Carta por Pontos: 1.500 condutores sem carta de condução
Faz amanhã precisamente 5 anos que entrou em vigor em Portugal o sistema "Carta por Pontos". Este é um sistema transparente e de fácil compreensão para o cidadão. Este sistema por pontos consiste na subtração de pontos, quando são praticadas infrações graves, muito graves e crimes rodoviários, levando à cassação do título de condução quando é subtraída a totalidade dos pontos.
Em 5 anos 1.500 condutores ficaram sem carta.
Nos primeiros cinco anos da sua vigência, foram subtraídos pontos a mais de 267.000 condutores, dos quais 78.804 entre 1 junho de 2020 e 31 de maio de 2021, representando um aumento de 41% face aos quatro anos anteriores, revela a ANSR.
Desde a entrada em vigor deste sistema, foram cassados 1.494 títulos de condução, dos quais 450 entre 1 junho de 2020 e 31 de maio de 2021, representando um aumento de 43% face ao número registado entre 1 de junho de 2016 e 31 de maio de 2020, para além de 2.386 títulos de condução cujos processos de cassação se encontram já instruídos ou em fase de instrução.
Recorde-se que, nos últimos cinco anos de vigência do regime anterior, que perdurou até 31 de maio de 2016, apenas foram cassados dois títulos de condução.
As infrações que mais concorrem para a perda de pontos são a utilização do telemóvel, o excesso de velocidade, a condução sob a influência do álcool, o desrespeito da obrigação de parar perante a luz vermelha de regulação do trânsito, a desobediência ao sinal de sentido proibido, o desrespeito do sinal STOP e a transposição da linha longitudinal contínua separadora de sentidos de trânsito.
Os distritos que apresentam uma média mensal superior a mil registos de contraordenações são Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.
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Ao que se vê nas estradas até são poucos, andam muitos a escapar.
+10000
O problema das cartas de condução, e contra mim falo, é serem praticamente vitalícias, já que a sua renovação não passa de um mero acto burocrático facilmente ultrapassável. Depois o que é que se vê, temos alterações ao código da estrada que ninguém acompanha, temos por exemplo o caso gritante das abordagens às rotundas que agora passou a ser uma selvajaria, metade aborda as rotundas pela esquerda ou metade continua a aborda-las pela direita apesar de não irem sair na primeira saída, eu pessoalmente, passei a ter terror ás saídas das rotundas, porque nunca sei o que me espera…
Temos o caso dos pseudo donos da estrada que acham que podem fazer dentro dela o que quiserem, não existem piscas para mudanças de direcção, para encostar, enfim, não existem piscas.
Havia de existir uma obrigatoriedade perante os encartados tal como existe a inspecção obrigatória para as viaturas, de, por um valor simbólico, de cinco em cinco, ou de dez em dez anos, um exame de condução. Se passa, passa, se não passa tem de comprar X aulas, o mesmo molde que acontece nas viaturas.
O Tuga só evolui quando lhe mexem na carteira, o resto é demagogia.
Concordo contigo na questão das rotundas, no entanto, é uma lei que não dá para cumprir em grande parte das situações. Para eu abordar uma rotunda pela direita ou esquerda, tenho que saber para onde vou numa grande maioria de rotundas não está sinalizado antes da mesma.
Como posso eu saber uqal saída vou tomar se não existe sinalização prévia para eu tomar a minha escolha?
Claro que isto não desculpa a balburdia que esta lei veio introduzir, mas é uma grande ajuda…
Isso parece mais desculpa de mau pagador. Nesses casos em concreto basta entrar pela esquerda e fazer uma volta de reconhecimento, digo eu.
Bem, eu não discordei de ti, no entanto não se pode “impor” uma coisa aos cidadãos e não criar condições para que sejam cumpridas.
Dar voltas a uma rotunda como solução à falta de sinalização adequada para ver para que lado vais sair é simplesmente ridículo!
Podiam também não colocar o proibido ultrapassar, os limites de velocidade, … e vais devagarinho até veres se podes ou não ultrapassar, se podes ou não andar a 90 ou a 50 ou a 120km/h
Acho sim que as rotundas são uma balburdia e muita gente complica de propósito, mas existe uma culpa repartida porque não existe sinalização suficiente na maioria das rotundas para que essa lei seja cumprida na integra.
Talvez seja uma utopia no nosso país … mas a cultura que se devia implementar, desde logo cedo na vida, é a cultura do respeito, como por exemplo se faz no Japão. Se houvesse respeito ao próximo resolvia-se grande parte dos problemas na estrada!
A sugestão que o Jamaral deu temo ser apenas mais uma medida de mexer na carteira.
Porque tal como referi é a única que gera resultados em concreto, o resto é perda de tempo.
