PplWare Mobile

CEO da Stellantis apoia a proibição da venda de novos carros térmicos em 2035

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mr. Y says:

    Aqui temos o contraponto do artigo da Toyota 🙂

  2. AlexS says:

    Portanto apoia tirania.

    • Mr. Y says:

      Não sabia que o Putin também é a favor dos VE

    • Fernando says:

      Nem por isso.
      Quando se vé marcas como a Volvo a abandonar totalmente os motores a combustão, acho que querer mante-los até 2035, é uma boa proposta.
      Será tempo mais do que suficiente para que sejam desenvolvidas novas baterias com outro tipo de capacidade, mais leves e sem as limitações das que existem hoje em dia.

  3. JL says:

    Engraçado como mudou de opinião tão depressa. LOL

    • Antonio+Vasco says:

      O segredo está no fim, “mais apoios para tornar os carros acessiveis…” Para quem , para quem, adivinhem lá?

      • Paulo says:

        Sim, porque como o exemplo da alemanha demonstrou, cortar nos subsidios fez aumentar os preços dos veículos electricos… A verdade é que enquanto o sector auto não acordar na standardização de um sistema de baterias modulares universal que sejam facilmente intermutaveis numa area de serviço em menos de 20 minutos e abrirem esse mercado a todos os players de modo a fomentar a inovação e a concorrencia com estes preços, só mesmo forçando o consumidor mediano a endividar-se fortemente para comprar caro e subsidiado que é, no fundo o que eles querem… Concorrência é muito bonita, mas se todos puderem evitá-la fazem-no sem pensar duas vezes… Mas como diz o outro, lobby que custa centenas de milhões ao ano, é investimento que tem que ter retorno…

        • JL says:

          Não, por acaso fez diminuir.

          Há marcas que apostaram nessa vertente, e duvido que algum dia consigam standarização, além disso é um entrave à inovação.

          Curiosamente o que estão a fazer é fugir de um lobby que já todos estamos fartos.

          • Paulo says:

            Bem, parece que ninguém percebeu que estava a usar de ironia… Qd em Dezembro o Governo alemão cortou os subsidios de ajuda à compra de VE, a procura desceu a tal ponto que as marcas não tiveram outra opção senão baixar – e muito – os preços, o que prova que eles estão a trabalhar com margens de lucro consideráveis. Pode-se argumentar que como ainda estão em fase de transição, as coisas são inerentemente mais caras e é verdade. Mas vender modelos de gama de entrada ou media baixa a preços a rondar os 40k + na minha optica e a de muita gente, é estratégia que conta com a atribuição de subsidios à aquisição de forma a poderem manter os preços artificialmente altos… E ainda estariam altos se o estado alemão não tivesse acabado ou pausado esses subsidios.
            Entrada de novos players num mercado com um tipo de bateria standardizada é um entrave porquê (estou-me a referir a especicações tecnicas comuns, como voltagens, conexões, sistema de segurança,, etc, não a tecnologia em si que pode ser de iões de lito ou outra qualquer)…

          • JL says:

            Portanto fez diminuir os preços…

          • paulo says:

            Tem uma forma de interpretar os factos muito, como é que hei-de dizê-lo, um bocadinho pro enviezado… Naõ sei se está ligado à industria de alguma maneira…
            Talvez este artigo o ajude a desenviezar…
            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/scratched-ev-battery-your-insurer-may-have-junk-whole-car-2023-03-20/

          • JL says:

            Quem está a enveizar é o Paulo, primeiro vem com um assunto, depois diz que é ironia, agora vai buscar outro assunto que nada tem a ver.

          • JL says:

            E não, não estou ligado a essa indústria.

