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Cavaco Silva contra fim das portagens nas ex-SCUT

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Mloite says:

    Cavaco??? Mas essa múmia ainda manda bitraides, isto é mesmo uma comédia este país…

    • MACnista says:

      … pois realmente não percebo o que é que tem de meter o “bodelho” e mandar bitaites, mas conta para alguma coisa?? É contra porque deve estar com medo que lhe tirem o polícia que tem à porta todos os dias, ele e todos os ex-presidentes, sim, sim polícia à porta!!! Sei do que falo, passo todos os dias pela casa de um deles no Bairro da Madredeus (Lisboa, para quem não sabe) e lá está o policiazinho!!

      • GM says:

        Conta. Conta mais que os teus bitaites. E os meus.

      • PAULO PEDROSO says:

        Sim porque é uma despesa enorme tendo em conta a quantidade de ex-presidentes, (apenas 2, Cavaco e Ramalho Eanes)

        • MACnista says:

          Ai sim 2, e estes foram o quê?? Não me digas que foram embaixadores!!!

          Mário Soares. 09-03-1986 a 09-03-1996.
          Jorge Sampaio. 09-03-1996 a 09-03-2006

        • Luís says:

          Os mortos não recebem mas recebem as viúvas.

          • PAULO PEDROSO says:

            SIm mas as viuvas nao tem um policia a proteger a casa, mas como qualquer viuva em portugal recebe a pensão de viuves, alias, o cavaco o mario soares nem o jorge sampaio foram ao ultramar portanto elas nem recebm a 100%.

            Para nao falar, que o Ramalho Eanes recusou subir ao posto de Marechal e receber uma indeminização do estado superior a 1M.

            O Eanes foi dos melhores PR (o melhor quase de certeza) apos o 24abril.
            Todas as viaturas de estado andavam com os KMs sempre a serem contados entre outras coisas

      • Luís says:

        Ele não se importa que se pague porque tem quem lhe pague tudo.

      • Zé Fonseca A. says:

        Basta ver 90% dos comentários nesta thread para perceber porque tem de se meter.
        Qualquer pessoa com dois dedos de testa será contra esta medida, mesmo que seja beneficiada pela mesma..
        As razões são mais que lógicas.
        Agora faz as contas a como anda este país e porque é preciso pessoas fora do círculo político actual se meteram ao barulho.

    • GM says:

      Expressou a opinião (que coincide com a minha) enquanto cidadão, eleitor e ex-responsável pelo governo do país.

      • Fusion says:

        Deixa-me adivinhar, não vives na zona onde as ex-Scuts vão ser grátis, portanto não concordas ne? No entanto o resto do pais tem que concordar com as beneces que existem em Lisboa que não acontecem no resto do pais.

        • GM says:

          Não, não vivo. Mas tb não resido em Lisboa e arredores, nem no Porto e arredores, ou mesmo Coimbra e arredores. Resido no Litoral-Centro, num concelho relativamente pequeno. Onde os passes para estudantes, pelo menos para esses, são grátis. O município dispõe de transporte urbano, o qual raramente utilizei, porque não serve os meus propósitos. E, não, não concordo com os subsídios aos transportes nem às ex-SCUTS. E, relativamente aos livros escolares, a única razão válida que encontro para serem patrocinados pelo Estado (que utilizo para o único filho ainda em idade escolar obrigatória), é a questão ambiental, pois discordo da subsidiação. No modelo anterior, quem necessitasse por razões económicas, estaria abrangido pela Acção Social Escolar. Mas, como digo, utilizo apenas com o pressuposto da reutilização por razões ambientais, não podendo ser dissociado a questão económica porque sou também beneficiado.

        • Bruno says:

          Não sejamos também assim, sou de Lisboa e completamente de acordo com a retirada das Ex-SCUT. Auto estradas pagas pela União Europeia e pagamos a peso de ouro cada vez que se passa nos porticos. É impossivel ser necessário um lucro de milhares de euros por dia para a reparação da estrada.

