ChatGPT chega aos carros. Saiba qual é a marca…
A inteligência artificial está a começar a fazer parte também do segmento automóvel. De acordo com as informações recentes, há agora uma marca que vai passar a ter IA generativa no sistema de entretenimento dos seus veículos. Saiba qual é a marca.
O tema pode ser surpreendente para alguns, mas ao ritmo que a adoção da IA tem acontecido nada é surpreendente. A DS Automobiles vai avançar para a integração do ChatGPT nos seus veículos, uma novidade que aparecerá na Europa.
Segundo a informação, o serviço de inteligência artificial irá proporcionar uma "experiência de conversação" com o veículo, melhorando certamente as viagens dos condutores. Este novo sistema estará Disponível para 20.000 proprietários de modelos DS selecionados, sendo que a sua ativação é instantânea e remota. O sistema terá uma variedade de funções via reconhecimento de fala, e será até mesmo capaz de criar quizzes ou histórias infantis.
Para que os condutores ativem o sistema basta que falem OK Iris ou carregando no botão localizado no volante. Este piloto para apenas 20 mil proprietários servirá para avaliar o sistema. O sistema estará disponível gratuitamente durante 6 meses.
Este novo recurso estará disponível inicialmente na França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Itália.
O GPT (Generative Pre-training Transformer) é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que foi treinado com grandes volumes de dados de texto da internet, recorrendo à Inteligência Artificial
Este modelo é capaz de gerar texto escrito em diferentes estilos e idiomas e pode ser usado várias finalidades, como, por exemplo, a tradução automática, resumo automático, escrita assistida e geração de histórias (até mesmo escrita de trabalho e teses). O modelo original, designado de GPT-1, foi lançado em 2018 e desde então, várias versões melhoradas foram lançadas, como o GPT-2 e o GPT-3, que são ainda mais avançadas em termos de capacidade de geração de texto e compreensão do idioma.
Inicio dos Transformers 😀
Já não basta as pessoas usarem telemóvel enquanto estão a conduzir, eis que agora há mais uma distração.
O ChatGPT pode ser pré-treinado para áreas e funções específicas. Suponho que seja um módulo especializado que a DS queira instalar. É que isto de criar a sua própria IA sai extremamente caro, é melhor usar/adaptar o que já existe.
Faz parte da lei que o condutor não se pode distrair com o telemóvel. Os restantes passageiros podem usar o telemóvel à vontade. Se vamos inibir a tecnologia por causa daqueles que não respeitam a lei, então se calhar deviamos voltar ao tempo das carroças que é mais seguro.
Mais acidentes.
Já vem tarde o K.I.T.T … Knight Rider já tinha isto à bué :).
Agora se viesse com uma versão melhorada do Turbo Boost é que era.
Sim, já tinha lido num outro blog que fica aberto até quase ser dia…