Código da Estrada: Quando se devem ligar as luzes de nevoeiro?
Os carros possuem um conjunto de mecanismos para garantir a segurança dos seus condutores e dos outros. No entanto, alguns mecanismos são usados pelos condutores de forma incorreta.
O assunto de hoje está relacionado com as luzes de nevoeiro. Sabe quando as deve ligar?
Às vezes é comum vermos condutores com as luzes de nevoeiro ligadas sem que se justifique. Em alguns casos as luzes (traseira e/ou dianteira) podem ter ficado ligadas por esquecimento (apesar da informação no painel do carro), mas há quem a ligue para incomodar o condutor do veículo de trás por "estilo" e outras situações.
Para que serve afinal a luz de nevoeiro?
O veículo tem luz de nevoeiro à frente e da retaguarda com propósitos diferentes. Segundo o Artigo 60.º do Código da Estrada:
- Luz de nevoeiro da frente: destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida;
- Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade.
Quando se deve ligar a luz de nevoeiro?
De acordo com o que é referido no Artigo 61.º - Condições de utilização das luzes, desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
- d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
- 2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem
A coima pelo uso indevido de faróis de nevoeiro pode ir dos €30 aos €150.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Pois, a lei é muito bonita mas é extremamente ambígua… Não define o que é nevoeiro e depois aparece gente com a luz acesa só porque o céu está nublado… Deveria estar definido qual a distância a que seja visível o carro da frente para que a luz de nevoeiro deva ser ligada.
A lei é ambígua porque não define o que é nevoeiro… Vou andar sempre com as luzes de nevoeiro acesas porque a lei não diz que o nevoeiro tem que estar na minha localização, se me tentarem multar eu safo-me dizendo que há-de haver algum sítio no planeta em que está nevoeiro
hahaha xD
E para eliminar a ambiguidade quem andava de fita métrica a medir a distância ao carro da frente?
À frente não é obrigatório, a luz pode ser branca ou amarela e não pode exceder os 30 metros nem causar encandeamento.
Quando vem um atrasado atrás de nós com os máximos ligados
Esse tipo de frustrações não são para este tema. Aqui fala-se de nevoeiro. Quanto muito podes reclamar dos que em vez de ligarem os médios preferem ligar as de nevoeiro.
+1
Já me aconteceu isso muitas vezes
Espeta-lhe com as luzes de nevoeiro atrás até ele baixar as luzes e baixa os espelhos do teu carro
A resposta óbvia seria quando ocorre nevoeiro ou fraca visibilidade, no entanto, existem muitas almas (mais do que se imagina) que defendem o uso dos “quatro piscas” quando está nevoeiro intenso em vez da luz de nevoeiro traseira…se calhar percebem mais do fenómeno do que os construtores de automóveis! 😀
Já passei por nevoeiro intenso de tal magnitude de madrugada de inverno que nem as luzes de nevoeiro todas avessas de um carro se 2018 nem os 4 piscas ligados serviram para sensibilizar um jovem a acelerar por nevoeiro cerrado que não se via 2 metros na a25 ao encontro da sua morte 3 km mais á frente. E atrás de mim vinham muitos e ficaram atrás e ligaram os 4 piscas para alertar de perigo imediato, que é para isso que servem. E foi assim até encontrar uma saída pra umas bombas onde ficamos muitos até o nevoeiro levantar e a GNR desimpedir a estrada do acidente em cadeia que se seguiu. O nevoeiro já matou mais gente do que possas imaginar em acidentes em cadeira.
Exacto, mas só estava a me referir a quem não usa o farol de nevoeiro traseiro mas sim os 4 piscas. Se usar o farol de nevoeiro e os 4 piscas é porque achou necessidade e concordo plenamente, agora só os 4 piscas com nevoeiro não.
Enquanto não houver actualização aos conhecimentos dos condutores, vamos ter condutores que conduzem com os faróis de nevoeiro ligados só porque é de noite e nem vestígios de nevoeiro existe e vamos continuar a ter condutores-morcego que dispensam as luzes e guiam-se pela eco-localização, porque para estes últimos inteligentes, não é preciso serem vistos, basta eles verem bem por onde passam!