        • JC says:

          …não é isso, é que ele pensa com o cérebro ao contrário de ti.

    • TugAzeiteiro says:

      Claro… com a pensão vitalícia que recebe, motorista e tal… é normal que seja contra… alguem tem que pagar as regalias dele.

      • GM says:

        Se fosse o único a receber pensão vitalícia…
        Qualquer reformado recebe pensão vitalícia, a partir do momento que fica reformado. Os valores, são outros 500.
        Motorista, e tal etc, qe possa receber, apesar de eu não concordar com essas mordomias, dele e de todos os demais políticos, anteriores a ele e posteriores, é algo que está estipulado. Quanto a mim, para a grande maioria de cargos políticos, deveria ser anulada. Excepto, talvez, para ex-presidentes, que é o caso.

    • freakonaleash says:

      Chamam-lhe múmia mas ainda incomoda muita gente, é ver a esquerdalhada a rabiar a atiçar os cães de fila sempre que o Cavaco fala! Argumento tem algum?

    • Rps says:

      Mas foi no tempo dele como governante que tiveste crescimento económico mt acima dos 3%….a partir daí tens e tiveste um país sem qq rumo com crescimentos económicos poucochinhos. É a vida…..

    • Grunho says:

      Eles não têm cuidado e deixam abrir o sarcófago, e o lindo resultado está à vista.

  2. Anti-Cavaco says:

    Já cá faltava o reformado….
    Como ele tem uma reforma pequena e não tem carro ( próprio)…

    Este senhor deveria estar no lar de idosos, sem possibilidade de intervir publicamente…

  3. Gringo Bandido says:

    Cavaco com saudades de dar chicotadas no povo “malandro” depois sai-lhe destas pérolas.

  4. caetano says:

    Eu sou comtra reformas vitalicias para CHULOS

  5. Rodrigo says:

    Pois não na volta tem motorista do estado ou de alguma “fundação” e nao paga portagens.

  6. Luís+Costa says:

    O pessoal sabe que ao dar estas borlas o estado tem de ir buscar o dinheiro a algum lado? Agora pensem onde o vai buscar, precisamente naqueles que não usam as SCUT.. critiquem mas ao menos usem o tico e o teco

  7. Bruno says:

    Engraçado, “não há almoços gratis” pergunto me quem Paga os almoços das entidades/visita diplomaticas ao presidente da República??
    Não deve haver almoços gratis, também não deve haver reformas vitalícias ….

    • Vítor M. says:

      Se estar nessa discussão estéril sobre o que ele disse e o que ele não disse, lembrem-se de uma coisa: alguém vai ter de pagar as SCUTS, elas não passam a ser gratuitas. O que acontece é que nesta altura o conceito é o mais justo, o utilizador/pagador. Depois da decisão do PS de acabar com esta justiça, TODOS nós, os que passam e os que não passam, vamos pagar. Isso é injusto. Mas o PS assim quis, mas só depois de sair do governo 😉 agora, os que têm capacidade para isso, pensem!

      • GM says:

        Juntar também o CH, se faz favor. Foram os dois que “governaram” nessa matéria.

      • Gringo Bandido says:

        mas então temos um país ou temos um oeste selvagem onde é cada um por si? a direita nunca foi muito adepta da comunidade, é perigosa para os ricos coitadinhos!

        • Vítor M. says:

          Eu acho que estás errado. Sempre quem tirou o país da banca rota foi a direita e isso é trabalhar para a comunidade. Desgraçar as pessoas ao ponto de ter de lhes dar subsídios… isso sim é desprezar a comunidade. Mas volto ao assunto: neste e noutros casos, o justo é utilizador/pagador.

