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China quer transformar os veículos elétricos em baterias móveis para carregar as suas redes

                                    
                                

Autor: Rui Jorge


  1. Jose Lapao says:

    A Stellantis está fora, nenhum veículo do grupo tem V2G, V2H, ou V2L nem há planos para tal. Pena pois a bateria do carro podia ser uma powerbank para casa ou com incríveis capacidades para estabilizar a rede, mas os fabricantes deste grupo não garantem a estabilidade, nem que a bateria esteja com o valor mínimo de 30% de degradação ao fim dos 8 anos de garantia. Mas a fazer jus pelo artigo as grandes marcas como Ford, BMW sim garantem que mesmo com os sistema V2G, V2H, ou V2L terás menos que 30% de degradação ao fim de 8 anos

  2. _RJCA_ says:

    O conceito é interessante mas não seria preferível ter sistemas de armazenamento fixas para “ajudar” também? É que a menos que as pessoas tenham os ditos carros e não precisem deles para se movimentarem, não vejo grande vantagem nisto a não ser que o pessoal tenha carros elétricos para ficarem parados à porta de casa por tempo indefinido…

    • Blackbit says:

      Essas VE podem ser usados como “power bank” nas horas de pontas quando os condutores estão no escritório por exemplo.

      • Fusion says:

        Mas eventualmente vão voltar para casa, é chato chegares ao carro e não haver bateria porque esteve a fazer de powerbank para alguem ligar a bimby para fazer um bolo

        Ou então fui eu que percebi mal a noticia, esta cena não me faz qualuqer sentido.

        Então eu meto o carro a carregar e depois não tenho carga porque foi usada a energia para outras coisas?

        • JL says:

          Quem tem 2 dedos de testa não vai usar energia que depois necessita dela, ou vai gastar os 10 euros que tem na carteira sabendo que 2 horas mais tarde precisa deles e não os tem ?

          • _RJCA_ says:

            Daí o meu comentário inicial se bem que existe gente burra que só por pensar que vai ganhar uma esmolinha ainda se vão entalar em grande estilo…

      • _RJCA_ says:

        @Blackbit não tem sentido essa afirmação a menos que o carro tenha um sistema onde não deixa passar uma X percentagem de energia para poderes movimentar-te para a tua residência…

  3. Ferreira says:

    Tema há muito debatido na literatura técnica…

  4. JOSE FRANCISCO BOLETA LAPAO says:

    Claro que têm esse sistema de só utilizar X% da bateria, para garantia tanto a integridade da bateria, como a energia necessária para a volta a casa ou ir para o trabalho.
    Quando eu falo que seria uma optima PowerBank para casa claro que para já e nos moldes em que os carregamentos funcionam não serve de nada ter o V2H, V2H, ou o V2L, mas é certos casos é, tenho um familiar que têm um Nissan Leaf que têm V2G, e na empresa onde trabalha esta oferece o carregamento pois têm o telhado “forrado” a painéis solares e têm excesso de produção a grande maioria do ano, e ao invés de injetar esse excedente na rede (que iria estabilizar a rede é verdade) prefere que os colaboradores/clientes possam carregar o carro gratis, ora ele carrega literalmente o carro todos os dias, e depois usa essa energia para alimentar a casa a noite, como de dia não há ninguém em casa, o sistema fotovoltaico cobre 90% da energia, a noite usa a bateria do leaf para abastecer a casa o carro têm cerca de 100000km, 9 anos de idade e uma degradação na bateria na ordem dos 4,5% ou seja apesar dos primeiros leafs a bateria ter imensos problemas, parece que este a bateria já não apresenta esse tipo de problemas.
    O sistema funcionaria sim se o estado/privados cobrisse todos os telhados deste país com sistemas fotovoltaicos para alimentar a casa e todo o excedente seria canalizados para os veículos V2G/V2H/V2L, seria contabilizada essa energia inserida na bateria, que depois quando fosse injetada na rede seria descontada. Exemplo injeta 40kWh na bateria durante o mês X, e devolveu a rede (quere seja na sua própria casa como para a rede em geral) 35kWh ou seja teria de pagar 5kWh, mas se devolvesse mais que o que recebeu ficaria com credito. Desta forma toda a produção em excesso que se perde na rede seira sempre armazenada e posteriormente aproveitada.
    Se o meu VE tivesse V2G/V2H/V2L iria aproveitar isso, pois como o meu familiar a minha empresa também me deixa carregar o meu carro de forma gratuita, só não posso aproveitar essa energia para alimentar a minha casa. É que o meu carro passa 9h parado no estacionamento da empresa chega e sobra para carregar a bateria de 45kWh dos 20% aos 80% a 3,7kWh (uma tomada normal de 10A) e não gasto 27,6 kWh (os ditos 60%decarga) numa noite. Se tiver uma média de 0,650Wh de consumo medindo das 18h as 7h do outro dia são 13h ou seja 8,45kWh 18% da bateria.
    No meu caso e se o meu tivesse os sistema V2G, V2H, V2L usaria de certeza.

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