Chegou ao estacionamento e tinha o carro danificado? Saiba o que fazer…
Infelizmente há situações a que não assistimos e depois torna-se difícil encontrar um culpado. Quantos de nós já não "chegámos ao pé do carro" e notámos que o mesmo estava riscado ou danificado? Saiba o que fazer...
Carro riscado e não sabe quem foi? Saiba o que fazer...
Deixou o seu carro estacionado num parque de estacionamento e quando chegou o mesmo estava danificado? Face a tal cenário, o mais normal é ficar extremamente chateado e, se calhar, até chamar as autoridades policiais ao local.
E é isso que deve mesmo fazer. Primeiro, não mexa no carro e tire algumas fotografias que mostrem evidências das zonas danificadas. Em seguida chame as autoridades policiais para fazerem a participação do sinistro e posteriormente usar esse registo para entregar à companhia de seguros.
Até que cheguem as autoridades policiais, procure algumas testemunhas. Registe, se possível, o nome, cartão de cidadão e o número de telemóvel e tente perceber se a testemunha viu algo anormal.
Se o carro estiver estacionado num parque publico e houver câmaras de vigilância as autoridades podem recorrer a esses conteúdos. Se, por outro lado, for num parque privado, de acordo com o Artigo 167.º do Código de Processo Penal...
as reproduções fotográficas, cinematográficas, fonográficas ou por meio de processo electrónico e, de um modo geral, quaisquer reproduções mecânicas só valem como prova dos factos ou coisas reproduzidas se não forem ilícitas, nos termos da lei penal.
Esses registos podem ser solicitados pela via judicial. Depois dos passos anteriores, caso faça sentido, contacte o seu seguro para ver se cobrem os danos. Caso não concorde com a decisão do seguro, pode sempre recorrer ao Centro Nacional de Informação Arbitragem de Conflitos de Consumo.
Este artigo tem mais de um ano
Quanto tempo deverá a companhia de seguros a avaliar a situação?
Há uns tempos atrás partiram-me o retrovisor esquerdo quando o carro estava estacionado numa rua até bem larga. Só vi quando cheguei ao veículo ao fim da tarde. Impossível ter testemunhas ou evidências do que quer que fosse.
“chame as autoridades policiais”
E ninguém vai aparecer, como é óbvio!!!
Vão logo dizer que tem de ligar para o seguro!!!
E o seguro e bem diz que não cobre actos de vandalismo e diz que não pode fazer nada e bem!!!
Câmeras de vigilância hahahah se a polícia aparecer já é uma sorte.
Vocês vivem em que mundo???
A polícia trabalhar?? Onde ?? Em Portugal???
De todas as vezes que contactei a polícia sobre problemas com carros foi um desastre.
Ex: rotunda do marquês acidente, bateram me por trás, a gaja não queria assumir a culpa depois vem metade da família etc etc.
Ligamos para a polícia, resposta há feridos ?? Não, entao preencham a declaração amigável que nós não temos ninguém disponível para ir.
Boca, mesmo a insistir, sempre a darem para trás.
Ex2: limpeza das estradas saltou uma pedra e amolgou um bocadinho da porta do pendura, a porta da polícia de nem Martins, disseram que não podiam fazer nada para contactar o seguro e a câmera municipal.
Óbvio que o seguro mandou dar uma volta, porque só tenho danos contra terceiros, e a câmera pediu logo o auto da polícia, conclusão voltar para trás e ir a polícia, mal entendidos e por sorte tinha tirado o nome dos policiais que nos tinham atendido se não… Já estavam a dizer que não podiam fazer nada que já tinha tirado o carro do sítio e que já tinham passado horas.
Ex3: carro de um amigo, tinha sido rebocado, não sabíamos porque até estava num sítio pouco ou nada movimentado.
Não sabemos do carro estava na zona X, haa não podemos fazer nada.
O meu amigo já ia para se ir embora e eu pergunto, então e se foi roubado?? Também não podem ir a procura?? Tenho de ser eu a investigar??
Passado 2h deram uma lista de número a ligar para saber se tinham sido rebocado.
Óbvio que a polícia é para inglês ver…
não se diz ‘policiais’. Diz-se agentes
Não se começam as frase com letra minúscula e as mesmas terminam com pontos finais.