      • Alexandre says:

        Só acho lamentável que quem pague por estas medidas no fim seja a classe baixa e média de Portugal e também as PMEs com os aumentos de impostos e redução de benefícios fiscais. Temos também que ter em consideração que isto não é justificável e que existem outras formas de obter receita fiscal para compensar a medida através desses mesmos aumentos de impostos para as grandes privadas que fazem parte do lobbying político de Portugal de quem a direita tanto gosta devido ao seu contributo monetário nas campanhas eleitorais, já para não falar das injeções de milhões que o estado emprega a certas companhias para mais tarde serem privatizadas e depois de todo o lucro ser obtido pela privatização voltar às mãos do estado para mais uma injeção. É um ciclo repetitivo e sem essa mudança quem vai sempre pagar são aqueles que pouco podem aguentar.

        • Vítor M. says:

          Quem paga SEMPRE o pato em Portugal é a classe média e alta. A classe baixa, como cada vez a colocam mais baixa, tem muitas isenções e cada vez menos poder de compra (apesar de serem medidas protetoras, deveria o estado fazer mais para trazer a classe baixa para cima e não esperar manter esta classe sempre dependente de subsídios e ser a bolsa de ar dos partidos que vivem do sofrimento do povo). E dou um exemplo: livros, são gratuitos nas escolas públicas. Isso é uma falsa questão, quem “paga” esses livros é quem paga impostos (e quem mais paga impostos é a classe alta, porque ganha mais e paga mais), depois a classe média, que no nosso país não é bem vista por determinada fação política (tantas são as pressões para a tornar pobre).

          Falando nas PMEs… mais de 90% das nossas empresas são micro, pequenos e médias. Sobretudo micro. E com a carga fiscal em cima delas, a competitividade perde-se face a outros países. E dentro de portas, é uns a tentar acabar com os outros. E vemos isso em praticamente todas as categorias de negócio. E isto deve-se ao enorme peso que o setor público exerce no erário. Quem paga isso? As empresas e os trabalhadores que ganham o suficiente para pagar impostos (depois todos os outros residentes que pagam impostos no consumo).

          Aaa vamos dar creches gratuitas…. GRATUITAS? Não existe isso… é o povo, são as pessoas com os seus impostos que vão pagar… quer tenham ou não filhos em idade de usufruir.

          Se umas destas medidas são necessárias para o país e devem ser pagas comunitariamente, outras devem ser pagas por quem usa, as SCUTS, autoestradas, entre outros serviços, onde as PPPs têm já contratos milionários que as salvaguardam.

          • freakonaleash says:

            As creches gratuitas até é uma medida na qual, pelo principio, concordo como sendo uma forma de facilitar/impulsionar a natalidade e que, portanto, faz muito sentido dada a nossa pirâmide demográfica.
            No entanto este medida não passa de um brilharete vazio do poucochinho pois não havia à data em que foi promulgada, não há nem vai continuar a haver creches que cheguem para todas as crianças, nem na próxima década.

          • Vítor M. says:

            Certo. Mesmo assim é uma medida que pressiona o mercado para abrir mais creches e até haver oferta particular, por forma a dinamizar também essa área de atividade no setor empresarial. Agora, isso tem um peso enorme no erário, e todos vão pagar. Os meus filhos estiveram no infantário e eu pagava tudo. Seja como for, essa área, dentro da educação, não é a que me leva mais a atenção. Há outras nos serviços que deveríamos mudar, se houvesse colagem política.

            PS: mete-me uma certa espécie os funcionários da CP (protegidos, com regalias, horários privilegiados face aos privados e reformas devidamente acauteladas) fazerem greve e prejudicarem quem lhes paga os salários. Isso, sim, faz-me muita espécie!!!

      • freakonaleash says:

        +1 Aguardo…sentado, para ver se há contra argumentos.

      • Deus says:

        Isso é muito giro mas quem paga os transportes gratuitos para alguns em Lisboa? Quem paga os meios dos hospitais de Lisboa e Porto? Quem paga a Carris, a CP, etc? Onde está o conceito do utilizador/pagador nesses casos?