          • Paulo says:

            Precisa de melhorar muito as suas capacidades de tentar virar o bico ao prego… Espero que não seja advogado… Ou está mesmo a contar que quem lê estes comentários seja assim pro básico a ponto de não entender o que está escrito…

          • JL says:

            Virar como ? Não fui eu que iniciei um assunto e depois desculpo-me que é ironia…

        • Antonio+Vasco says:

          20 mn? Já há quem faça em 5minutos, mas não resulta, se tens uma bateria pequena, mais leve e facil de trocar, tens que ir muitas vezes á oficina trocar, se for grande, é pesada e mais dificil de trocar, depois a bateria nunca é tua , logo ficas na mão do fornecedor para impor o seu preço, e para perder meia hora que seja a procurar a oficina, mais vale carregar num dos milhares de carregadores que existem e vão existir mais

        • Victor+von+Frankenstein says:

          Têm noção do que diz? Ou não tomou a medicação?

        • Francisco Rocha says:

          Essa cena das baterias que se trocam e mais uma falácia (retrocesso civilizacional)
          A era das botijas de gás deu lugar ao gás canalizado
          Alguém acha mesmo e de forma honesta que vamos regredir a aquele ponto em que temos de andar a trocar pilhas no carro que pesam bastante correndo o risco de ter um acidente no processo e sair da tarefa magoado?
          Eu não acho mesmo …

          • Paulo says:

            A tecnologia actual das baterias de iões de litio atingiu uma densidade aproximada de +- 250 a 300Wh por kg. Um módulo de 2.5 kwh ocuparia um volume aproximado de 3l. Atenção estou a fazer estas contas de cabeça. Mas se a memoria não me falha os numeros não devem estar muito errados.E se estiverem errados corrijam-me. Qualquer carro tem na frente ou na traseira espaço para acolher um sistema de acoplamento que podia ser dimensionado de acordo com o seu tamanho para acolher varios desses módulos e que poderiam ser trocados numa area de serviço por maquinaria apropriada. O tradeoff é que as marcas teriam que fazer certos compromissos em termos design que aliás, já fazem com os motores de combustão interna… Mas até isso acabaria por ser uma vantagem, visto que um dos grandes problemas destes veículos electricos com bateria embutida no chassis é que acaba por se tornar extremamente caro proceder à reparação ou substituição da mesma ao ponto de quando há acidente em que a bateria é afectada, as seguradoras dão-no como perda total, o que ironia das ironias, acaba por se tornar mais insustentável tanto económica como ambientalmente do que um carro de CI… Não foi à toa que a hertz abdicou da sua frota de carros electricos…

          • Paulo says:

            Só uma correcção quanto ao volume de uma celula de 2.5kwh. Fiz mal a conta. Está mais proximo dos 5 litros de volume…

          • JL says:

            Fez mal a conta, o volume por litro ronda os 500 wh, por kilo ronda os 250 wh.

            Não existem veículos com a bateria embutida no chassi, todas elas são facilmente extraíveis do carro de forma simples, o problema das seguradoras é que ainda não há técnicos formados para o efeito.

        • Fred says:

          Se repararmos bem podemos verificar que a standardização dos combustíveis foi um “tremendo travão” à inovação de motores…

        • Paulo says:

          “Sim, porque como o exemplo da alemanha demonstrou, cortar nos subsidios fez aumentar os preços dos veículos electricos…”
          Então acha mesmo que depois do meu discurso todo esta afirmação não é ironia ou sarcasmo se preferir? E aponte lá nos meus comentários onde é que estou a mudar de assunto…

          • JL says:

            Não é verdade que os preços aumentaram. eles até baixaram, porque os fabricantes diminuíram os preços para compensar o fim dos incentivos.

            Não entendo

  4. yaye says:

    podem chamar-lhe o que quiserem, mas isto é ditadura

  5. Pedro says:

    Ainda sei o que fizeste nestes motores passados…

  6. Infinity says:

    Vai ser bom para o mercado dos usados

  7. Nirelle says:

    Acho que acabar com os carros térmicos é um grande tiro no pé. Com os preços de eletricidade a subir e com os preços dos combustíveis a descer vai ser muito difícil mudarem para os VE. Atualmente compensa ter um térmico do que um VE.

