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Cientistas produzem combustível limpo, barato e infinito. Poderá ser um entrave aos elétricos?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Galambas says:

    Mais um projeto para morrer.. Mas desde quando é que algum governo ia permitir tal coisa?

    • Nêsperas says:

      Não tens noção do que dizes… Álcoois são ingredientes importantes em bastantes processos industriais.
      Poder produzi-los, de forma barata e eficiente, sem recurso a petróleo ou campos de milho é uma mais-valia.

      • Sabe-se lá says:

        O projeto não vai morrer. Quanto muito vai ser produzido, hipoteticamente, quase de borla, e vendido ao cliente final (nós) a 1,5€/L.
        Fácil…

      • Grunho says:

        À partida é maná, mas falta saber se este processo é eficiente à escala industrial e a como sai cada litro, ou se é outra miragem como a dos e fuels. Nestas coisas da energia não há milagres. Talvez a bicicleta a pedais, que se desloca com consumo zero. Fora isso, nada.

    • Capitalista modernaço says:

      Governo!? a mão privada é que tem que abafar isto para bem dos meus lucros, pessoalmente já não vou dormir bem esta noite com suores só de pensar nesta noticia.

    • Oh says:

      A questão é…

      Quem é que vai lucrar milhões com isto?

  2. B@rão Vermelho says:

    Excelente noticia, vamos ver para quando a sua utilização ao publico em geral

    • TugAzeiteiro says:

      Visto ainda estar em estudo em laboratório, se sair para o publico em geral, talvez só daqui por 20 ou 30 anos… mas nessa altura, a implementação e a tecnologia/desenvolvimento de armagenagem de energia (baterias) estará a um nível que fará com que este conceito seja mais um desenvolvido e apenas para aplicações específicas.

    • Judenilson says:

      Bicicleta consumo zero!? Não come feijão não, pra vê se vc consegue pedalar. Zoeira, mas nem relógio é zero, ou coloca pilha ou dá corda.

      • Grunho says:

        Bem, qualquer pessoa tem de se alimentar para viver, mesmo que não ande pelo seu próprio pé. A diferença de calorias que se tem de ingerir entre andar a pé ou de bicicleta é praticamente zero. A única novidade é que de bicicleta não se ganha barriga.

  3. Du says:

    Até podia ser um entrave aos elétricos, podia ser uma solução para combater a poluição, mas sabe-se lá por que carga de água, os interesses têm sempre de falar mais alto. E não há ninguém com consciência neste planeta. é para acabar com isto, bora lá…

    • Equinócio says:

      Em 2015 varias empresas anuciaram baterias de telemóvel de 25000mh que carregavam em 20 minutos e usavam menos 50% da electricidade. Estamos em 2023 e onde andam esses telemóveis ou carros?

  4. Digo eu says:

    O Lobby do petróleo já deve ter comprado a patente e o projeto é para desaparecer no fundo de uma gaveta…

    • Mr. Y says:

      Tal como comprou a ‘patente’ dos carros eléctricos? O pessoal tem de deixar de se fixar em teorias da conspiração e ser tão céptico.
      No mundo de hoje, caso surja alternativa que seja de facto viável, vai surgir empresas a apostar nisso.

    • Grunho says:

      O braço deles ainda não chega aí. Vão-se limitando a tentar umas “lavagens ao cérebro” para convencer os parolos de que isso do fabrico das baterias é o apocalipse ambiental e que os escapes dos carros a petróleo é que são limpinhos e bons para a saúde.

      • Júlio Costa says:

        Parolos são os que dizem que o processo de fabricação de baterias é todo limpinho e sofre lavagens por estudos pagos para defender esse lobby. Parolos também são de facto os que acreditam que estamos bem na situação que estamos.

        • JL says:

          E quem diz isso, mostre lá esses parolos ?

          Então é ambientalista e andou a analisar no “ campo” que emissões tem? É que para ter essas conclusões ou teve de andar a medir ou teve de ler algum texto ? Será que esse texto também é fidedigno ?