        • Vítor M. says:

          Pagam os impostos de quem paga impostos. E deveriam, alguns serviços, serem pagos por quem utiliza. A infraestrutura paga pelo estado com parcerias (bem geridas) e serviço utilizador/pagador. Salvo saúde e educação. O estado tem um peso demasiado no erário e está profundamente inquinado no que são as regras justas e democráticas. Anos a fio a servir de meio de pagamento, com cargos, aqueles que são a bolsa votante. 🙂 O país está capturado por vícios da escola de outros tempos… que ramificou no parecer que se faz, mas ganha-se como se fizesse.

          Dessas empresas que citaste, quais dão lucro?

      • Jorge says:

        Muito bem respondido.

        Esta medida do PS é um exemplo da mediocridade e de populismo saloio (também) da esquerda, se, qualquer preocupação com as consequências.

        Os nossos políticos (de todos os quadrantes) são apenas parasitas em busca de tacho.

      • PJA says:

        Não concorda as SCUTS foram construídas com apoios da UE, é justo que as populações sejam beneficiadas. Lisboa e Porta, como exemplo, também recebem apoios do OE.
        Declaração de interesses, sou alfacinha, raramente utilizo SCUTS, utilizo varias vias de valor igual em Lisboa e não me pedem para pagar.

        • Vítor M. says:

          Foram construídas com dinheiro de outros. E que temos de lhes pagar. E deveria pagar quem usa. Porque há alternativas, com menos qualidade (porque o Estado não pode estar a dar normas em tudo), mas existem. Porque deve um habitante de Bragança pagar as SCUTS da Via do Infante no Algarve? Se nunca lá passou e quando há tanto onde melhorar em acessos a Bragança?

          Quem passar lá que pague. Eu passei e paguei. Se não quisesses ia pela nacional 125.

          • Yamahia says:

            Tudo faria mais sentido se fosse td como nos carros elektros que não pagam ISV nem IVA s/ISV, nem IUC nem ISP nem IVA s/ISP.
            Ai sim , quem usasse pagava e não se falava mais assunto.

          • Vítor M. says:

            O que dizes é demagogia. Sabes bem que esse segmento, como outros, está numa fase de arranque e tem alguns benefícios fiscais. Ou esqueceste-te de, aquando da entrada do diesel no nosso mercado (na década de 80, sobretudo) também teve benefícios?

          • Yamahia says:

            Os Diesel nunca beneficiaram de nada que se assemelhasse a este absurdo. Nem lá perto!

          • Vítor M. says:

            Não é verdade. Isenções de ISV, fiscalidade nas empresas, etc, etc, etc… não queiras ofuscar a verdade dos factos.

          • Yamahia says:

            Actualmente, comprar um carro elétrico em Portugal oferece uma série de benefícios fiscais e incentivos/subsídios que são injustificadamente mais vantajosos do que aqueles oferecidos no passado para os carros a gasóleo.
            Mal ou bem os Diesel sempre pagaram o seu ISV, o seu IUC e o seu ISP.
            Os Diesel nunca receberam subsídios de milhares de € para a aquisição.
            O Contrário é 100% verdade para os elektros

            Se é vdd que os Diesel pagavam menos taxa de ISV e IUC por cc a comparar com o s gasosas, isso resulta apenas e só do seu mérito. No entanto acabavam por pagar mais porque tradicionalmente em PT, os carros a gasolina eram de cilindrada inferior! Portanto não vinha daí grande vantagem em optar pelo Diesel.
            Ainda hoje ninguém conseguiu refutar que o diesel emite muito menos CO2 que o seu equivalente a gasolina. Isto resulta do facto do gasóleo disponibilizar mais energia por litro do que a gasolina implicando que sejam veículos mais eficientes em termos de consumo de combustível e de menor custo operacional e consequentes menores emissões de CO2
            Então, o grande atrativo da mecânica diesel foi sem dúvida o alcance que proporcionavam a comparar com os gasosas e claro está o visivelmente menos consumo fruto da sua maior eficiência. Mesmo os gasosas de médio porte não conseguiam competir.
            Isto ainda hoje é verdade, não fora tanto ataque por parte do poder político a esta opção e ainda hoje seria a mais vendida

