Carros Tesla Model Y que perderam o volante estão sob investigação
Foi no início de fevereiro que surgiu a notícia de que um casal que tinha acabado de comprar um Tesla Model Y tinha ficado literalmente com o volante nas mãos. Mas este não terá sido caso único e o problema já está a ser investigado pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos.
A NHTSA - Administração Nacional de Segurança Rodoviária - anunciou que está a investigar o problema dos carros Tesla Model Y que perderam o volante durante a condução. Segundo a autoridade, são dois os casos sob investigação.
No anúncio pode ler-se que:
O Escritório de Investigação de Defeitos (ODI) está ciente de dois relatórios de desprendimento completo do volante da coluna de direção durante a condução em veículos Tesla Model Y em 2023. Ambos os veículos foram entregues aos proprietários sem o parafuso de retenção (P/N1036655-00-A) que prende o volante à coluna de direção.
A NHTSA está em comunicação com a Tesla e descobriu que ambos os carros afetados tiveram uma “reparação de fim de linha” que exigia a remoção do volante.
Ambos os veículos receberam uma reparação de fim de linha exigindo a remoção e reinstalação do volante. Um ajuste de fricção manteve a ligação entre o volante e as ranhuras da coluna durante a operação até a separação. A separação repentina ocorreu quando a força exercida no volante superou a resistência do encaixe de fricção enquanto os veículos estavam em movimento. Ambos os incidentes conhecidos ocorreram em baixa quilometragem do veículo.
Neste momento, está a ser avaliada a possibilidade de emissão de um pedido de recolha dos Tesla Model Y, caso se considere que este é um problema de produção.
De notar que ainda há poucos dias, a Tesla fez um recall de 3 470 carros Model Y devido a parafusos soltos. Neste caso, parafusos que prendem as estruturas do encosto dos bancos de segunda fila e que podem não ter sido bem apertados.
Este artigo tem mais de um ano
Ele é volantes a sair, é parafusos a cair é tejadilhos a voar, pinturas a descascar. Piores que os Fiat e Alfas dos anos 80!
– Em 2018 a BMW fez recall de um milhão e seiscentos mil viaturas por ter um risco de incêndio;
– Em Agosto de 2022 a BMW fez recall de BMW quinze mil iXs e X1s por causa do Airbag;
– Em 2023 a BMW fez recall de quatro mil veículos da Serie 8, Series 2 e Z4 por causa da chave digital não estar a funcionar corretamente.
Eu fui só pesquisar a BMW, se for a pesquisar por outras marcas vai dar ao mesmo… Infelizmente é um problema comum.
Todos os veículos teem potenciais problemas, é um facto.
Mas não é um problema comum, nem pensar nisso! Estamos a falar de um volante desapertado, ou não apertado de todo! (eu pensava que era só um caso… mas afinal não), não é uma chave, não é um airbag com potenciais problemas, não é um componente com defeito, é um erro gravíssimo de montagem e qualidade que põem em causa a vida do condutor, dos ocupantes e das outras pessoas! Em qualquer construtor isto não era um motivo para fazer um recall, era motivo para parar toda a produção nas fábricas de onde aqueles carros saíram, investigar o porquê, verificar e afinar os procedimentos de qualidade(testes realizados no fim de linha).
Isto é uma situação ridícula e inadmissível seja em que marca for.
Todos tem problemas é um facto, mas dai a saltar o volante.. Ele bem quer tirar os volantes dos carros mas vamos com calma.
É o terror mesmo, ainda bem que só na tesla é que são importantes, talvez assim lhe façam ainda mais publicidade, que é aquilo que ela não faz. LOL
O funcionário do parafuso de fixação tinha ido ao WC. Siga a montagem seguinte…
Impossivel, o Elon trata os seus trabalhadores com dignidade, são fornecidas fraldas para não terem que se deslocar ao WC! praticas modernaças tipo neo liberal!
Qualidade
Ainda bem que tem o piloto automático!!!
Só compra um Tesla quem percebe zero de automóveis. Qualidade de construção = zero!
Ai afinal há mais? LOL. A já famosa qualidade de construção dos construtores Norte-Americanos…