China tem novo carregador que pretende ser rei dos elétricos: 1 km de autonomia por segundo
A rapidez de carregamento é, sem dúvida, um dos fatores principais para a popularização dos automóveis elétricos. Agora, a XPeng, fabricante chinesa apresentou a última evolução dos seus postos de carregamento. Afirma que as fichas são capazes de dar ao carro um quilómetro de autonomia por cada segundo que passa.
XPeng apresenta números absurdos para o carregamento de elétricos
Atualmente, a maioria dos automóveis com potências muito elevadas situa-se entre os 150 e os 250 kW. Estes são os picos máximos de potência para os quais a bateria deve estar bem temperada e o posto de carregamento deve ser capaz de fornecer o máximo de energia possível.
Com estes números, encontramos baterias que vão de 20 a 80% (capacidades a que estas potências podem ser suportadas) em cerca de 20 minutos ou menos.
Mas embora esta seja a norma, também há carros que podem suportar cargas mais elevadas. Alguns veículos com plataformas de 800 volts são capazes de atingir 300 kW. E mesmo alguns postos podem fornecer potências mais elevadas, à volta de 400 kW, antecipando o que poderá vir a acontecer no futuro.
Números que não são nada; comparados com os apresentados pela XPeng.
Um segundo = um quilómetro
A XPeng apresentou a última evolução dos seus postos de carregamento. A empresa afirma que as fichas são capazes de dar ao carro ligado à corrente um quilómetro de autonomia por cada segundo que passa. Por outras palavras, em 10 minutos carregaria 600 quilómetros.
São números que colocam o carro elétrico quase ao nível do abastecimento do depósito de um carro a combustão, se tivermos em conta a paragem para colocar a mangueira no depósito e fazer o pagamento.
Foi o CEO da Xpeng, com quem o Grupo Volkswagen tem acordos, que apresentou o S5, o seu carregador de carros elétricos mais avançado. Este carregador, afirmam, permite atingir os valores acima mencionados com uma corrente de saída máxima de 800 A e uma tensão máxima de 1000 V. Para o conseguir, utiliza refrigeração líquida para dissipar o enorme calor que tem de ser gerado.
Além disso, para acelerar ainda mais o processo, a XPeng afirma ter trabalhado em novos protocolos de comunicação que permitem que o carro e a ficha estejam prontos para começar a carregar em apenas 13 segundos. Isto poupa ainda mais tempo em cada paragem.
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No dia que a autonomia chegue perto dos 1000 KMS, e a ser verdade que esta tecnologia de carregamento rápido exista massivamente, e esteja testada e sem problemas, como afectar a durabilidade das baterias, aí sim irei ponderar comprar um veículo eléctrico.
Até lá, fico com o meu Clio 5 fase 2, que me faz consumos bem baixos.
O problema passa mesmo por ter de existir mais infraestruturas de carregamento, no entanto, as coisas não estão a ter o andamento que os políticos criam e isso a juntar as autonomias que ainda tem de crescer mais para quem more em zonas interiores longe de tudo vai levar o seu tempo…
Acredito mais em veículos híbridos combustão Elétrico e mais tarde sim full elétrico…
Por outro lado com estas tretas malucas manter um carro a combustão está a encarecer e todos os aspectos, vai chegar a ponto que se vai tornar demasiado caro…
Veritas, quantas vezes pornano tens viagens de 900 kms seguidos?
Se fores de bicicleta ainda e’ mais baixo!
Verdade. Se for de bicicleta em vez de carro ao fim de um ano meti ao bolso 1 a 2 meses de ordenado. E se prescindir completamente dele e deixar de pagar prestações, combustíveis, seguros, IUC, e tudo o resto é meio ano de ordenado que meto ao bolso. É como se ganhasse num ano aquilo que ganho em dois.
Em 30 segundos so faz 30km, o meu clio que custou 1500 euros em 30 segundos faz 900
O meu novo ficou um “pouco” mais caro, mas não me arrependo.
De França a Portugal, em autoestrada, a 100 KMS hora, consumos de 3,2 a 3,5.
Olha outro milagroso…
É desse tipo de carregadores que são precisos nos postos de carregamento e não os de 50 ou 100kW como ainda há por ai, e já nem falo dos de CA de 7 ou 22kW, esses são desesperantes!
Serve-lhe de imenso um carregador de um MW se o carro não recebe mais de 120kW lol
Depende do carro, já há carros que conseguem carregar a mais de 300kW/h, isso já serve para quem não for piloto de F1 e tenha de fazer o abastecimento em menos de 3 segundos, a 300kw carrega 75kw em 15 minutos (400km) ou 37,5 em 7,5 minutos (200km), portanto, já nem é preciso mais rápido, só falta os carregadores ultra rápidos estarem mais difundidos, o que não vai demorar muito mais. Em relaç
ao aos carros novos (excetos os Dacia e outros carros que se vendem com tecnologia com 10 anos ou mais) já estão a sair todos com carregamentos acima de 200kW. Portanto a velocidade de carregamento começa a ser um não assunto e é só mais para quem não tem capacidade de assumir factos
Os de 22kW são desesperantes só para si, mas estes carregam a bateria do meu carro rapidamente já que o meu carro aceita carregar 22kW (AC).
O propósito desses carregadores citadinos é para pequenas cargas de 10 a 15 minutos para depois seguir viagem e não para carregar baterias de carros até cima que podem usar perfeitamente CCS2..
Não dura 1 mês.
Disse o que especialista.