    • Antonio+Vasco says:

      Como? Compensa? De que forma? Sabe que faz 100km por 2 a 3€? E praticamente não há manutenção? E o gasto de travões é minima 150,000a200,000 km ? E quanto gasta em combustível?

      • Fernando says:

        Não podemos fazer contas só com o que se poupa na utilizaçãoi.
        Contabilizando o custo do carro o que se poupa na utilização e o valor da futura retoma tenho sérias dúvidas que neste momento um VE seja mais vantajoso do que um diesel.
        Enquanto não tivermos conjuntos de baterias a rondar os 5000€ não há eletrico que seja vantajoso, mas infelizmente o meu proximo carro terá de ser eletrico, porque a oferta diesel está a acabar.

        • JL says:

          Temos de ter baterias a 5000 euros para quê?

          Até porque já temos.

        • Antonio+Vasco says:

          Não tenha, vai ver que fica a ganhar ,e muito. Mas compre baterias LFP , são as únicas com uma vida útil estimada de 1000000 de km e não ardem, são seguras. O valor de retoma será sempre mais alto que as outras , de litio

      • Luís+Costa says:

        Fazes 100km por 2€ onde seu mentiroso? Eu também se tiver paineis em casa consigo isso, aliás até tenho, mas se for carregar fora de casa num tempo consideravelmente razoavel que não seja ficar 1 dia a espera de carregar diz me lá onde pagas 2€?

        • Mr. Y says:

          Chamar as pessoas de mentirosas é muito exagerado. Segundo um artigo aqui do Pplware é bem possível ser à volta desses preços

          https://pplware.sapo.pt/motores/quanto-custa-percorrer-100-km-com-um-veiculo-100-eletrico-saiba-a-resposta/

        • Gonçalo says:

          Olha boa se fores ao posto mais caro do país claro que fica mais caro, mas carregando em casa facilmente consigo 2/3€ por 100km eu atualmente faço 40 para o trabalho todos os dias portanto 880km por mês e pago 22€ de eletricidade para carregar o carro sem painéis o que me dá 2,5€ por 100km

        • Antonio+Vasco says:

          Em todos os carregadores que não sejam Yonity ou Tesla, mas atenção ao cartão que usa, aí é que está a diferença, procure um que seja barato, nos nacionais são todos caros (pelo menos os que conheço), mas há estrangeiros muito baratos, em janeiro carreguei a 7c, ainda não recebi a fatura de fevereiro

        • JL says:

          Eu até faço por 1.5 euros, tenho o kWh a 0.08 já com IVA.

          Isto sem contar com os painéis, já que com esses nem a 15 cêntimos por 100 kms chega, isto porque 90% da energia que gasto vêem deles.

          Precisa de 1 dia para quê? Que carro tem e que capacidade de carga tem ?

        • Antonio+Vasco says:

          Está a pensar comprar um série 7 BMW? E está preocupada com o gasto em electricidade? Lol.
          Porquê se fundamenta num vídeo da Austrália, de que não sabe custos , e não segue as dezenas de comentários de Portugal? Vive na Austrália? É que aqui a realidade é muito diferente

        • JL says:

          Afinal são mais baratos.

          Mas.esperamos pelos combustíveis alternativos, depois vamos ver quem paga mais.

        • Toni da Adega says:

          já sabido que para quem tem necessidade de fazer 1000km diariamente sem parar poderá não ser a melhor opcão.
          Mas para a pequena minoria do pessoal que faz até 100km ou até 200km por dia serve perfeitamente

    • JL says:

      Mas os termicos não vão acabar, só vão acabar os que consomem combustíveis fósseis.

      Curioso, porque todos os que apoiam a ideia de não acabar com eles, até a Europa, se baseiam em soluções que só usam electricidade, será que até esses estão errados ? Ainda mais quando apontam para o contrário, descida muito acentuada da electricidade.