Não se utilizam artigos definidos no plural respeitantes a um substantivo no singular.
Carlos, respondendo a tua pergunta.
Caso tenhas seguro contra todos os riscos basta comunicar ao seguro logo, eles depois iram dizer o que tens de fazer.
Caso contrário se tiveres só contra terceiros nem vale a pena ligares para o seguro, que eles não se vão responsabilizar.
A tua única solução nesse caso é a polícia e nesses casos é muito chato tens de apertar com eles, mas 99.99 das vezes não vai dar em nada, por isso.. vais ficar na mesma.
Mas liga para a polícia eles têm de trabalhar!!!
Vais ter uma experiência inesquecível.
A tudo isto é uma teoria excelente mas na realidade:
– a maioria das gravações não são aceites em especial as que têm boa qualidade como dashcam ou câmaras do tesla para que se veja a pessoa
– se o teu seguro cobre esses danos, tem que assumir. Mas tendo franquia talvez não chegue. Se não estiver incluído no seguro, não cobre. Atenção que há seguros que não cobrem se for provocado por outros mas sim o dono. Então dizes que foste tu…
A minha experiência com os seguros da tranquilidade e alguma mais das tradicionais é horrível: demorados e comportamento muito duvidoso obrigando a oficina a limitar o arranjo, não me queriam dar carro de substituição apesar de estar incluído… bem, daria para um filme.
Daí que duma próxima vez vou avaliar outras companhias.
Boas, por falar em seguradoras, alguma sugestão?
Já sei o que anda no mercado, mas queria saber uma “segunda” opinião.
Sempre foi cliente da mundial e migrei para fidelidade quando compraram a mundial, nunca tive problemas, para quem não gosta de se chatear contrate um bom agente de seguros, eu ligo para o meu agente e ele gere toda a comunicação com a seguradora tendo o meu melhor interesse em consideração, até hoje tudo impec.
Faço igual com seguros multiriscos, recheio, saúde e vida.
Obrigado Peopleware por mais um conteúdo digno de Serviço Público. Parabéns!
Será relevante também informar as pessoas que caso não tenha provas do autor dos factos e o seu seguro for “contra terceiros” irá ficar com o prejuízo sem forma de ser ressarcido
Óbvio é danos contra terceiros, até o próprio nome diz isso, não há margem pra engano.
Mas os que tem seguros contra danos pessoais, depois também pensem na franquia, nos agravamentos etc.
A seguradora nunca fica a perder é tipo o casino
Ao fim de 10 anos irá receber um email da seguradora dizendo que o seu caso será arquivado
Espere sentado para não ficar com varizes.
A seguradora não vai investigar o paradeiro do gajo que danificou o carro descansa.
O ministério público é que vai te enviar uma carta a dizer que foi arquivado o. Caso.
Já tive uma situação dessas em Lisboa.
Felizmente alguém viu, tirou a matrícula e deixou no café ao lado, o Sr do café depois deixou um papel para eu passar no café… (nunca soube quem foi a alma caridosa que fez isso, mas só tenho a agradecer).
Após ligar para vários locais fui informado que deveria apresentar queixa numa esquadra que fica perto do Saldanha (lá é que tratavam destes processos), fui lá pessoalmente e fui informado que podia usar o carro à vontade que eles não precisavam de ir ao local ver (eu já tinha tirado algumas fotos).
Lá na esquadra disseram que eu devia tratar com a minha seguradora de fazer uma participação com a matrícula que tinha e depois a minha seguradora enviaria à outra seguradora.
Caso a outra seguradora recusasse assumir os danos então depois eu devia-me dirigir a outro local que já lá estaria o processo em andamento que eles mesmo abriram ali na hora.
Caso a outra seguradora aceitasse não teria de fazer mais nada.
Felizmente a outra seguradora aceitou de imediato e pagou os danos, que na altura foram perto de 800€, isto num carro que na altura já devia ter uns 10 anos… através da minha seguradora soube que o outro individuo já tinha tido mais 3 participações naquele ano (não sei se iguais ou não).