          • Júlio Costa says:

            Você é inocente ao ponto de acreditar mesmo que não existem gente que pensa isso?? também acredita que a exploração do lítio é limpa e segura e não existe lobby nessa área também??

          • JL says:

            Então mostre lá provas de quem pensa nisso, aqui só vejo você a dizer que os outros pensam.

            Eu disse que era limpa ?

            Se existe lobby porque deixaram os preços baixar em tão pouco tempo ?

            Qual é a entidade que regula o lobby do lítio ?

            Dos combustíveis é a opep .

    • Dani Silva says:

      O Lobby do petróleo é o mais interessado nos combustíveis sintéticos, para poderem ter o que vender. Isso ou o hidrogénio, para eles não lhes faz grande diferença.

      Com carros eléctricos, as empresas petrolíferas perdem o monopólio.

      “First synthetic fuels plant in Spain

      We are committed to a circular model in which CO2 and renewable H2 are used to produce synthetic fuels. ”
      – Repsol

      • Grunho says:

        O Lobby do petróleo é o mais interessado em continuar a vender combustíveis de petróleo e rotulá-los como sintéticos, é a maneira de multiplicar logo por 5 ou por 10 o valor do produto deles. Se ninguém conseguir barrar caminho a essas traficâncias, o que vai ser extremamente complicado.

      • Júlio Costa says:

        Sim claro, porque exploração de lítio deve ser uma coisa super transparente. Mas mais uma vez este estudo nada tem haver com combustíveis sintéticos

        • JL says:

          E é, até pode visitar as minhas em Portugal, já de explorar lítio há 100 anos, só agora é que lembraram dele ?

          • Júlio Costa says:

            O que você diz não faz mínimo sentido, é tão inocente assim?? Ou talvez tenham mudado a maquinaria pesada toda a diesel para baterias assim como os cargueiros, seja correto e admita a verda não seja tapado. E não mude de assuntos

          • JL says:

            Entao e a máquina que extrai, transporta, refina e transporta combustível que só dura uma vez, é a baterias ?

            Cargueiros? Quais os que transportam petróleo ?

            Eu não sou tapado, você é que parece que é, já que não consegue ver todas as vertentes nem provar o que diz

        • Dani Silva says:

          Diga lá então o que são “combustíveis sintéticos”.

          Eu dou uma ajuda:

          “Synthetic fuels: An alternative for decarbonizing mobility
          What are zero footprint fuels?
          We are producing carbon-neutral fuels using only water and CO2 as raw materials.”
          – Repsol

          E agora a descrição destes combustíveis do artigo:

          “Os investigadores desenvolveram uma tecnologia alimentada a energia solar capaz de transformar o dióxido de carbono e a água em combustíveis líquidos diretamente utilizáveis nos motores dos automóveis.”

          Juntar CO2 com água, usando energia, e gera-se qualquer coisa… onde é que eu já li isto??? Será que é a definição dos combustíveis sintéticos da Repsol acima citada?? Só pode ser coincidência…

      • Recursos Raros says:

        Tambem com concordo com vc. So acho esquisito numa producao em escala usar recursos raros como o paladio. Alguem sabe se os catalizadores serao reciclaveis? Se nao for, muito provelmente sera inviavel isso tudo

    • jorge says:

      Por quê, para eles até lhes dá jeito os combustíveis sintéticos, o quem é que pensas que os produzirá e distribuirá quando for mainstream?

  5. Realista says:

    Venham eles.

  6. lumia says:

    Excelente! mais uma alternativa de Combustíveis sintéticos!

  7. Naodouonome says:

    Tem tudo a ver com custo de produção e energia armazenada por litro cúbico.
    Em comparação por litro cúbico a gasolina tem mais energia armazenada que as baterias no mesmo espaço, em países como os estados unidos sai mais barato atestar o depósito de gasolina do que usar um fastcharger.

  8. Aroma says:

    O barato, tenho dúvidas! Antevejo o governo a aplicar o ISnP (Imposto sobre produtos não petrolíferos) à semelhança do ISP e fica tudo igual…

    • Grunho says:

      A diferença para o ISP é que com equipamento apropriado o etanol e o metanol podem ser produzidos em casa. E não há imposto que consiga impactar o consumo próprio.