    • Rui says:

      Porra diz me a que bomba é que tu vais que os combustíveis estão a baixar é que na minha zona baixam 1 semana aumentam 3, e compensa ter um térmico ?? ou não sabes fazer contas ou não fazes a mínima ideia do que estás a falar

      • Nirelle says:

        Exemplo:
        Trabalhas no Porto mas vives em Lisboa ou vice-versa. Vais usar a estrada que leva 7 horas ou vais usar a auto-estrada? A auto-estrada certamente se usares um VE vais ter de parar pelo 1 vez para carregar pois em auto-estrada o VE gasta mais energia. Quando chegares lá terás 7% de bateria, ou seja terás de encontrar um posto de carregamento com apenas esses 7%. Quando digo 7% estou a ser generoso, mais provável é teres 3%.
        Custos: 14,06 (sem wallbox) + €50,56 (carregamento rápido em DC) = € 64,62 por dia. Numa semana de trabalho gastas mais de € 310 só em carregamento.

        AINDA ACHAS QUE COMPENSA?

        • JL says:

          Ui, tantos ve que fazem Lisboa Porto sem carregar….

          O ve não gasta mais energia em AE, gasta onde tem de gastar, no entanto gasta 4 vezes menos que um a combustão.

          Gasta esse valor em que carregador e que CEME ?

          • Yamahia says:

            Em q CEME? Em todos @JL
            Ainda há dias lhe fiz um desenho.

          • JL says:

            Mas os desenhos são para crianças, não para adultos, e como sabe os seus desenhos têm sempre contas erradas.

          • Yamahia says:

            Erradas onde? Só porque v/excia quer. A realidade é dura, eu sei.

          • JL says:

            Onde ? onde as meteu, tanto que até esconde as fontes.

            Sim, a realidade é dura, por isso é que você a tenta enviesar.

          • JL says:

            À mostra ? então e quando faz contas ao combustível não escolhe o mais caro ?

          • JL says:

            A sério que ainda anda a fazer campanha com preços de 2022 ?

          • Yamahia says:

            Os preços são de Março de 2024. Mais actuais é impossível.
            Mais caros tb nao.
            Pouco depois o carrosEV pagou mais cao no P.Doce.
            E uns dias antes o MeuTesla arrotou .14€/km tb mais caro q qq dos exemplos anteriores.
            Aqui o problema foi o valor da factura q chegou ter um valor superior ao simulador Miio. Um gajo pensa que vai gastar 10, mas no fim paga 20.
            Muito o obscuro este negócio.

          • JL says:

            Ah ok, só os sintéticos e hidrogénio é que vão ser baratinhos, isto porque curiosamente tencionam produzi-los com, imagine só, ELECTRICIDADE…..LOOOOL

            Qual gajo ? você ? não me admirava que agora também fosse inventar uma fatura, isto atenção, PARA QUEM NÃO TEM CONTRA VE’s….

          • Yamahia says:

            Vc tem conhecimento disso td. Simplesmente anda num estado de negação evidente. Pode precisar de ajuda, veja lá isso…

          • JL says:

            Ah só é negação quando se trata daquilo que voce defende ? Quando se trata daquilo que os outros usam já não é negação ? Se eu preciso, então você!!!! Isto para quem diz, volto a repetir, que não tem nada contra VE’s.

            Mas diga lá o que disse errado ? Esses combustíveis são baratos onde ? A intenção não é usar electricidade para os produzir ?

            Então porque o hidrogénio na bomba está cada vez mais caro ? Já lhe mostrei recibos e fotos….

          • JL says:

            Ah, já agora, quando não tenho conhecimento fico calado, não me meto a falar só porque sim.

          • Yamahia says:

            Estávamos a analisar o custo de utilização BEV vs Elektro.

            Não mude de assunto.

          • JL says:

            BEV ou eléctrico é a mesma coisa.

          • Yamahia says:

            *
            Digo BEV vs ICE.

          • JL says:

            Como quer analisar se não posta os custos verdadeiros ?

