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China estabelece um novo recorde para a velocidade de um comboio: 453 km/h

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. cavaco says:

    e os portugas,que veem constantemente comunist4s em baixo da cama,nao passam de uns reles ranhosos que alimentam toda uma corja de vagabundos e l4droes da pior especie que durante decadas teem desgovernado o pais.

    • mamba says:

      A ironia deste comentário é que a China é tudo menos comunista. Só no nome, mesmo..

      É como a Coreia do Norte: Democratic People’s Republic of Korea (DPRK). Deve ser democrática, deve..

      • Jose says:

        Se não é comunista parece, visto que o Estado pertence ao partido comunista e não à nação! Nem sequer o exército é nacional, mas sim do partido. Depois, é uma ditadura regida duramente pelo partido, que para sair do marasmo de décadas, cedeu à economia de mercado – o seu grande inimigo – para fazer dinheiro e poder crescer. O que vamos é ver até onde.

  2. inventa says:

    Os tugas e a UE podem fazer muito mas muito melhor. Grosso modo, o tgv actual tem cerca de 50 toneladas por eixo. Mas se for feito um mini-tgv, da largura e altura de um automóvel, devem ser cerca de 1 tonelada por eixo. Mesmo se fossem 10x menos, 5 toneladas, tudo ficaria mais simples económico e útil. Seria mais pequeno em tamanho e peso mas poderia atingir as mesmas e maiores velocidades. Mais pequeno, mais linhas, mais estações, mais horários, mais económico! O actual tamanho ainda vem das máquinas a vapor, o que fazia sentido, mas hoje a tecnologia permite fazer mais pequeno e melhor.

  3. Grunho says:

    E os imperialistas nem TGV têm. Nem sabem o que isso é. E há países, incluindo europeus, que insistem em ser lacaios deles. Francamente.

    • Jose says:

      O meu caro comuna nunca percebeu que os norte-americanos preferem o avião ou o automóvel? Não se trata de não ter a tecnologia, têm-na, o que não têm é grande interesse num país que desde o advento do avião preferiu de longe esse meio para se deslocarem usando o automóvel para as deslocações regionais! Já viajou pela Estrada 66? Olhe que vale bem a pena, é uma aventura memorável. No fim regressa de avião, mas se quiser pode também vir de comboio, pois os trens são muito agradáveis e bem equipados, preferindo nesse caso a comodidade à velocidade extrema, que por sinal também existe, mas lá está quando se tem a maior rede de aeroportos do Mundo e viagens a baixo preço, usam o avião que tempo é dinheiro! Já agora: quer a Europa l, quer o Japão já atingiram velocidades superiores, com uma vantagem: não copiaram nem roubaram nada a ninguém!

  4. Jose says:

    Falta referir que a maior parte da tecnologia 0ertence a outrém, nomeadamente a maglev ingenuamente (ou pateticamente como tem sido habitual) cedida pelos alemães! O mesmo se passou com o avião comercial cujos planos são os dos Airbus! E podemos estar o dia todo a exemplificar como os chineses de um dia para o outro e sem investir conseguem estas tecnologias! Há no artigo um disparate: a comparação do território chinês com o japonês! Já viram as diferenças? É natural que investindo em força nesta área possa apresentar maior rede, o tamanho do país possibilita isso. Além disso, o Japão não ocupa territórios de outra a nações, a China sim.

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