      • Realista says:

        Esqueces-te do pessoal que é apanhado a usar óleo vegetal nos carros a gasóleo que ficam com o carro apreendido porque não pagaram ISP…

        • JL says:

          O problema já nem está em pagar isp, porque essa é fácil não pagar, basta que o total de litros a meter no carro em imposto nao passe os 10 euros.

          O problema é que o óleo fica mais caro e aquilo que é necessário para que o carro trabalhe dem problemas…

        • Grunho says:

          O óleo vegetal tem uma composição química muito diferente do gasóleo. Quanto ao etanol e metanol, o produto é exactamente o mesmo, seja lá onde for produzido.

  9. GM says:

    Notícia excelente. O problema são os lobbys. E além disso, a pergunta é: barato para quem? Na produção, para vender caro maximizando a margem, ou o barato é no retalho, para quem está a comprar?

    • JL says:

      Quando digo que carrego de borla em casa, dizem que não pode ser porque os painéis custam dinheiro, mas agora que já se usa painéis para produzir combustível, já podem ser de borla.

      Vamos lá entender isto. Loool

  10. João Lucas says:

    Eu lembro que teve um brasileiro que tinha feito um prototipo de carro e uma formula a base de agua para fazer o motor funcionar, lembro que ele foi morto e levou o projeto para o túmulo, agora o pessoal ta revivendo o projeto, ainda bem

    • JL says:

      Sim, aquilo que em Portugal se chama: PURA BANHA DA COBRA.

      Lool

      E não, não foi um brasileiro, nem o projecto o levou para o túmulo, foi um americano e o que levou ao tumulo foi uma doença que ele tinha.
      Qualquer um pode usar as patentes dele, já que são públicas e ninguém apareceu a fazer o mesmo e a funcionar, o que se vê são banhas da cobra, como a que esse americano produziu.

  11. JL says:

    Então ? Mais um projecto para usar painéis solares para alimentar lâmpadas incandescentes ? Loool

    Ou simplesmente: Banha da cobra para investidores meterem lá o dinheiro ?

  12. Nadassei says:

    Isso não dá gaipo, logo morreu à nascença.

  13. Dani Silva says:

    O carbono não é tudo no mundo. A queima destes combustíveis produz outros elementos poluentes. O CO2 pode ser recuperado novamente para produzir mais combustíveis sintéticos, mas os outros elementos poluentes não.

    Além disso, vai ser caríssimo de produzir. Muito mais barato será usar electricidade.

    “While some synthetic products generate fewer particulates, gases like carbon dioxide (CO2), sulfur oxide (Sox) and nitrogen (NOx) are still released. This makes synthetic fuels comparable to conventional fuels, in terms of greenhouse gas emissions.”
    – Petrochemical, Chemical & Energy, 29 Novembro 2022

  14. Azul Fonseca says:

    O importante é manter o “Rei dos Catalisadores” no ativo… ou ninguém leu que “A equipa desenvolveu um catalisador à base de cobre e paládio”… Ou seja, mais peças caras (e metais raros) para serem roubados com a displicência da nossa polícia…

    • Anibal Duarte Antunes says:

      Como alguém que trabalha na área, posso afirmar que os catalisadores já não dão tanto dinheiro como davam por isso roubá-los é só mesmo quem não tem nada que faça na vida, pra além que pra mim estão a fazer um favor as pessoas, a seguir é só colocar um tuno direito e fica o problema resolvido pra sempre.

      Não há mais roubos nem problemas mecânicos ou no fluxo, só vejo vantagens. Já mais de metade da população anda com os mesmos sem o míolo por isso, uma coisa leva a outra.

  15. PJ says:

    A água é infinita? Tantos problemas com a seca e afinal a água é infinita. E vamos usá-la para combustível… Vamos beber o quê petróleo?

  16. AlexS says:

    “De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cerca de 45% de todo o milho cultivado nos Estados Unidos é utilizado para a produção de etanol.”

    Uma das mais desastrosas politicas.
    E isto só vai aumentar o preço da alimentação.