Já a cultura do respeito, isso sim, é o pináculo da utopia!
Só vai mexer na carteira de quem nao quiser respeitar pois se fizerem tudo como as regras dizem, nao há uma unica forma de serem multados.
e quem trabalha nas empesas havia de 5 em 5 anos ou de 10 em 10 anos devia fazer uma atualização da licenciatura ou curso posicional que tirou para poder continuar a trabalhar na sua área profissional se passa-se continuava com o cargo se não era imediatamente despedido do seu cargo na empresa. o problema da estrada não é o código sinais, rotundas, etc. mas sim as pessoas na sua mentalidade e que se safe quem poder é como no computador quando se perde documentos por um vírus a culpa não é do vírus que danificou o sistema mas sim do homem que não sabe utilizar o PC. só apanha vírus no PC quem quer quem tiver cuidados esta tranquilo e como tudo quem tiver os devidos cuidados seja na estrada, computador, COVID 19, etc. etc. etc. vive em paz e tranquilidade.
A questao das rotundas seria relativamente facil de resolver.
Colocavam faixas suficientes para cada uma das saídas e a faixa acabava ali, se alguém se enganar, tem de seguir e voltar outra vez para trás.
Em relação às rotundas, partilho da mesma opiniao… Acho que é uma percentagem minima as pessoas que entram na rotunda sem saberem qual a saida que querem…
E caso assim seja, entram à defensiva e não tudo por fora e logo vejo.. pq se baterem, o coitado que entrou por dentro para sair na 2 ou 3 ou 4 ou a saida q seja..é culpado pq estava a mudar de faixa
Mais importante, começamos com 12 pontos e se não tivéssemos nenhuma infração nos últimos 3 anos (saiu em 2019) deveríamos ter ficado com 15 pontos. O problema é que os mesmos 3 pontos extras nunca me foram atribuídos … Já mandei emails mas além de não receber qualquer tipo de resposta continua tudo igual … Tirar tiram, mas acrescentar nada …
Deviam era de comecar a mexer os cordelinhos para penalizar ainda mais quem nao respeita.
Exemplo:
Tens 12 pontos com o máximo de 15, nao cometes infraccoes logo o teu seguro automóvel deveria de ser mais barato que os que cometem infraccoes porque passariam a ser considerados como condutores mais perigosos e com mais risco de acidentes.
O mesmo para o IUC, nao cometeste nenhuma infraccao no ano anterior, o teu IUC seria mais barato, cometeste alguma, o teu IUC seria mais caro.
A ver se a malta nao comecava logo a ter mais calma e cuidado na rua.
Eu em 10 anos de carta tive apenas 1 acidente e não foi por andar de presa ou desrespeitar o código foi numa manobra.. De resto tudo tranquilo
Nao importa se tiveste apenas um acidente ou nao… o que importa é que tiveste 1 e isso só por si já é suficiente para fazer de ti um condutor mais propicio a ter outro acidente do que um condutor que nunca tenha tido nenhum.
O mesmo acontece para condutores que tenham tido multas (leia-se pontos retirados na carta no caso de Portugal), se foste multado uma vez em excesso de velocidade é muito provável que em outras alturas andas em excesso de velocidade, por isso és aos olhos da seguradora, um condutor de maior risco do que um condutor que nunca foi apanhado. (só um exemplo, podia ser outra coisa qualquer).
Bem vindo ao mundo onde as provabilidades servem para tentar prever qual a possibildiade de um condutor ter ou nao um acidente e por consequencia fazer a seguradora ter de pagar um prémio.
A mim ainda não tiraram pontos
Se só tiveste um acidente claro que nao.
O que te estava a tentar explicar é que o facto de teres tido um acidente aumenta consideravelmente a provabilidade que venhas a ter outro, da mesma forma como cometer determinados tipos de infraccoes (que dao origem a retirarem pontos), também tornam o condutor como mais provavel de ter acidentes.
Logo os seguros desses condutores deveriam de ser aumentados e os condutores que nao tem acidentes / infracoes deveriam de ser baixados na mesma proporcao.
O seguro é tranquilo…
O iuc tmb é tranquilo.. Paggo apenas 15 €por anos
Nunca pensei que havia tantos santinhos por aqui… pessoal, deixem-se de hipocrisias…todos nós já cometemos ilegalidades…
Cometer ilegalidades na estrada, claro que sim, ao ponto de ficar sem carta de conducao? Nao…
é que nao estamos a falar de um sistema que és apanhado a 1km/h acima do limite (por exemplo) e ficas logo sem carta.
quem fica sem carta que ande de bicicleta electrica com 4 rodas 🙂
Quero tira a minha carta urgente
Só 1500???