          • Yamahia says:

            O que quer mais verdadeiro que os preços tabelados para cada opção?
            E se há preços que poderiam ser melhores são os do gasóleo, pois aqui Loures é dos mais caros do pais, a par de Lisboa. Se for para Cascais ou Sesimbra encontra fácil gasoleo 6 cents mais barato.
            Pelo contrario , como já vimos, o condutor elektro foi ao Pingo Doce naquela que o kWh era o mais barato de todos e pagou mais caro do q qq das opções listadas nos preçários que aí deixei.

            Diga lá então. Concretamente de que se queixa?

          • JL says:

            Não há preços tabelados.

            Ao que parece por aí também têm os carregadores mais caros.

            Errado, não era mais caro que todos, era mais caro que o continente, foi essa a intenção do utilizador.

            Eu não me queixo de nada, nem sequer os uso, tal como não me queixo do preço dos combustíveis, porque também não uso.

            Só sei que electricidade está quase de borla para quem sabe comprar e para mim que já rentabilizei o investimento anterior, já investi em mais painéis.

          • JL says:

            Então ? Os condutores de eléctricos usam lambos para andar devagar ?

            E o yamahia tem mentalidade de condutor de Punto, pensa e sonha que anda depressa, mas na verdade andam só a empatar o trânsito. Looool

        • Antonio+Vasco says:

          Mão devem ser muitas as pessoas que moram no Porto e trabalham em Lisboa,em combustível e portagens gastavam uma 180€/dia e 8h a conduzir, é uma hipótese absurda que não interessa para nada.
          Por outro lado, os seus valores são tão irreais que demonstra que não tem nenhum vE nem sabe do que fala.
          Mesmo que tenha um carro de 100kw, que faz porto lisboa directo e a brincar, carregado em casa fica por 16€ (3,5€ aos 100), carregado a até 100kw de potencia pode ficar por de 8 a 30€, depende do provedor e cartao, na Tesla fica por 26€, mas na Ionity pode ficar por 70€, só carrega lá quem quer.
          Mas minha mão ficava ida e volta por 24€, e faço isso todos os meses pelo menos 1vez

          • Yamahia says:

            “…e 8h a conduzir, é uma hipótese absurda”
            Gasta se for num elektro.
            Num térmico só gasta 4.

          • Antonio+Vasco says:

            Não diga? Porto Lisboa, ida e volta em 4horas? Em Porche Carrera? Ou Ferrari? Lool

          • Yamahia says:

            Basta um Punto GT. Cheguei a fazer 1:20H, 2ª circular -Carvalhos.
            Hoje qq carro faz isso ou menos, o problema é as multas. Mas se colar nos 150 ng o vai multar por causa disso e tem as 2horas feitas.

          • JL says:

            LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL

          • Antonio+Vasco says:

            Conte me histórias da carochinha que eu acredito, lool.

          • Yamahia says:

            Que foi agora?

          • Yamahia says:

            Então não respondem?
            Como é que conseguem gastar 4horas Lis-Opo num térmico?

          • JL says:

            Nem gastam 4 horas nem você gasta 1:20 a fazer o que disse, portanto não à nada a dizer.

          • Yamahia says:

            Se não gasta 4 horas pq disse que gastava? É isso que gasta num elektro? Não me admira pelo que se vai vendo!
            Para fazer 1:20 até aos Carvalhos, basta colar nos 200 e ainda pode levar com os abéculas que há do Pombal para cima que mal sentiam que iam ser ultrapassados, saltavam para a faixa da esquerda. Hoje manter essas velocidades constantes iria sair caro. Mas a 150 (2 horas até ao Porto), pode fazer que não vai ter grandes problemas com isso.

          • Yamahia says:

            Fvr apagar, era mais acima.
            Obrigado

          • JL says:

            Ninguém disse que levava 4 horas.

            Pois basta, nos seus sonhos.

          • Yamahia says:

            Não?, anda mto esquecido :
            Antonio+Vasco 7 de Março de 2024 às 22:37
            “8h a conduzir, é uma hipótese absurda”
            E vc aplaudiu, portanto subscreveu.
            Cuide-se

          • JL says:

            Portanto ninguém disse.