  17. Fábio says:

    Imaginem. Para o caso de não saberem o combustível fossil é feito por petróleo e esse petróleo são plantas mortas. Por isso sim não há grande diferença.

  18. ramar says:

    Poderá ser bom pois retira CO2 do ar mas mexer na AGUA é perigoso, já faz muitos anos que foi inventado o motor a agua mas nunca chegou ao mercado! será por ser um risco para o ciclo da agua no planeta? pensem mais ujm pouco SFF. É MUITO PERIGOSO MEXER COM O CLICO DA AGUA NO PANETA TERRA.

    • JL says:

      Nunca chegou porque não funcionava nem funciona.

    • Yamahia says:

      Hoje os carros a combustão já prodzuem muita água.
      Por cada 60 litros de queimados num motor a gasolina são devolvidos à atmosfera 16,32 litros de água e para a mesma quantidade de diesel são gerados 15,72 litros

      Deduzo a fazer fé nas suas palavra que os elektros andam a mexer com o ciclo da água, pois não libertam nenhuma e ainda por cima gastam que se fartam na mineração do lítio e principalmente do cobre!

      Bem me parecia que esses elektros são um perigo para o planeta!

      • JL says:

        Devolvidos cheios de contaminantes, água essa que também é usada na extração e mais outra grande parte nas refinarias.

        Devolve cheia de contaminantes e óleo.

        Gastam onde ? ela fica lá no mesmo local, e é tratada para voltar a ser usada.

      • JL says:

        Já agora, o cobre e o paladio usado nesta descoberta não sofre do mesmo mal ?

        • Yamahia says:

          Ainda sobre a água, vai ter que levar novamente com o filme que vc tanto odeia:
          Veja entre o min 26.30 e 27.45 https://youtu.be/stxkY2JelZ0
          Autênticos comboios de camiões cisterna a carregar água para a mina esgotando os recursos hídricos em outros locais distantes até a mina. Essa prática impacta negativamente os recursos hídricos nessas regiões, e muitas vezes é retirada de áreas onde a disponibilidade de água já é limitada.
          Não olham a meios para atingir fins este elektros.

          • JL says:

            Então é só meterem lá motores a diesel a trabalhar e a produzir água.

            Ainda bem que isso tudo de resolve com efuels e outros disparates que não precisam de cobre, os aerogeradores até vão usar linguiças para produzir electricidade.

            Looooooll

      • Yamahia says:

        Vc está enganado. O vapor de água não tem nada a ver com água que esteja presente nos combustíveis. Isso deixaria o combustível contaminado.

        A água é gerada pq tanto a gasolina como o gasóleo têm na sua composição o hidrogénio, Gasolina 13,6% e Diesel 13,1%, o que representa respectivamente 8,16 e 7,36 litros de hidrogénio por cada depósito de 60 litros de combustível.
        Esse H junta-se ao O proveniente da admissão na combustão e cada dois átomos de hidrogénio junta-se um átomo de oxigénio dando então origem ao H2O, água!

        Em relação a estar contaminada…É claro que o ser humano não deve consumir essa água directamente pois esta pode eventualmente estar contaminada com CO2 e NOx. No entanto,, o vapor de água que sai pelos escapes dos ICE pode misturar-se com o ar e retornar à atmosfera, contribuindo para o ciclo hidrológico e o equilíbrio hídrico global do planeta. Esse processo faz parte do ciclo natural da água, onde a água se evapora, forma nuvens, e consequente precipitação de onde retorna pura e apta a irrigar solos e rios, lagos, lagoas, riachos,, estuários, mares e oceanos que desempenham um papel vital no ciclo hidrológico, na biodiversidade e no fornecimento de recursos hídricos para as comunidades.

        Qt ao cobre de um de outro sistema, não queira comparar o incomparável!
        Desde que apareceram as opções BEV já se consumiu mais cobre que desde a era do cobre nos primórdios da humanidade!

  19. Manel says:

    Vale rudo para atrasar a implementação dos electricos, nomeadamente a nivel de noticias. Mas já vao tarde por uma simples razão, os ICE são mesmo pastelereiras comparados com os electricos.