O artigo 61º não pode ser dissociado do artº 19, que transcrevo abaixo, uma vez que a definição de visibilidade reduzida ou insuficiente é fundamental para a obrigatoriedade/proibição de utilização das luzes mencionadas.
Artigo 19.º – Visibilidade reduzida ou insuficiente
Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente
sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 metros.
Espero ter ajudado a dissipar algumas dúvidas, que ninguém se lembrou de colocar.
A lei não é assim tao ambígua…
Recomendação…adicionem a definição de visibilidade reduzida no presente artigo.
“Artigo 19.o
Visibilidade reduzida ou insuficiente
Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m.”
Não percebo porque é proibida noutras situações sem serem as previstas por lei. Aquilo não incomoda nada….
Não incomoda nada?! Só se for de óculos de sol… E então se a estrada estiver molhada, a refletir, é uma maravilha!
os leds diurno incomodam vem mais durante a noite do que as luzes de nevoeiro.
as da frente não incomodam mas a luz de nevoeiro atrás é tão ou mais forte que as luzes do travão. E, à noite, encandeiam.
Pode não incomodar a sí que provavelmente não usa óculos, mas se usar óculos e apanhar um nabo de frente com os faróis de nevoeiro ligados sem nevoeiro e o piso estiver molhado, o desgraçado nem distingue a estrada da berma, como já aconteceu comigo n vezes!!!!
Experimente usar óculos, mesmo sem graduação e vá conduzir de noite, com a estrada molhada e de frente com um matarruano de faróis de nevoeiro ligados!!!!!
O LSousa que use óculos como eu uso e experimente encontrar um matarruano com faróis de nevoeiro ligados em alturas de chuva e vai ver que nem consegue distinguir a estrada, das bermas ou da terra à volta como já aconteceu várias vezes.
É que estes faróis estão especificamente direccionados para a estrada, para aumentar a visibilidade a curtas distâncias, mas se não existir nevoeiro e for de frente com condutores que usem óculos, é como a vítima estivesse a conduzir contra o sol!!!!!! Não conseguindo distinguir a estrada as marcas quase imperceptíveis nem nada!
Conduzir com faróis de nevoeiro sem nevoeiro é criminoso!!!!!!!
Mesmo sem óculos é muito incomodativo.
Expliquem-me uma coisa… Tenho um carro recente com luzes diúrnas em LED automáticas, e quando faço uma curva/rotunda, isto é, um movimento que me obrigue a girar o volante, o farol de nevoeiro liga-se (mediante o lado da curva). Este farol é o mesmo de nevoeiro ou é outro farol ou o mesmo com menor potência ? Segundo a lógica da lei, a polícia pode alegar que estava a usar os faróis de nevoeiro e vir lá multar-me.
Essa é uma opção dos fabricantes absolutamente estúpida. Se querem luzes que orientem para as curvas, façam-no com faróis móveis. Com os faróis de nevoeiro é só um engana-tolos…
A polícia não o vai multar porque, efectivamente se está nas tintas para estas infracções. Se não estivesse tinham multas para todos os dias que a quantidade de gente que conduz com os faróis de nevoeiro ligados sem necessidade é gigantesca. Mas podia, e devia… A ver se os fabricantes se deixavam dessa parvoíce dos carros pisca-olhos…
Alguém conhece o caso em que alguém foi multado por usar mal as luzes ou por falta deles? Vejo tanta gente a abusar dos máximos ou andar sem luzes à noite.
Sim.
Um amigo meu foi multado por seguir em dia de chuva com as luzes desligadas.
Segundo o polícia, com chuva, é obrigatório andar com as luzes ligadas, preferencialmente os médios.
Sinceramente, concordo plenamente!
De facto luzes de nevoeiro frontal nunca me incomodaram, contrariamente aos médios mal calibrados que apontam mais para os olhos do que para o chão, então nos Smart é mato, deve ser de fábrica, os médios parecem máximos.
“Acho que todos os carros deviam ter uma faca no volante apontada ao peito do condutor, haviam 0 acidentes”, quem disse isto?