Adoro estas notícias do “saiba o que fazer”! Até vos tenho em bastante consideração e leio vários dos vossos artigos, agora neste caso (e por experiência infelizmente própria em mais de 3 ocasiões e consultando o gestor dos meus seguro bem como advogados) posso garantir que isto é absolutamente falso. Caso prático, liguem (oxalá não porque não desejo que vos ocorra o que me aconteceu) para a polícia e irão ver a resposta! “Vá á Alta de Lisboa á divisão de trânsito fazer participação que nós não podemos fazer nada, preencha o relatório e olhe, isso não dá em nada… Quer o relatório? Então são 20 e tal euros por página!” Resultado? Sim, se tiver seguro contra todos irá eventualmente depois de mil e uma burocracias obter finalmente uma resposta, se só tiver contra terceiros, então faz como eu que paguei 2500€ por um ******** que me partiu toda a lateral do carro, desde para-choques a suspensão, triângulo, farol, chapa toda dobrada… Enfim…. Noutro carro e com vídeo vigilância na rua que captou tudo e com seguro contra todos… Adivinhem quem é que no final do ano tinha o seguro agravado?! Que não vos aconteça é o que desejo!
No texto é o que está no papel/lei, nos comentarios é a realidade. Portugal é mesmo assim em grande parte dos aspectos. Temos boas leis e direitos, mas más execuções. Somos perfeitos, na fotografia…para inglês ver.
Texto é uma linha de orientação. Todos sabemos que há situações e situações.
Com isso tudo quer dizer, levar ao fundo garantia automóvel a ver se eles mandem o carro a oficina a fim de reparar. Todos descontamos para o fundo garantia automóvel no prêmio do seguro
Kush, que lhe sirva de exemplo o meu testemunho. Não acha que tentei precisamente isso? Adivinhe qual a resposta! Já lá vão 5 anos, e ainda aguardo mesmo tendo metido o pedido através de um advogado amigo e em conjunto com o meu gestor de seguros. Fogo de vista como se costuma dizer, e isso, já agora também se aplica (completamente fora de tópico mas que é relevante) ao fundo caso haja um terramoto. Se eu tenho (e bem pago!) a apólice com inclusão de catástrofes sísmicas em ambas as casas que tenho? Sim tenho… Sabe o que me diz o meu gestor de seguros? Pois e tal, é complicado, mas convém ter!! Então mas se isto tudo abanar e partir me tudo? Pois e tal, o fundo e tal… Pois Kush, os fundos são muito bonitos… Mas normalmente são quando nós em que nos encontramos no “fundo” e ainda mais “fundo” ficamos!
Experiência própria, se não existem testemunhas nem provas de quem tenha sido, mais vale esquecerem. Já me aconteceu no estacionamento à porta do prédio em frente a um jardim, de manhã vou a sair e tenho uma pedra, bem grande até, em frente ao para-choques do carro e o capô amassado e o para-choques meio partido, que de alguma maneira essa pedra foi deixada cair em cima do carro. Como a relva do jardim estava cortada de fresco, assumi logo que tivesse sido da empresa que corta a relva nos jardins públicos aqui da zona, chamei a polícia, vieram sem grande problema, e logo me disseram: “Se não tem testemunhas, nem provas, nem seguro contra todos, pode apresentar queixa, vai pagar pelo relatório, e no final não vai dar em nada e só vai perder tempo. Por experiência aconselho-o a guardar o dinheiro do relatório da policia e poupar as dores de cabeça que no final vai sobrar na mesma para si para pagar nestes casos.” E eu só me restou dizer, obrigado e até uma próxima.
Basicamente sem provas, nem seguro contra todos, duvido que consigam alguma coisa.
Aconteceu a mesma coisa comigo. Fui verificar a minha viatura e tinha um imbecil estacionado literalmente colado ao meu fazendo uma dobra na frente do carro (que na altura era novo).
Polícia. mais de 30 minutos a espera e com 3 patrulhas a passar por mim durante esse tempo.
No final, foi mesmo essa expressão. tem a certeza que quer fazer relatório? Migo, vai pagar 50€ por isto quando pode dar 20€ euros por uma matrícula nova.
Simplesmente horrivel.
Ainda ontem tive um idiota que mandou com a porta dele no meu carro, eu vi porque estava dentro do carro! Após 10 segundos a olhar para o gajo e ele todo encaralhado a tentar perceber o que fez vira se para mim e diz que não bateu! Á minha frente a mentir me!
Se chama se a polícia por um risco ainda me chamavam de racista!