            O Diesel começou a ser ostracizado pq alguém (e muito bem) se lembrou de implicar com as partículas. Mas o caricato desta questão é que um carro elektro emite mais partículas que um Diesel apenas considerando a utilização (nem é preciso ir para as centrais termoelétricas que sem catalisadores, sem filtros de partículas, sem AdBlue e sem biocombustíveis incorporados são bastante mais sujas neste aspecto que qq motor moderno de carro a combustão)
            É aqui que entram as conclusões do estudo da Emissions Analytics:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm
            Os pneus poluem muito mais e emitem muito mais partículas fatais para o ser humano que o tubo de escape dos carros modernos. E basta fazer uma conta simples, considerando que os elektros ao gastarem 30% mais pneu que um combustão puro, estão a emitir mais partículas nocivas ao ser humano que um Mercedes 190 de 1960!
            Portanto há aqui uma boa dose de hipocrisia em toda esta história. Ao tornar a economicamente inviável a comercialização de certos segmentos diesel que até eram dos mais vendidos (e menos poluentes, de longe-lembro o manco TDI a gastar 2l/100) exactamente por causa da retenção de partículas.
            Para não me alongar mais, e em jeito de conclusão, os benefícios actuais para a compra de elektros em PT são significativamente mais abrangentes e atrativos do que os incentivos que existiam para os carros a gasóleo no passado.
            Espero e faço votos para que o poder político use os mesmos critérios que usou nos Diesel para taxar devidamente os elektros.
            Todas estas políticas em vigor em PT fazem com que o país seja o ElDorado dos carros elektros da UE. É certamente o país da UE onde é mais vantajoso comprar um elektro, coisa que nunca se passou com os Diesel. PT foi sempre o mais penalizador (e continua a ser) a comparar com os seus parceiros da UE. E só por aqui já chegamos à conclusão óbvia!

          • Vítor M. says:

            Estás tal e qual o JL. Com argumentos de andar à volta da mesa. Então os carros a diesel, para as empresas, não tinham muitos benefícios? Nos impostos sobre os combustíveis, o diesel era sujeito a uma carga fiscal mais baixa do que a gasolina, o que tornava o seu preço mais acessível nas bombas. Isso permitia uma maior competitividade dos veículos a diesel no mercado. Além disso, ainda sobre o imposto sobre veículos (ISV), durante muitos anos, os veículos a diesel beneficiaram de um regime fiscal mais vantajoso em termos de impostos sobre veículos, o que encorajava os consumidores a optar por este tipo de motor. Embora houvesse uma diferença no ISV entre veículos a gasolina e a diesel, essa diferença não refletia totalmente o impacto ambiental, favorecendo os automóveis a diesel.

            Não faz sentido o que dizes, mais ainda sobre as emissões, sabendo que os diesel são altamente mais poluentes que os veículos a gasolina ou GPL.

          • Yamahia says:

            @Vitor relamente a nota introdutória é um bocado extensa e até podia ser mais. Serviu apenas para nos situarmos em termos históricos e práticos.
            No fundo o que é realmente importante é a última conclusão:
            “PT foi sempre o mais penalizador (e continua a ser) a comparar com os seus parceiros da UE. ”

            Mais uma achega.
            O Bronco 2.7 em ES tem um PVP de 80000€.
            Em PT são 140000. Portanto quase o dobro. Sempre foi assim e assim continuará a ser neste país à beira mal plantado.
            O que é de estranhar é não aplicarem o mesmo raciocínio aos elektros. PT é onde os carros elektros são mais baratos na UE.
            Os nuestros hermanos já nos consideram como o milagre elektro, com um rendimento inferior, como conseguem os portugueses vender o quádruplo per capita? Milagre…milagre. Ainda vão abrir aí um templo para venerar o milagre elektro e os espanhóis depois vêm cá a pé em peregrinação pedir a bênção.