  20. Manel says:

    Vale rudo para atrasar a implementação dos electricos, nomeadamente a nivel de noticias. Mas já vao tarde por uma simples razão, os ICE são mesmo pastelereiras comparados com os electricos.

  21. A fortuna says:

    Os elétricos já estão em modo turbo para tomar conta, tal como o VHS vs Betamax. E agora que as baterias de sódio parece que vão levantar voo, ainda mais teremos a popularização do carro eléctrico.

  22. Hugo Trindade says:

    Jajá esses cientistas são vítimas de um acidente mortal e a documentação e pesquisa perde-se toda num incêndio suspeito.. até parece que iriam deixar alguém atrapalhar o negócio mais rentável de certos bilionários…

  23. Fernando Dzeco says:

    Saudações, Prezados! Vamos continuar nessa linhagem, o meio ambiente está espera da redução em 0,00000000000 à emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa..

  24. David Ribeiro says:

    O futuro será o hidrogenio… Apontem o que vos digo.

    • JL says:

      Toda a gente que não conhece como funciona nem o que é preciso, diz isso.

      Até hoje nunca vi ninguém que conheça a tecnologia a dizer que é futuro, tanto que existe a tecnologia há décadas e cada vez é menos viável o seu uso.

    • ze tuga says:

      O futuro é voar, cada um com sua máquina voadora. Os carrinhos estão cada vez mais ultrapassados e os elétricos nunca tiveram nem terão futuro, só empatam e são apenas enormes fontes de poluição.

      • JL says:

        Então e a sua máquina do tempo já é de voar também ?

        Curioso porque todas essas máquinas de voar individuais são elétricas .

        Temos ambientalista. LOOL

  25. Alvaro Antunes says:

    Mais uns cientistas para ser abatidos.

  26. Há cada gajo says:

    Se são um entreve aos elétricos, então qual é o verdadeiro objetivo destes ??

  27. Rambo says:

    Resumindo, aonde eles irao arranjar tanto paladio? Nao vejo animador para comemorar depois de me responder como irao conseguir muito paladium. Ate agora nao ficou claro isso, de usar recursos minerais raros.

  28. Terrasseca says:

    É preciso é que haja água… E se tiverem de dessalinizar água do mar, isto fica para lá de uma fortuna… Para além do impacto negativo no planeta, no ciclo da água, etc etc etc…

  29. Osiris says:

    Se para além da água necessita recursos minerais raros sem ser o palladium vai ser um problema para encontrar los.
    Se for a dessalinização da água do mar como fazem nos estados unidos numa central que la tem,isso será uma fortuna para não falar dos efeitos secundários para o planeta
    Já os novos veículos (elétricos) estão a dar chatices por causa das baterias,eram tão bons para evitar a poluição mas acaba por poluir nas sucatas porque depois de ter um acidente o seguro prefere dar o dinheiro do que pagar as baterias (experiência própria)

  30. Antonio says:

    Mais um projeto comprado pelo loby do petróleo e posto na gaveta.
    Petróleo e plásticos até ao fim!!!

  31. Antonio says:

    Pois, mas já estamos a ficar sem água, dá água do mar?

  32. ze tuga says:

    Combustíveis fósseis nunca existiram nem existirão.

    • JL says:

      Pois não, eles sao feitos por magia, por uma feiticeira que está debaixo da bomba de combustível. Nunca viu sair de lá uma velhota com chapéu comprido e preto ?

      • ze tuga says:

        Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista.

        • JL says:

          Quem veio com teorias foi você não eu, você é que tem de provar.

          • ze tuga says:

            Mentira, pois eu não apresentei nenhuma teoria, tu é que vieste.
            Eu vim escrever a realidade como ela é. Se tens provas dos teus fósseis no petróleo apresenta-as ou não me chateies com tuas teorias.

          • JL says:

            Eu também não, ou magia é alguma teoria ?

            Realidade ? qual realidade, todos no mundo chamam combustíveis fosseis, só você é diferente ? Estranho, portanto tem uma teoria nova.

            Apresente.