            E também não aplaudi em lado nenhum.

          • Yamahia says:

            Ir e vir é 4horas para cada lado. Não se faça de sonso.

          • Antonio+Vasco says:

            Yamahia, você distorce tudo o que é contra as suas teorias, só para fez-se ver que você é que está correcto.
            As 4h surgiram de uma senhora dizer aqui que podia haver pessoas a morar no Porto e iam trabalhar a Lisboa. E eu disse que seria muito inviável pois ocupariam 8h do seu dia de trabalho
            Você não está a ver todos os dias uma pessoa ir a Lisboa a 150km/h de media, pois não? Isso será para fazer 1 dia, por excepção, e á noite. Porquê você sabe que para entrar em Lisboa de manhã e sair á noite, perde bem 1h em cada trajecto.
            Isto se uma pessoa quiser ser correcta e falar em realidade dia a dia e não em devaneios sem qualquer interesse para o que estava em discussão

          • JL says:

            Para si deve ser, agora 1:20 num punto, só mesmo para rir. Loool

          • Yamahia says:

            @António
            Andar às voltas dentro de Lisboa não conta para os cálculos desta história. O que conta é o troço de AE ~300 kms

            @JL Acredite que é verdade e se quer que lhe diga nem acho o tempo nada de especial.

          • JL says:

            Loooooooool não sei porque usam superdesportivos como Lambo para fazer transporte de órgãos, quando podiam usar apenas…… Um Punto .

            Claro que é verdade, principalmente dito por si. Ahahahhahaha

          • Yamahia says:

            Vc tem mesmo mentalidade de condutor elektro, looolloolol

        • Rui says:

          Eu nem vou responder devido ao exemplo ridículo que deste isso é para aí 0,1% da população que faz isso. Eu antes gastava 120€ em gasolina agora gasto de 20 em eletricidade.
          SE ACHO QUE COMPENSA? TENHO A CERTEZA

        • Yamahia says:

          Digo BEV vs ICE.

  8. Francisco Rocha says:

    A mudança precipitada por decreto (que é a abordagem atual) é uma forma encapotada de ditadura.
    A mudança baseada na livre concorrência e nas leis do mercado que favorecem quem tem a melhor oferta e melhor desempenho é o caminho democrático e por isso natural.
    A mudança “normal” ocorreria sem necessidade de decretos (ditadura) se a nova oferta tivesse todas as vantagens da tecnologia atual relativamente a utilização e acrescentasse a elas novas vantagens e viesse ainda a por cobro a algumas das desvantagens existentes atualmente.
    Ate lá cabe a ciência continuar a trabalhar para encontrar as respostas que permitam tornar possível de forma “normal” precipitar a mudança …

    • JL says:

      E está ocorrer, tem algum decreto aprovado para isso ?

      As vantagens já cobrem muito além das desvantagens, por isso fazerem cada vez mais sucesso.

      • Francisco Rocha says:

        Basta só ligar a TV e ouvir o que certa classe política (detentores da capacidade de produzir legislação) em Portugal e na Europa afirmam e defendem publicamente
        Basta ver a legislação que esta a ser preparada na Europa
        Basta ver o pacote fiscal que é criado por todo lado para penalizar tudo o que vai contra
        Basta ver as restrições de circulação que estão ser estudadas e adotadas para os casos que estão fora do baralho de cartas escolhidas como as certas
        Basta ver serem atribuídos subsídios (dinheiro de todos os contribuintes incluindo dos coitados que ousam escolher de uma forma diferente) a quem baixa a cabeça e diz amem os tais “decretos”
        Etc …
        Tudo formas encapotadas de ditadura (manda quem pode) mas neste tempos mais modernos numa versão mais doce

  9. TT says:

    Se Deus quiser o PPE há-de ganhar as eleições e acabar com esta treta da proibição de venda de carros novos térmicos

  10. Tiburcio says:

    se ele tiver conta no Dubai que se prepare…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.