        • Yamahia says:

          @PJA, a CREL é que não há meio de voltar às origens. Nem falar nisso é bom. Deve ser pq é usada sobretudo por pessoal trabalhador.

      • Pedro says:

        Esse conceito enviesa uma politica publica.
        Faz sentido numa folha Excel.
        Assim com faz sentido que quem não utiliza transportes publicos não deveria pagar os mesmos, deveria o utilizador pagar o que custa na realidade.
        Tudo faz sentido em folhas excel, mas uma comunidade não se gere apenas com folhas excel.

        • Vítor M. says:

          O Estado não pode pagar tudo. Não há forma, essa é uma visão é totalmente errada. O Estado deve proporcionar serviços a melhor preço, não gratuitos. Atualmente em Portugal as pessoas que estão dependentes de reformas e subsídios são mais do que as que estão na vida ativa a descontar para a SS e a pagar impostos.

          A máquina do Estado é pesadíssima. Os funcionários públicos representam uma fatura salarial impossível de sustentar. Governos após governos empurram a dívida e a falta de coragem de uns para com outros delapidam a qualidade de vida de todos.

          Saúde e educação com serviços “gratuitos” sim. O resto tem de ser utilizador/pagador.

          Anos a fio de políticas viradas para o facilitismo e eleitoralismo (com vista a manter os tachos) criaram pessoas habituadas aos subsídios e aos serviços “de borla”.

          Foi criado até um governo tipo golpe de estado, “emulsionado” para despojar o país de um caminho mais limpo. E isso criou graves dependentes do subsídio. Do coisas de borla. Do “o Estado tem de pagar tudo”. Sem darem conta que gastam o que não têm e gastam com alguns o que é de todos.

          Se olharmos para vários países na Europa, percebemos que estamos errados. E que funciona no Excel como no dia a dia. Falta é coragem e educação ao povo.

          • freakonaleash says:

            O peso do funcionalismo público poderia ser menor se afinássemos os mesmo ao essencial: saúde, educação, segurança e fiscalidade(fiscalidade a sério com dentes)/governabilidade. Fundações, observatórios, “o monstro das empresas públicas” fora destes domínios tudo “AFUERA!”

          • Pedro says:

            Não estou errado nâo.
            Eu é que não me expremi bem.
            Há contas excel que batem certo mas as politicas publicas não devem ser geridas apenas com folhas excel.
            Então podemos equilibrar balança.
            Baixam os impostos para todos, mas acabam os subsidios às empresas e às pessoas,
            Quem quiser educação paga o preço real através de propinas, quem quiser justiça faz pelas proprias mãos, quem quiser segurNça trata de si.

          • Vítor M. says:

            Então, todos os serviços prestados pelo estado gratuitos. E baixa de impostos. Como não referes o emagrecimento do peso dos salários dos funcionários públicos… (com uma dúvida pública de 260 mil milhões de euros), de onde vem o dinheiro?

          • Yamahia says:

            Ao trabalho o que é do trabalho.
            Não somos dos países com mais impostos sobre os salários? Tanto no que toca ao empregador como para o trabalhador?
            Pois, então separar as águas é o mínimo que se pede.

          • Mario2 says:

            @Pedro… é só uma anarquia… bem pouco já falta para voltarmos aos tempos mediavais.

      • Mário says:

        @Vitor M. Por acaso pagas as scut pelo menos 4x …. via portagens, via iuc, via CSR e via outros impostos. Porque quando se fez a alteração dos contratos de concessão para introdução de portagens passou-se a pagar muito mais por elas do que antes….

  8. Ninguem da cavaco says:

    As borlas que dão ao interior é tudo problema, mas os passes a preço de saldo e outros beneficios que só se podem usufruir em lisboa e porto está tudo bem. O Cavaco que vá mas é para

  9. Pedro says:

    Estas auto estradas nunca deviam ter sido entregues a empresas privadas, basta ver o estado que está a via do infante, eu nem sei porque se paga lá portagens, aquela estrada está uma vergonha, eles recebem o dinheiro porque? deviam era perder a licenca de portagens.

