CATL diz ter disponíveis baterias para 2 milhões de km
O segmento dos veículos elétricos tem vindo a crescer. Com tecnologia de ponta e aposta na inovação, as baterias continuam a ser o elemento com maior limitação neste tipo de veículos, apesar de não serem propriamente um problema.
Em 2019 a Tesla revelou que criou uma bateria capaz de ser usada por mais de 1 milhão de quilómetros. Agora a CATL (Contemporary Amperex Technology Ltd) diz ter baterias para 2 milhões de km.
O mercado das baterias parece começar a oferecer soluções muito interessantes do ponto de vista da autonomia e longevidade. Se a Tesla tinha surpreendido ao revelar baterias para 1 milhão de quilómetros, a chinesa CATL , que é fornecedora da empresa americana, diz ter uma bateria com autonomia bem superior.
Baterias permitem fazer 2 milhões de quilómetros
De acordo com o canal Bloomberg, este novo pack tem a capacidade para 1,24 milhões de milhas, ou seja, cerca de 2 milhões de quilómetros. De referir que a empresa chinesa é a maior fabricante de baterias do mundo e distribui para marcas como a Tesla, Volkswagen, Mercedes, Honda, entre outras.
Ainda segundo a informação, a CATL diz estar pronta para a produção em série e que este pack de baterias terá 16 anos de longevidade, o que é um fator simplesmente fantástico.
Relativamente à relação entre as duas empresas fica a dúvida como será daqui para a frente. A Tesla tem uma boa relação com a CATL, mas a empresa de Elon Musk anunciou em 2019 a sua bateria para 1 milhão de km. A CATL respondeu agora e diz que a sua bateria conseguirá o duplicar a da Tesla.
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Este artigo tem mais de um ano
2 milhões de quilómetros? Vai ser proibido, não dá lucro ao estado!
Até poderia ter um trilião de km de autonomia, mas eu não tenho nenhum interesse nessas baterias no meu carro. Isso só poderá ter interesse para camiões de longo curso. De resto para o Zé povinho não quer ter um carro em que a bateria dura mais do que a chapa do carro, os interiores, etc. O que realmente interessa é aumentar a autonomia, baixar o volume, peso e CUSTO das mesmas.
Tudo isso, mais a velocidade de carga e a existência duma rede decente de postos de carregamento bem distribuída pelo território nacional.
A rede de postos de carta nacional é ridícula…. vamos ver se a partir de 01 de Julho a coisa muda com os carregamentos pagos! De qualquer das maneiras, os carregadores novos que estão por aí a instalar são de apenas 50Kwh…. quando já há de 250kwh! Assim não se vai lá…… Só espero que a Ionity venham para Portugal!
Os preços da Ionity são ridículos.
Resposta sábia, mais de 85% dos carros que vão para abate não tem 400.000Km.
Se calhar não têm 400.000 porque… não chegam lá. Já te passou pela cabeça? A maioria dos carros a gasolina começam a dar muitos problemas entre 150 e 200.000 (com exceção dos japoneses e Mercedes antigos que duram em média 75.000 mais) e os diesel 300 a 400.000.
Daí que vês para abate carros com menos de 400.000 porque ninguém vai fazer reparações de 3000€ ou mais para ter carro para mais uns poucos milhares de km. Se um carro elétrico mostrar fiabilidade para 1.000.000 de km então vais ver abates com muitos mais km.
E já pensaram na possibilidade dessas mesmas baterias, após o resto do carro ir para sucata, serem retiradas e reaproveitadas para outros projectos? Como por ex. para auxiliar painéis solares domésticos e assim teres energia mais barata? Ou serem aproveitadas para converter carros antigos? Ou para estabilizar a rede eléctrica? Há tantas possibilidade….. e tanto dinheiro a ser feito!!
E no fim da vida útil dessas mesmas baterias as mesmas podem ser recicladas a 100%….. há já várias empresas (incluindo na Europa) a reciclar, até porque os materiais que elas utilizam são valiosos e podem ser recicláveis indefinidamente sem perder propriedades! Pesquisem….. já há muita informação disponível, basta perderem um pouco de tempo!
@TugAzeiteiro,
A maioria do pessoal pensa queos carros quando vao parar a sucata é ali o fim deles e de todos os seus componentes.
eu queria 1% desta bateria no meu telemovel 😀
Cá me parece que as da Tesla eram 1 milhão de milhas (arredondado de 1.2M) e estes “2 milhões” são 1.9M *kilómetros* arredondados para 2 milhões. Logo, são as mesmas baterias.
1 Milha = 1609 m = 1.609 Km
1 200 000 milhas ~= 1 900 000 kilómetros
~=
1 milhão de milhas ~= 2 milhões de kilómetros
Interessava era saber a AUTONOMIA da bateria por cada carga.