milhões de euros por ano até 2040.” – Acredito que poderia ser verdade, mas apenas é uma ilusão. Afinal de contas, esta poupança não é poupança efetiva, mas sim mais dinheiro que fica no bolso, ou seja, significa ganhos, menos despesa! Vamos a um exemplo: a uns anos houve uma iniciativa muito bonita e que iria trazer muitas poupanças as familias! troque as suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Prometia redução nas contas ao final do mês. O que aconteceu? quando houve muitos e muitos clientes a aderirem a campanha, toca a aumentar preços e meter mais algum imposto. Houve real redução as familias? NÂO!!
Hoje temos lâmpadas LED, que supostamente iríamos pagar menos energia. Temos eletrodomésticos que gastam muito menos energia, mas por mais que façam contas, o resultado é o mesmo. A conta só tende a manter ou subir. A baixar, só mesmo se desligarem os eletrodomésticos .
Aos carros eletricos vai chegar ao mesmo ponto. Vamos criar incentivos, vamos melhorar a vida das pessoas, vamos oferecer regalias, vantagens, benefícios, poupança. Mas quando tiverem uma boa % de pessoas a usar os elétricos, toca a limar umas arestas.
Resumindo. Elétricos a todo o mundo não funciona. Depender apenas de baterias e eletricidade é uma grave limitação e a Europa vai ficar muito limitada. O que é necessário seria gerir recursos como forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas e claro, do meio ambiente.
Ah então o melhor é continuar a pagar cada vez mais a energia, como explica o estudo.
Tudo uma granda TRETA… grande maioria dos países europeus dependem de uma boa parte de combustível fóssil para gerar energia suficiente para as grandes metrópoles.
Agora é que estão preocupados com isso?
Esta é que é a pergunta que deve ser feita! Não é se são Teslas, se são Mercedes, ou se são Renault! Ou até mesmo se os elétricos poluem menos e vão saltar o mesmo, toda a gente sabe que isso é treta.
A pergunta é: “Onde é que vamos buscar eletricidade?”
Acho que só você diz que é treta, mas se é ambientalista prove o contrário.
Vamos buscar aos mesmos locais, mas em menor quantidade, aquela que você diz ser a solução.
Então quais são as soluções ?
Não é por se repetir a mesma mentira N vezes que ela passa a ser verdade. A principal fonte de poluição está longe de ser o automóvel! Mesmo que houvesse eletricidade para converter tudo para elétricos (o que é impossível! não ha onde ir buscar tanta eletricidade), não iria resolver problema ambiental nenhum.
O mundo está a insistir num erro, impossível. Portugal por exemplo, vai buscar eletricidade onde? Se mal tem agua para regar umas coves no Alentejo. E nao, nao é economicamente viável ir ao mar!
Claro que não é o automóvel, no entanto é a fonte mais fácil de mudar, ou preferem deixar de comer ?
Não há ? Então porquê
Portanto o melhor é deixarmos de comer e continuamos a andar de carro.
Existem muitas outras formas de produzir energia, se todas as casas tiverem painéis solares, produzimos energia para quase toda a Europa, vai dizer que de noite não há Sol, não, não há, mas o que produzir com Sol não gasta noutras fontes.
Há quem esteja a procurar soluções :
https://youtu.be/xcgkTm2OzQo?si=D6MjBlqdBqRQNR_t
achas preferível andar a comprar petróleo a bandidos?
Os bandidos que falas vão ser os mesmos donos dos elétricos e seu “combustível”.
Eles vão ser donos dos eléctricos como ? Nem da energia que consomem , já que qualquer um pode ser produtor.
A bandidos pagas impostos, o crude até sai barato.
Assim como pagas a bandidos taxas e impostos noutras energias, e irá pagar muito mais de futuro!
Ok, então ainda bem que apostei na produção própria, durante anos tentei isso com os combustíveis e não consegui, até fui proibido.
Quando mais impostos se pagar, mais eu poupo.
Repara no valor dos combustíveis que aumentou depois da transição Trump para Biden e mesmo assim a economia cai a pique!
Ó Ramiro o facto de venderem petróleo não faz deles bandidos. Cada 1 vende o que tem para vender mais bandidos são os nossos governantes que aplicam 200%de imposto
Que contas mais mal feitas aumentar em 13% chega se não se gastar energia em mais nada como indústria casas, é transportes públicos. Na realidade feitas bem as contas Europa não terá capacidade para produzir energia suficiente para alimentar já quando chegar aos 43% dos carros actualmente em circulação serem eléctricos quanto mais quando chegar aos 100% e isto sem contar com os alegados camiões.
Se fizemos a pensar no ambiente a seria começava por acabar com as redes sociais elas são responsáveis por produzir mais co2 por dia que todos os carros juntos no mundo mas isso ninguem está preocupado nem para para pensar que um servidor é uma fonte de poluição agora multipliquem por milhões de servidores só por cada rede social que aumenta tam diariamente para armazenar toa a informação inútil que é carregada.
Já está tudo incluído.
O curioso é que ninguém se importa com esta parte quando se fala em alternativas que gastam muito mais.
https://www.tempo.com/noticias/ciencia/cientistas-do-reino-unido-descobrem-que-a-respiracao-e-uma-fonte-surpreendente-de-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa.html
Acho melhor fecharem a boca e deixar de respirar
Pode haver soluções:
https://youtu.be/xcgkTm2OzQo?si=D6MjBlqdBqRQNR_t
É uma questão de organização e empenho.
Os 330 mil milhões de euros de poupança permite instalar muitos pontos de carregamento pela EU, como fizeram os noruegueses. Estamos à espera.