  10. Joao Ptt says:

    É engraçado não se manifestar contra o novo aeroporto nos arredores de Lisboa, contra a nova linha de alta velocidade para comboios, contra uma nova ponte sobre o Rio Tejo… que vão custar milhares de milhões de euros, mas estar preocupado com uns 200 milhões de euros por ano que irão beneficiar o interior do país, área essa que tantos políticos fingiam-se preocupados em melhorar, mas que nada faziam de realmente relevante nesse sentido até agora.

    • B@rão Vermelho says:

      E do Centro Cultural de Belém mandado construir por ele, que só serve para quase nada, o pessoal do interior farta-se de beneficiar com aquilo.
      Ou de quando comprou ações do banco com empréstimos do banco e se esqueceu de pagar.
      Ou de afirmar da saúde financeira do BES, nessa altura não tinha nada para dizer.
      Só o que já investimos no BES dava para pagar as portagens de todos por vários anos.
      Memória seletiva, ou começa a dar sinais de demência.

  11. José Gouveia says:

    Olha outro… fds.. Todos gostam do estado social, mas quando se o quer ter utilizamos o conceito de Utilizador Pagador.. haja paciência… ou temos o estado que com os nossos impostos se subsidia, ou acabemos com o estado e seja tudo privado!!!! e aí sim, dou um metro, pago esse metro!

    Quantos impostos não pagamos nós para suportar o estado social? Para quê mais impostos em empresas que nem se sabe serem publicas ou privadas, ou com as portagens das ex-SCUT a reverterem para os bolsos do estado (como quem diz, mais um imposto camuflado…)

    Exemplos de Impostos, só à volta de um carro:
    – Imposto Automóvel
    – Iva
    – ISP
    – Taxas de carbono ou natureza ou verde ou lá o que é
    – Eco Valor (na troca de pneus p.ex)

    Eu n recebo qualquer subsidio (ainda, espero bem que a reforma esteja lá e n desaparece graças a tanto subsídio para aqui e para ali), no entanto os meus impostos alimento subsídios que outros usam
    Eu n uso os hospitais de lisboa p.ex, no entanto os meus impostos servem para os manter
    Eu n uso as escolas de lisboa p.ex, no entanto os meus impostos servem para as manter
    Eu n uso as estradas nacionais de todo o país, no entanto os meus impostos servem para as manter
    Eu n uso a Carris, a STCP, a CP, no entanto os meus impostos servem para manter estas empresas
    Eu PAGO ISP (IMPOSTO SOBRE OS PRODUTOS PETROLIFEROS) que me penaliza pelo uso do veículo, sabe-se lá para manter o quê… talvez as estradas, olha que grande ideia hein???!!!
    Eu PAGO mais uma treta qualquer para carbono e ambiente nos combustíveis, no entanto só uso o ambiente da minha região.. servem para manter o ambiente de outros lugares que não uso

    tudo uma roubalheira!!! abaixo todas as portagens!!!! de norte a sul, este a oeste! acabe-se com a mama deste ladrões… Votem chega!!! acabar com a bandalheira!!!!

  12. Figueiredo says:

    Portugal é um País estranho, os Portugueses pagam para construírem estradas e depois ainda têm de pagar para andar nessas mesmas estradas que foram pagas com o seu dinheiro.
    A retórica do dr. Aníbal Silva para além de infundada tem como objectivo confundir os Portugueses ingénuos ou mais distraídos, mas é compreensível, se terminassem com as portagens – afinal as estradas e auto-estradas são um meio/bem Público, que pertence a todos os Portugueses e não a privados – acabavam-se os almoços grátis para o dr. Aníbal Silva.

  13. Tafc says:

    O Cavaco é o maior falhado de sempre. Nunca prestou para nada.

  14. JC says:

    Concordo, utilizador/pagador!