          • JL says:

            Está a dizer que a GALP não sabe o que faz ? curioso.

            https://www.galp.com/corp/pt/sobre-nos/o-que-fazemos/industrial-midstream/fundamentos-do-gas-natural-e-da-eletricidade

            “Combustíveis fósseis: Carvão, petróleo ou gás.”

          • ze tuga says:

            Todos? Quem, tu talvez? desde quando representas todos?
            Os ignorantes é que falam em combustíveis fósseis há mais de 100 anos, teoria dos Rockefller nunca foi corroborada pela ciência. Facto. O resto é pura mentira.

          • JL says:

            Ah desculpe, não são todos, apenas os não negacionistas.

            Então a galp não sabe o que são combustiveis fosseis ?

            A galp é ignorante ?

            Claro, para os negacionistas tudo é mentira, a verdade é apenas a que eles querem vender. Novidades ?

          • JL says:

            Claro que não foi, a ciência não se preocupa com negacionismos nem conspirações, já que isso era uma tremenda perda de tempo.

            Eu só perco tempo consigo porque não sou cientista, e para ser mais honesto, é mesmo divertido discutir com um….

          • ze tuga says:

            Um negacionista é aquele que nega a verdade por ser ignorante e o teu caso encaixa na perfeição.
            Alguém que tenha IQ acima da temperatura ambiente pesquisa e usa a sensatez e não papagueia o que toda MSM papagueia.
            Vai lá agora receber os centavos da GALP por te comportares como arara.
            O que é o teu primo Zé Trolha da GALP afirma ou não é irrelevante para a ciência.
            Portanto vai lá e busca comprovativos da ciência sobre a tua galp fóssil. A ciência é que conta e não o teu cientismo martelado na galp.

          • JL says:

            Eu neguei a verdade onde ? até lhe perguntei se a galp não sabe a verdade ?

            Se pesquisa porque não coloca aqui as suas brilhantes pesquisas ? acha mesmo que vou pesquisar assuntos de negacionistas ? isso é uma tremenda perda de tempo, é mais giro confrontar negacionistas.

            Receber da GALP ? não recebo nada deles, só pago.

            Da minha ciência ? eu falei nalguma ciência ? magia é uma ciência ? ou ainda vê desenhos animados ?

            Mas agora vamos à pergunta, a GALP não sabe o que faz ?

            E a BP também não ?

            https://www.bp.com/pt_pt/portugal/home/noticias/press-releases/para-que-o-futuro-seja-neutro–e-preciso-agir-ja.html

          • JL says:

            Então e os cientistas também não sabem o que são combustiveis fosseis ?

            https://www.agroportal.pt/cientistas-apelam-ao-fim-da-utilizacao-de-combustiveis-fosseis/

            Como vê, parece que você está cada vez mais sozinho.. loool

          • ze tuga says:

            Ai LOLita, tu deves sofrer de limitações, tu confundes cientistas com pseudo-cientistas, além de teres obviamente dificuldade com o idioma tuga.
            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista.”
            Devo esperar sentado ou deitado?
            Pareces o troll da teoria do Big Bang, tanto alarido por décadas mas finalmente a ciência comprovou que a teoria não passava disso mesmo, teoria, da treta. Tal como a tua teoria fóssil.

          • JL says:

            Eu confundo ? então é você que nomea quem é cientista ou não ?

            Já agora, sabe o que é um cientista ?

            Mas ainda está a pensar que a magia é uma ciência ? quem está com problemas de português é você.

            Aqui fica o meu comentário:

            “Pois não, eles sao feitos por magia, por uma feiticeira que está debaixo da bomba de combustível. Nunca viu sair de lá uma velhota com chapéu comprido e preto ?”

            Onde você vem perguntar:

            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista.”

            Afinal quem não sabe Português ?

            Quem parece um troll é você, que vem pedir estudos sobre uma ciência que não existe.

            Então :
            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria do Big Bang .”

            LOOOL

            Ah, e já agora mais uma:

            “Mostra lá então as tuas provas científicas e independentes de um único estudo que confirme essa teoria vigarista que não existem combustiveis fosseis”

            Ficamos a aguardar.

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