PplWare Mobile

Balões de empresa japonesa vão levar turista à estratosfera da Terra

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. PeterOak says:

    A terra é plana e e tenho provas disso! Que curvatura é que eles vão ver?
    Fake news, é o que é!

  2. Saiyajin says:

    Depois do “sucesso” do foguetão Japonês, não era eu que me metia nesse voo, nem que fosse a 10€

  3. André R. says:

    Já podem espiar os EUA à vontade. Assim é mais difícil dispararem um míssil para destruir o dito cujo, pois vão lá dois chinocas dentro a servir de “escudo” ao balão.

  4. EuEraTerraPlanista says:

    Curei-me e já não sou

  5. AlexX says:

    Se ninguém vê curvatura a ~38 km de altitude, dificilmente a vão ver a 25 km de altitude mas tudo é possível dado que existe quem consiga ver curvatura a 2 metros de altitude à beira-mar. E na verdade sim, para o modelo apresentado curvatura deveria ser visível a 2 metros de altitude e muito mais visível deveria ser desde um qualquer avião comercial a ~10 km de altitude. Mas não. Quem o diz é a matemática básica bem como o astrofísico da TV Degrasse Tyson quando se referia ao salto de Felix desde um balão, que nas palavras dele e cito: a 38 km de altitude “that stuff is flat”.
    Acho estas viagens fantásticas apesar do preço “puxado”. Mas se é para aproveitar e começar a explorar este modelo de negócio, muitíssimo melhor seria fazerem uma cápsula maior que levasse pelo menos 4 pessoas + mantimentos (1,5 a 1,8 toneladas peso bruto talvez bastasse) para uma volta ao mundo, isso é que era! Nem que cobrassem 1 milhão por pessoa, não faltariam clientes. O russo Fedor (o mesmo que ia atravessar o Pacífico num barco a remos), completou a volta ao mundo num balão e a solo em 11 dias há uns anos, perto do paralelo 30° sul onde os ventos são mais fortes, então creio que uma viagem turística em ~20 dias que fossem, seria um feito inesquecível. Ou que fosse mais curta, tipo levantar em Espanha e pousar na Grécia ~10 horas depois.

    • RC says:

      A sério que temos aqui um terraplanista ?

      Mas está a brincar ou falar sério ?

      • AlexX says:

        Quais terraplanista quais quê, isso é um movimento e nunca fui em movimentos. Só colei aquilo que disse o Tyson e entre as aspas exactamente tal como ele o disse, não deves precisar pesquisar muito para o ouvires dizer isso frente a uma plateia. Porque achas tu que há cada vez mais isso que chamam de terraplanistas? Em Portugal já haviam muitos nos anos 80, ainda ninguém tinha Internet. Aliás, sempre os houve espalhados por todo o mundo. E não faltam filmagens feitas desde balões a 32 km de altitude com lentes rectilineares, algumas até usando filtro de infra vermelhos. Ninguém vê curvatura alguma. Se achas que isso é brincadeira, esse é um direito que te assiste. Nunca viajaste de avião?

        • RC says:

          Tem razão. Eu é que parei de ler quando li que não se via a curvatura da terra.

          Mas não é verdade que a 35 kms de altitude não se vê a curvatura da terra, o Concorde que subia até 60 mil pés, ou 18300 metros, já se via a curvatura.

          • AlexX says:

            Isso depende do olho ou campo de visão de cada um. Tal como disse, há pessoas que conseguem ver curvatura estando sentadas à beira mar olhando o horizonte. Não tenho porque duvidar delas, mas temos que ter em conta que a visão pode enganar. Não quer dizer que curvatura exista ou deixe de existir. Mas dou-te um exercício simples: uma próxima que viajes de avião ou conheças quem o faça, dispara umas quantas fotografias usando uma lente no mínimo de 45mm. O ideal é uma 55mm. Tenta usar um filtro polarizador que corte o efeito ofuscante da atmosfera e permita ver mais além. O ideal é um filtro de infra vermelhos. E tenta pela hospedeira saber a altitude exacta a que o avião voa. Depois em casa, abres o Google Earth no mesmo local e à mesma altitude para onde disparaste as fotografias e comparas os resultados.

          • RC says:

            Já andei muitas vezes de avião, e não notei qualquer curvatura, isso é um facto. Só que um aviso comercial atual não passa os 12 kms de altitude, os (40 a 45 mil pés) por isso ter referido o concorde, avião que sempre me fascinou, e lembro me de relatarem várias vezes que nele já se via claramente a curvatura, este sobe mais 6 kms, os tais 60 mil pés.

            Se neste de vê ou não, não sei, nunca tive essa oportunidade.

      • AlexX says:

        Tens aqui um resumo daquilo que disse o Tyson:

        https://youtube.com/watch?v=rE3QOj6t48c

        E tem razão quando diz que não se vê curvatura a 38 ou 40 km de altitude. Não vejo qual o problema a não ser andarem nervosos e saltarem para conclusões fora de nexo.
        Entre o que disse, uma volta ao mundo é que não seria porventura uma grande atracção, nem todos teriam pachorra em ficar enclausurados durante 20 ou mais dias voando a 25 km de altitude 😀

    • HA says:

      Repito e como já tinha referido acima, Uma foto da terra plana pf, deixem se teorias sem nexo pf.

      • AlexX says:

        Mas qual teoria? Por tuta e meia (~15 euros) podes ir e vir a Barcelona, é uma cidade bonita. Levas uma máquina e tiras fotos pela janela. Tem em conta que a 10 km de altitude só podes ver até 360 km de distância.

  6. HA says:

    Andam os engenheiros e astrónomos bem enganados, será?
    Já agora porque é que sempre nos enganaram pelo facto de nos dizerem que a terra é redonda?
    Lol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.