    • José Gouveia says:

      acabemos então com os impostos… quando for ao hospital, paga e não bufa. quando o seu filho for à escola, paga e não bufa, quando precisar da reforma, não receba, já que não usa nada do estado, n precisa de dinheiro..
      esta retórica do utilizador pagador é pura demagogia. querem o estado social, com SNS, escola pública, transportes e mais o raio que parta, suportada pelo estado (nossos impostos que pagamos e não usamos onde são aplicados), e depois dizem, quem usa paga… para isso acaba-se com o estado, e é tudo privado… e já agora, quando você usar o passeio da minha casa que eu cedi ao erário público, pague-me também… ou isso já não lhe interessa, hipócrita.

      • JC says:

        Não há almoços grátis, atrás de uma benesse há sempre alguém a pagar… e sim os impóstos devem existir para pagar o estado social e não os primvilégios para uns quantos poderem usufruir. Conhece a realidade do país, todo o interior? onde não há sequer estradas decentes… onde se contam em horas fazer alguns kms… e sim essa gente pobre, velha, muitos até que não têm carros privada de quase a totalidade de serviços públicos que concentrados no litoral… PAGA PARA VOCÊ ANDAR DE GRAÇA NA AUTOESTRADA. Vergonha!

  15. berlaitadav2 says:

    E este que não viesse todos os anos meter nojo com ideias de roubar dinheiro ao povo para dar aos privados.

  16. Nirelle says:

    Se isto continua assim ainda teremos o terceiro resgate. O estado está a contar com o dinheiro que não existe ou seja estão a contar com 3 mil milhões fictícios, mas o que havia no dia 03/01/2024 era 0 euros.

  17. Fraquinhos says:

    Mais circo. Começa a faltar o pão para alguns. Os cavacos desta vida andam sempre de costas guardadas. Não fosse o povo acertar-lhes o passo.

  18. Paulo Jorge says:

    Este Dr. podia falar sobre o BPN.

  19. Pijama says:

    Eu sou residente de um coenclho onde passa a A13 e sim sou a favor, que não se pague nem esta nem nenhuma, ou entao pagar apenas 1 vez por ano e passar o resto das vezes de borla como alterantiva aoo completo fim de pagamento… Tambem sou a favor que deixem de fornecer ar respirável a esse ser, porque ele já está a morrer lentamente e assim acabavamos com o problema dele.

  20. PJA says:

    O Sr. Cavaco e Silva foi dos políticos que mias beneces para conseguir apoios políticos deu enquanto PM.

  21. Yamahia says:

    Esse gajo não pode verum pobre com uma camisa lavada… 

  22. irlm says:

    Bloqueio da ponte há 25 anos foi princípio do “fim de um ciclo” do cavaquismo, admite ex-assessor de Cavaco Silva
    Este Sr. não se lembra disto….

  23. Guarda+Noturno says:

    Provavelmente tem algum familiar tipo genro com interesses financeiros nesses estruturas : ]

  24. Joao Miguel Guterres says:

    A mim parece que ficou claro que cobrar auto-estradas é mais caro que do lucro que dai vem. Sem falar que elas foram pagas com dinheiro da Europa essencialmente e, por isso, não devem ser pagas mas isso já é antigo.

  25. Mário says:

    Contratos de concessão como estes também eu…. são do tipo… olha tu constrois um café e eu garanto que vais vender 1000 cafés por dia… mas se só venderes 1, eu pago-te os outros 999.
    Fantástico não é? E ainda há quem defenda isto.

  26. enfim says:

    a múmia tal como no cinema está tenta regressar, vai-te lá embora para outro lado Acabado Silva, que tu e os teus só vos interessa é encher os bolsos a certos lobbies para terem tacho logo de seguida, deviam era andar o dia todo debaixo do chicote a pagar as que fizeram a quem os sustenta.

  27. justo says:

    Não tem razão. Em Portugal vigora o princípio não utilizador pagador. Ē necessário que seja quem não usa o serviço específico a pagá-lo. Não há outra maneira.

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