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Carta de Condução: Revalidação obrigatória antes da data de validade?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. compro essa também says:

    Ora bem, trotinetes e bicicletas electricas ( sim, aqueles que facilmente se vê em plena infração do C.E. todos os dias … ) também se vão queixar de caça à multa … embora se fossem efectivamente multados não se via tantos a fazer o mesmo …

    Ok! Já sei, também vão dizer que infrações existem todos dias e toda gente comete infrações, ou que nada é prefeito … como quem diz, por isso talvez se deva deixar tudo como está… ou nem se deva falar ou nada fazer… o tal “discurso de avestruz com a cabeça no buraco”… acontece que a história do C.E. que existe e por alguma coisa ou nem seria mesmo necessário ser criado …

    Outra coisa que talvez o IMT nem tenha conhecimento ( ironia ) são os lugares de estacinamento pago que violam o mesmo C.E. mas que ninguém vê, nem mesmo o MP.

    Ou seja, esquizofrenia geral …

    Putos que nem idade têm para ter carta no meio do trânsito … em contra mão, etc, etc…

    Muito bom !

    Vá chovam lá as criticas insultuosas como é costume a comentários que constatam a realidade …

    • Profeta says:

      Concordo contigo, deviam atacar esse problema e bem das trotinetes e bicicletas e nao so, e ate deviam fazer uma lei especial para quem nao tem carta de pagar uma multa altissima. Uma coisa que nao entendo e como e que permitem pessoal que usa trotine andarem a conduzir no meio da estrada e nem sequer tem carta ? Provavelmente nem conhecem os sinais e e sempre a abrir, ninguem os para. De facto deviam comecar a fazer alguma coisa para reduzir essas situacoes. Mas ca para mim a culpa disto e dos monhes, que comecaram com esses contra maos e mais infracoes que nao lembra o diabo e agora a maioria segue esses exemplos.

      • Ifm says:

        Tenho trotinet, vou para o trabalho nela pela estrada e nunca tive problemas….
        Quando quero atalhar e passar nas passadeiras levo a a mão, não vou em cima dela.

        Para mim o problema só existe porque há gente parva que pensa que andar de bicicleta trotinet, não precisam de cumprir nada, nem stop nem vermelhos nada.. andam os 4 a ocupar uma via inteira da estrada( devem pensar que se forem 4 passam a ser um carro)

  2. 1933 says:

    Perfeito e não “prefeito”,em Português de “Protugal” : )

  3. RuiCenas says:

    A revalidação de 15 em 15 anos, isto é, chupar dinheiro de 15 em 15 anos. Calha uma pessoa a fazer os 15 anos de carta aos 59 anos de idade e aos 60 tem de voltar a renovar!

  4. João Sousa says:

    Continuamos o País dos tristes….o País em que o contribuinte tem que alimentar todos esses prestadores de serviços. Um País que pouco respeito tem por quem trabalha, pois caso contrário, não seria necessário renovar a carta aos cinquenta. Porque não renovar à idade da reforma? Porque Portugal tem que ser diferente de todos os outros Países. Um Português é “velho” aos 50, mas só vai para reforma aos 66 e pico….vejam como fazem os Alemães, que sendo o maior parque automóvel europeu, têm menos acidentes do que nós (comparativamente). Ah, e não renovam a carta aos 50.

    • Keyboardcat says:

      Na Alemanha, tal como a maioria dos restantes países europeus, a validade da carta de condução é de 15 anos. Com exames médicos obrigatórios a partir dos 50 anos (e posteriormente 5 em 5 anos) para detentores de licenças C/D.

      Portugal afinal não é só o país dos tristes, mas também dos desinformados.

      • Nuno says:

        É o costume. A malta só tem direitos e os outros é que têm as obrigações. As multas deviam ser estratosféricas para ver se se deixam de fazer asneiras na estrada, na rua e em todo o lado

  5. B@rão Vermelho says:

    Eu como tenho carta de pesados tenho de renovar de 5 em 5, e na última renovação só reparei no último dia fui à loja do Cidadão e a resposta que me deram é que temos 60 dias após o término para renovar a carta, e comigo resultou foi ao fim de 40 que consegui renovar, o que acontece é o pessoal que ainda tem as cartas antigas “papel: ao renovar para as novas, perdemos as cartas de condução internacional, este novo modelo só é reconhecido dentro da união Europeia, eu foi multado na Tailândia a conduzir mota e tenho carta de mota, para podermos conduzir fora do espaço europeu temos de.pedir a carta internacional que custa 30€ e tem a duração de 1 ano, isso sim é chulice é incompreensível como perdemos um direito com a alteração/ renovação
    Embora não utilize a carta de pesados para trabalha renovo sempre é mais uma ferramenta que tenho a minha disposição.

    • Keyboardcat says:

      Há que sempre ter atenção ao país. Muitos países aceitam títulos europeus sem a licença internacional. Já conduzi em países na América do Sul só com a carta europeia.

      Mas às vezes essas leis são difíceis de encontrar, e muitas vezes não estão disponíveis em inglês.

  6. Jon says:

    E a carta que Conduz?

  7. Arminda Pinto says:

    Boa tarde Gostava de saber se fosse possível tendo a carta de condução caducada e deixar de conduzir o que é preciso fazer…. Obrigada pela atenção dispensada … ……

  8. ton says:

    Palhaços somos nós que continuamos a votar neste circo xulisse pura e dura.

  9. _RJCA_ says:

    Aconteceu comigo aos 50 anos. Pela carta de condução que eu tinha (idêntica a da foto innicial) a data de revalidação era só em 2034…

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